Comprar casa ou arrendar?
Re: Comprar casa ou arrendar?
Excelente conteúdo e para melhor compreensão podes legendar: - https://www.youtube.com/watch?v=rJU5-kD0gUM
Bons Negócios
Bons Negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Brevemente será disponibilizado ao mercado imobiliário português a nível nacional 500 novos imóveis para venda. Quando for dado o sinal verde e receber autorização atualizo a informação. Para quem deseja comprar casa fique atento.
Bons Negócios
Bons Negócios
LionH Escreveu:Fornecedores de eletricidade, água, gás e telefone vão ser obrigados a identificar os clientes em nome de quem estão os contratos e também os proprietários dos imóveis.
O prazo para as empresas de água, luz, gás e telefone fixo começarem a comunicar ao fisco os dados dos contratos foi alargado até novembro, mas a informação terá de refletir todo o ano de 2015. Objetivo: permitir à Autoridade Tributária e Aduaneira cruzar dados e detetar eventuais arrendamentos paralelos. As Finanças enviaram já e-mails aos proprietários para que assinalem as rendas na declaração do IRS que está agora a ser entregue.
Entre a informação que as empresas terão de fazer chegar à Autoridade Tributária inclui-se a data de realização do contrato, a morada e ainda as identificações do cliente e do proprietário deste imóvel. Como estas declarações têm obrigatoriamente de ser comunicadas por via eletrónica, será fácil ao fisco fazer a triangulação dos dados entre quem vive na casa e quem a detém e perceber se existe contrato de arrendamento para aquele imóvel e se há ou não emissão de recibos de renda. Na ausência destes dois últimos elementos, o senhorio será chamado a explicar a situação.
In DN.pt
Eu sou daqueles que vou ser notificado por causa disso.
A justificação (verdadeira !) é simples:
Tenho um contrato de promessa de compra e de venda em que o possível comprador abate mensalmente o valor.
Como temos um contrato (infelizmente com vários adiamentos) não tenho problemas. Aliás, o indivíduo está lá desde 2010, já acabou a garantia e só lhe falta pagar pouco menos de 20%. Já tive várias oportunidades de ficar com a casa e com o dinheiro mas como sou um gajo sério...

Dito isto, quem for esperto, faz o mesmo e contorna a coisa.
É uma dica.

Cumprimentos
Fornecedores de eletricidade, água, gás e telefone vão ser obrigados a identificar os clientes em nome de quem estão os contratos e também os proprietários dos imóveis.
O prazo para as empresas de água, luz, gás e telefone fixo começarem a comunicar ao fisco os dados dos contratos foi alargado até novembro, mas a informação terá de refletir todo o ano de 2015. Objetivo: permitir à Autoridade Tributária e Aduaneira cruzar dados e detetar eventuais arrendamentos paralelos. As Finanças enviaram já e-mails aos proprietários para que assinalem as rendas na declaração do IRS que está agora a ser entregue.
Entre a informação que as empresas terão de fazer chegar à Autoridade Tributária inclui-se a data de realização do contrato, a morada e ainda as identificações do cliente e do proprietário deste imóvel. Como estas declarações têm obrigatoriamente de ser comunicadas por via eletrónica, será fácil ao fisco fazer a triangulação dos dados entre quem vive na casa e quem a detém e perceber se existe contrato de arrendamento para aquele imóvel e se há ou não emissão de recibos de renda. Na ausência destes dois últimos elementos, o senhorio será chamado a explicar a situação.
In DN.pt
In DN.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
pvg80713 Escreveu:gervásio,
os contratos tipo já trazem sitio para por os dados do fiador... pedes 2 meses à mesma...
há quem não peça fiador e peça mais meses adiantados... também já fiz, pedi 6 meses e eles aceitaram....
FDPC, a CGD é para esquecer..........são funcionários publicos burocratas. com eles não fazes isto. não te esqueças que eles estão habituados a durante dezenas de anos só eles emprestavam para imobiliário...
os bancos com que trabalho não levantam metade dos problemas... e o pior problema que tive foi uma casa em que o emprestimo sofreu um aumento grande do spread e mesmo assim....... ainda se paga a si própria, à justa, mas paga...
