O site da BA tem um comunicado acerca disto:
http://www.britishairways.com/travel/bapress/public/en_gb
Perante isto, e agora?
Jiboia Cega escreveu:
mas operacionalmente é dos casamentos mais lógicos que pode haver no mundo da aviação.
Não há a menor dúvida que é. Mas o que vai acontecer às airliners europeias?
A air france casou com a KLM,
A BA casou com a Ibéria,
com quem vai casar a lufthansa?
Os melhores especialistas já há algum tempo que vem dizendo que, na europa, há lugar para apenas 2 ou 3 grandes companhias e respectivas associadas. Depois há 2 low-cost: ryanair e easyjet. Quem não estiver aqui é porque já foi à falência.
Onde estará a TAP? na falência? Não será altura de, tanto mais que são ambas star alliance, procurar o encosto da lufthansa para sobreviver? O estado é o único accionista da TAP e se os políticos que temos tiverem visão - o que dúvido - só têm que preparar a TAP para a privatização negociando uma fatia importante com os alemães.
Se assim não fôr, daqui a 5 anos a TAP vai fazer coro com outras muito mais embelemáticas e então mais poderosas, como a Sabena e Swissair.
Em Barajas estarão acessíveis, por via desta fusão,aproxidamente 370 aeronaves, sendo 150 widebody, sem contar com as encomendas,que incluem A340-600 e A380.
Como é que a TAP, com 50 ou vamos lá 70 aviões se se contar com a Portugália, com menos de 15 wide-body's pode concorrer com isto? É abafada e estrangulada ao fim de meia-dúzia de meses.
Se a TAP fôr " para os porcos " depois os portugueses irão ter a amarga experiência de saber o que é ter em alcochete um apeadeiro dos voos provenientes da américa do sul e com destino à europa, onde uns param, outros não param e os que param fazem-no por outros motivos que não o interesse do passageiro português. isto é: já que é preciso parar, vamos parar alí e apanhar uns gajos. E fazem-no às horas que querem. O hub acaba.
Em qualquer caso terão sempre - e isso será incentivado - a possibilidade de ir a Barajas apanhar o BA/IBéria das 7,30 para qualquer destino europeu, voltar às 20 horas ou apanhar o das 23 horas para o outro lado do atlântico ou ásia. Só que para chegar a Barajas, para apanhar o da manhã, a maior parte terá que sair de casa ao final da tarde do dia antes.
A Ibéria é, presentemente e juntamente com a AF, o mais forte concorrente da TAP para o Brasil. As rotas africanas são predominantemente AF com forte presença da TAP. A lufthansa só têm hipóteses nestas rotas se casar com a TAP.
O cenário ideal:
Fusão lufthansa/TAP, mantendo identidades e marcas.
Rotas predominantes: lufthansa: europa e ásia. TAP: áfrica e américa do sul.
Isto não está fácil.
Cumprimentos,