Caldeirão da Bolsa

CO2 redução das emissões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabilo » 28/5/2008 23:27

Caros

Agradecido pela atenção.
Leio facilmente o francês e fiquei, na generalidade, esclarecido.
Sobre esse mercado tinha uma ideia que me dava conta de uma realidade incipiente e feita por gente a quem ordenaram uma propaganda sob fins meramente mercantilistas.
Não estava enganado sobre tal mistificação.
O direito internacional é ainda uma meta a atingir a nível mundial e são os comissionistas da UE que já pretendem fazer um negócio de uma realidade ainda não mensurável e resultado de uma mera propaganda definida à luz de uma guerra de interesses materialistas não claramente evidenciados pelas potências.
A UE tenta diminuir as emissões de CO2 no seu espaço...e o que sucede nos USA, na India, na China, na Austrália?
Serão estes países fora do planeta?.
O arrefecimento ou o aquecimento da terra, o seu clima, se atentarmos na sua evolução, tem factores exteriores a ela,ao sistema solar e ao sistema galático que o determinam. Se atentarmos na era cenozóica aconteceram quatro glaciações. Estamos a sair do quarto período glaciar.
Como é que o homem julga poder determinar com a sua acção o clima?
Ao tempo da 4º glaciação e do degelo que factores determinaram a mudança?...O homem de neander desapareceu entre O 3º e o 4º período glaciar...o que fez alterar o clima?
Porque será que os homem de negócios não vêm que estão a ser incoerentes?
Que pretendem eles?
Têm medo que o status quo se modifique e tratam de inventar fatasmas para manterem o poder.
Mas facimente se lhes cortam os argumentos.
Porque se alterou o clima da terra na última era da sua vida, a cenozóica?
Os homens da ciência estão calados?..os que publicam são só aqueles que obedecem à cobiça do mercado?
Ou seja , só são publicadas as obras dos cientistas que corroboram neste liberalismo à outrance.
Até Ortega y Gasset nos seus escritos de 1938 justificava ou andou no seu livroque intitulou como a rebelião das massas, a justifcar a existência da UE...incrivelmente li isto com estes meus olhos que a terra ha-de comer.
Estamos cercados amigos...mesmo que argumentem com essa da teoria da conspiração. De resto esse é um argumento inventado para desvirtuar e desvalorizar as dúvidas que a razão isenta nos traz.

Fiquei esclarecido. Não passa de uma longa e indemonstrável patranhice, essa das cotas de CO2.

cumps
 
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Re: comentário

por trial » 28/5/2008 22:08

limpaesgotos Escreveu:
jotabilo Escreveu:Caros

Nada conheço sobre o mercado de CO2.

-Quais são as enquadrantes desse mercado?
-Que direito gere as obrigações de negociação?
- Que tratado internacional regula a necessidade de mercadear essa substância?

Gostaria que alguém, de uma forma sintéctica, desse uma ideia sobre estas questões.
Para mim ainda é uma irrealidade

cumps



:arrow: No Link abaixo, Um Sistema Electrônico de negociação de direitos de emissão de Dióxido de Carbono.

http://www.sendeco2.com/pt.php

Cumprimentos.


IP/06/612

Brussels, 15 May 2006

EU emissions trading scheme delivers first verified emissions data for installations
The European Commission today released the 2005 carbon dioxide (CO2) emissions data and compliance status of more than 9,400 installations covered by the EU Emissions Trading Scheme. For four Member States – Cyprus, Luxembourg, Malta and Poland – no information has been received as their emission allowance registries are not yet operational. The Emissions Trading Scheme enables greenhouse gas emissions from the power sector and energy-intensive industrial plants to be cut at least cost to the economy.

The 21 Member States with active registries have allocated an annual average of 1,829.5 million allowances to installations in the scheme's first trading period, covering 2005 to 2007. In addition they have put aside an annual average of some 73.4 million allowances for new installations or for auctioning purposes. Independently verified emissions data for installations operating in these 21 Member States (with a small number still to report) amounted by 30 April to approximately 1,785.3 million tonnes for 2005.

By the compliance deadline of 30 April 2006 some 8.980 installations had fulfilled their obligations with regard to reporting 2005 emissions. These installations account for more than 99 % of allowances allocated.

