Página 1 de 64

Re: OT - Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 28/8/2025 16:07
por MarcoAntonio
Deixo a evolução desde 2022 (fonte dos dados para a elaboração do gráfico: ACEA).

Os HEV estão agregados (inclui os plug-in). EV refere-se aos puramente eléctricos.

Imagem

Re: OT - Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 28/8/2025 15:49
por MarcoAntonio
Vendas de automóveis elétricos aceleram na Europa. Tesla perde terreno face à BYD - Automóvel - Jornal de Negócios

A transição acelera: híbridos lideram com 34,7% das vendas na UE, elétricos sobem para 15,6% e combustão desce para 37,7%

Re: OT - Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 27/8/2025 14:32
por MarcoAntonio
Fabricantes de carros dizem "não ser viável" o prazo para fim dos motores poluentes na UE - Automóvel - Jornal de Negócios

Dependência externa e custos crescentes alimentam dúvidas sobre o ritmo da descarbonização automóvel na Europa.

Re: OT - Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 27/8/2025 1:32
por PXYC
depois de 10 anos sem precisar de carro (oh vida boa esta que não me obrigava a investir em activos que apenas desvalorizam!!) , novos compromissos obrigaram-me a voltar ao asfalto.

parti decidido a comprar um carro europeu, de gama média, não familiar. excluídas as marcas mais caras (Mercedes e afins), foquei-me nas marcas Stellantis, mas as críticas que encontrei na internet dão uma péssima imagen da qualidade dos motores puretech.
acabei por optar por Mazda (Japão), que além de fiável, ao menos parece não ter um interior de plástico. a verdade é que mais do que competencia, e regulação, as marcas da Stellantis não têm produtos fiáveis nem particularmente atractivos.

Re: OT - Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 25/8/2025 13:30
por Opcard
No romance de Júlio Verne era em 80 dias a Mercedes faz 10 vezes melhor com um Mercedes AMG GT XX - 7 dias, 13 horas e 24 minutos exatamente
40 075 km o que é equivalente à circunferência da Terra no equador, falta dizer que fazia 35 °C Nardò .

Pelo meio bateu 25 records , isto deve mudar a imagem do carro elétrico .

Imagem

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 19/8/2025 17:40
por MarcoAntonio
Chinesa Xiaomi quer entrar no mercado europeu de veículos elétricos em 2027 - Automóvel - Jornal de Negócios

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta terça-feira que vai começar a vender os seus veículos elétricos na Europa a partir de 2027, segundo indicou o presidente da empresa, Lu Weibing.

O anúncio foi feito a vários meios especializados do setor, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre de 2025.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 19/8/2025 16:09
por MarcoAntonio
Elétrico na Autoeuropa com apoio estatal de 30 milhões. "É muito mais do que um investimento industrial" - Automóvel - Jornal de Negócios

Foi assinada hoje a Declaração Conjunta de Intenções entre o Grupo Volkswagen e o Governo Português com vista à produção do ID. EVERY1. O citadino, com um preço base de 20 mil euros, começa a ser produzido em 2027.

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 15/8/2025 22:35
por Opcard
Só 3 milhões acho justo de nome Fenomeno, um novo supercarro híbrido plug-in que utiliza os elementos técnicos do Revuelto (com seu chassi de carbono, seu motor e seu fabuloso V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros.

Imagem


De 0 a 100 km/h em 2,4 segundos (contra 2,5 segundos do Revuelto) e de 0 a 200 km/h em 6,7 segundos (velocidade máxima de mais de 350 km/h).
Opcionalmente, o carro pode ser equipado com pneus Bridgestone semi-slick.

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 12/8/2025 19:45
por MarcoAntonio
Mercedes alerta que setor automóvel pode entrar em colapso com regulamentação europeia - Automóvel - Jornal de Negócios

'Na Europa, as atuais rigorosas regulamentações ameaçam o colapso do mercado automóvel', afirmou o presidente executivo do grupo Mercedes-Benz, Ola Källenius, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt.

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 10/8/2025 19:56
por Opcard
Em 1938, o herdeiro do ketchup Heinz criou o primeiro supercarro da história.

