Página 1 de 50

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 8/5/2024 14:53
por VALHALLA
Governos avançam com novos impostos sobre veículos elétricos: queda de receitas nos impostos dos combustíveis obriga a medidas impopulares

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 8/5/2024 14:37
por MarcoAntonio
VW warns EU against raising tariffs on Chinese cars

Brussels should not raise tariffs on Chinese cars imported into Europe, and doing so would risk “retaliation” against international brands in the country, the head of the Volkswagen brand has warned.

The European Commission is investigating electric car imports from China and is widely expected to raise tariffs in the coming months.

But VW brand chief Thomas Schäfer said: “I don’t believe in tariffs. I want everybody to compete on the same terms.”

“There is always some sort of retaliation,” he told the FT’s Future of the Car Summit.

His comments echo concerns raised by Mercedes-Benz boss Ola Källenius, who said he favoured lowering tariffs.


FT

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 7/5/2024 22:09
por BearManBull
Como é que era a canção?

"O estado é quem mais ordena... "

Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"

Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.

A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 7/5/2024 19:44
por MarcoAntonio
Ford prepared to restrict UK sales of petrol cars to hit EV targets

Ford is prepared to restrict the sale of petrol models in the UK in order to hit the country’s stretching electric vehicle targets, a move that will probably push up prices for consumers, its European boss has warned.


FT

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 27/4/2024 18:58
por MarcoAntonio
Custo do seguro limita aumento de vendas de carros elétricos

O custo dos seguros de carros elétricos é um dos entraves à adoção generalizada deste tipo de veículos. Face a este cenário algumas fabricantes já estão a comercializar seguros automóveis.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 10/4/2024 15:32
por Opcard
Vejam esta anomalia viajar num eléctrico a 100 km/h em vez de 130 poupa tempo.

“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 10/4/2024 14:30
por MVP
654235 Escreveu:O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.


Tendo aderido à mobilidade eletrica, tenho de discordar que a autonomia ainda seja uma real questão. É verdade que numa viagem mais longa temos de planear o nosso percurso e não apenas ir.

Mas em 99% dos dias do ano, em que fazemos casa-trabalho-casa e/ou deslocações num raio de 50 (?) km, a autonomia que já existe é mais do que suficiente. Afinal, quantas vezes a maioria das pessoas faz mais do que 300km num dia?

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 10/4/2024 14:00
por MarcoAntonio
Miguel Araújo: “Se disseminarmos os veículos elétricos não temos capacidade para os abastecer”

A indústria automóvel europeia atrasou-se e está a ficar obsoleta e hoje a Europa tem um plano, mas que tem de ser posto em marcha com celeridade, afirma Miguel Araújo.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 5/4/2024 0:04
por BearManBull
654235 Escreveu:a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone.


Só estava a dizer que isto já era anunciado há uns 8-9 aqui no CdB.

IMHO a condução autónoma vai ser difícil de se estabelecer porque políticos.

Os EVs são um falhanço e autonomia e versatilidade nunca serão atingidas com o sistema actual de baterias. Teria de ocorrer uma revolução na tecnologia para se tornarem uma alternativa real aos ICE.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 4/4/2024 20:24
por 654235
BearManBull Escreveu:HAL vens com cerca de 8 anos de atraso...

https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... ilit=Tesla


não sei se 8 anos ou mais...já via programas de autonomia na CNN talvez 10 anos atras.

nestes 8 anos ação não reflecte, nem vai reflectir até começar a haver regulação nesse sentido...estamos ainda nos passos infantis.

Mas a questão é QUANDO... esse será o futuro...o homem conduzir um carro será coisa do passado e mesmo perigoso...olharemos para o passado como éramos primitivos...os riscos de "animais" estarem a conduzir um automóvel, como vimos todos os dias na estrada.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 4/4/2024 19:07
por BearManBull
HAL vens com cerca de 8 anos de atraso...

https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... ilit=Tesla

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 4/4/2024 18:30
por 654235
O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 4/4/2024 16:39
por Opcard
“ Eletricidade, mas não para todos

Além da questão das baterias, Carlos Tavares também abordou a questão da mobilidade elétrica que, segundo ele, não é aplicável em todos os lugares. "Devemos afastar-nos de um pensamento dogmático onde um tamanho único é adequado para todos. Acho que não vai funcionar. Os veículos eléctricos de hoje só podem ser uma solução para algumas das nossas empresas."

