Caldeirão da Bolsa

Erros conta margem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Silverwolf » 8/5/2008 23:34

Caro Aragorn,

Foi perfeitamente explicito, mais não o podia ser :)

Mas infelizmente continuamos a responder a posts sem ler o inicio dos mesmos ou a explicação dada por quem os criou ;)

o seu exemplo está perfeito agora o meu caso real que é o que interessa: vou usar valores aleatórios

tenho 60 meus + 120 de credito

60+120 = 180 / 120 = margem inicial de 1,5

ganho 12k em investimentos

fico com:

192/120 = 1,6 de margem

fexo algumas posições e tenho investidos

140k

tenho pela sua explicação:

140k investidos
52k de credito disponivel

= 192 / 120 = 1,6

é a minha situação: Agora aqueles 52k desapareceram sem eu perder um tusto na carteira...

em que contrato é que leu que isso é aceitável?

Espero ter sido finalmente explicito...

Sinto que errei em colocar este post, pois ninguém parece acreditar que um banco possa falhar numa conta...

Registado: 15/1/2008 17:43

por Aragorn » 8/5/2008 22:33

Infelizmente, continuamos a assinar contratos sem os ler...

Também tenho um no Best onde indica na definição de Margem como:

quociente, numa certa data, entre: (i) em numerador, a soma do
Valor da Carteira e do Crédito Disponível, em (ii) em denominador, a soma do
Crédito Concedido e dos juros, comissões e encargos devidos pelo CLIENTE ao
Banco na data considerada;

ou seja: (carteira + credito disponivel) / (credito conedido + j + c)

Aplicando à pratica, mesmo que se utilize uma pequena parte do credito concedido (Sendo o risco obviamente inferior) a margem continua igual como se o utilizassemos todo!

Enquanto tradicionalmente (e correctamente a meu ver) existem 2 maneiras de melhorar a margem:

A. Fechar posições
B. valorizar a carteira

No Best fechar posições não adianta de nada!

Vejamos 2 aplicações com o ex. dado (valores proprios 60k e financiamento de 100k)

1. a utilizar o financiamento todo (totalmente alavancado - risco max.)
Margem = 160k / 100k = 1.6
Aqui em todas as casas seria assim

2. a utilizar apenas 10k do financiamento (risco muito mais reduzido claro)
Margem = 70k + 90k / 100k = 1.6 (continua igual!)
Noutras casas seria o valor da carteira / saldo devedor = 70 / 10 = 7

agora imagina que desvalorizas a carteira 20k e apenas utilizas 10k de financiamento deles e os teus 40k

Margem = 50k + 90k / 100k = 1.4

Quando noutro lado = 50k / 10k = 5

Em resumo, não são "erros" já que está no contrato que assinaste, agora podes é discordar da formula...
Espero ter sido explicito...
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.

Registado: 6/11/2002 2:27

por nunofaustino » 8/5/2008 21:02

com esses problemas todos, eles tinham de me explicar muito bem porque é que eu não mudava de corretora...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Silverwolf » 8/5/2008 18:41

Oi Lutav,

Sim já falei com eles por diversos meios, mas a situação desde segunda que não está resolvida.

Falei também com a PFA que parece estar a tentar resolver a questão, parece que vai ter de existir uma correcção manual ao sistema.

Isso da margem não estar certa é também um problema, eu já cheguei a acordar com mensagens do best para o meu telemóvel a dizer que entrei em margem de alerta ou de venda quando na verdade estou a ganhar dinheiro, epa como podem perceber não é a melhor forma de iniciar o dia, a pensares que o eurostock por algum motivo maléfico deve tar a cair 10% para que isso te tenha acontecido...

Mas com esse problema já eu vivo bem, o melhor é nem ler as mensagens deles.

Agora quando me retiram capital é grave, pq sabes como é um gajo mtas vezes pensa epa agora tinha-lhe dado nesta e naquela e tal... depois como não tens o $ amanhã ela ta mais alta como galp está e ficas lixado mas lixado...

