Dependência externa e custos crescentes alimentam dúvidas sobre o ritmo da descarbonização automóvel na Europa.
Re: OT - Mundo Automóvel
Enviado: 27/8/2025 1:32
por PXYC
depois de 10 anos sem precisar de carro (oh vida boa esta que não me obrigava a investir em activos que apenas desvalorizam!!) , novos compromissos obrigaram-me a voltar ao asfalto.
parti decidido a comprar um carro europeu, de gama média, não familiar. excluídas as marcas mais caras (Mercedes e afins), foquei-me nas marcas Stellantis, mas as críticas que encontrei na internet dão uma péssima imagen da qualidade dos motores puretech. acabei por optar por Mazda (Japão), que além de fiável, ao menos parece não ter um interior de plástico. a verdade é que mais do que competencia, e regulação, as marcas da Stellantis não têm produtos fiáveis nem particularmente atractivos.
Re: OT - Mundo Automóvel
Enviado: 25/8/2025 13:30
por Opcard
No romance de Júlio Verne era em 80 dias a Mercedes faz 10 vezes melhor com um Mercedes AMG GT XX - 7 dias, 13 horas e 24 minutos exatamente 40 075 km o que é equivalente à circunferência da Terra no equador, falta dizer que fazia 35 °C Nardò .
Pelo meio bateu 25 records , isto deve mudar a imagem do carro elétrico .
A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta terça-feira que vai começar a vender os seus veículos elétricos na Europa a partir de 2027, segundo indicou o presidente da empresa, Lu Weibing.
O anúncio foi feito a vários meios especializados do setor, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre de 2025.
Foi assinada hoje a Declaração Conjunta de Intenções entre o Grupo Volkswagen e o Governo Português com vista à produção do ID. EVERY1. O citadino, com um preço base de 20 mil euros, começa a ser produzido em 2027.
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 15/8/2025 22:35
por Opcard
Só 3 milhões acho justo de nome Fenomeno, um novo supercarro híbrido plug-in que utiliza os elementos técnicos do Revuelto (com seu chassi de carbono, seu motor e seu fabuloso V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros.
De 0 a 100 km/h em 2,4 segundos (contra 2,5 segundos do Revuelto) e de 0 a 200 km/h em 6,7 segundos (velocidade máxima de mais de 350 km/h). Opcionalmente, o carro pode ser equipado com pneus Bridgestone semi-slick.
'Na Europa, as atuais rigorosas regulamentações ameaçam o colapso do mercado automóvel', afirmou o presidente executivo do grupo Mercedes-Benz, Ola Källenius, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt.
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 10/8/2025 19:56
por Opcard
Em 1938, o herdeiro do ketchup Heinz criou o primeiro supercarro da história.
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 8/8/2025 15:53
por acintra
Opcard Escreveu:Para encorajar a dar o passo seguinte
— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm
— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg
— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.
Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados
Na minha opinião virou comun falar em milhoes por causa da bola e outros desportos. É por isso estes carros vão em grande parte para desportistas.... Qualquer transferencia são dezemas de milhoes e ordenados estratosfericos....não tenho nada contra mas deveria existir uma lei internacional em que X% do valor das transferencias revertesse para quem realmente necessita. My whishfull thinking...
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 8/8/2025 15:45
por Opcard
Para encorajar a dar o passo seguinte
— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm
— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg
— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.
Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 7/8/2025 22:10
por Opcard
Já é possível comprar um Bugatti personalização chamado Solitaire. Este primeiro modelo, chamado Brouillard, homenageia o cavalo de Ettore Bugatti. Estão previstos apenas dois modelos totalmente personalizados por ano.
O primeiro será para um adepto do Sporting , ou alguém apaixonado pelo verde porque só há verde no carro .
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 1/7/2025 20:35
por MarcoAntonio
Os números anteriores dizem respeito ao mercado europeu. Aqui a tendência para o mercado nacional:
Foram colocados nas estradas portuguesas 124.026 ligeiros de passageiros até junho. Um em cada cinco são veículos 100% elétricos, com a fabricante liderada por Elon Musk a manter a liderança do mercado, apesar da travagem.
