
Marketing multinível,marketing de rede ou marketing relacional são nomes que normalmente são associados à mesma coisa.Se bem que eu prefiro difereniar o marketing de rede do marketing relacional.
É o marketing de rede que ofusca o marketing relacional.Já que os dois não são obrigatoriamente a mesma coisa!
O marketing relacional ou one-to-one já é utilizado à muito tempo.A diferença é que agora com o massificação das tecnologias de informação e a redução de custos das mesmas, é possível faze-lo mais efucaz.Confundindo-se com o marketing de rede.
O marketing relacional não está dependente de nenhuma "piramide".Aproveita sim o factor "passa palavra" e funciona no circulo familiar e de amigos.Sem contudo remunerar quem "passa a palavra".
Ao marketing relacional, se for encarado de uma forma profissional, já o chamamos de marketing directo.Mas o marketing relacional é normalmente para ser encarado como um complemento a uma actividade principal.
É o ideal para as empresas proporem aos colaboradores que tenham uma actividade de freelancer comissionada do tipo "member-get-a-member".A percentagem de vendas deste tipo de marketing relacional em relação ao total é residual.
Nestes termos e com a evolução tecnológica o marketing relacional será uma alternativa aos call centers exclusivamente comerciais, sejam campanhas de inbound ou outbound.
É o marketing de rede que ofusca o marketing relacional.Já que os dois não são obrigatoriamente a mesma coisa!
O marketing relacional ou one-to-one já é utilizado à muito tempo.A diferença é que agora com o massificação das tecnologias de informação e a redução de custos das mesmas, é possível faze-lo mais efucaz.Confundindo-se com o marketing de rede.
O marketing relacional não está dependente de nenhuma "piramide".Aproveita sim o factor "passa palavra" e funciona no circulo familiar e de amigos.Sem contudo remunerar quem "passa a palavra".
Ao marketing relacional, se for encarado de uma forma profissional, já o chamamos de marketing directo.Mas o marketing relacional é normalmente para ser encarado como um complemento a uma actividade principal.
É o ideal para as empresas proporem aos colaboradores que tenham uma actividade de freelancer comissionada do tipo "member-get-a-member".A percentagem de vendas deste tipo de marketing relacional em relação ao total é residual.
Nestes termos e com a evolução tecnológica o marketing relacional será uma alternativa aos call centers exclusivamente comerciais, sejam campanhas de inbound ou outbound.