crg Escreveu:Uma pergunta ao arnie: nos momentos de inversão não é comum existir algum desquilibrio de forças bull vs bear?
Finalmente, arnie seria possível fazer uma actualização do DAX?
Olá crg,
Olhando para um simples gráfico de barras, um dia de inversão tanto pode ser um inside day/bar , onde o range diário é diminuto e o volume ,por norma, é também diminuto ou então, um spike day/bar, onde existe um range diario enorme e um volume muito acima da média dos ultimos dias.
No 1º caso, um inside day/bar, indicaria que, numa tendência de alta, toda a procura que existia foi sendo satisfeita até esta deixar de existir. Ora não havendo interesse em valores mais altos, é natural que a pressão comece a sugir do lado vendedor.
Aqui será natural existir uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears" visto que os "bears" irão testar os "bulls" para saberem se realmente a procura foi completamente anulada e os "bulls", acreditando que a tendência se mantém intacta, irão manter as suas posições.
Este será um periodo de estudo entre ambas as "facções" do mercado.
No 2º caso, um spike day/bar, indicaria que, numa tendência de alta, toda a procura que existia foi toda ela esgotada num só dia. Estes dias também produzem na sua maioria, gaps na abertura, exagerando ainda mais o sentimento de euforia que acaba por no final da sessão inverter e deixar ali a sensação de uma armadilha para os bulls.
Com a abertura em gap, os "bears" terão uma clara visão se a procura ainda existe ou não. Caso notem que não há interesse nos actuais preços, rapidamente irão testar os "bulls". Caso o interesse comprador continue a não aparecer em valores mais baixos, então rapidamente os preços começam a cair com os "bulls" a tomarem consciência que acabámos de assistir a um topo e apressam-se a fechar posições.
Podemos dizer que foi isso que aconteceu com o SPX à 2 semanas. Levaram o índice a testar os 1440 pts e ao verem que a procura tinha desaparecido nesses valores, começaram a testar se essa mesma procura existia a valores mais baixos. Ao confirmarem que também não havia interesse em valores mais baixos, aconteceu o que aconteceu, o índice veio testar o ultimo swing low, zona onde tinha sido suportado, ou seja, onde tinha existido procura suficiente para levar o índice a testar valores mais altos.
Relativamente ao DAX, vou ver se mais logo consigo fazer uma análise.
Um abraço,
arnie