Durante tempos, pensei em ir para a Bola de Neve, uma casa, tres casas, nove casas.... Mas agora sinto-me cansado... e só quero ver os emprestimos desaparecerem..... e não me chatear mais....
Por acaso sigo alguns sites com imóveis como olx ou custojusto. Também já tinha pensado nesta ideia, mas tem alguns problemas que ainda não encontrei solução:
1- Se encontro T0/T1 a um preço mais acessível é depois difícil de os alugar a um preço superior ao da prestação+imi+condominio+seguro+mais uma margem tipo os 15% que falaste.
Por exemplo na simulação que fiz para um imóvel de 80k€ em que entrei com 30k€, peço 50k€ a 20 anos, eles propõe uma prestação média (a tx juro atuais) de 310€. Tx juro efectiva de 4,7%. É elevado, não sei se conseguiria cobrir tudo com a renda. É difícil de subir a renda num T0/T1 a não ser que seja mais para o mercado luxo/alta qualidade. Mas aí tb não os encontro a 80k€.
2- T2/T3 é mais fácil de subir qualquer coisa a renda. Mas um bom T2 (centro com garagem) vai logo para os 100k€, ou seja teria que pedir 70k€ e a 20 anos a prestação sobe para 430€...outra vez dificilmente dará para cobrir tudo com a renda.
3- Empréstimos a 100% então acho impossível...a 20 anos impossível. Talvez a 40 anos.
---
Depois tem os problemas de encontrar:
1- Boa procura (bons inquilinos)...normalmente ajuda ter imóveis de qualidade média/alta
2- Proteger o risco de vandalismo/pouco cuidado com o imóvel
- Registado: 13/4/2015 14:22
GervasioLopes Escreveu:pvg80713 Escreveu:o seguro do senhorio chama-se : fiador.
com um bom fiador... não tens problemas... se tiveres... vais ao fiador....... ou ao seu ordenado, ou etc.............
Hmm..nunca pensei nisso. Mas fazes como? incluis os dados pessoais do fiador no contrato? Como é que escreves a "lenga-lenga" ? Fiador é co-responsável pela integridade do imóvel? Nem sabia que isso era possível.![]()
Nesse caso não pedes 2 rendas no 1º mês? (tipo caução)
gervásio,
os contratos tipo já trazem sitio para por os dados do fiador... pedes 2 meses à mesma...
há quem não peça fiador e peça mais meses adiantados... também já fiz, pedi 6 meses e eles aceitaram....
FDPC, a CGD é para esquecer..........são funcionários publicos burocratas. com eles não fazes isto. não te esqueças que eles estão habituados a durante dezenas de anos só eles emprestavam para imobiliário...
os bancos com que trabalho não levantam metade dos problemas... e o pior problema que tive foi uma casa em que o emprestimo sofreu um aumento grande do spread e mesmo assim....... ainda se paga a si própria, à justa, mas paga...
Durante tempos, pensei em ir para a Bola de Neve, uma casa, tres casas, nove casas.... Mas agora sinto-me cansado... e só quero ver os emprestimos desaparecerem..... e não me chatear mais....
- Registado: 19/4/2005 11:11
Bem, mas entao dizem-me "nao ficamos com dinheiro retido comprando uma casa para alugar porque podemos pedir emprestado e esse emprestimo paga-se a ele mesmo com as rendas".
Mas entao pergunto eu, e se pedirem dinheiro ao banco para comprar accoes nao pode ser melhor investimento? Porque basicamente pedir dinheiro emprestado para comprar uma casa para arrender isso é o mesmo que um ETF alavancado. Duplicamos a aposta do nosso dinheiro ou seja apostamos dinheiro que nao temos em como vai render. Para isso existem ETFs alavancados e nao é preciso entrar na confusao de alugueres de casas
Mas entao pergunto eu, e se pedirem dinheiro ao banco para comprar accoes nao pode ser melhor investimento? Porque basicamente pedir dinheiro emprestado para comprar uma casa para arrender isso é o mesmo que um ETF alavancado. Duplicamos a aposta do nosso dinheiro ou seja apostamos dinheiro que nao temos em como vai render. Para isso existem ETFs alavancados e nao é preciso entrar na confusao de alugueres de casas
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
ricardmag Escreveu:Não sabia que se podia comprar com crédito bancários e depois alugar legalmente, isso é interessante...
