Sonasol Escreveu:Então afinal o que acaba de referir a scpnuno faz com que já não seja a mesma coisa como disse o Marco António...
As acções, depois de compradas, valem todas o mesmo. Nem que uma tinha sido comprada a 100 mil euros e outra a 0.01 euros, depois de compradas valem as duas a mesma coisa... Se no dia a seguir elas estiverem a 5 euros é completamente irrelevante qual das duas vendes. Não interessa para absolutamente nada!
Claro que se quiseres podes organizar as acções em duas gavetas, mantê-las separadas e no momemto de vender dizeres "para ti" que vendeste uma ou outra (até podes escolher qual das duas "vendeste") porque é algo que só vale para ti e como te digo não interessa para nadinha de nada.
É uma questão de organização. A matemática dos factos muda zero...
Se comprares uma corrente de ouro e a colocares em casa numa gaveta, não interessa em que gaveta a colocas, será sempre uma corrente de ouro.
Se no dia a seguir voltares a comprar outra corrente de ouro exactamente igual (mas a um preço diferente) passas a ter duas correntes exactamente iguais e não interessa como as arrumas em casa.
Se ao terceiro dia te aparecer um comprador para uma corrente de ouro dessas, é completamente indiferente qual a vendes e o comprador paga-te o mesmo por qualquer uma delas (se lhe mostrares as duas, sendo elas exactamente iguais ele provavelmente responde-te que é indiferente qual lhe vendes e ele paga-te o mesmíssimo quer lhe entregues a A ou a B).
Organizar serve (ou deveria servir) para facilitar mas estas questões de organização quer-me parecer que acabam por servir apenas para gerar confusão onde não devia existir nenhuma e este tópico é um bom exemplo disso. As acções são todas iguais e valem todas o mesmo, não interessa o dia em que as compraste nem o valor a que as compraste, depois de compradas são todas iguais...