Gncl_C Escreveu:Obviamente que ao construir carros a gasolina em massa fica mais barato, se se constuissem carros electricos da mesma forma o preço baixaria e muito. Mais ainda, os primeiros carros a gasolina também eram caríssimos, agora com a evolução e o empenho de muita gente foi possível que se tornasse acessível para toda a gente. Certo?
Errado.
Estás a inverter a lógica: massificar primeiro para tornar viável depois.
Para começar a implementar uma tecnologia o que conta são os custos e barreiras iniciais e não os custos e barreiras finais. É um pouco como considerar que o atrito dinâmico é menor que o estático, portanto, depois de por algo a andar o atrito é menor. Mas para por a andar é preciso "bater" o atrito estático primeiro e não o dinâmico.
Se se massificasse a produção de veículos eléctricos os valores poderiam baixar de forma significativa. Mas não faz sentido massificar veículos eléctricos quando os de combustão interna são já (actualmente) mais baratos de produzir e de manter além de apresentarem uma série de vantagens que já enumerei.
A massificação tem de ser resultado de um processo progressivo e natural. Não se força uma massificação em larga escala (e logo de um produto que tem tantas desvantagens).
Gncl_C Escreveu:About 220 Miles Between Charges
"Before now, electric vehicles typically capped off around 60 miles per charge, relegating them to the status of commuter cars. The Tesla Roadster changes all that. Plug it in at night when you pull into the garage and you can drive about 220 miles on that charge the next day. "
O Tesla é um brinquedo (que pesa cerca de metade de um carro normal pequeno).
A maior parte das pessoas precisa de um carro a sério, um utilitário ou um familiar.
Gncl_C Escreveu:220 milhas são sensivelmente 330km, sendo assim, acho que para mais de 80% da população portuguesa seria mais que suficiente quotidianamente. E estamos a falar de um carro desportivo , logo provavelmente os carros mais económicos podiam andar bem mais quilómetros .
Começaste por dizer que não, mas apresentaste exactamente o mesmo tipo de autonomia. E no caso de um brinquedo (e não de um carro a sério que pese cerca de uma tonelada).
Outra coisa que estás a confundir é o que se faz quase sempre daquilo que as pessoas querem que os automóveis possam fazer.
Porque uma coisa é tu a maior parte das vezes fazeres 50~100Km por dia. Outra é tu nunca quereres que ele faça mais do que isso.
Por norma, no dia a dia, as pessoas de facto não utilizam mais do que isso. Mas, de longe a longe (pelo menos) precisam. Ter um automóvel com esta limitação exige ter um segundo automóvel para fazer as viagens que este não consegue fazer. Trata-se portanto de ter um automóvel eléctrico que só serve mesmo para ir para o trabalho, que volta e meia não pode ser utilizado porque está a carregar, etc.
Sobre ser desportivo: a energia gasta para mover depende essencialmente da massa. O Tesla é feito para consumir pouco, pesa menos de 450Kg quando qq carro utilitário normal pesa o dobro.
É um brinquedo e caríssimo de produzir (custa cerca de $100.000) portanto é um péssimo exemplo quando se quer argumentar com massificação de veículos eléctricos.
Gncl_C Escreveu:Queria perguntar-lhe uma coisa quanto a isto. Anda sempre com o combustível no máximo? Ninguém anda... Esta tecnologia está apenas no início, imagine o que aconteceria com 100 anos de evolução e de cabeças a pensar nisto a fundo. Consegue imaginar? Eu consigo, e é bem melhor que qualquer carro actual.
Tu partes do princípio que o mundo é uma cambada de estúpidos que não têm cabeça para pensar. Não há engenheiros mecânicos, electrotécnicos, etc que sejam capazes de pensar, de fazer contas, etc.
Obviamente, partes do princípio errado. Não faltaram protótipos ao longo destes 100 anos e de evolução também. Não é contudo suficiente para ultrapassar as vantagens do automóvel de motor de combustão interna.
