artista Escreveu:Depois acho estranho que tantos estejam tão interessados em dizer mal de algo em que pelos vistos não acreditam... é fácil, se acham que a AT não serve para nada, se acham que os que a usam não tiram dela proveitos satisfatórios, simplesmente ignorem os comentários sobre a AT, era isso que eu faria!!!
Mas não, agora apareceu aqui uma corrente que não acredita, não percebe, mas está contra!??
Eu abordo esta questão e este debate neste tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=62655
A razão para o surgimento desta corrente é para mim bem claro: o mercado está em queda.
Quando o mercado cai, o bode espiatório é a AT.
Em mais de 5 anos de Caldeirão nunca esta discussão foi tão acesa e para mim está longe de ser coincidência. Para mim, é claro que não é coincidência.
A verdade é que este tipo de discussão e muito em particular a discussão em torno da estratégia do caça-fundo é típica de bear market, é típica de acções em queda.
Estes comentários avessos à AT surgem quase sempre "embutidos" num conjunto de argumentos que estamos fartos de saber que não funcionam: ele é "se ninguém comprar isto não vira", "hoje houve muito volume e os grandes não são maluquinhos", etc, etc, etc.
São mega-ilusões do mercado.
O mercado vai para onde tem de ir. O mercado não cai por causa da AT, ainda não se falava de AT (ou pouco se falava) e o mercado já tinha estes comportamentos: ora sobe, ora desce, ora é mais racional, ora mais irracional, ora é mais volátil, ora menos volátil, ora há mais volume, ora tem menos volume.
E se alguém diz: a tendência é de baixa e não há motivos para comprar (obviamente um principio assente em AT obviamente), estes investidores que "não querem que as acções caiam" caiem em cima dos AT's por isto e porque pensam (erradamente!) que os AT's estão a prejudica-los e a prejudicar o mercado.
É uma mega-ilusão contudo.
É como alguém no meio de um crash dizer: epá, eu não vou vender porque se eu vendo o crash ainda é pior. Portanto vou lutar contra o crash. Até vou aproveitar é para comprar algumas...
Ora, num crash o volume é imenso e as acções caiem que se farta. Não interessa (para o mercado) de que lado esse investidor quer estar. O lado de que ele quer estar só interessa para a carteira dele.
Se quiser estar do lado dos que compra (porque sempre que alguém vende alguém está a comprar) então ele está do lado dos que perdem dinheiro a cada minuto que passa!
E pouco interessa se ele vai discutir que "muito estão a comprar, não são tolinhos" ou "há grandes a comprar, eles têm informação objectiva". O mercado vai para onde tem de ir e atropela quem está do lado errado. E para onde quer que ele vá há tantas acções a serem negociadas para o lado certo como acções a serem negociadas para o lado errado.
Porque uma acção vendida por A é uma acção comprada por B.