pedrofarinha1 Escreveu:Boa noite,
A razão da minna pergunta é quenão consigo perceber como é que alguem com razoabilidade poderá dizer qual a próxima cotação de uma acção de forma a com antecipação a adquirir mais baixa e depois quando será o momento certo para vender.
Ninguém consegue saber qual a próxima cotação de um título, caso contrário, estávamos todos ricos ou então não poderia existir uma bolsa de valores (quando soubessemos todos que a acção ia subir, não existia ninguém para vender e logo, ninguém poderia comprar.
O que tentamos é, arranjar um método no qual tenhamos confiança (através da experiência) e que se adapte melhor ao tipo de investidor que somos. Esse método não dá respostas exactas nem adivinha o que se irá passar, dá-nos é uma probabilidade maior, que as coisas num futuro (curto/médio ou longo) possam acontecer como à partida esperámos (como referiu o artista).
Repara numa coisa, ao contrário do investimento em futuros a bolsa é um jogo de soma positiva (F. Braga de Matos, em o Jogo da Bolsa). As cotações tem tendência, a longo prazo, de irem sempre e gradualmente subindo, não estivessemos nós a falar de empresas que o objectivo primário é gerarem lucros sucessivos. Sendo assim, poderás entender que, mais tarde ou mais cedo e se, a empresa em que investes for uma empresa com uma estrutura bem organizada, bem gerida, num sector que cria dependência aos clientes (monopólio) com um bom plano de investimentos, etc, essa empresa terá quase que obrigatortiamente gerar bons lucros. Agora e para facilitar as coisas pensa que, à partida, para as empresas estarem cotadas no psi20, terão de ser empresas com estas características que acabei de anunciar.
Sendo assim, resta pouco...

, basta saber o ponto de entrada e saída dos títulos em que escolhemos investir (pick).
Um excelente começo é sem dúvida leres o livro "Ganhar em Bolsa", depois de o leres, relê-o.
Este forum é inevitavelmente um local de presença obrigatória e há que selecionar a informação que nos parecer mais bem justificada, tendo nós, sempre um sentimento critico em relação a tudo o que nos é oferecido a ler. Relegar para segundo plano opiniões que são baseadas apenas em instinto (algumas minhas) ou ideias de que algo tem de acontecer apenas porque se quer ou porque se acha que vai ser assim.
Quanto ao tipo de investidor que pretenderás ser (ou és), também esse terá uma variedade abrangente de escolhas e há-os para todos os gostos, consoante o tempo que poderás despender:
Daytrader (Week e Monthtrader

), de Curto de Médio e Longo (Buy and Hold), podes investir através de fundos, de estruturados, etc.
Depois de muito ler, de muito aprender, de nos conhecermos a nós próprios como investidores e de pensarmos que muito sabemos e que acima de tudo, o investimento que acabámos de fazer foi baseado no estudo mais criterioso de fundamentais ou de análise técnica, investimos a pensar que o futuro só nos reserva algo de bom...a acção contrariamente a tudo e a todos segue no sentido exactamente oposto àquele que esperávamos...é lindo...é a bolsa no seu melhor...

e aí vemos que na bolsa existem poucas certeza e uma delas é que uma acção no dia seguinte só pode ir por um de três caminhos: subir, descer ou ficar inalterado.
Um abraço e bons negócios