By the compliance deadline of 30 April 2006 a total of 849 installations were identified as not having surrendered a sufficient number of emission allowances. Many of these have subsequently fulfilled their surrender obligation over the last two weeks. Some of the remaining installations that have yet to fulfil their obligations have reportedly encountered technical difficulties in national registries. The Commission will contact Member States responsible for these installations to identify the reasons and to ensure appropriate enforcement action is taken in cases of non-compliance.

Future evolution of the scheme

Preparation for the scheme's second trading period, from 2008 to 2012, is already well under way. As required by the Emissions Trading Directive,[1] Member States are drawing up national allocation plans for the 2008 to 2012 period for notification to the Commission by 30 June. These plans are important climate policy tools since collectively they will determine the total permitted level of CO2 emissions from installations across the EU as well as how many allowances each installation receives individually. The new 2005 emissions data gives independently assessed installation-level figures for the first time and so provides Member States with an excellent factual basis for deciding upon the caps in their forthcoming national allocation plans for the second trading period, when the Kyoto targets have to be met. The plans are subject to approval by the Commission, which will also be making extensive use of the 2005 emissions data.

Separately, later this year the Commission will launch a review of the scheme and the Directive to see whether adjustments to the scheme's design should be introduced after 2012. Experience gained from the first compliance cycle is a valuable input to this process. The main purpose of the review is to ensure that the scheme, seen across the world as being the nucleus of a future international carbon market, delivers emission reductions in the most cost-effective way possible into the medium and long-term.

Background

Under the scheme, launched on 1 January 2005, installations are allocated a certain number of CO2 emission allowances by their governments per year (one allowance gives the right to emit one tonne of CO2). Installations that keep their emissions below their total of allowances - for instance by investing in more energy-efficient equipment - can sell their surplus allowances to those that emit more than their allocated allowances. This 'cap and trade' approach ensures that emissions are cut wherever it is cheapest to do so.

After the end of each calendar year each installation has to report its actual emissions from that year, assure independent verification of this report and submit it to the competent national authority by 31 March. By 30 April the company has to surrender a number of emission allowances equivalent to its verified emissions in the previous year. Companies that surrender an insufficient number of allowances to cover their emissions have to pay a financial penalty of €40 to the Member State concerned for each missing allowance. The annual compliance cycle is closed by the publication of emissions data and surrendered allowances information per installation on 15 May and the cancellation of surrendered allowances by 30 June.

The Community Independent Transaction Log (CITL) records the issuance, transfer, surrender and cancellation of allowances that take place in national registries. Some Member States have informed the European Commission that certain oversights and errors by companies have taken place, such as cancelling rather than surrendering allowances. These could lead to slight discrepancies in the figures in the CITL and the summary tables available for download. Explanatory notes have been added accordingly.

Due to technical problems occurring in the national registries of the Czech Republic, France, the Slovak Republic and Spain, the number of surrendered allowances and therefore the compliance status per installation as submitted by these national registries to the CITL may be incorrect. The Commission is collaborating with these Member States to correct these compliance figures as soon as possible. For this reason, no installation-level tables are available for the Czech Republic, France, the Slovak Republic and Spain for download at this stage.

Member State reports can be downloaded from the Commission's Climate Change website at http://ec.europa.eu/environment/climat/emission.htm

The searchable database on verified emissions and surrendered allowances (the Community Independent Transaction Log) can be found at:

http://ec.europa.eu/environment/ets/

For information on the Commission's infringement action against Member States without an active registry see http://europa.eu/rapid/pressReleasesAct ... anguage=en

For general information of the EU emission trading scheme see:

