Galp- Subida dos combustíveis e Boicotes
Ulisses Pereira Escreveu:Mas porquê boicote às gasolineiras se aqui no Caldeirão já várias vezes foram apresentados gráficos comparativos do preço do crude e dos preços dos combustíveis e a relação tem sido linear?
Um abraço,
Ulisses
Os aumentos (pelos últimos gráficos que tenho visto) até têm sido inferiores à subida do preço do oil... e tou a falar sempre em euros.
Da última vez que analisei o tema, o peço do petroleo em euros desde 2000 mais que tinha duplicado enquanto o preço da gasolina tinha subido uns 60%...
Os valores agora serão diferentes mas a conclusão continua a mesma, as gasolineiras não conseguiram passar para o consumidor todo o aumento de modo a não fazer baixar mto o consumo...
Galp aumentou preços dos combustíveis
10:30 12-06-2008
De acordo com uma noticia emitida pela TSF, a "Galp decidiu aumentar o preço dos combustíveis em mais de um cêntimo quer na gasolina quer no gasóleo. Esta subida surgiu no mesmo dia em que o protesto das transportadoras de mercadorias foi desmobilizado".
sapo motores
10:30 12-06-2008
De acordo com uma noticia emitida pela TSF, a "Galp decidiu aumentar o preço dos combustíveis em mais de um cêntimo quer na gasolina quer no gasóleo. Esta subida surgiu no mesmo dia em que o protesto das transportadoras de mercadorias foi desmobilizado".
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There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza
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Ulisses Pereira Escreveu:Mas porquê boicote às gasolineiras se aqui no Caldeirão já várias vezes foram apresentados gráficos comparativos do preço do crude e dos preços dos combustíveis e a relação tem sido linear?
Mate-se o mensageiro para deixar de haver más notícias!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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tiopatinhas Escreveu:Eu acho uma óptima oportunidade o dia de ontem, hoje , amanhã e nos próximos 5 dias fazer boicote à Galp,![]()
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Até que é engraçado os meninos todos que andaram a espalhar emails e sms de boicote à GALP andarem agora a espreitar nas GALPS do país fora à procura da última gotinha de combustível...
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Eu acho uma óptima oportunidade o dia de ontem, hoje , amanhã e nos próximos 5 dias fazer boicote à Galp,
Olha , olha
Mas agora mais a sério... penso que esta atitude do bloqueio dos TIR levará a que os stoks baixem muito em toda a europa e em consequência o petroleo volte a subir mais uns trocos
Deveríamos encetar formas de aguentar o inevitável aumento dos custos e não fazer como a avestruz 



Olha , olha




Mas agora mais a sério... penso que esta atitude do bloqueio dos TIR levará a que os stoks baixem muito em toda a europa e em consequência o petroleo volte a subir mais uns trocos



