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MensagemEnviado: 30/5/2008 17:06
por DC89
Governo lança no sábado a concessão do Túnel do Marão
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, participam este sábado, 31 de Maio, na cerimónia de assinatura do contrato de concessão do Túnel do Marão ao consórcio Auto-Estradas do Marão. O evento terá lugar no Nó de Amarante Este, junto à A4, pelas 11 horas da manhã.

Segundo um comunicado hoje emitido pelo Ministério das Obras Públicas, a iniciativa, que será presidida pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, do presidente da concessionária e do Ministro Mário Lino.

MensagemEnviado: 25/5/2008 0:36
por DC89
Estratégia de crescimento assenta em quatro pilares: Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços, Concessões de Transporte e Indústria e Engenharia
A construção do cais do Porto de Cabinda, em Angola, a concessão da auto-estrada «Perote-Bandarilla y Libramiento de Xalapa», no México, bem como o aeroporto de Lisboa estão entre os principais projectos da Mota-Engil, refere a «Lusa».

O grupo Mota-Engil assume hoje uma estratégia de crescimento assente em quatro áreas de negócio: Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços, Concessões de Transporte (rodoviário, aeroportuário, portuário e ferroviário) e Indústria e Engenharia, em Portugal e no estrangeiro.

Com presença activa em 19 países, Angola, onde o grupo Mota-Engil está presente desde a sua fundação, em 1946, assume-se como o principal mercado externo do grupo, representando 23 por cento do total da carteira de encomendas, que no primeiro trimestre deste ano atingiu 2 mil milhões de euros.

No mercado angolano, a Mota-Engil aumentou a carteira de encomendas para 400 milhões de euros em Fevereiro último, depois de ter vencido o concurso público para adjudicação da empreitada de construção do novo cais do porto de Cabinda.

México, Brasil, Eslováquia, Roménia, Hungria, Polónia, Senegal e República Dominicana são alguns dos mercados-alvo do grupo na área das concessões rodoviárias, destacando-se o contrato de concessão para a construção, o financiamento, a operação e a manutenção por 30 anos da auto-estrada Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa, no México, um projecto que representa um investimento total de 400 milhões de euros.

Muitos e grandes projectos em Portugal

Em Portugal, o Grupo está interessado no conjunto de oito novas concessões lançadas pelo Governo (Auto-Estradas Transmontana, do Centro, Douro Interior, Baixo Tejo, Baixo Alentejo, Litoral Oeste, Alto Alentejo e Algarve Litoral), que representam um investimento superior a três mil milhões de euros.

Também no mercado nacional, a Mota-Engil está a preparar-se para concorrer ao novo aeroporto de Lisboa, projectado para o Campo de Tiro de Alcochete, e à privatização da ANA, Aeroportos de Portugal, integrando o Asterion, um consórcio de que também fazem parte as construtoras MSF, Lena, Somague, a Brisa e o BCP, a CGD e o BES.

O grupo, que a partir de segunda-feira terá Jorge Coelho como presidente executivo, também não quer ficar fora do projecto português de alta velocidade ferroviária, tendo, em conjunto com a Teixeira Duarte e a Somague, formado um consórcio que terá como concorrente o agrupamento de empresas composto pela Brisa e pelas construtoras Soares da Costa e Bento Pedroso.

A logística, através do investimento de 850 milhões de euros na plataforma logística do Poceirão, e o sector portuário, com o investimento de 226 milhões de euros na ampliação do terminal de contentora de Alcântara, em Lisboa, também fazem parte da estratégia de diversificação do grupo.

MensagemEnviado: 24/5/2008 14:03
por DC89
A Soares da Costa procedeu à fusão por incorporação da sua participada Maxbela- Soluções em Madeira e Alumínios, SA na Sociedade de Construções Soares da Costa, SA, indicou esta sexta-feira a constutora.
A operação estava preconizada no plano estratégico para 2007-2012.

MensagemEnviado: 22/5/2008 20:30
por DC89
Governo búlgaro rompe contrato com consórcio português para construção de auto-estrada.


O governo búlgaro decidiu hoje cancelar com um consórcio português constituído pela Somague, MSF e Lena, o contrato de concessão para a construção da auto-estrada.
A decisão foi adoptada pelo Conselho de Ministros búlgaro, por considerar que as companhias portuguesas não cumpriram o requisito de assegurar os fundos financeiros para a construção da auto-estrada que irá ligar Sofia à cidade portuária de Burgas, refere um comunicado oficial, citado pela Lusa.
O contrato cancelado tinha sido assinado a 29 de Maio de 2005 entre o governo da Bulgária e o consórcio constituído pelas empresas MSF-Moniz da Maia, Serra & Fortunato-Empreiteiros, Lena Engenharia e Construções e Somague
Concessões e Serviços.
Calcula-se que o valor do projecto ascendesse aos 590 milhões de euros.