http://ec.europa.eu/environment/climat/emission.htm

Summary information per Member State

Member State CO2 emissions for 2005 in tonnes Installations that have not reported by 30 April Share of installations with verified emission reports Installations covered* Installations not in compliance on 30 April Annual average allocation in 2005 to 2007 in tonnes** Annual average allocation not allocated at the outset in tonnes***
Austria 33,372,841 0 100.0% 199 0 32,674,905 330,050
Belgium 55,354,096 2 99.9% 309 2 59,853,575 2,545,876
Czech Republic**** 82,453,727 39 98.4% 389 96,907,832 348,020
Denmark 26,090,910 2 98.9% 380 4 31,039,618 2,460,382
Estonia 12,621,824 0 100.0% 43 1 18,763,471 189,529
Finland 33,072,638 10 100.0% 578 19 44,587,032 862,952
France**** 131,147,905 17 99.7% 1075 150,500,685 4,871,317
Germany 473,715,872 13 99.8% 1842 90 495,073,574 3,926,426
Greece 71,033,294 28 99.5% 141 29 71,135,034 3,286,839
Hungary 25,714,574 13 99.0% 229 19 30,236,166 1,424,738
Ireland 22,397,678 0 100.0% 109 0 19,238,190 3,081,180
Italy 215,415,641 208 95.4% 943 647 207,518,860 15,551,575
Latvia 2,854,424 1 99.9% 92 1 4,054,431 505,760
Lithuania 6,603,869 2 99.9% 93 4 11,468,181 797,213
Netherlands 80,351,292 0 100.0% 209 0 86,439,031 2,503,305
Portugal 36,413,004 1 99.9% 243 2 36,898,516 1,262,898
Slovak Republic**** 25,237,739 0 100.0% 175 30,364,848 7,180
Slovenia 8,720,550 0 100.0% 98 0 8,691,990 66,667
Spain**** 181,063,141 99.1% 800 162,111,391 13,162,130
Sweden 19,306,761 29 99.4% 705 31 22,530,831 678,149
United Kingdom 242,396,039 15 99.9% 768 16 209,387,854 15,527,484
Total 1,785,337,819 99.1% 9.420 1,829,476,015 73,389,670

Note: As all data are held in the CITL and national registries, no data are available for those Member States without an active registry.
* The figures in this column indicate the number of installations with active registry accounts on 30 April 2006. They differ from figures communicated in earlier press releases, because they are updated for installations opted-out for the first trading period, opted-in and installations without open accounts.
** The figures in this column are allowances allocated to existing installations at the start of the scheme.
*** The figures in this column are allowances not allocated to existing installations at the start of the scheme but put aside mainly for new entrants and auctioning (in the case of Denmark, Hungary, Ireland, and Lithuania).
**** Due to technical problems in the national registries of the Czech Republic, France, the Slovak Republic and Spain the CITL did not receive wholly reliable information on the installation level surrenders from these Member States. Therefore some fields are empty for these Member States. All data represented in the table was communicated directly to the Commission by the respective authorities of these Member States.


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[1] Directive 2003/87/EC
 
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Re: comentário

por trial » 28/5/2008 22:01

jotabilo Escreveu:Caro Trial

Agradeço-te o esforço em fornecer-me uma ideia sobre esse mercado.
Mas pergunto;-Qual é o diploma ou o conjunto de normas a nível do direito internacional que dão segurança (certeza do direito)e que tornam esse mercado consistente?
Será só, o tratado de Quiôto, a enquadrar os procedimentos?
De qualquer modo existem países que não subscreveram esse tratado.
Parece-me um mercado de ficção inconsistente e pouco claro.

Cumps


Apenas tenho informaçao em frances ou inglês :

IP/06/612
Bruxelles, le 15 mai 2006.
Le système communautaire d'échange de quotas d'émission publie les premières déclarations vérifiées en ce qui concerne les émissions des installations
La Commission européenne a publié aujourd’hui les déclarations relatives aux émissions de dioxyde de carbone (CO2) générées en 2005 par plus de 9 400 installations relevant du système communautaire d’échange de quotas d'émission, ainsi que les informations relatives à l’état de conformité de ces installations. Quatre États membres (Chypre, le Luxembourg, Malte et la Pologne) n'ont pas transmis d'informations car leurs registres de quotas d’émission ne sont pas encore fonctionnels. Le système d’échange de quotas d’émission permet de réduire les émissions de gaz à effet de serre provenant du secteur de l'énergie et des installations industrielles à forte consommation d'énergie, au moindre coût pour l'économie.
Les 21 États membres qui disposent de registres fonctionnels ont alloué en moyenne annuelle 1 829,5 millions de quotas aux installations relevant du système pour la première période d’échange comprise entre 2005 et 2007. Ils ont en outre mis quelque 73,4 millions de quotas (moyenne annuelle) en réserve pour les nouvelles installations ou à des fins de vente aux enchères. Au 30 avril, les déclarations vérifiées de manière indépendante concernant les émissions générées par les installations de ces 21 États membres (dont un petit nombre n’ont toujours pas transmis leurs déclarations) faisaient état d’environ 1 785,3 millions de tonnes pour 2005.
Le 30 avril 2006, échéance fixée pour la mise en conformité, les exploitants de quelque 8 980 installations s’étaient acquittés de leurs obligations en ce qui concerne la déclaration des émissions générées en 2005. Ces installations interviennent à raison de plus de 99 % dans le total des quotas alloués.
À l’échéance du 30 avril 2006, on recensait 849 installations n’ayant pas restitué suffisamment de quotas. Pour un grand nombre d’entre elles, ces obligations de restitution de quotas ont été satisfaites au cours des deux dernières semaines. Les exploitants de certaines autres installations qui doivent encore s’acquitter de ces obligations ont déclaré avoir rencontré des difficultés techniques avec les registres nationaux. La Commission prendra contact avec les États membres responsables de ces installations afin de déterminer les raisons du retard et faire en sorte que des mesures d’exécution appropriées soient prises en cas de non-conformité.