Imagem

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 8/8/2025 15:53
por acintra
Opcard Escreveu:Para encorajar a dar o passo seguinte

— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm

— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg

— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.

Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados


Na minha opinião virou comun falar em milhoes por causa da bola e outros desportos. É por isso estes carros vão em grande parte para desportistas....
Qualquer transferencia são dezemas de milhoes e ordenados estratosfericos....não tenho nada contra mas deveria existir uma lei internacional em que X% do valor das transferencias revertesse para quem realmente necessita. My whishfull thinking...

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 8/8/2025 15:45
por Opcard
Para encorajar a dar o passo seguinte

— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm

— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg

— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.

Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 7/8/2025 22:10
por Opcard
Já é possível comprar um Bugatti personalização chamado Solitaire.
Este primeiro modelo, chamado Brouillard, homenageia o cavalo de Ettore Bugatti. Estão previstos apenas dois modelos totalmente personalizados por ano.

O primeiro será para um adepto do Sporting , ou alguém apaixonado pelo verde porque só há verde no carro .


Imagem

Imagem

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 1/7/2025 20:35
por MarcoAntonio
Os números anteriores dizem respeito ao mercado europeu. Aqui a tendência para o mercado nacional:

Vendas de elétricos aceleram. Y trava queda da Tesla - Automóvel - Jornal de Negócios

Foram colocados nas estradas portuguesas 124.026 ligeiros de passageiros até junho. Um em cada cinco são veículos 100% elétricos, com a fabricante liderada por Elon Musk a manter a liderança do mercado, apesar da travagem.

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 1/7/2025 17:48
por MarcoAntonio
Vendas de veículos ligeiros a gasolina mais gasóleo juntos representam agora menos de 40% das vendas.

Imagem

O mercado é dominado ainda assim pelos híbridos, puros eléctricos continuam relativamente estáveis.

Fonte: ACEA

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 21/6/2025 16:15
por Opcard33
“ Em Chi­cago, a Ford sus­pen­deu a pro­du­ção do seu SUV Explo­rer durante uma semana em maio devido à falta de ter­ras raras. Se as empre­sas ame­ri­ca­nas foram as pri­mei­ras a serem afe­ta­das e as pri­mei­ras a rea­gir em 9 de Maio em uma carta ao governo Trump, a ten­são subiu um pouco nos últi­mos dias na Europa.
"A indús­tria auto­mo­tiva pre­cisa de ímãs de ter­ras raras para tudo, desde moto­res de lim­pa­dor a sen­so­res de freio. Pode ser difí­cil man­ter a pro­du­ção em boas con­di­ções"
Hil­de­gard Muel­ler, direc­tor da Asso­ci­a­ção dos fabri­can­tes ale­mães à Reu­ters
A pre­o­cu­pa­ção obri­gou mui­tas empre­sas a tran­qui­li­zar os inves­ti­do­res sobre as suas cadeias de abas­te­ci­mento. Assim, a Alemã Thys­senk­rup asse­gu­rou ontem que tinha "tomado medi­das muito pre­co­ces para diver­si­fi­car as nos­sas cadeias de abas­te­ci­mento e refor­çar a segu­rança do abas­te­ci­mento des­tas maté­rias-pri­mas espe­ci­ais". Uma vez que as licen­ças são dis­tri­bu­í­das gota a gota e as alter­na­ti­vas à China são raras, as empre­sas tra­vam uma bata­lha pelo abas­te­ci­mento, A fim de evi­tar a escas­sez.
Ontem, o Comis­sá­rio Euro­peu para o comér­cio, Maro, disse que estava a exer­cer pres­são sobre o Minis­tro do comér­cio chi­nês, Wang Wen­tao. De acordo com o Finan­cial Times, as nego­ci­a­ções estão em curso e as empre­sas euro­peias, for­ma­das como lobby, pedem a Pequim que abra um canal espe­cial para con­ti­nuar a impor­tar. A pro­posta foi feita" durante uma reu­nião entre empre­sas euro­peias e fun­ci­o­ná­rios do Minis­té­rio do Comér­cio chi­nês", relata a mídia bri­tâ­nica que tam­bém indica que o canal espe­cial inclui­ria uma lista branca de empre­sas euro­peias com as quais a China con­cor­da­ria em nego­ciar ter­ras raras. Este último não teria de se can­di­da­tar a uma tran­sac­ção para obter uma licença.
Pou­cas alter­na­ti­vas
Se alguns estão a con­si­de­rar trans­fe­rir a sua pro­du­ção para a China, a fim de se apro­xi­ma­rem da maté­ria-prima e evi­ta­rem o blo­queio de Pequim, outros estão a pro­cu­rar obter a maté­ria-prima nou­tro local. Assim, a Aus­tra­lian Lynas Rare Earths, o maior pro­du­tor de ter­ras raras fora da China, viu ontem a sua quota de mer­cado aumen­tar quase 12%. A empresa opera a mina Mount Weld (Aus­trá­lia) desde 2011 e assi­nou um acordo com a Malá­sia há 3 dias para explo­rar os recur­sos do país. A Lynas já tem aí uma fábrica de trans­for­ma­ção, abas­te­cida por ter­ras raras da Mount Weld.
O tra­ta­mento das ter­ras raras é um pro­cesso par­ti­cu­lar­mente com­plexo em que o know-how chi­nês está à frente.
Como prova, a China é o único país do mundo que con­trola toda a cadeia de con­cep­ção: extrac­ção, trans­for­ma­ção, sepa­ra­ção de ter­ras raras, refi­na­ção e cri­a­ção de íma­nes per­ma­nen­tes. Em 2019, o país for­ne­ceu 92% da pro­du­ção des­ses ímãs.