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Penso que este aconteciemnto vai prejudicar as envolvidas em futuros projectos, como alguns dos que estao em cima referidos.

MensagemEnviado: 22/5/2008 14:23
por DC89
Segundo concurso deverá sair em Novembro

O Governo deverá lançar dia 2 de Junho o concurso público para a construção e manutenção do primeiro troço da ligação ferroviária de alta-velocidade entre Lisboa e a fronteira espanhola, anunciou a secretária de Estado dos Transportes.

Citada pela «Lusa», Ana Paula Vitorino disse em Madrid que o troço, que ligará Caia a Poceirão, prevê um investimento de 1,7 mil milhões de euros para a construção e manutenção das infra-estruturas necessárias para a futura ligação em TGV.

Além do componente de alta velocidade o primeiro concurso internacional incluirá ainda um componente de rede ferroviária convencional, entre Caia e Évora.

O segundo concurso público, para a ligação Poceirão-Lisboa, deverá ser lançado em Novembro deste ano, inserindo-se no investimento global de 2,6 mil milhões de euros que custará a ligação de alta velocidade até à fronteira.

A governante antecipou que os concursos, dada a sua complexidade, não deverão ser adjudicados antes do segundo semestre de 2009.

Restantes ligações com concursos lançados em 2009

Nas restantes ligações previstas (Lisboa-Porto e Porto-Vigo) Ana Paula Vitorino afirmou que os primeiros concursos deverão ser lançados no próximo ano, frisando que os calendários previstos para a sua entrada em funcionamento se mantém.

Assim, os dois eixos internacionais (Lisboa-Madrid e Porto-Vigo), de tráfego misto (passageiros e mercadorias) estarão a funcionar em 2013, e a ligação entre a capital e o Porto, apenas para tráfego de passageiros, a funcionar dois anos depois.

Já definido está também o modelo de negócios para a gestão da rede de alta velocidade, com separação entre o controlo de tráfego, que permanece sob esfera pública, e a construção e manutenção de infra-estruturas, que será garantida através de cinco parcerias público-privadas.

Duas cada dessas parcerias serão cridas para as ligações entre Lisboa e Madrid e entre Lisboa e o Porto e mais um na ligação entre o Porto e Vigo.

Haverá ainda uma única parceria público-privada no que toca ao sistema de comunicações para toda a rede, cabendo as operações a um modelo a ser definido em conjunto com Espanha e que deverá envolver as empresas públicas que já operam as duas redes

MensagemEnviado: 13/5/2008 19:31
por DC89
Teixeira Duarte vai liderar dois consórcios na Venezuela, cujos investimento somam 1,4 mil milhões de dólares. Em causa estão dois contratos para a requalificação do porto de La Guardia e para a construção de um sistema de abastecimento de água no estado Lara.

O administrador da Teixeira Duarte (TD), Jorge Catarino, revelou aos jornalistas que a construtora lidera o consórcio para o Porto da La Guardia com 39%, participando ainda a Mota-Engil, o grupo Lena e a Edifer.

"Há uma proposta já no valor de 600 milhões de dólares, mas os valores finais poderão ser distintos".

Para o sistema de abastecimento de água vai ser assinado um contrato com o Ministério do Ambiente da Venezuela com um consórcio internacional, também liderado pela TD.

"Aqui estamos a falar de um investimento que pode chegar aos 800 milhões de dólares", acrescentou o responsável à margem da cerimónia de assinatura de acordos empresariais, em Caracas, que conta com a presença de José Sócrates e Hugo Chaves.

Jorge Catarino relembrou que a TD está presente na Venezuela há cerca de 30 anos tendo para o efeito constituído uma empresa local que deverá fechar este ano com uma facturação próxima de 25 milhões de dólares, independentemente dos projectos que estão a ser negociados no âmbito da linha exportações acordada entre os Estados português e venezuelano.

MensagemEnviado: 8/5/2008 22:54
por DC89
Aqui estao algumas da possiveis razoes para tal valorizaçao alem de uma possivel nova aquisiçao.

Soares da Costa:
» Construção e exploração do futuro metropolitano de São Petersburgo.(Mesmo consórcio vencedor do metro de Telavive)

» Pré-qualificada para a construção do metropolitano de Dublin. (Mesmo consórcio vencedor do metro de Telavive)

» Três concessões de construção e exploração de auto-estradas na Roménia, num investimento de 3 mil milhões de euros. (Mota-Engil)

MensagemEnviado: 3/5/2008 20:12
por DC89
scpnuno Escreveu:Esclarecida a duvida, cá vai a noticia:

Fonte EXPRESSO de 25/04/2008

(o sublinhado a vermelho é meu)


scpnuno obrigado pela dedicaçao que tens dedicado a este topico.