este país, hoje, não tem infra-estruturas para as pessoas recorrerem a transportes alternativos mais saudáveis ao ambiente e a nós mesmos.
na Suíça, p.e., já viram aquelas estradas ? são bem largas e têm uma boa faixa para as bicicletas e em alguns casos de ambos os lados.
nas cidades, quase toda a gente anda de bicicleta e ciclomotores (abertos, fechados) c/ e s/ atrelado (não existe em Portugal nem legislação, nem infra-estruturas, nem mentalidade para isto).
na Suíça, p.e., já viram aquelas estradas ? são bem largas e têm uma boa faixa para as bicicletas e em alguns casos de ambos os lados.
nas cidades, quase toda a gente anda de bicicleta e ciclomotores (abertos, fechados) c/ e s/ atrelado (não existe em Portugal nem legislação, nem infra-estruturas, nem mentalidade para isto).
Um bom boicote às gasolineiras seria haver uma adesão em massa aos transportes públicos durante uma semana. Seria matar 2 coelhos de uma machadada só: poria a nu ao governo os problemas nos transportes públicos (se é que os há) e colocaria em ordem os preços dos combustíveis.
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maverick Escreveu: Até a GM já descontinuou o hummer. Aquele carro que segundo muitos era um atentado ao planeta.
Vi uma reportagem muito boa sobre a Venezuela...
Os novos Boliburgueses... De dia apoiantes de Chavez, à noite nos seus "Hummers em Miami". Se a Gasolina custa 2 centimos porque andar de carro baixa cilindrada se podemos andar num com uma cilindrada enorme... Depois são o 4 pais com a inflação mais alta do mundo... Enfim...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
As pessoas começam a mudar os seus hábitos, eu gosto é de ver ambientalistas contra a subida dos preços dos combustíveis. Aquele tópico dos alemães a começarem a andar de comboio, a diminuição do consumo de gasolina em 7% no primeiro trimestre e a abolição de todos os pequenos "maus" hábitos de consumo que as pessoas tinham, só abona a favor da subida dos combustíveis.
Até a GM já descontinuou o hummer. Aquele carro que segundo muitos era um atentado ao planeta.
Até a GM já descontinuou o hummer. Aquele carro que segundo muitos era um atentado ao planeta.
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Cumprimentos
TheTraveler Escreveu:
Sem falar nos milhares de pessoas que aplaudiram o autocarro totalmente coberto de patrocínio da GALP... Mas isso é outra história...
Aplaudiram o autocarro ,terá sido um aplauso só ao patrocinio ou tambem à marca do autocarro


Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
E de repente a gasolina ficou de novo barata... Barata o suficiente para conduzir por duas horas na mesmas ruas, pra cima e pra baixo, pendurados pra fora dos carros e sempre a apitar... Tal como se vê nos países de terceiro mundo, sem regras nem lei que o que manda é o futebol.
Sem falar nos milhares de pessoas que aplaudiram o autocarro totalmente coberto de patrocínio da GALP... Mas isso é outra história...
Sem falar nos milhares de pessoas que aplaudiram o autocarro totalmente coberto de patrocínio da GALP... Mas isso é outra história...
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Eles andem aí... lá isso andem...
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As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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mcarvalho Escreveu:O Governo pediu à Autoridade da Concorrência que analise o preço dos combustíveis. O "Diário Económico" sabe que a Concorrência está a ponderar a possibilidade de retirar à Galp o negócio de armazenamento, transporte e distribuição de combustível, que domina em Portugal. Esta hipótese já está prevista na lei.
Como se isto fosse resolver alguma coisa...
Estão a mexer na parcela mais pequena.

Deviam era retirar ao Estado o monopólio dos impostos

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[b]talvez um bocadinho de[/b] ....
humor, alivie algumas carteiras... hummmm, não me parece é que sejam as nossas... nem a dos gasolineiros...
Enfim...
Um abraço
Soares

Enfim...