Tive o azar de pensar na quarta que vendia galp de manhã a 16,5 e comprava edps epa e foi ver uma a descer e outra a subir e eu 100% certo e sem o ter feito por erro do banco... é duro...

e depois não podia vender nada do ke tinha para comprar edps pq se vendesse esse dinheiro 100% de certeza não iria ficar disponível visto ter erradamente um saldo super negativo, ou seja devia ficar logo cativo de sistema.

Amanhã vou passar por lá pessoalmente para ver o que me dizem.

Abraço

por lutav » 8/5/2008 9:32

Oh Silver, vamos lá direitinhos ao que interessa (sim, rabugento hoje! :oops:

Ja falaste com eles via telefone, e via mensagem, certo? E com teu PFA? Se nao, deves falar; é ele que tem obrigacao de dar-te um apoio/contacto mais personalizado.

Atencao, que nas contas margens, acontece muitas vezes (temporariamente = 1 dia ou 2), as margens nao baterem certo com a realidade: isto deverá ter a ver, com aquela questao do "data de compra" vs "data de venda" vs "data de liquidacao" vs "data de nova compra feita antes da data de liquidacao".

agora, o dinheiro nao estar disponivel (forma incorrecta), é grave... mas isso, até no extracto deverá ser perceptivel..

boa sorte

Registado: 22/9/2006 22:36

por Silverwolf » 8/5/2008 0:46

Pata atenção não estou de maneira nenhuma a dizer que são desonestos, nunca dei conta depois de corrigirem sempre os 1001 erros de informação de sistema que me faltasse qq centimo...

O problema aqui é apenas eu ficar com o dinheiro indisponivel por erro deles e estar em margem de venda, epa isso deixa-me nervoso pq qq dia acordo e qd for abrir a pagina do banco eles venderam-me tudo por ordem de sistema... pode bem acontecer...

Não quero de maneira nenhuma que este post coloque em causa a honestidade das pessoas que trabalham naquele banco, aquilo é um erro de um algoritmo que faz aquilo de sistema...

por Pata-Hari » 7/5/2008 20:28

Silver, eu entendo a tua frustração, a sério que sim, e acho que deves continuar a insistir e a pedir justificações cabais que te satisfaçam. Mas também me estou a colocar na posição deles: a honestidade ou seriedade estão a ser postos em causa publicamente e, no entanto, não se podem vir defender explicando o ponto de vista deles ou o problema detectado (se é que já sabem exactamente o que se passou) porque isso implicaria quebra de sigilo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Silverwolf » 7/5/2008 20:16

A pergunta é: como posso fazer com que eles sejam obrigados a indemenizar-me por esta situação?

e não se me enganei ou não nas contas... já escrevi 3 posts a dizer que eles se enganaram mas só obtenho resposta a dizer que sou eu que não tou a ver bem a coisa...

Epa se calhar se tivesse no vosso lugar pensaria o mm até pq contas com bancos normalmente são sagradas...

Mas aquilo ta tudo janado... ja tentei falar com eles? epa ja liguei dezenas de vezes, já coloquei 3 reclamações, já fiz de tudo mas eles dizem sempre que vão analisar a situação. nunca vi tamanha falta de respeito por um cliente.

por Crómio » 7/5/2008 19:34

Mas ainda nem falaste com eles?

Então num dia tens 10x menos dinheiro e no outro tens saldo negativo?

Isso cheira a esturro.

Não compraste uns futuros de milho?... :mrgreen:

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Silverwolf » 7/5/2008 14:11

Hoje para dar um exemplo tenho a conta a negativo...

por Silverwolf » 7/5/2008 0:07

O Banco é o Banco Best!