Era bom que assim fosse, comprar financiado e arrendar imediatamente, mas não é assim além de se acarretar enormes problemas legais até a resolução do financiamento e a mão pesada do Juiz, em tribunal, quando feito a revelia do financiador, além das finanças pois arrendar sem contrato registado nas finanças definitivamente não é esse o caminho.
Para se financiar há as famosas condições impostas pela legislação: - a primeira aquisição ou o primeiro financiamento é para casa própria para habitação. O segundo financiamento será sempre para a segunda casa financiada, e assim sucessivamente.
Porém há algumas atenuantes que sempre será com a concordância e autorização do financiador para o arrendamento, sendo pronto pagamentos nada disso se coloca. Aos financiamentos os valores de juros e spread alteram-se sendo para a primeira casa para habitação e a segunda casa e a terceira. Poderemos sempre ter um dois três quatro cinco ou quantos financiamentos quisermos desde que aprovados pela instituição financeira, não há problemas há que ter uma bela conta para que lhe sejam concedidos esses financiamentos. Quando há dois pretendentes ao financiamento com fontes de renda sempre será mais facilitado e mesmo assim dependendo dos valores da fonte de renda e de onde elas procedem haverá ou não a figura do fiador. Eu conheço um caso que há vários fiadores num único financiamento, pai, mãe, tio, primo o cãozinho e até o gato. E há Bancos e Bancos. No meu caso da CGA são inflexíveis. O maior motivo para se realizar amortizações ao financiamento o mais rápido possível é para adquirir o direito ao arrendamento além de diminuir os custos mensais do financiamento, mas há financiamentos específicos com objetivos de investimentos como se pretende alterando então juros spread e a devida autorização para que seja arrendado. Sempre a cabeça tudo esclarecido e objetivo definidos junta ao financiador. Esse assunto de casa própria possui outra vertente que é a mais básica de todas além de alterar todos os horizontes da vida não se estará a jogar o dinheiro pela janela mensalmente numa renda que nunca mais se vê. Uma coisa é certa a sensação na aquisição da minha primeira casa foi como o nascimento de um filho. Foi uma delicia!

Bons negócios
Não sabia que se podia comprar com crédito bancários e depois alugar legalmente, isso é interessante...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
pvg80713 Escreveu:o seguro do senhorio chama-se : fiador.
com um bom fiador... não tens problemas... se tiveres... vais ao fiador....... ou ao seu ordenado, ou etc.............
Hmm..nunca pensei nisso. Mas fazes como? incluis os dados pessoais do fiador no contrato? Como é que escreves a "lenga-lenga" ? Fiador é co-responsável pela integridade do imóvel? Nem sabia que isso era possível.

Nesse caso não pedes 2 rendas no 1º mês? (tipo caução)
GervasioLopes Escreveu:pvg80713 Escreveu:comprar uma casa, que o banco me emprestasse 100% do dinheiro... e de seguida conseguisse arrendar por um valor superior ao da prestação mensal, mais IMI, mais impostos, mais condominio.
e consegui, neste momento e na casa em questão já estão pagos 5 dos 20 anos de empréstimo... sobram ainda 15% da renda para mim...
ahh e seguro. se houver um terramoto a casa fica paga e ainda recebo o dinheiro que já ganhei ou seja +-5 anos de renda...
Caro pvg80713,
Tens algum seguro de "senhorio" que te proteja de obras por danos causados pelo inquilino ou de rendas em atraso?
Já te informaste sobre isso? Obrigado desde já.
o seguro do senhorio chama-se : fiador.
pvg80713 Escreveu:comprar uma casa, que o banco me emprestasse 100% do dinheiro... e de seguida conseguisse arrendar por um valor superior ao da prestação mensal, mais IMI, mais impostos, mais condominio.
e consegui, neste momento e na casa em questão já estão pagos 5 dos 20 anos de empréstimo... sobram ainda 15% da renda para mim...
ahh e seguro. se houver um terramoto a casa fica paga e ainda recebo o dinheiro que já ganhei ou seja +-5 anos de renda...
