Página 1 de 1

MensagemEnviado: 20/5/2008 12:38
por Adelin
luiz22 Escreveu:Semapa e Sonaecom são as candidatas a sair do índice


Mas a Soares da Costa não tem tido um volume bastante inferior à Soares da Costa ? Ainda por cima a cotação da Sonae.com é superior à Soares da Costa e o volume usado nestes cálculos é cotação x volume.

MensagemEnviado: 20/5/2008 11:49
por fooman
Só para terem uma ideia, 75% dos donos das acções gregas são estrangeiros...

O nosso mercado não tem dimensão... as empresas portuguesas preferem ser orgulhosamente pequenas a serem grandes...

Não há razões para que a Mota-Engil, a TDU e a Soares da Costa não se juntem e criem uma empresa de dimensão verdadeiramente internacional. Aqui ao lado, a empresa de construção mas pequena do IBEX vale mais do dobro da soma das nossas 3. Mas isto faz parte da tradição típicamente tuga de ter a quintinha e querer mandar nela...

Era mais fácil transformar o PSI20 em PSI15 que em PSI25...

MensagemEnviado: 20/5/2008 9:07
por smallfield
O PSI 25 é pura e simplesmente inviável, por muito que nos custe há falta de massa critica no mercado nacional que justifique esse passo. Uma das grandes dificulades do PSI 20 para além do pouco free float de parte dos seus componentes é a sua dificil transacionabilidade , o que dificulta por exemplo a existência de um Mercado de Derivados Desenvolvido com activos Portugueses. É muito dificil que a situação se altere no curto prazo, pelo que o aumento do número de acções ( a maior parte dela com baixissíma liquidez) não facilitaria a tarefa de desenvolver produtos com uma base nacional.

MensagemEnviado: 20/5/2008 0:59
por luiz22
Semapa e Sonaecom são as candidatas a sair do índice


20/05/2008


A entrada da EDP Renováveis para o PSI-20 obrigará à saída de uma cotada do índice principal. Entre as candidatas à despromoção há duas empresas em pior situação. Semapa ou Sonaecom, uma delas deverá dar lugar à nova cotada, na revisão extraordinária do índice.

As regras do PSI-20 determinam que na inclusão de uma nova empresa no índice, a gestora do mercado, no caso a Euronext, opte por "remover a constituinte que apresente o menor nível de liquidez". Não é mencionado o período utilizado para comparar a liquidez das vinte empresas.

O Jornal de Negócios utilizou a liquidez verificada nos últimos 12 meses para aferir quais os títulos com maior probabilidade de exclusão. O resultado aponta para que a Semapa, "holding" liderada por Pedro Queiroz Pereira, seja a sacrificada para a entrada da EDP Renováveis.

Mas há também a possibilidade de ser a Sonaecom a ceder o posto, isto porque apresentam, ambas, níveis de liquidez reduzidos. A entrada da Renováveis é também uma "má notícia" para quem liderava a lista de espera para entrar o PSI-20: a Espírito Santo Financial Group e o Banif.



http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll

MensagemEnviado: 19/5/2008 17:04
por pvg80713
eu concordo com PSI25, a espanha tem Ibex-30 (eu sei... é uma realidade muito diferente).
O problema da nossa bolsa é a Sonae estar em alguns dos 20.
A PT mais 2 , qualquer dia a Galp +2

portanto o PSI, parece uma quintinha pequenina... o aumento do numero de empresas, podia beneficiar todos.

cumprimentos

MensagemEnviado: 19/5/2008 16:47
por Um curioso...
Ulisses Pereira Escreveu:A CMVM lucraria porquê?

Acrescento, desde já, que a minha opinião é semelhante à do Marco. Há acções no PSI20 que não têm uma dimensão que considero consentânea com a sua presença no PSI20. Colocar lá ainda mais 5 seria um erro grave.

Um abraço,
Ulisses


Essa do PSI 25, faz-me lembrar o que se passou há alguns anos, com o alargamento da 1ª divisão de futebol. O resultado foi catastrófico. A dimensão da nossa bolsa é igual à dimensão da nossa economia...

MensagemEnviado: 19/5/2008 16:25
por MarcoAntonio
Porque é que só tinha a lucrar?

Eu acho que ia desprestigiar o índice (que já está longe de ser o menino bonito da Euronext).

MensagemEnviado: 19/5/2008 16:23
por Ulisses Pereira
A CMVM lucraria porquê?

Acrescento, desde já, que a minha opinião é semelhante à do Marco. Há acções no PSI20 que não têm uma dimensão que considero consentânea com a sua presença no PSI20. Colocar lá ainda mais 5 seria um erro grave.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 19/5/2008 16:13
por jm4330
CerealKiler Escreveu:E porque não passarmos de um PSI 20 para um PSI 25?

Tal a concentração do PSI em sectores ou grupos económicos...

Será que a CMVM já pensou nisto PSI25?
A CMVM só tinha a lucrar com isto.

MensagemEnviado: 19/5/2008 15:53
por fooman
Eu aposto numa destas, por ordem de probabilidade:

SonaeCom
Altri
Soares da Costa

MensagemEnviado: 19/5/2008 15:46
por MarcoAntonio
Não creio que haja em Portugal cotadas em número suficiente para um PSI25. Já assim a disparidade é enorme e normalmente encontramos algumas "small caps" no PSI20.

Actualmente quem (mais) destoa é a Soares da Costa que na minha opinião não tem dimensão para estar no índice principal (é provavelmente a que vai sair para a entrada da EDPr).

MensagemEnviado: 19/5/2008 15:42
por CerealKiler
E porque não passarmos de um PSI 20 para um PSI 25?

Tal a concentração do PSI em sectores ou grupos económicos...