Évolution ultérieure du système
La préparation de la seconde période d’échange 2008-2012 est déjà bien engagée. En vertu de la directive établissant un système d'échange de quotas d'émission , les États membres sont tenus d’établir des plans nationaux d’allocation de quotas pour la période 2008-2012 et de les communiquer à la Commission pour le 30 juin. Ces plans constituent d’importants moyens d’action sur le climat car, ensemble, ils déterminent la quantité totale de CO2 que les installations de l'Union européenne seront autorisées à émettre, ainsi que les quotas d’émission qui seront alloués à chacune de ces installations. Les déclarations d’émissions 2005 fraîchement publiées fournissent pour la première fois des données chiffrées et vérifiées de manière indépendante concernant les installations, ce qui constitue pour les États membres une excellente base factuelle pour déterminer les plafonds lors de l’établissement des prochains plans nationaux d’allocation pour la seconde période d’échange, au cours de laquelle les objectifs de Kyoto devront être atteints. Ces plans doivent recevoir l’approbation de la Commission et cette dernière fera aussi largement appel aux déclarations d’émissions de 2005.
Par ailleurs, la Commission entreprendra dans le courant de cette année un réexamen du système et de la directive, afin d’étudier l’opportunité d’une modification du système après 2012. L’expérience acquise lors du premier cycle de mise en conformité sera précieuse à cet égard. L’objectif de ce réexamen est de s’assurer que le système, considéré partout dans le monde comme l’embryon d’un futur marché international du carbone, permettra de réduire les émissions le plus économiquement possible à court et moyen termes.
Contexte
Dans le cadre du système mis en œuvre le 1er janvier 2005, les installations se voient attribuer par les autorités nationales un certain nombre de quotas d’émission de CO2 par année (un quota donne le droit d’émettre une tonne de CO2). Les installations qui parviennent à maintenir leurs émissions en dessous de leur total de quotas, par exemple, grâce à des investissements dans des équipements améliorant l’efficacité énergétique, peuvent vendre leurs quotas surnuméraires aux installations qui émettent davantage que les quotas qui leur ont été alloués. Ce mécanisme de plafonnement («cap and trade») garantit une réduction des émissions partout où cette solution est la plus avantageuse financièrement.
À la fin de chaque année civile, chaque exploitant d’installation doit déclarer ses émissions réelles de l’année et faire procéder à une vérification indépendante de cette déclaration avant de la soumettre aux autorités nationales compétentes pour le 31 mars. Le 30 avril au plus tard, l’exploitant doit restituer un nombre de quotas d’émission équivalent à ses émissions vérifiées de l’année précédente. Les exploitants qui ne restituent pas suffisamment de quotas pour couvrir leurs émissions sont tenus de payer une amende de 40 euros par quota manquant à l’État membre concerné. Le cycle de mise en conformité annuel s’achève par la publication des déclarations d’émissions et des quotas restitués par installation, le 15 mai, et par l’annulation des quotas restitués, le 30 juin au plus tard.