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 1/7/2025 17:48
por MarcoAntonio
Vendas de veículos ligeiros a gasolina mais gasóleo juntos representam agora menos de 40% das vendas.
O mercado é dominado ainda assim pelos híbridos, puros eléctricos continuam relativamente estáveis.
Fonte: ACEA
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 21/6/2025 16:15
por Opcard33
“ Em Chicago, a Ford suspendeu a produção do seu SUV Explorer durante uma semana em maio devido à falta de terras raras. Se as empresas americanas foram as primeiras a serem afetadas e as primeiras a reagir em 9 de Maio em uma carta ao governo Trump, a tensão subiu um pouco nos últimos dias na Europa. "A indústria automotiva precisa de ímãs de terras raras para tudo, desde motores de limpador a sensores de freio. Pode ser difícil manter a produção em boas condições" Hildegard Mueller, director da Associação dos fabricantes alemães à Reuters A preocupação obrigou muitas empresas a tranquilizar os investidores sobre as suas cadeias de abastecimento. Assim, a Alemã Thyssenkrup assegurou ontem que tinha "tomado medidas muito precoces para diversificar as nossas cadeias de abastecimento e reforçar a segurança do abastecimento destas matérias-primas especiais". Uma vez que as licenças são distribuídas gota a gota e as alternativas à China são raras, as empresas travam uma batalha pelo abastecimento, A fim de evitar a escassez. Ontem, o Comissário Europeu para o comércio, Maro, disse que estava a exercer pressão sobre o Ministro do comércio chinês, Wang Wentao. De acordo com o Financial Times, as negociações estão em curso e as empresas europeias, formadas como lobby, pedem a Pequim que abra um canal especial para continuar a importar. A proposta foi feita" durante uma reunião entre empresas europeias e funcionários do Ministério do Comércio chinês", relata a mídia britânica que também indica que o canal especial incluiria uma lista branca de empresas europeias com as quais a China concordaria em negociar terras raras. Este último não teria de se candidatar a uma transacção para obter uma licença. Poucas alternativas Se alguns estão a considerar transferir a sua produção para a China, a fim de se aproximarem da matéria-prima e evitarem o bloqueio de Pequim, outros estão a procurar obter a matéria-prima noutro local. Assim, a Australian Lynas Rare Earths, o maior produtor de terras raras fora da China, viu ontem a sua quota de mercado aumentar quase 12%. A empresa opera a mina Mount Weld (Austrália) desde 2011 e assinou um acordo com a Malásia há 3 dias para explorar os recursos do país. A Lynas já tem aí uma fábrica de transformação, abastecida por terras raras da Mount Weld. O tratamento das terras raras é um processo particularmente complexo em que o know-how chinês está à frente. Como prova, a China é o único país do mundo que controla toda a cadeia de concepção: extracção, transformação, separação de terras raras, refinação e criação de ímanes permanentes. Em 2019, o país forneceu 92% da produção desses ímãs.
Re: Mundo Automóvel
Enviado: 9/6/2025 14:00
por Opcard33
Quando os carros eram obras de arte o carro pessoal de Ettore Bugatti. , só o podemos ver em Mulhouse, e mais precisamente no Museu Nacional do Automóvel - Coleção Schlumpf.
A produção automóvel em Portugal nos primeiros quatro meses do ano ficou 14% abaixo do registado um ano antes. A 'culpa' é quase em exclusivo da Volkswagen Autoeuropa, a maior fábrica do setor no país.
Os carros deviam ter poucos kms e fizeram uma condução aborrecida.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Enviado: 31/3/2025 18:30
por BearManBull
m-m Escreveu:O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...
Porque?
Até entendo a grandes velocidades mas o teste foi feito nos limites da lei ou seja deve ter sido numa velocidade média que nem chegou aos 100km/h (pararam muitas vezes).
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Enviado: 31/3/2025 17:20
por MVP
BearManBull Escreveu:
Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.
Duvido desses numeros. Salvo melhor opinião, a minha experiencia com um EV é de conseguir até 65% da autonomia anunciada em trajeto misto (urbano e AE), e já com alguma "poupança", senão era 55-60%