Re: Estudo: Recessão nos Estados Unidos deverá terminar em S

Scorpio Escreveu:Jornal Económico da Concorrência Escreveu:Estudo da Nacional Association for Business Economics 2008-05-19 09:35
Recessão nos Estados Unidos deverá terminar em Setembro
A economia dos Estados Unidos deverá sair da recessão no final do próximo trimestre, acompanhando a recuperação dos mercados de crédito, depois de um ano de turbulências, mostram os dados de um estudo realizado pela norte-americana National Association for Business Economics, citados pela Bloomberg.
Sara Gamito
De acordo com as estimativas de especialistas consultados entre 17 de Abril e 1 de Maio pela Nacional Association for Business Economics, o pior da crise de crédito e do colapso do mercado imobiliário nos Estados Unidos está a chegar ao fim e o crescimento da economia norte-americana aumentará para os 2,1% no segundo semestre deste ano.
Mais de 60% dos economistas inquiridos prevêem que as empresas e os consumidores terão mais facilidades de acesso ao crédito nos últimos seis meses de 2008.
Por outro lado, a percentagem de analistas que considera que os Estados Unidos estão ou vão permanecer em recessão este ano subiu para 56%, contra os 45% registados em Fevereiro.
"Estamos quase no final do retrocesso ou do seu pior", afirmou um economista consultado pela Bloomberg.
"A capacidade de recuperação está aí e as condições devem melhorar ao longo do próximo ano e meio", acrescentou o mesmo perito.
Seguindo a teoria de que os ciclos dos mercados anteciparão os ciclos económicos será de presumir que o fundo está feito e temos tourada a partir de agora??
Fica para discussão.
Abraço.
Mais ou menos à 2 meses atrás numa outra "discussão" tinha dito que antes da crise acabar, iríamos ouvir provavelmente umas cem vezes, declarações de pessoas ou grupos económicos alternadamente que iriam dizer que a crise tem os dias contados.
Hoje sei que me enganei...provavelmente já ouvi duzentas declarações dessas e penso que a este ritmo irei ouvir muitas mais, à média de 5 por semana, contas por alto, talvez a meu ver pelo menos mais 200.
Quem diz que a crise acabou está a tentar transmitir a ideia de que a economia não vai entrar em colapso e que as coisas estão bem encaminhadas, dando animo e força ao investimento para que de facto tal crise não se acentue mais.
Só a captação de investimento poderá colocar o crescimento de novo em ciclo positivo e para isso não se pode dizer que a crise está aí para ficar, tem que se criar o cenário e envolvência certa para que o dinheiro começe de novo a girar.
Adivinhar o fim da crise é tão dificil como adivinhar um fundo de uma acção ou uma Cup & Handle. Só quando realmene tiver acabado é que se vai ver que acabou.
E neste caso da adivinhação, os economistas e analistas falham mais que a previsão do tempo.