Caro pvg80713,
Tens algum seguro de "senhorio" que te proteja de obras por danos causados pelo inquilino ou de rendas em atraso?
Já te informaste sobre isso? Obrigado desde já.
jccgold Escreveu:pvg80713 isso das casas ficarem "pagas" com o arrendamento é uma falácia. Pq se tivermos o dinheiro ele pode render mais em outras aplicacoes.
Uma das razoes pela qual eu nao investiria tudo em casas é mesmo que ha-de vir aí um terramoto. Supostamente vem um de 250 anos em 250 anos e o ultimo foi em 1755. É fazer as contas. Hoje estamos a falar do terramoto da Papua Nova Guine amanhã somos nós. Eu pessoalmente desde 2000 já senti 2 terramotos, senti a cadeira a abanar e horas depois vi na TV dizerem que os terramotos ocorreram mesmo mas imperceptiveis para alguns. Nunca na vida teria uma casa sem seguro anti-sismos. O que António Costa está a promover em Lisboa que são remodelacoes em massa de predios sem proteccao anti-sismica é puro assassinato mta gente que lá vá viver vai morrer.
Dito isto, nao é dificil encontrar casas que rendam bom dividend yeld. É um investimento relativamente seguro, e hoje em dia há maior protecção para quem arrenda.
Comprar casa só compensa para quem queira configurar a casa à sua maneira, pros outros há facilmente mais opcoes de investimento nomeadamente aqui no nosso PSI20
jc, meus colegas de forum,
penso que tu não percebeste o que eu quero dizer com "casas que se pagam a si próprias.
o meu exercicio foi simples......... nada é simples, na vida.......
eu tinha zero euros para investir.
em imobiliário em acções ou o que fosse. Zero !
então decidi fazer o exercicio de conseguir comprar uma casa por zero euros. Uma casa que se pagasse a si própria.
aqui a unica falácia é a de que os bancos não emprestam a quem não tenha nada....... pode até só ter zero euros, como era o meu caso... mas precisa de ter "garantias" ou outras coisas a que eles se possam segurar.... isto mesmo.... e eu achava que, não na altura, se o bem que vais hipotecar valesse mais que o que ias pedir chegava... infelizmente estava enganado........... é preciso valeres algum....
bom........ mas então........... quis fazer o seguinte exercicio :
comprar uma casa, que o banco me emprestasse 100% do dinheiro... e de seguida conseguisse arrendar por um valor superior ao da prestação mensal, mais IMI, mais impostos, mais condominio.
isto em plena crise......... agora deve ser mais fácil.
Jccgold, bom dia para si e para todos
O que tem sido falado é comprar com empréstimo bancário. Ou seja não houve disponibilização de qualquer capital. O rendimento pagará a prestação. a casa paga-se a si mesmo.
Quanto às obrigações, depende: Se as comprou com o valor máximo de 100%, ou abaixo, tem hoje retornos interessantes que depósito nenhum lhe dá.
O que tem sido falado é comprar com empréstimo bancário. Ou seja não houve disponibilização de qualquer capital. O rendimento pagará a prestação. a casa paga-se a si mesmo.
Quanto às obrigações, depende: Se as comprou com o valor máximo de 100%, ou abaixo, tem hoje retornos interessantes que depósito nenhum lhe dá.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"
jccgold Escreveu:luma60 Escreveu:Desculpe discordar de si: É que se esquece de uma coisa, o Jccgold estará a pagar uma coisa com o próprio rendimento dessa coisa, ou seja não é dinheiro das suas poupanças que possa fazer outras aplicações.
Essa coisa nao é gratuita é paga com o dinheiro das suas poupanças. Caso essas poupanças nao estejam empatadas na "coisa" rendem em outras aplicações. Essa discordância fazia sentido caso a "coisa" fosse oferecida.luma60 Escreveu:Há obrigações que dão mais lucro com menos dor de cabeça, mas nem por isso deixam de ter risco.