MensagemEnviado: 19/5/2008 15:00
por Adelin
Soares da Costa tem uma média de voluma bastante miserável. O que a safou foi o volume nas semanas recentes e mesmo assim não sei se chegará.

MensagemEnviado: 19/5/2008 14:52
por pedromrsll
Viva foristas

"A Renováveis vai entrar no PSI-20?

É quase certo que a empresa terá lugar assegurado no principal índice da bolsa portuguesa. Resta saber quando. Pode ser incluída logo na estreia, se a Euronext tomar a mesma decisão aquando da estreia da Galp Energia. Ao abrigo da regra Inclusão Extraordinária de Novas Emissões, a Euronext decidiu integrar a Galp no PSI-20 logo uma semana depois da estreia em bolsa, em 2006. A petrolífera tinha uma capitalização bolsista de 4,8 mil milhões de euros na altura do IPO, pelo que, se a Euronext tiver o mesmo critério, dará também "luz verde" para a entrada directa da Renováveis na bolsa (a avaliação mínima é de 6,7 mil milhões de euros). Já a REN entrou numa revisão extraordinária efectuada em Setembro de 2007, cerca de três meses depois de ter entrado em bolsa. Neste contexto, mesmo que a Renováveis não entre directamente no PSI-20, deverá ingressar no índice quando houver a próxima revisão (em Setembro de 2008), já que será uma das cinco maiores empresas da bolsa portuguesa."

Fonte: negocios.pt

...com o devido respeito, a minha questão inicial mantem-se sem resposta eficaz. Quem sairá do psi20 para entrar a EDPr??

...a questão parece-me pertinente. Quem quererá apostar num papel que irá muito em breve perder visibilidade?
Assim, que papel será esse?

MensagemEnviado: 17/5/2008 3:12
por DC89
Alguem consegue colocar as tres piores cotadas em relaçao ao volume demonstrado na média de dias em negociação?

Ou entao o ranking das que estao mais bem posicionadas para entrar no Psi 20 e ja agora para sair tambem.

MensagemEnviado: 17/5/2008 2:44
por EuroVerde
Penso que a Altri se continuar assim, da maneira como tem estado a sua liquidez, abelita-se a sair do PSi20 para dar lugar à EDPRenováveis.

MensagemEnviado: 17/5/2008 0:26
por MarcoAntonio
Em termos de dimensão, faz todo o sentido que entre e provavelmente nem vai ser necessário esperar por Setembro.

A GALP beneficiou de uma Fast Entry com um free-float de 207 milhões de acções cotadas a 6 euros.

A EDPr terá um free-float de 225 milhões de acções cotadas a uns 8 euros.



A única diferença é que o mercado encontrava-se na altura muito mais "fervilhante", quase à beira de uma euforia. E agora está mais numa fase de "gato escaldado". Isso poderá afectar a liquidez da EDPr. O AC do BCP parece-me não ter sofrido muito e foi facilmente subscrito.

Há ainda outro factor que pode pesar, a redundância de sectores. O sector energético já está bem representado no PSI20 com a EDP, REN, GALP...

Dentro de poucos dias já vamos ver.
:wink:

MensagemEnviado: 16/5/2008 23:10
por mumble
Deepblue Escreveu:Não sairá nenhuma.

Primeiro a EDP renovaveis vai ter o seu estágio no psi geral e só quando existir revisão (penso que em Março de 2009) e dependendo do volume demonstrado na média de dias em negociação é que poderá subir.

Entretanto tem alguns concorrentes directos: Martifer Banif Sonae Capital.

Para a descida o critério é o mesmo.


Poderão existir excepções e a EDPR pela sua dimensão poderá ser uma dessas. Fui buscar uma noticia referente às revisões do PSI20 que penso estar ainda actual.

in diarioeconomico.com - 02.01.2008
"Segundo as novas regras, o PSI-20 passa a ter apenas uma revisão anual, contra as duas revisões semestrais anteriores, tendo sido criada uma revisão extraordinária intermédia, que acontece em Setembro, e que torna possível a inclusão de uma nova empresa, face ao seu desempenho, nomeadamente em termos de liquidez, seja considerada pela Comissão dos Índices uma perda para o mercado não estar no principal índice da bolsa portuguesa.

Exemplo desta regra foi a "promoção" da REN - Redes Energéticas Nacionais, que passou a integrar o PSI 20 na primeira sessão de Setembro de 2007, dois meses depois de ter chegado ao mercado através da privatização de 24% do seu capital social

Nas novas regras foi mantida a 'fast entry', permitindo a que uma empresa que entra no mercado e que pelas suas características (como grande 'free float' e representação de um novo sector) seja considerada uma presença relevante no PSI-20, seja em poucos dias incluída no índice de referência, tal como aconteceu com a Galp Energia. A petrolífera portuguesa ingressou no PSI-20 a 30 de Outubro de 2006, cerca de cerca de uma semana depois de ter começado a negociar na praça nacional."

MensagemEnviado: 16/5/2008 20:56
por Deepblue
Não sairá nenhuma.

Primeiro a EDP renovaveis vai ter o seu estágio no psi geral e só quando existir revisão (penso que em Março de 2009) e dependendo do volume demonstrado na média de dias em negociação é que poderá subir.

Entretanto tem alguns concorrentes directos: Martifer Banif Sonae Capital.

Para a descida o critério é o mesmo.

Quem sairá do PSI20 para entrar a EDP Renovaveis?

MensagemEnviado: 16/5/2008 19:35
por pedromrsll
É uma questão simples.
Terá resposta idêntica?

Nota: Não inclui a questão no topico da EDP-RE de proposito, pois esta é uma questão que naturalmente não diz repeito apenas à empresa que entra...

BN