Apesar de ainda ser um tema prematuro penso que agora é a altura ideal para ir analisando aquilo que pode muito bem vir a ser o sector que valorizará mais no futuro.

MensagemEnviado: 28/4/2008 16:42
por scpnuno
Esclarecida a duvida, cá vai a noticia:

Fonte EXPRESSO de 25/04/2008

(o sublinhado a vermelho é meu)

MensagemEnviado: 24/4/2008 15:37
por scpnuno
Mais uma

MensagemEnviado: 21/4/2008 11:10
por scpnuno
Aeroporto Sa Carneiro - interesse de SON e SCO

MensagemEnviado: 20/4/2008 18:17
por DC89
Aeroporto: Consórcio Asterion fechado com entrada MSF e Lena


O consórcio Asterion, que vai concorrer à concessão da ANA e à construção do novo aeroporto de Lisboa, está «fechado» com a entrada das construtoras MSF e Lena, havendo apenas a possibilidade de uma nova entrada se for para um parceiro estratégico.
Segundo o presidente do conselho geral do consórcio, Vasco de Mello, que hoje falava aos jornalistas à margem de uma conferência na Associação Comercial de Lisboa, a MSF e a Lena ficaram com uma participação no consórcio de 5 por cento cada uma.

Para dar entrada aos novos parceiros, os restantes - Mota-Engil, Brisa, Somague, BCP, CGD e BES - reduziram proporcionalmente as suas participações, ficando assim «completa» a estrutura accionista.

Vasco de Mello admitiu, no entanto, que as empresas que formam o consórcio não excluem a entrada de um operador aeroportuário internacional no consórcio para a construção do novo aeroporto e concessão da ANA.

De acordo com o calendário previsto pelo Governo, o projecto do novo aeroporto deverá estar concluído em 2017, data prevista pelo executivo para o início da exploração.

MensagemEnviado: 20/4/2008 17:47
por DC89
Aqui fica a noticia que me escapou so ja faltam 7.

"O Governo adjudicou hoje a Concessão Túnel do Marão, ao consórcio liderado pela Somague e Brisa. Anunciou o Ministério das Obras Públicas que vai ligar Amarante a Vila Real e representa um investimento de 350 milhões de euros.

A Concessão Túnel do Marão é a «primeira a ser adjudicada de um pacote de oito que têm vindo a ser lançadas por este Governo» e que integra um total de 1.650 quilómetros de estradas.

A principal inovação desta concessão é o facto de os pagamentos à concessionária serem feitos com base numa fórmula que inclui, não apenas o número de veículos que utilizarem a estrada, mas também a disponibilidade da própria infra-estrutura.
Em contrapartida, as receitas das portagens são entregues à Estradas de Portugal.
A concessão foi criada pelo Decreto-Lei 88/2006, de 6 de Junho, e prevê uma extensão de 32 quilómetros, entre Amarante e Vila Real, 7 dos quais são em túnel.

As obras terão início em 2009, prevendo-se a conclusão do primeiro lanço em 2010, e dos restantes em 2012. A fase de exploração terá o prazo máximo de 30 anos."

MensagemEnviado: 19/4/2008 14:01
por DC89
scpnuno Escreveu:Sect, durante a semana poderei colocar aqui algumas noticias, que não tenho aqui disponiveis. È um topico onde poderei participar com alguma frequencia, se se mantiver "vivo". Gostei da ideia.

Abraços


Sendo assim fico a espera de uma ajudinha.
:wink:

MensagemEnviado: 18/4/2008 22:40
por scpnuno
Sect, durante a semana poderei colocar aqui algumas noticias, que não tenho aqui disponiveis. È um topico onde poderei participar com alguma frequencia, se se mantiver "vivo". Gostei da ideia.

Abraços

MensagemEnviado: 18/4/2008 21:11
por DC89
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Mota-Engil:

»Três concessões de construção e exploração de auto-estradas na Roménia, num investimento de 3 mil milhões de euros. (Soares da Costa)
Data Resultado:

» Auto-estrada na Eslováquia, cujo projecto está avaliado em 800 milhões de euros. (OHL)
Data Resultado:

» Auto-estrada na Hungria, avaliada em 582,9 milhões de euros.

»A liderar dois consórcios na Venezuela, cujos investimento somam 1,4 mil milhões de dólares, para a requalificação do porto de La Guardia e para a construção de um sistema de abastecimento de água. (TDU)

» Outras investimentos ja iniciados.
-Projecto imobiliario em Angola.
-Concurso público para construção do novo cais do porto de Cabinda.
-Investimento de 226 milhões de euros na ampliação do terminal de contentora de Alcântara


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Soares da Costa:

» Pré-qualificada para a construção e exploração do futuro metropolitano de São Petersburgo.(Mesmo consórcio vencedor do metro de Telavive)
780Milhoes.