Obrigações neste momento é a melhor maneira de garantir que não se ganha dinheiro. As taxas estão perto do 0
Lá estás tu a assumir que o dinheiro está empatado. Posso te dizer que é relativamente fácil e mesmo numa cidade secundária como Coimbra, Funchal ou Faro ter neste momento 4% - 5% líquidos (já de impostos). E isto depois de pagar Condomínio, IMI, Seguro Casa, Seguro Senhorio e até tirar um pequeno valor para depreciação manutenção da casa. Tens é que procurar bem e negociar ainda melhor. Há quem se sinta mais confortável em investir em bens tangíveis. E se mesmo assim conseguem tirar 4%, qual o problema?
Eu também prefiro Ações/fundos/etc. Mas percebo quem prefere casas.
jccgold Escreveu:GervasioLopes Escreveu:Não é uma falácia, é mesmo um facto objectivo.
Mais a casa para todos os efeitos é um bem tangível que normalmente acompanha a inflação, e raramente é alvo de expropriação ou destruição.
Por exemplo se alguem compra uma casa de 100 mil euros e ao fim de 20 anos em rendas recebeu 100 mil euros isso nao é ter recuperado o dinheiro. Porque os 100 mil euros ao fim de 20 anos valem muito menos do que os 100 mil euros 20 anos atrás. Por isso é a falácia nº1 as pessoas que têm igual valor ao que pagaram achar que isso é igual ao dinheiro valer o mesmo que valia antes. Ao meterem o dinheiro em aplicacoes que multiplicam o dinheiro, contas feitas no fim desses 20 anos provavelmente têm mais.
Depois é outra falácia que o valor do imobiliário nao baixa. Tanto baixa como há zonas onde chega a 0. Por cá em aldeias, nos Estados Unidos cidades inteiras o imobiliário pode cair para 0 de valor. E nao estamos a contar com intempéries como o provável terramoto que aí vem.
Quanto a expropriação ao meu avô foram-lhe expropriados só uns 70 terrenos na revolucao do 25 de Abril portanto, de improváveis está o inferno cheio
O mesmo acontece com qualquer investimento à face da terra: se comprar acções da Jerónimo Martins neste momento, tendo em conta o lucro que tem atualmente, levarei décadas a atingir o break-even. Não estou a perceber o porque de isso ser diferente para os imóveis;
Falácia enorme estás tu a cometer quando assumes que se colocar o dinheiro em acções o vou multiplicar: vai dizer isso aos accionistas do BCP, BES, Banif, tecnológicas como a Nova Base, Glintt ou Compta (2000-2002), etc..
Um imóvel pode multiplicar o teu dinheiro, agora há bons e maus negócios exactamente como nas acções/obrigações/etc.
Outra falácia é a de assumires que é muito usual/normal o preço de um imóvel depreciar/expropriar/destruir: tens estatística para substanciar isso? Ou é porque passaste por maus momentos - neste caso o teu avô - que imediatamente concluis isso?
Há zonas dos Estados Unidos onde o imobiliário tem tido valorizações em termos reais. Outra vez por ver casos como Detroit, não estou a ver como consegues concluir daí que o sector imobiliário é mau.
Como já foi dito: as pessoas que conheço que têm casa no centro de lisboa todas têm seguro incluindo para actividade sísmica.
Editado pela última vez por GervasioLopes em 4/5/2015 10:18, num total de 1 vez.
luma60 Escreveu:Desculpe discordar de si: É que se esquece de uma coisa, o Jccgold estará a pagar uma coisa com o próprio rendimento dessa coisa, ou seja não é dinheiro das suas poupanças que possa fazer outras aplicações.
Essa coisa nao é gratuita é paga com o dinheiro das suas poupanças. Caso essas poupanças nao estejam empatadas na "coisa" rendem em outras aplicações. Essa discordância fazia sentido caso a "coisa" fosse oferecida.
luma60 Escreveu:Há obrigações que dão mais lucro com menos dor de cabeça, mas nem por isso deixam de ter risco.
Obrigações neste momento é a melhor maneira de garantir que não se ganha dinheiro. As taxas estão perto do 0
World debt clock:
jccgold Escreveu:pvg80713 isso das casas ficarem "pagas" com o arrendamento é uma falácia. Pq se tivermos o dinheiro ele pode render mais em outras aplicacoes.
