
Camisa Roxa Escreveu:enquanto vivermos numa país socialista como o nosso o destino é certo: sub-desenvolvimento...
Assino por baixo!
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=62230
Camisa Roxa Escreveu:enquanto vivermos numa país socialista como o nosso o destino é certo: sub-desenvolvimento...
No próximo ano, Portugal vai ser ultrapassado pela Estónia e Eslováquia no ‘ranking’ dos países mais desenvolvidos da Europa e a economia não vai convergir com a média europeia na riqueza gerada por habitante....
...Apesar do fraco crescimento dos últimos anos, Portugal deverá registar o maior défice corrente dos últimos sete anos: 10,1% do PIB em 2008. Ou seja, a economia volta a agravar a sua dependência face ao exterior para conseguir crescer, sendo que a crise mundial amplifica ainda mais esse desequilíbrio. Portugal continua a não ser capaz de gerar recursos internos e competitividade suficientes para a retoma o que leva os agentes – consumidores, empresas, bancos – a recorrerem ao exterior em busca de crédito ou outro tipo de financiamento e de produtos e tecnologias importados. O défice de financiamento da economia rondará, este ano, 17 mil milhões de euros (10,1% do PIB), aliviando ligeiramente para 9,4% do PIB em 2009.
A CE evidencia ainda outras ameaças para a economia portuguesa: a forte desaceleração de Espanha, maior parceiro comercial e de investimento de Portugal, a travagem a fundo da dinâmica de investimento no mercado doméstico – cresceu 3,2% em 2007 mas irá deslizar até 1,4% em 2009 – e a persistência do desemprego em níveis recorde (7,9% em 2008 e 2009, depois do máximo de duas décadas de 8%).