Em apoio a essas declarações, este discurso de Roberto Schaeffer, professor de economia de energia da Universidade do Rio, convidado para o fórum Stellantis, onde lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, enquanto «muito mais» não se beneficiam de uma rede elétrica estável: “Devemos pensar na pobreza energética. A pobreza no transporte é um problema real nos países do Sul. Devemos ter em mente que não existe uma solução universal para a mobilidade."

Hidrogênio? «Não para cidadãos normais»

De acordo com uma pesquisa YouGov * realizada em 5 países em parceria com o fórum Stellantis, parece que 1 em cada 4 pessoas ainda não está pronta para escolher modos de transporte ecologicamente responsáveis. “Essa tendência é particularmente marcante nos Estados Unidos, onde mais da metade dos entrevistados nas áreas rurais disseram que não estavam prontos para mudanças.

E se 3 em cada 4 pessoas se preparam para fazer escolhas mais ecológicas, é que menos de 10% já fizeram mudanças significativas. A revolução dos transportes só será muito gradual, portanto. E não passará pelo hidrogênio, segundo Carlos Tavares: “Receio que, no momento, o preço não seja um grande obstáculo para o hidrogênio. Para um futuro próximo, isso pode ser uma solução para as frotas de grandes empresas, mas certamente não para cidadãos normais. ”

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 1/4/2024 19:02
por BearManBull
Xiaomi: Electric car buyers told they face six-month wait

The company previously said pre-orders had hit 88,898 within 24 hours of it starting to take orders on Thursday.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 28/3/2024 12:21
por MarcoAntonio
Grupo chinês Xiaomi estreia-se no setor dos automóveis elétricos

O lançamento do SU7 segue-se à publicação na terça-feira de um lucro anual recorde em 2023 da campeã dos veículos elétricos BYD, sediada em Shenzhen, no sudeste da China.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 16:59
por BearManBull
Não acredito no conceito de EV para resolver emissões.

Ainda por cima quando se tenta atacar um problema global numa escala local.

Nem sequer acredito no conceito de reduzir emissões, parece saído da cabeça de gente alucinada. O mesmo das ideias de controlar pandemias com confinamentos...

Enquanto existir oil barato vai ser para queimar. A única alternativa é encontrar uma forma de energia mais barata.

H2 nuclear em locais remotos ou H2 geotérmico podiam ser bons candidatos. Ou a panaceia do H2 de fusão nuclear.

A resposta para o problema é gerar energia em escala e continuamente a baixo preço.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 15:23
por MarcoAntonio
Sobre os incendios em navios, deixo uma peça do FT de Novembro último:

Shipowners urged to protect vessels against electric-car fires



Um artigo interessante aqui, também, para quem tiver interesse. O problema que mais vejo ser apontado relaciona-se com o combate ao incêndio em si, que é consistentemente apontando como mais problemático no caso dos EVs (especialmente em navios).

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 14:55
por Opcard
Eu só sou pela verdade ,condeno com todas as minhas força o acto totalitário e
criminoso dos responsáveis europeus de impor o carro elétrico .

Mostram a sua imbecilidade , o correcto era chamar os construtores e dize-lhe há um problema temos de descer a impressão carbono dos carros colocavam objectivos os senhores tem a liberdade de escolher a melhor maneira de lá chegar

Disel ,gasolina , hidrogénio , elétrico . Ar comprimido ….. a escolha era deles impor o elétrico estar estupido e um acto de traição à indústria da Europa .

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 14:48
por BearManBull
Quantos ICE entram em combustão espontânea enquanto estavam a ser transportados?



but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 14:14
por Opcard
BearManBull Escreveu:
Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .


Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.

Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.


Por cada 100.000 carros a combustão, 68 deles foram vítimas de um incêndio. nos veículos eléctricos 3,8,


https://www.theguardian.com/business/20 ... l-vehicles

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 13:58
por BearManBull
Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .


Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.

Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 13:41
por Opcard
Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .

“Mas e quando os veículos eléctricos começam a arder, o que acontece? Qual a melhor forma de proceder? Abaixo elencamos nove conclusões a que chegou o EV Fire Safe que, julgamos, podem contribuir para o esclarecimento dos condutores:

Todos os incêndios que deflagram na bateria de um veículo eléctricos devem-se a uma fuga térmica, quando a célula sofre um curto-circuito ou perde o electrólito.
Quando um modelo a combustão arde, a temperatura pode atingir 815ºC, num veículo eléctrico chega a 2760ºC.
Numa bateria com um estado de carga (SoC) inferior a 50% há menos probabilidade de deflagrar um incêndio.
A água é a forma mais eficaz de extinguir um incêndio num carro eléctrico. Para conter as chamas, deve-se apontar no mínimo para 4000 litros de água.
As baterias colocadas sob o piso do veículo podem levar a que o veículo eléctrico tenha de ser levantado para apagar o fogo.
A recomendação é “deixar arder” a bateria, se a localização assim o permitir. Diz a EV SafeFire que assim se reduzem os riscos a que estão expostas as equipas que prestam socorro.
Sempre que a bateria não arde por completo, há risco de reignição.
Um veículo eléctrico mergulhado em água não electrocuta.
O fumo que se vê é uma nuvem de vapor de gases altamente inflamáveis, sobretudo hidrogénio.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 13:17
por BearManBull
O EV essa peça única símbolo da repressão ocidental.

O EV essa tecnologia que conseguiu destruiu a democratização do acesso ao automóvel.


‘Bomba’ de 140 mil euros pega fogo quando carregava baterias

Verónica Morgado tinha posto o carro a carregar as baterias pelas 10h05 do dia 7. Às 10h27 recebeu indicação no telemóvel de que o carregamento tinha sido interrompido. Desceu à garagem da sua moradia, em Sintra, e o BMW I8 Roadster híbrido estava a deitar fumo. "Liguei para a BMW e disseram para desligar a bateria de 12 volts, mas o fumo continuava. O que nos valeu foi o meu marido ter tirado o carro com a empilhadora", contou ao Correio da Manhã a mãe do proprietário do carro.


Os seguros cobrem o incendio de uma casa provocado provocado por EVs?

As seguradoras deviam obrigar a declarar EVs nos seguros habitacionais.

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 22/2/2024 19:47
por Opcard
“A EUROPA NÃO ESTÁ PRONTA

Mas quem se importa, a Europa é o continente dos bons sentimentos, um continente que polui menos, relativamente, e que quer salvar o planeta.

O que importa se as baterias não são feitas em número suficiente e se não são fabricadas na Europa.

Não importa se as instalações das estações de carregamento são totalmente insuficientes.

Não importa se os fabricantes europeus não são capazes de construir veículos elétricos a preços acessíveis a todos.

O QUE IMPORTA

Esta é a nossa boa vontade...

A sério?

Na verdade, não.

A Europa está orquestrando o naufrágio de uma indústria essencial: o automóvel.

Em benefício dos fabricantes chineses que não respeitam nenhuma regra.

RESULTADO

Carlos Tavares discute um risco «existente» para os construtores europeus.

E apela à mobilização dos fabricantes europeus para competir com os fabricantes chineses.

Fabricantes chineses que não conseguem vender seus carros em seu próprio mercado, em dificuldades, e que os venderão em massa, a preços quebrados, graças a subsídios estatais, para a Europa.

Crônica de um desastre anunciado.

ACRESCENTE A ISSO

Um mercado que marca o passo, devido ao preço dos veículos, à sua falta de autonomia e à falta de equipamento, e você tem um bom topo para uma crise.

Para ilustrar, Tesla e BYD (fabricante chinês) venderam mais carros eléctricos do que TODOS os fabricantes europeus combinados.

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 14/2/2024 11:26
por perneta
Mudança de narrativa? Agora o futuro já não será totalmente elétrico?

Aparentemente, é a causa da Alemanha ter acabado com os subsídios para os EV. -https://www.reuters.com/business/autos-transportation/germany-end-e-vehicle-subsidy-programme-2023-12-16/


Imagem