Uma das razoes pela qual eu nao investiria tudo em casas é mesmo que ha-de vir aí um terramoto. Supostamente vem um de 250 anos em 250 anos e o ultimo foi em 1755. É fazer as contas. Hoje estamos a falar do terramoto da Papua Nova Guine amanhã somos nós. Eu pessoalmente desde 2000 já senti 2 terramotos, senti a cadeira a abanar e horas depois vi na TV dizerem que os terramotos ocorreram mesmo mas imperceptiveis para alguns. Nunca na vida teria uma casa sem seguro anti-sismos. O que António Costa está a promover em Lisboa que são remodelacoes em massa de predios sem proteccao anti-sismica é puro assassinato mta gente que lá vá viver vai morrer.
Dito isto, nao é dificil encontrar casas que rendam bom dividend yeld. É um investimento relativamente seguro, e hoje em dia há maior protecção para quem arrenda.
Comprar casa só compensa para quem queira configurar a casa à sua maneira, pros outros há facilmente mais opcoes de investimento nomeadamente aqui no nosso PSI20
Desculpe discordar de si: É que se esquece de uma coisa, o Jccgold estará a pagar uma coisa com o próprio rendimento dessa coisa, ou seja não é dinheiro das suas poupanças que possa fazer outras aplicações. Nem sequer investe aí qualquer dinheiro e muito menos conseguiria fazer outras aplicações, pois não possui esse dinheiro.
Medo de terramotos? Faça seguros. Sai um pouco mais caro, diminui um pouco o rendimento? Sim, é verdade, mas dorme mais descansado.
Sniper: O seu ponto de vista é bom.....só que aos 60 anos vai olhar para trás e ver que não tem nada. Passou a vida a deitar dinheiro pela janela, pois hoje um empréstimo sai para a compra sai mais barato que uma renda, apesar das rendas já terem baixado bastante.
Seguindo as instruções do FDCP, comprar em bom lugar de fácil arrendamento, se tiver um problema a nível de emprego ou tiver que mudar de local de trabalho, arrenda.
FDCP: Concordo consigo em nº., género e grau. Também optei por dispersar em imóveis desse nível, pois também se dispersa o risco do não pagamento. Sem contar que por vezes as pessoas mais humildes, são de melhores contas.
Ao preço que estão os imóveis, se forem bem localizados e a relação preço/retorno renda for boa e numa de diversificação, penso que é uma boa opção, mesmo que baixem alguma coisa ainda, as rendas atenuam esse efeito.
O maior risco que vejo neste momento é político, caso resolvam deitar por terra as novas leis do arrendamento. Ou de repente resolvam dizer que quem tem duas ou 3 casa é rico.
Não é dos melhores investimentos, mas seguramente o mais sólido. Há obrigações que dão mais lucro com menos dor de cabeça, mas nem por isso deixam de ter risco.
Se não houver "desapropriações", sempre os filhotes terão um teto para se abrigarem.
mrcoelh0 Escreveu:Não sei se este é topico mais correcto, mas e imóveis adquiridos em leilões das finanças, que cuidados especiais é que se devem ter? Já alguém daqui adquiriu algum assim?
Já andei a pesquisar pela net e há alguns fatores a ter em conta, além da localização da casa:
- visitar o imóvel para ver o estado
- verificar se tem dividas do condomínio
- obter a certidão permanente
Já li que as finanças nos entregam um documento que livram de todas as dividas que a casa possa ter (apesar desse documento não fazer referência às dividas ao condominio), mas se o dono anterior tiver dividas da água e luz? Continuam a ser dele ou passam para quem compra?
Há mais situações que se lembrem que é importante ter em conta?
Alerto para uma muito importante: Certifique-se que a casa está mesmo vazia, que o proprietário efetivamente saiu. Quando as finanças executam o proprietário, a mudança de dono só se dá quando alguém compra. Quase sempre o encarregado de mostrar a casa é o próprio proprietário que é o fiel depositário, que não raramente se recusa ou dá desculpas para não mostrar a casa e não quer sair mesmo depois de executado, e muitas vezes torna-se agressivo e para o tirar de lá é o cabo dos trabalhos e as finanças lavam as mãozinhas e tem que recorrer a uma ação de despejo, o que pode resolver rápido, ou nem por isso, além dos gastos que isso implica.
