Esta acção é o reflexo do que um mercado pequeno e periférico podem fazer... controlar o papel a seu bel prazer para alguns lucrarem muito dinheiro, por alguma razão os carros de luxo têm o maior crescimento em Portugal, lucros fáceis da bolsa. Ainda me lembro em 2000 alguns iluminados com uns dias de antecedência sabiam o que iria subir bem naquele dia exacto, fruto das combinações de alguns fundos, e tal facto de certeza que ainda se mantém.
Empresas
Resultados da Sonae SGPS superaram expectativas dos analistas
Sexta, 30 Nov 2007
Os resultados apresentados ontem pela Sonae SGPS superaram as expectativas dos analistas da Lisbon Brokers, do Banco BPI e do Espírito Santo Research. A Lisbon Broker reiterou a recomendação de "forte compra" para as acções da empresa liderada por Paulo Azevedo.
Research
JPMorgan sobe “target” da Sonae SGPS e Jerónimo Martins
Terça, 4 Dez 2007
A JPMorgan subiu a avaliação das duas empresas com actividade no retalho em Portugal: a Jerónimo Martins e a Sonae SGPS.
Análise
Sonae SGPS é a retalhista alimentar mais barata para a JPMorgan
Sexta, 18 Jan 2008
A Sonae SGPS tem vindo a perder valor desde o início do ano, altura em que destacou a Sonae Capital, sendo um dos títulos mais penalizados da praça portuguesa. Esta performance coloca a companhia liderada por Paulo Azevedo como a única retalhista alimentar, que a JPMorgan acompanha, com um PER de apenas um dígito. Ou seja, a SGPS está barata.
Empresas
“Estamos muito contentes com os resultados da Sonae”
Terça, 18 Mar 2008
O presidente do grupo Sonae diz-se muito contente com os resultados da empresa em 2007. Num entrevista que está a ser difundida no Sonae Circle, no âmbito do Investor Day da empresa, Paulo Azevedo diz que a Sonae conseguiu acelerar o crescimento e, em simultâneo, aumentar a taxa de rentabilidade.
Análise
Plano estratégico da Sonae surpreende positivamente analistas
Quarta, 19 Mar 2008
O plano estratégico da Sonae SGPS para os próximos anos, apresentado ontem, surpreendeu os analistas, em particular os objectivos propostos para a Sonae Distribuição e Sonae Sierra. Já os resultados ficaram em linha com as expectativas.
Mercados
JPMorgan corta avaliação da Sonae SGPS em mais de 30%
Sexta, 2 Mai 2008
A JPMorgan cortou o preço-alvo da Sonae SGPS em mais de 30%, para 1,23 euros por acção, tendo reduzido a recomendação da “overweight” para “neutral”, uma vez que a Sonae Distribuição tem uma margem crescimento limitada.
Leiam isto tudo dos analistas, então a JPmorgan dizer que a Sonae Sgps é a empresa retalhista mais barata da Europa e por magia vem baixar o target em 30%...
Eu sinceramente acho que isto é vergonhoso e estou indignado com o que se passa com esta acção. Os aplausos dos analistas, as mudanças drásticas de opinião no espaço de 3 meses em relação à acção, a Divergência como se pode ver no gráfico em relação ao psi20 e s&p500 que antes da negociata não existia, etc, etc. Quem se vai lixar nisto tudo é o pequeno e quando o pequeno tiver vendido é que ela vai disparar e lá vem a frase célebre... "era preciso ter vendido para começar a subir". Estou a escrever isto não porque tenho uma posição lá em cima, porque não tenho... tenho uma muito pequena a 1.15 com stop definido e sem preocupações. Estou a escrever porque estes esquemas manhosos na nossa bolsa já começam a chatear... Olhem por exemplo o que saiu nas notícias há bocado das off-shores e negócios com acções do BCP.
Esta da Sonae Sgps é tão às claras que até se desconfia que haja algo errado.

É como esconder o objecto no sítio mais óbvio, já que se diz que é tão óbvio que nunca se irá lá procurar...