Página 1 de 1

MensagemEnviado: 19/4/2008 21:42
por Fibonacci
SexPistols,

Todas as sociedades anónimas têm acções.
No entanto, apenas as que optam por ser cotadas em mercado, o são.

De uma forma simples e muito genérica, quando uma empresa é constituída, é por um grupo de investidores, que colocam o cash na empresa e a constituem. De qualquer forma, desde esse momento, passam a existir X acções, que são distribuídas por esses investidores.

Depois a empresa sente necessidade de crescer mas esses investidores não têm capacidade para injectar mais cash na empresa e recorrem ao mercado de capitais para angariar mais capital. Assim, criam mais acções (com um aumento de capital, por exemplo) e distribuem por quem quiser num IPO / OPV - Operação Pública de Venda.

Aí passam a estar cotadas em Bolsa, tal como as conheces.

Mas na verdade, as cotadas em portugal são uma pequena parte da totalidade de sociedades anónimas existentes, como podes imaginar... São talvez das mais representativas mas longe de serem as únicas.

Fibo

Acções Invisiveis

MensagemEnviado: 19/4/2008 21:07
por SexPistolsPT
Boa noite,

depois de ler várias entrevistas que sairam na revista Sábado, reparei que muitos dos entrevistados são accionistas de empresas que não encontro na bolsa. Desde a Norfin, a E-Chiron,grupo RAR, Enerpura, etc etc...gostava de saber como é que eles são accionistas se eu não as encontro em nenhum Indice.

Desculpem a azelhice, mas quando tenho duvidas não tenho qualquer problema em expôr.

Cumprimentos,
Hugo Sousa