Não raras vezes também, antes de sair destrói a casa toda e quando lá for entrar a casa já não corresponde ao que viu.
Quanto às dívidas de água e luz, não são da casa, mas sim do proprietário. Quem compra não é obrigado a pagar essas contas.
É preferível ver a carteira dos bancos, que aí sim, já estão vazias e caso alguma lhe interesse fazer uma contraproposta.
jccgold Escreveu:Depois é outra falácia que o valor do imobiliário nao baixa. Tanto baixa como há zonas onde chega a 0. Por cá em aldeias,
De acordo e noutros sitios já caiu mais de 50%.
O que importa aqui discutir é se o imobiliario vai fazer mais mossa nos bancos que uma eventual implosão da Grecia.

Quanto vale a inevitavel falencia dos empreendimentos ? (desde grandes resorts inacabados ou só loteados a milhares de estruturas ou imoveis concluidos que não têm comprador). No inicio do ano passado eram "só" 6 mil milhões de malparado á banca. O Fundo Jessica http://www.fundojessicaportugal.org/ pode aliviar o impacto (?) e os Fundos imobiliarios que lhes acontece? O da CGD dá prejuizo á 3 anos e outros nem fui ver.
- Registado: 26/6/2014 23:20
jccgold Escreveu:O facto de estarem no site das financas à venda nao significa q no leilao o desconto venha a ser grande. A nao ser que saibas muito bem onde investes o investimento no imobiliario é mais seguro. No imobiliario ha smp mto boas oportunidades investimento. Ainda assim n aconselho a ninguem comprar imobiliario sem lhe meter um seguro anti-sismos em cima coisa que duvido que muitos o façam
JC! Penso que grande parte das pessoas têm o seguro anti-sismo.
Pelo menos os que adquiram casa por empréstimo bancário, se não estou enganado, são obrigados a ter esse seguro.
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"
Para não referir que não pago imi, não pago condomínio e quando algo se estraga, ligo para o senhorio, e já aconteceu uma infiltração de agua na casa de banho que levantou o soalho da casa e dois esquentadores estragados, tudo pago pelo senhorio, e no final do ano vou buscar quase 2 rendas ao irs, ou seja, não pago imi, cerca de 1, 5 rendas e recebo 1, 5 rendas no irs mais 0, 5 remdas de condomínio, pago 8, 5 meses dos 12 que lá passo
Lose your opinion, not your money
GervasioLopes Escreveu:Não é uma falácia, é mesmo um facto objectivo.
Mais a casa para todos os efeitos é um bem tangível que normalmente acompanha a inflação, e raramente é alvo de expropriação ou destruição.
Por exemplo se alguem compra uma casa de 100 mil euros e ao fim de 20 anos em rendas recebeu 100 mil euros isso nao é ter recuperado o dinheiro. Porque os 100 mil euros ao fim de 20 anos valem muito menos do que os 100 mil euros 20 anos atrás. Por isso é a falácia nº1 as pessoas que têm igual valor ao que pagaram achar que isso é igual ao dinheiro valer o mesmo que valia antes. Ao meterem o dinheiro em aplicacoes que multiplicam o dinheiro, contas feitas no fim desses 20 anos provavelmente têm mais.
Depois é outra falácia que o valor do imobiliário nao baixa. Tanto baixa como há zonas onde chega a 0. Por cá em aldeias, nos Estados Unidos cidades inteiras o imobiliário pode cair para 0 de valor. E nao estamos a contar com intempéries como o provável terramoto que aí vem.
Quanto a expropriação ao meu avô foram-lhe expropriados só uns 70 terrenos na revolucao do 25 de Abril portanto, de improváveis está o inferno cheio
World debt clock:
Sr_SNiper Escreveu:Eu nunca comprei casa, sempre vivi em casas arrendadas , geralmente de 2 2me 2 anos mudo para outra, vejo sítios que gosto, vou para lá, passado 2 anos gosto de outra e muda, claro que com mulher e filhos é diferente, mas para um tipo solteiro não há melhor opção, mesmo podendo comprar
Podes fazer exactamente o mesmo e optar por comprar. Quando te fartares, colocas a arrendar com um bom seguro e ainda tiras qualquer coisa - pouca admito que sim - mas é teu.