» Pré-qualificada para a construção do metropolitano de Dublin. (Mesmo consórcio vencedor do metro de Telavive)

» Três concessões de construção e exploração de auto-estradas na Roménia, num investimento de 3 mil milhões de euros. (Mota-Engil)

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Teixeira Duarte:

»Teixeira Duarte lidera dois consórcios na Venezuela, cujos investimento somam 1,4 mil milhões de dólares. Em causa estão dois contratos para a requalificação do porto de La Guardia e para a construção de um sistema de abastecimento de água no estado Lara. (Mota-Engil)

Dossier de Contruçao e Obras Publicas

MensagemEnviado: 18/4/2008 19:28
por DC89
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Obras Publicas

»TGV

Dois consórcios nacionais cobiçam TGV.

São dois os consórcios que estão a ser constituídos pelas empresas portuguesas interessadas em participar no projecto da Alta Velocidade, que começará a dar os primeiros passados no último semestre deste ano.

O Jornal de Negócios sabe que um dos agrupamentos será co-liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, enquanto que o outro integrará a Somague, Teixeira Duarte e Mota-Engil.

Lançamento da 1º fase do concurso (Caia-Poceirao): 2 de Junho 2008

Lanççamento da 2ºfase do concurso (Poceirao-Lisboa): Novembro de 2008


Data do resultado: dada a sua complexidade, não deverão ser adjudicados antes do segundo semestre de 2009.


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»Aeroporto


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»Barragens

» Barragem do Baixo Sabor

Os consórcios que apresentaram as propostas foram: Bento Pedroso Construções e Lena Engenharia e Construções; FCC Construccion e RRC Ramalho Rosa Cobetar; Dragados, Conduril e Tecnovia Sociedad Empresas; Mota-Engil, Somague e MSF; Soares da Costa, Zagope e Edifer Construções.

As propostas foram recebidas no dia 31 de Janeiro e o acto público de abertura registou-se no dia 1 de Fevereiro, tendo todas as propostas recebidas sido aceites.

Os critérios de avaliação são o preço, a qualidade técnica e os prazos das propostas.
A barragem de Baixo Sabor, com um investimento de cerca de 354 milhões de euros, deverá entrar em funcionamento entre 2012 e 2013.

Data do resultado: Final de Junho

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»Oito novas concessões rodoviárias em território nacional


»Concessao Tunel do Marao

"O Governo adjudicou hoje a Concessão Túnel do Marão, ao consórcio liderado pela Somague e Brisa. Anunciou o Ministério das Obras Públicas que vai ligar Amarante a Vila Real e representa um investimento de 350 milhões de euros.

A Concessão Túnel do Marão é a «primeira a ser adjudicada de um pacote de oito que têm vindo a ser lançadas por este Governo» e que integra um total de 1.650 quilómetros de estradas.

A principal inovação desta concessão é o facto de os pagamentos à concessionária serem feitos com base numa fórmula que inclui, não apenas o número de veículos que utilizarem a estrada, mas também a disponibilidade da própria infra-estrutura.
Em contrapartida, as receitas das portagens são entregues à Estradas de Portugal.
A concessão foi criada pelo Decreto-Lei 88/2006, de 6 de Junho, e prevê uma extensão de 32 quilómetros, entre Amarante e Vila Real, 7 dos quais são em túnel.

As obras terão início em 2009, prevendo-se a conclusão do primeiro lanço em 2010, e dos restantes em 2012. A fase de exploração terá o prazo máximo de 30 anos."


Adjudicada: Somague e Brisa


»Concessão do Douro Interior

A Concessão do Douro Interior recebeu propostas de seis consórcios, o que envolve um total de 52 empresas. O primeiro consórcio é composto pela Iridium, Edifer, Tecnovia, entre outros. O segundo conta com a Eiffage e a Novopca; o terceiro com a Brisa e a Teixeira Duarte, o quarto com a Somague e a MSF; o quinto com a Soares da Costa e a espanhola FCC Construccion; e o sexto consórcio é constituído, entre outras empresas, pela Mota –Engil e o Banco Espírito Santo.

A extensão da obra é de 272 quilómetros e o investimento ascende a 520 milhões de euros. A conclusão da obra está prevista para Outubro de 2011.


Data do resultado:



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Toda a informaçao importante sera colocada neste e no reply reply abaixo, desde datas de resultados de concursos, ate uma lista de dos principais investimentos, etc.