Quanto ao depósito, isso já está mais do que respondido. O depósito é um potencial de utilização: um potencial que o automóvel eléctrico não tem.
Eu não compraria um automóvel eléctrico porque é meio carro, é um automóvel com grandes limitações e que só serve para determinadas coisas. É caríssimo e é pouco prático. E não tenho dinheiro para desperdiçar num brinquedo para mostrar aos amigos.
E como eu, milhões e milhões de pessoas...
Mas um híbrido comprava na boa. Na minha opinião é uma solução extremamente inteligente e já está demonstrado que é viável (quer no sentido prático quer no sentido económico) e começam a aparecer por aí.
Depois, não vou citar mais, mas continuas a dar exemplos com o Tesla. Tu tens é de dar exemplos com automóveis equivalentes e não comparar o que faz um utilitário e um familiar com o que faz um roadster de brincar que custa $100.000....
Os meus números não estão nada exagerados. Consulta valores para automóveis a sério.
Gncl_C Escreveu:Isto não é verdade , pelo menos que eu saiba, 1 centimo por 1,5km quer dizer que numa viagem de 100 km pagaria 0,67€ =67 centímos.
A diferença não é absurda? Devo precisar de óculos...
O custo do Tesla (um brinquedo) é estimado em 2 centimos por milha. Mas arredondemos para 1 centimo por kilometro. Isso dá $1 por 100Km. Um automóvel normal nos Estados Unidos fica por uns $6 por 100Km e isto é actualmente com o crude a $130...
(Nota: o galão de gasolina está nos Estados Unidos actualmente em $4 o que dá uns $0.88 por litro, o que com um consumo médio de 7 litros dá uns $6 aos 100Km, tinha dito $5 no post anterior sem fazer grandes contas mas como se vê está praticamente certo)
Portanto, tal como eu disse, o custo tem sido idêntico ou mesmo inferior ao longo de grande parte do tempo.
Há ainda que considerar que um automóvel normal e funcional nos Estados Unidos custa uns $20.000 (5 vezes menos que o Tesla).
Penso que já alguém comparou noutro tópico sobre este assunto para Portugal e um veículo eléctrico normal ficaría por cerca de 3 euros cada 100Km contra os cerca de 10 euros de um automóvel a diesel.
Gncl_C Escreveu:"Mesmo em Portugal, com toda a carga fiscal, um automóvel a diesel custa actualmente uns 10 centimos por kilometro (cerca de metade são impostos). "
Se assim fosse faria 100km com 6,67€ ,não estou a ver que isso aconteça.
Eu não sei que contas fazes, mas 100Km é igual a 100 vezes um Kilometro portanto dá 10 euros por 100Km.
Ao custo actual do diesel, dá um consumo de 7L/100 o que é um consumo perfeitamente normal num diesel (até há automóveis a consumir bem menos do que isso mas não quis dar exemplos extremos).
Portanto, onde é que estão mal as minhas contas?
Gncl_C Escreveu:O que é que tem a ver o facto de ser leve? Volto a dizer, essas questões são resolvidas pelos engenheiros, e o que para si parece impossível eles arranjam maneira de funcionar, basta olhar para as tecnologias que utiliza diariamente. Só se tem que os deixar trabalhar.
Eu por acaso sou Engenheiro. Mas adiante...
Tudo se resolve, por um preço e por um custo prático. Tu obviamente resolves tudo com retórica dizendo que "tudo se resolve" mas o mundo real é um bocadinho diferente.
Para produzir um automóvel mais leve que o normal é preciso recorrer a materiais diferentes (e mais caros) e é preciso estrutura-lo com determinadas dimensões e limitações de carroçaria/chassis.
O resultado é o Tesla, que custa $100.000 e é um brinquedo que não serve a quase ninguém que precise de um utilitário.
Bom, e já gastei tempo demais com isto...