Lion_Heart Escreveu:Caro Crusas, bom se o Sr. le atentamente todas as clusulas de um contrato faz muito bem.
É obrigatorio ter afixado as comissoes, pois e e elas estão lá.
Agora como disse atras a maioria das pessoas não lê , até porque os própios funcionarios tem instruçoes para "despachar" o cliente e não ter que explicar os pormenores de alguns contratos. E que muito tem clausulas ilegais? Ai nao tenha duvida.
Mas não é so lá.
quer um ex. um banco muito famoso da nossa praça, tem nos seus contrato de credito habitação coisas como : gastar 100 euros/mes em cartao visa , ter uma linha de credito permanente , se atrasa um dia a pagar a prestação ,a taxa de juro no trimestre seguinte fica utomaticamente em 2,5%. se isto não é abusivo , não sei o que é. se pergunar a 100 clientes desse banco se alguma vez leram o contrato antes de assinar ou sabiam as clausulas 90 dizem que não (mas pelos uns 20 sabem) .Isto é so um exemplo não quer dizer que seja este o caso, mas existem muitos destes por ai, não é uma questão de bota abaixo , é uma questão de justiça!
De novo...e deixa lá o Sr. que até me sinto velho com isso
Sim, leio, sempre li e semprei hei-de ler tudo antes de assinar seja o que for. Peço facturas de TUDO (tudo mesmo), organizo-me, consulto os meus extractos com frequencia, esclareço duvidas, telefono, pergunto...enfim, para quem está do outro lado: Sou chato! Mas facto é que nunca tive problemas de maior, durmo tranquilo e "tasse bem"!
És funcionário bancário e tens essas instruções? Não? Como sabes então? Achas? Achar não é saber! Se és e tens essas instruções és obrigado, pelo menos moralmente, a fazer queixa!
Se me apetecer ocupar um funcionário seja ele qual for durante o tempo que me apetecer, azar o dele, se não quiser ficar ocupado até eu estar esclarecido vou-me embora (e fica a reclamação, claro). Qualquer dia ainda vem de lá alguem dizer que os caixas nos supermercados têm instruções para passar alguns produtos duas vezes "a ver se cola" e se facturam mais.... A pensar assim não vamos a lado nenhum!
Quando fiz o meu crédito habitação, levei 2 semanas, ocupei 2 funcionários do banco, quase diáriamente e a tempo inteiro (um deles o gerente do balcão, a meu pedido...e sou um cidadão comum...e não me estou a gabar de nada), fiz perguntas sobre tudo, li, reli, pedi documentos, fui-me informar, refizeram-se alguns documentos, houve ajustes, acertos, negociações etc... Estou satisfeito, o que não me impede de continuar a acompanhar outras ofertas que vão aparecendo e que, eventualmente, me poderão servir de argumento para uma nova negociação...se assim o entender. O cliente tem sempre razão! Já tinhas ouvido esta?
É verdade que existem ainda, embora muito poucos, contratos que obrigam a adesão de outros produtos para que se usufrua de determinado produto. Chamam-se "vendas casadas" e que tanto quanto sei, são
proibidas em Portugal! Se eu quiser fazer um credito habitação, não me podem obrigar a aderir a mais nada, nem sequer aos seguros obrigatórios, os quais posso fazer com a entidade que eu bem quiser. Por norma, a maioria trata de tudo via Banco, por ser mais fácil (lá está, para nós desde que seja fácil, fantástico...e depois queixamo-nos não é?)
Justiça? Todos nós somos grandinhos e responsáveis pelos nossos actos. Defendo que haja justiça sim mas não que sirva de "ama seca" para nos vir resolver as asneiras que fizemos, por culpa nossa, por perguiça ou por falta de vontade etc...
(Faxavor não tomes isto como alguma espécie de ataque ou critica ou "whatever". É somente a minha opinião)
BN!