Um abraço
Soares
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Concorrência estuda retirar parte do negócio à Galp
29/05/2008
O Governo pediu à Autoridade da Concorrência que analise o preço dos combustíveis. O "Diário Económico" sabe que a Concorrência está a ponderar a possibilidade de retirar à Galp o negócio de armazenamento, transporte e distribuição de combustível, que domina em Portugal. Esta hipótese já está prevista na lei.
A promessa do Ministério da Economia tem mais de dois anos. Só que, até hoje, nunca saiu do papel. Mas a escalada dos preços dos combustíveis fez ressuscitar a polémica sobre a regulação e o livre acesso de terceiros às grandes instalações de armazenamento, transporte e distribuição por oleoduto. Activos maioritariamente detidos pela Galp e que o mercado aponta como um dos entraves à concorrência. Mais concretamente, à importação de combustíveis e à entrada de novos operadores.
O jornal referido apurou que a Autoridade da Concorrência, a quem o Governo ordenou uma investigação aos preços dos combustíveis, está a analisar os alegados privilégios dos grandes operadores na área da logística e da armazenagem da gasolina, gasóleo e GPL.
Um cenário que já teria sido alterado, caso a legislação fosse aplicada. Em causa está o decreto-lei nº 31/2006, que estabelece as leis bases da organização e funcionamento do sector petrolífero.
Nele se prevê uma revolução no sector, até porque as infra-estruturas petrolíferas visadas, que vão desde parques de tancagem à própria Companhia Logística de Combustíveis que gere o oleoduto entre Sines e Aveiras, estão nas mãos de privados (Galp, Repsol e BP), não se tratando de concessões de serviço público, como as redes de distribuição e transporte de electricidade e gás natural ou o terminal de GNL, em Sines.
É, na prática, o princípio do -umbundling- já aplicado na electricidade e gás natural. Sectores onde a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos conseguiu introduzir fortes cortes nas tarifas de acesso às redes, com reflexos positivos nos preços finais da electricidade e gás natural, permitindo o acesso de novos operadores.
A legislação aprovada para o petróleo é clara e aponta para a criação de regulação segundo "critérios objectivos, transparentes e publicitados". E no artigo 26º refere mesmo que estas competências serão repartidas entre a ERSE e a Direcção Geral de Geologia e Energia.
José Sócrates e Manuel Pinho subscreveram o projecto. Mas nunca o regulamentaram. Justificação? O silêncio foi a resposta que o Diário Económico obteve junto do Ministério da Economia.
29/05/2008
O Governo pediu à Autoridade da Concorrência que analise o preço dos combustíveis. O "Diário Económico" sabe que a Concorrência está a ponderar a possibilidade de retirar à Galp o negócio de armazenamento, transporte e distribuição de combustível, que domina em Portugal. Esta hipótese já está prevista na lei.
A promessa do Ministério da Economia tem mais de dois anos. Só que, até hoje, nunca saiu do papel. Mas a escalada dos preços dos combustíveis fez ressuscitar a polémica sobre a regulação e o livre acesso de terceiros às grandes instalações de armazenamento, transporte e distribuição por oleoduto. Activos maioritariamente detidos pela Galp e que o mercado aponta como um dos entraves à concorrência. Mais concretamente, à importação de combustíveis e à entrada de novos operadores.
O jornal referido apurou que a Autoridade da Concorrência, a quem o Governo ordenou uma investigação aos preços dos combustíveis, está a analisar os alegados privilégios dos grandes operadores na área da logística e da armazenagem da gasolina, gasóleo e GPL.
Um cenário que já teria sido alterado, caso a legislação fosse aplicada. Em causa está o decreto-lei nº 31/2006, que estabelece as leis bases da organização e funcionamento do sector petrolífero.
Nele se prevê uma revolução no sector, até porque as infra-estruturas petrolíferas visadas, que vão desde parques de tancagem à própria Companhia Logística de Combustíveis que gere o oleoduto entre Sines e Aveiras, estão nas mãos de privados (Galp, Repsol e BP), não se tratando de concessões de serviço público, como as redes de distribuição e transporte de electricidade e gás natural ou o terminal de GNL, em Sines.
É, na prática, o princípio do -umbundling- já aplicado na electricidade e gás natural. Sectores onde a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos conseguiu introduzir fortes cortes nas tarifas de acesso às redes, com reflexos positivos nos preços finais da electricidade e gás natural, permitindo o acesso de novos operadores.
A legislação aprovada para o petróleo é clara e aponta para a criação de regulação segundo "critérios objectivos, transparentes e publicitados". E no artigo 26º refere mesmo que estas competências serão repartidas entre a ERSE e a Direcção Geral de Geologia e Energia.
José Sócrates e Manuel Pinho subscreveram o projecto. Mas nunca o regulamentaram. Justificação? O silêncio foi a resposta que o Diário Económico obteve junto do Ministério da Economia.
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Entretanto, num país perto de nós...
As Fuel Costs Soar in Europe, Angry Truckers, Fishermen Set Up Blockades
LONDON, May 27 -- Hundreds of truckers shut down a central London highway Tuesday, French fishermen blockaded ports and French President Nicolas Sarkozy proposed cutting European fuel taxes as already high gasoline prices soared even higher.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Produção
A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
A Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com indice de octanas 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas[1].
Estas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, nomeadamente:
1. detergente: visa reduzir os depósitos no sistema de injecção e no motor de forma a melhorar a combustão;
2. inibidor de corrosão: agente que visa proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;
3. desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante;
4. agente veículo (solvente sintéctico): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos diminutos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor.
O grande crescimento da produção de gasolina, motivado pelo desenvolvimento da indústria automobilística, foi possível não só através do refino, mas também de processos de transformação de frações pesadas, que fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo.
in saber.sapo.pt
eh pah agora que vi isto, fiquei preocupado!
será que para a gasolina ser mais barata nos hipers andam a poupar no detergente
bem me queria parecer que desde que deixei de abastecer na galp o bote deixou de fabricar bolhas de sabão e a começou a mandar rateres de ferrugem
a culpa é da falta do sabão azul e branco na gasolina

