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"A qualidade da gestão em Portugal"

MensagemEnviado: 16/5/2008 21:15
por Pata-Hari
Surfando na net enconteri um artigo giro do meu antigo professor Luís Cabral (sim, aquele que era igualzinho ao super-homem, qual gota d´água!). Aqui fica:

http://luiscabral.wordpress.com/2008/05 ... l/#more-97

A qualidade da gestão em Portugal
2008 / 2 / 05
Muito se fala em Portugal sobre a qualidade da nossa gestão de empresas. Uns dizem que temos décadas de atraso em relação à Europa; outros apontam vários casos de sucesso como prova de que os nossos melhores gestores são tão bons como os melhores pelo mundo fora. O que falta é uma análise sistemática, se possível quantitativa, da prestação dos gestores portugueses.

Um estudo recente de Nick Bloom (Universidade de Stanford) e John Van Reenen (London School of Economics) e vem em parte colmatar esta falta de dados. Com o apoio logístico da McKinsey & Co. (que nos últimos anos produziu uma série de estudos deste tipo), Bloom e Van Reenen comparam a qualidade da gestão em vários países, dos Estados Unidos à China, do Reino Unido à Índia – incluindo Portugal.

Em cada país, a equipa de Bloom e Van Reenen entrevistou dezenas de empresas, seguindo um guião detalhado que procura determinar o conhecimento e aplicação de várias técnicas de gestão. Com base nas respostas, os autores calcularam uma pontuação média para cada empresa. Finalmente, juntando os resultados a nível empresarial, obtiveram uma distribuição da qualidade de gestão para cada país.

Estudos deste tipo estão sujeitos a muitas críticas; mas como dizia Keynes, mais vale estar aproximadamente correcto que exactamente errado. (Agradeço ao Professor António Pinto Barbosa esta máxima do economista máximo.) Ter alguns dados, mesmo que incompletos, é melhor do que não ter dados nenhuns.

Não será grande surpresa saber que o nível médio de qualidade de gestão é mais alto nos Estados Unidos do que em Portugal, mais alto em Portugal do que na China. A primeira surpresa – pelo menos para este economista – é que, excluindo em cada país as 25% empresas com menor nota, as diferenças entre países são muito menores. Por outras palavras, a grande diferença entre Portugal e os Estados Unidos reside no número de empresas com qualidade de gestão muito baixa: muitas em Portugal, poucas nos E.U. Trata-se daquilo que gosto de chamar “o problema da aba esquerda”. (A aba esquerda de uma distribuição indica a probabilidade de valores baixos do índice em questão).

Estes resultados são consistentes com ambas as perspectivas acima indicadas: a qualidade média da gestão em Portugal é baixa; mas isto não obsta a que as empresas portuguesas melhor geridas sejam tão bem geridas como as melhores empresas mundiais.

Um segundo resultado interessante do estudo de Van Reenen e Bloom correlaciona o tamanho da “aba esquerda” com várias variáveis. Significativamente, sectores e países com menor grau de concorrência tipicamente têm mais empresas com qualidade de gestão muito baixa. Não é uma grande surpresa, mas não deixa de ser interessante confirmar o que sabemos “teoricamente”: a concorrência é boa não só para os consumidores (preços mais baixos), como também para a economia (selecção das melhores empresas).

Em resumo, a qualidade da gestão em Portugal é baixa mas as coisas não são assim tão más: temos de facto empresas muito bem geridas. Quanto à melhoria do nível médio, a formação de gestores ajuda; mas aumentar o nível da concorrência pode ser mais útil que muitos MBAs.

(Publicado na revista Exame.)