Nem é uma questão de eu me poder enganar em contas, vou dar um exemplo com valores aleatorios para facilitar...

ponho 50 na conta margem do best e como eles triplicam a cena fico com 150... a margem inicial é de 1,5 tenho 50 meus e 100 de credito ou seja tenho 150 total sobre 100 credito. 150/100=1,5

Neste momento tou positivo em cerca de 10k ou seja tenho 160k totais vs 100 de credito = margem de 1,6

e imaginem que até ontem tinha apenas 100k investidos e tinha 60k por investir...

hoje o banco diz que eu tenho a minha margem em 1,16 e que tenho 1k disponivel para investir, e que estou na margem de venda e que a qq momento o banco pode liquidar as minhas acções.

Epa alerto que isto não é um erro de contas simples... não é eu pensar ahhh axo ke podia comprar 3600 acções de galp e afinal so posso 3500 e tal...

o problema mais grave é que aquilo não é feito manualmente, aqueles dados do saldo e do credito disponivel so podem ser feitos por algum batch que corre de noite com algum algoritmo que pelos vistos so pode tar completamente marado...

Eu sou cliente best e conheço uns 4 outros clientes e todos nós já tivemos inumeras situações em que o valor que temos na conta esta completamente distorcido da realidade... o problema é que desta vez tiraram-me o $ disponivel...

A questão agora é... e sendo o erro completamente do banco, como vai o best resolver a questão?

eu diria que repõe a situação e me mete o $ disponivel, mas entretanto passaram-se uns 3 ou 4 dias e o dinheiro não tava lá para eu usar... e hoje Galp tinha sido uma maravilha e isso é que me deixa lixado pq ele ta disponível pq eu a vendi a cair para a recomprar na subida...

:\

por redhot » 6/5/2008 22:22

Isso é muito estranho. Qual é o banco? O big? De certeza que não és tu que te estás a enganar nas contas?

As regras de conta margem com margin call's e vendas automáticas costumam estar bem definidas e bem explicadas (pelo menos no Big é assim).
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Crómio » 6/5/2008 22:18

Concerteza que são obrigados a repor tudo caso tenham sido responsáveis por isso.

Concerteza que aqui existem pessoas que te podem esclarecer isto, mas podes queixar-te a várias entidades.

Tenta resolver isso com eles, se forem de bem devolvem-te tudo.

Já agora não é crime nenhum se revelares que banco é. 8-)

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por RRikota » 6/5/2008 22:14

BOAS!

Olha podes tb denunciar qual é a entidade bancaria que comete essas barbaridades...
só pra ficarmos todos a saber que esse banco tem dessas "coisas".

Um pouco á semelhança da maioria da banca...
...vai tendo uns deslizes, e o pessoal ou paga e não bufa, ou não joga...e torna-se hippie, praí...! :lol:

Isto fez-me lembrar que tenho ali um livro
que tem o titulo de "Os Miseráveis"...
não sei bem porquê.... :lol:

Registado: 11/7/2007 11:18

por rsacramento » 6/5/2008 22:00

o que é q o teu banco diz?

Registado: 29/11/2007 12:50

Erros conta margem

por Silverwolf » 6/5/2008 21:45

Boa noite!

Hoje tive um problema com a minha conta margem, basicamente o banco onde tenho a conta por erro de sistema colocou-me em margem de venda e o capital que estava disponível simplesmente desapareceu...

Hoje quis comprar Galp e simplesmente não consegui porque não tinha saldo para isso...

Fiquei com o credito todo usado, mas pela equação deles fiquei com menos de um terço do meu capital proprio, ou seja nos juros ui ui mais erros...

Já não é a primeira vez que erram gravemente na minha conta, nem quero imaginar na contabilização dos juros sobre o credito utilizado mas hoje foi mais grave pq o disponível deixou de estar disponível...

Ao valor a que as queria ter comprado hoje e olhando para o preço de fecho teria ganho hoje 800€ (n sei o que se vai passar amanha, mas teria ficado com elas)...

Acham que nestes casos temos o direito de pedir ao banco que reponha as acções ao preço que as deveria ter comprado?

O direito tenho, o erro é grave e é 100% deles agora há alguma lei que os abrigue a tomarem essa atitude? ou tenho apenas que contar com a boa fé do banco?

Abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014, smog63 e 67 visitantes