A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
A Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com indice de octanas 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas[1].
Estas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, nomeadamente:
1. detergente: visa reduzir os depósitos no sistema de injecção e no motor de forma a melhorar a combustão;
2. inibidor de corrosão: agente que visa proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;
3. desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante;
4. agente veículo (solvente sintéctico): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos diminutos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor.
O grande crescimento da produção de gasolina, motivado pelo desenvolvimento da indústria automobilística, foi possível não só através do refino, mas também de processos de transformação de frações pesadas, que fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo.
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eh pah agora que vi isto, fiquei preocupado!
será que para a gasolina ser mais barata nos hipers andam a poupar no detergente


bem me queria parecer que desde que deixei de abastecer na galp o bote deixou de fabricar bolhas de sabão e a começou a mandar rateres de ferrugem

a culpa é da falta do sabão azul e branco na gasolina

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nunovc Escreveu:Elias, existem muitos casos que não se podem resolver dessas formas. Para além de muitas pessoas nem terem meios para adquirir uma casa, existem outras que trabalham em mais que um local, tendo que se deslocar de um sitio para o outro em regiões onde os transportes públicos são praticamente inexistentes e com horários incompatíveis.
Com isto pretendo dizer que, para bastantes pessoas, usar o carro é obrigatório.
Nuno, concordo com o que referes.
E recordo o que já aqui escrevi anteriormente: cada um é livre de se deslocar como entender e do modo que lhe for mais conveniente.
O que acontece é que muitas pessoas desenvolveram um modo de vida que os deixa quase totalmente dependentes do automóvel a gasolina (ou gasóleo) e, consequentemente, do preço do combustível. Esse é, certamente, o grande problema para muita gente.
Soluções para isto? Procurar ajustar o modo de vida de modo a reduzir essa dependência. Não é fácil, pois mudar de hábitos de vida obriga a mudar muita coisa na vida de uma pessoa. Para muitos pode parecer impossível. Mas se o preço do combustível atingir valores incomportáveis, acredito que muitas pessoas pensarão mais a sério neste assunto...
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Atomez Escreveu:Se a tecnologia evoluiu ao ponto de nos permitir ter esta liberdade de movimentos, porque raio é que se há-de restringir essa liberdade?
Atomez, concordo com o que escreves. Eu não acho que se deva restringir a liberdade de movimentos. O problema é que manter esse modo de vida vai ser cada vez mais caro. Só isso.
1 abraço,
Elias
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O petróleo ontem caiu bastante...
No entanto os combustíveis foram de novo aumentados pela Galp e Repsol.
Continuam a achar que as petrolíferas não têm culpa? Que a culpa é da especulação e do petroleo? Gostava então de ver a justificação par ao aumento de hoje...
Só não vê quem não quer, estamos a ser roubados forte e feio! BOICOTE a sério já!
No entanto os combustíveis foram de novo aumentados pela Galp e Repsol.
Continuam a achar que as petrolíferas não têm culpa? Que a culpa é da especulação e do petroleo? Gostava então de ver a justificação par ao aumento de hoje...
Só não vê quem não quer, estamos a ser roubados forte e feio! BOICOTE a sério já!

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