Toutes les opérations de délivrance, de transfert, de restitution et d’annulation de quotas qui interviennent dans les registres nationaux sont consignées dans le journal des transactions communautaire indépendant (Community Independent Transaction Log - CITL). Certains États membres ont signalé à la Commission européenne des omissions et des erreurs commises par les exploitants qui ont, par exemple, annulé des quotas au lieu de les restituer.
Il pourrait en résulter de légers écarts entre les chiffres consignés dans le journal des transactions communautaire indépendant et les tableaux récapitulatifs disponibles en ligne pour un téléchargement. C’est la raison pour laquelle des notes explicatives ont été ajoutées.
En raison de problèmes techniques dans les registres nationaux de la République tchèque, de la France, de la République slovaque et de l’Espagne, il se peut que le nombre de quotas restitués et par conséquent l’état de conformité de chaque installation, tels qu’ils ont été communiqués par ces registres nationaux au CITL, soient erronés. La Commission œuvre de concert avec ces États membres pour corriger ces données le plus rapidement possible. De ce fait, aucun tableau des émissions par installation n’est actuellement disponible pour un téléchargement en ce qui concerne la République tchèque, la France, la République slovaque et l’Espagne.
Les déclarations des États membres peuvent être téléchargées à partir du site internet de la Commission consacré au changement climatique, à l'adresse suivante: http://ec.europa.eu/comm/environment/cl ... ission.htm
La base de données contenant les émissions vérifiées et les quotas restitués (journal des transactions communautaire indépendant) peut être consultée à l’adresse suivante:
http://ec.europa.eu/comm/environment/ets/
Pour obtenir des informations sur les procédures d’infraction engagées par la Commission à l’encontre des États membres n'ayant pas de registre fonctionnel, consulter la page suivante: IP/06/469
Pour des informations générales sur le système communautaire d'échange de quotas d'émission, voir:
http://europa.eu.int/comm/environment/c ... ission.htm
 
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comentário

por jotabilo » 28/5/2008 20:21

Caro Trial

Agradeço-te o esforço em fornecer-me uma ideia sobre esse mercado.
Mas pergunto;-Qual é o diploma ou o conjunto de normas a nível do direito internacional que dão segurança (certeza do direito)e que tornam esse mercado consistente?
Será só, o tratado de Quiôto, a enquadrar os procedimentos?
De qualquer modo existem países que não subscreveram esse tratado.
Parece-me um mercado de ficção inconsistente e pouco claro.

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Re: comentário

por trial » 28/5/2008 19:08

jotabilo Escreveu:Caros

Nada conheço sobre o mercado de CO2.

-Quais são as enquadrantes desse mercado?
-Que direito gere as obrigações de negociação?
- Que tratado internacional regula a necessidade de mercadear essa substância?

Gostaria que alguém, de uma forma sintéctica, desse uma ideia sobre estas questões.
Para mim ainda é uma irrealidade

cumps


De acordo com números publicados em 15 de maio de 2006 pela Comissão Europeia de 21 países, Europa têm rejeitado, em 2005, 1 milhão 785 mil toneladas de dióxido de carbono ( CO2) em 1 829 autorizadas. Os 25 países da Europa emitiram menos 44 milhões de toneladas de CO2 , segundo as previsões do Protocolo de Quioto para 2005.

Para reduzir as emissões de CO2 por parte da União Europeia, uma directiva de 13 de Outubro de 2003 deu a cada Estado para se estabelecer quantidades de CO2 industrial. Necessárias para garantir o funcionamento do mercado europeu para a concessão de licenças para poluir,.


Como funciona o mercado de CO2? As empresas que emitem menos CO2 do que sua cota permite que eles (por exemplo, porque eles têm investido em equipamento mais eficiente sobre o plano energético) podem vender seus excedentes para outra empresa que teria mais importante do que as emissões de CO2 inicialmente atribuídos a sua quota. O mercado autorizações para poluir visa promover a difusão de tecnologias limpas e para controlar o nível global de emissões, à escala europeia.
 
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Re: comentário

por limpaesgotos » 28/5/2008 18:24

jotabilo Escreveu:Caros

Nada conheço sobre o mercado de CO2.

-Quais são as enquadrantes desse mercado?
-Que direito gere as obrigações de negociação?
- Que tratado internacional regula a necessidade de mercadear essa substância?

Gostaria que alguém, de uma forma sintéctica, desse uma ideia sobre estas questões.
Para mim ainda é uma irrealidade

cumps



:arrow: No Link abaixo, Um Sistema Electrônico de negociação de direitos de emissão de Dióxido de Carbono.

http://www.sendeco2.com/pt.php

Cumprimentos.
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por trial » 28/5/2008 18:13

JAM Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=61168

:wink:


Obrigado

Já li mas parece-me diferente o problema aqui é, mais e não ecológico económico pense no que vai acontecer as a cimenteiras .
 
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comentário

por jotabilo » 28/5/2008 17:56

Caros

Nada conheço sobre o mercado de CO2.

-Quais são as enquadrantes desse mercado?
-Que direito gere as obrigações de negociação?
- Que tratado internacional regula a necessidade de mercadear essa substância?