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 9/6/2025 14:00
por Opcard33
Quando os carros eram obras de arte o carro pessoal de Ettore Bugatti. , só o podemos ver em Mulhouse, e mais precisamente no Museu Nacional do Automóvel - Coleção Schlumpf.


Imagem

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 27/5/2025 18:13
por MarcoAntonio
Novo modelo pesa na Autoeuropa, mas a Stellantis produz em ritmo de recorde - Automóvel - Jornal de Negócios

A produção automóvel em Portugal nos primeiros quatro meses do ano ficou 14% abaixo do registado um ano antes. A 'culpa' é quase em exclusivo da Volkswagen Autoeuropa, a maior fábrica do setor no país.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 6/4/2025 11:29
por Opcard33
Kawasaki revela um veículo do futuro



https://x.com/creapills/status/19085377 ... ut%3Ablank

Re: Mundo Automóvel

MensagemEnviado: 4/4/2025 19:26
por Opcard33
Para perceber como a Ferrari é um valor segura das ações que menos oscilou nos mercados .

Lucro por cada automóvel vendido dá para ver .

https://x.com/lovecarindustry/status/19 ... 3029608553

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 31/3/2025 18:31
por BearManBull
MVP Escreveu:Quem me dera 80-90% :lol:


Os carros deviam ter poucos kms e fizeram uma condução aborrecida.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 31/3/2025 18:30
por BearManBull
m-m Escreveu:O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...


Porque?

Até entendo a grandes velocidades mas o teste foi feito nos limites da lei ou seja deve ter sido numa velocidade média que nem chegou aos 100km/h (pararam muitas vezes).

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 31/3/2025 17:20
por MVP
BearManBull Escreveu:

Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.


Duvido desses numeros. Salvo melhor opinião, a minha experiencia com um EV é de conseguir até 65% da autonomia anunciada em trajeto misto (urbano e AE), e já com alguma "poupança", senão era 55-60%

Quem me dera 80-90% :lol:

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 31/3/2025 17:19
por m-m
A autonomia anunciada pelos fabricantes é o resultado de um teste normalizado conhecido como WLTP, que combina circulação em cidade, fora da cidade e autoestrada numa proporção fixa: https://pplware.sapo.pt/informacao/o-que-e-e-como-funciona-o-teste-wltp/

O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...

Agora, também é verdade que o WLTP é demasiado optimista, e vai ser alterado em breve.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 31/3/2025 15:14
por BearManBull


Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.