[/quote]Portugal vai assinar acordo para cancelamento da dívida de Moçambique
O ministro das Finanças moçambicano, Manuel Chang, anunciou hoje que Portugal vai assinar jé no próximo mês de Junho o acordo de cancelamento da dívida de Moçambique, estimada em 390 milhões de dólares (252 milhões de euros).
Cristina Barreto
"No âmbito do reforço das nossas relações de cooperação com a República Portuguesa, serão assinados, no próximo mês de Junho, o acordo de cancelamento da dívida pública de Moçambique para com Portugal, estimada em 390 milhões de dólares e o memorando de entendimento relativo à cooperação técnica entre os ministérios das Finanças dos dois países", afirmou Manuel Chang, citado pela agência Lusa, após um encontro com o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças português, Carlos Costa Pina.
"Já recebi instruções para que no próximo mês este acordo se possa materializar", confirmou o secretário de Estado português.
Em Junho, será igualmente assinado um outro memorando de entendimento, relativo à cooperação técnica entre os Ministérios das Finanças dos dois países, acrescentou o ministro moçambicano.
O Ministério das Finanças português confirmou, em comunicado, que já foram concluídos os trabalhos técnicos para a conclusão do acordo sobre o cancelamento da dívida do Estado de Moçambique ao Estado português, mas, no entanto, não aponta data para a sua assinatura.