Gostaria que alguém, de uma forma sintéctica, desse uma ideia sobre estas questões.
Para mim ainda é uma irrealidade

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por Sei lá » 28/5/2008 17:47

O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
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por trial » 28/5/2008 17:45

JAM Escreveu:Já há um topico onde se aborda isto... Era excusado criar outro.


Peço desculpa pelo novo tópico.

Onde o posso encontrar o, antigo ?

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por Sei lá » 28/5/2008 17:32

Já há um topico onde se aborda isto... Era excusado criar outro.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
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por blackjack_CALD » 28/5/2008 17:27

achei a noticia abaixo interessante, em serviços estamos atentos?

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1330209


Ecoprogresso quer construir carteira de 53 milhões de euros
Consultora portuguesa que negoceia créditos de carbono instala-se na China
27.05.2008 - 12h49 Lusa
A Ecoprogresso, consultora portuguesa que negoceia créditos de carbono, instalou-se no mercado chinês com o objectivo de construir até ao final do ano uma carteira de 53 milhões de euros, disse hoje o presidente da empresa.

O escritório na China, em Pequim, é resultado de nove meses de preparação, disse o presidente do Conselho de Administração da Ecoprogresso, Ricardo Moita, adiantando que a empresa planeia também entrar nos mercados do sudeste asiático, África e Índia para alargar o negócio.

"Assim que se justifique iremos abrir um escritório na Tailândia - ainda não está certo - e na Indonésia - que é quase certo", disse Ricardo Moita, assegurando que a avaliação para a instalação na Indonésia deve estar concluída até ao final de 2008.

Na China, disse Ricardo Moita, a Ecoprogresso tem como objectivo para 2008 contratualizar pelo menos mais dois milhões de toneladas de créditos de carbono -licenças de emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Ao preço de hoje no mercado europeu de licenças de emissão, esses dois milhões de toneladas correspondem a 52,7 milhões de euros.

Com um investimento reduzido, de "algumas centenas de milhares de euros", a instalação na China aconteceu depois de a empresa já ter iniciado alguns projectos com clientes chineses e numa altura em que a Ecoprogresso se assume como consultora de investimento do primeiro fundo de carbono privado português, o Luso Carbon Fund, afirmou Ricardo Moita.

Ricardo Moita justificou a opção pela China, um dos principais mercados mundiais de licenças de emissão, destacando as "muitas oportunidades que a grande quantidade de emissões de GEE" permite. "É um mercado sofisticado com uma abordagem bastante pragmática", afirmou, realçando as suas instituições "sólidas e robustas", que incentivam instalação de estrangeiros no país.

Amanhã, o secretário de Estado da Cooperação, João Gomes Cravinho, inicia uma visita à China onde vai tentar, entre outros pontos na agenda, promover o investimento português na área do ambiente.

 
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CO2 redução das emissões

por trial » 28/5/2008 17:21

E um assunto raramente abordado no fórum , estou convencido que ira ter forte implicação na nossa actividade económica futura, Portugal e pouco efeciente em matéria de energia .



A riqueza produzida por cada euro de energia é inferior a media europeia.

Como a Bélgica em termos de população igual a Portugal os valores abaixo podem servir de referencia:



A compra de CO2 vai custar 16,5 mil milhões para a indústria belga
28/05/2008

Segundo um estudo realizado pela consultora AT Kearney, a nota para a Europa e para a Bélgica para a redução das emissões de CO2 impostas pela Comissão no novo projecto de directiva (- 20 % de 2013 a 2020) será salgado. Para a indústria belga, o custo financeiro é estimado em 16,5 mil milhões de euros entre 2013 e 2020, escreveu quarta L'Echo.

De acordo com La Libre Belgique, os custos adicionais para a indústria e energia-se entre 11,2 e 12,4 mil milhões de euros, na Bélgica.

De acordo com Laurent Dumarest, em parceira A.T. Kearney, este montante irá servir "para a compra anual de 300 milhões de toneladas de CO2, sob a forma de certificados. É por este período com um custo anual de 1,2 mil milhões de euros".



A nível europeu, no mesmo período, o impacto varia entre 350 e 400 mil milhões de euros. Em linhas gerais, "o factor de CO2 aumentarão 30% custo de produção em 2020", disse o estudo. A indústria intensiva em energia será o primeiro afectado, incluindo Há indústrias que o custo para a compra de licenças de emissão irá representar 45 % de custo
 
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