Questão sobre 2 carteiras de títulos distintas
19 mensagens
|Página 1 de 1
Seryon Escreveu:Sonasol Escreveu:Seryon Escreveu:Se achas importante separar as carteiras de curto e longo prazo, abre uma 2ª conta no mesmo banco. Assim as acções nunca se misturam. De outro modo, de nada interessa teres várias carteiras na mesma conta. Quando venderes serão as que compraste a 2€, por regra da FIFO (First In, First Out), mesmo que andes a separar as 30.000 para outra "gaveta".
abraço
Já agora, ter duas carteiras de títulos na mesma conta bancária é exactamente a mesma coisa que ter duas contas bancárias, cada uma com um dossier de títulos.
Não é a mesma coisa a partir do momento em que não se aplica a regra FIFO e por isso teres a certeza que as acções que vendes são efectivamente aquelas que queres vender.
Abraço
Aquando da venda, é possível escolher qual a carteira de títulos que se está a querer vender, sendo portanto a regra do FIFO aplicada.
- Registado: 17/4/2008 15:14
Sonasol Escreveu:Seryon Escreveu:Se achas importante separar as carteiras de curto e longo prazo, abre uma 2ª conta no mesmo banco. Assim as acções nunca se misturam. De outro modo, de nada interessa teres várias carteiras na mesma conta. Quando venderes serão as que compraste a 2€, por regra da FIFO (First In, First Out), mesmo que andes a separar as 30.000 para outra "gaveta".
abraço
Já agora, ter duas carteiras de títulos na mesma conta bancária é exactamente a mesma coisa que ter duas contas bancárias, cada uma com um dossier de títulos.
Não é a mesma coisa a partir do momento em que não se aplica a regra FIFO e por isso teres a certeza que as acções que vendes são efectivamente aquelas que queres vender.
Abraço
Sonasol, agora entendi...
Sonasol Escreveu:msoares36, infelizmente não entendi a tua resposta. Talvez quem esteja confuso sejas tu...
Tenho uma carteira em que mexo pouco os títulos (longo prazo) e uma em que mexo semanalmente (curto-prazo).
E as 30.000 acções que comprei da Sonae.sgps, que deviam ir para a carteira de curto-prazo, foram misturar-se com os 6.000 títulos existentes na carteira de longo prazo.
que a pergunta poderá levar a outros considerandos, para além dos que na altura, ao de leve equacionei..

As minhas desculpas se fui indelicado.

Bom Fim de Semana.
Soares
- Registado: 3/12/2002 19:50
Seryon Escreveu:Se achas importante separar as carteiras de curto e longo prazo, abre uma 2ª conta no mesmo banco. Assim as acções nunca se misturam. De outro modo, de nada interessa teres várias carteiras na mesma conta. Quando venderes serão as que compraste a 2€, por regra da FIFO (First In, First Out), mesmo que andes a separar as 30.000 para outra "gaveta".
abraço
A regra FIFO ignora quantas carteiras tens. No momento em que as acções entram na conta, tornam-se iguais às que já lá estão há 10 anos, mesmo que noutra carteira, o que muda é o valor médio das acções. Logo que vendas algumas, as primeiras a sair serão as de 2€ (em termos fiscais obviamente, porque de resto são acções iguais às que lá ficam).
A única maneira de teres a certeza que vendes as acções de curto prazo é tê-las noutra conta distinta (e não noutra carteira). De outro modo trata-se apenas de organização pessoal.
A única maneira de teres a certeza que vendes as acções de curto prazo é tê-las noutra conta distinta (e não noutra carteira). De outro modo trata-se apenas de organização pessoal.
Tu podes sempre "escolher". Nem que o faças em casa numa folha de excel (o que de resto é o que fazem muitos investidores)...
A única vantagem deste software é não precisares de recorrer a um programa extra para "organizares" as acções.
A única vantagem deste software é não precisares de recorrer a um programa extra para "organizares" as acções.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
scpnuno Escreveu:De qualquer forma, se não estou em erro, estando as duas carteiras adstritas ao mesmo numero de contribuinte, quando essas acções forem vendidas vai ser aplicada a regra FIFO, logo as primeiras a sairem serão as 6000 - pelo menos, esta é a minha interpretação.
Abraços
Aí é que está a grande diferença e a vantagem de ter mais que uma carteira. Quando for para vender podemos escolher de qual carteira queremos vender. Enquanto se tivermos tudo numa só carteira, aí, de facto, aplica-se a regra FIFO.
O Marco António tem razão no facto de, independentemente do número de carteiras que tivermos, o valor global do património ser o mesmo. Mas existe vantagem em ter mais que uma carteira no sentido em que podemos escolher que acções vendemos (pelo menos no BEST é assim que funciona). Ao fim e ao cabo é uma questão de organização pessoal.

"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Vais ter que esperar 3 dias para fazer a transferência de dossier.
O FIFO só tem efeitos em termos fiscais.
Compreendo mas é a tua frustação por não colocar o preço médio da compra, para melhor controlo. Isso não vais ter mesmo... penso que vai ficar o Preço médio global.
Fibo
O FIFO só tem efeitos em termos fiscais.
Compreendo mas é a tua frustação por não colocar o preço médio da compra, para melhor controlo. Isso não vais ter mesmo... penso que vai ficar o Preço médio global.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Sonasol Escreveu:Então afinal o que acaba de referir a scpnuno faz com que já não seja a mesma coisa como disse o Marco António...
As acções, depois de compradas, valem todas o mesmo. Nem que uma tinha sido comprada a 100 mil euros e outra a 0.01 euros, depois de compradas valem as duas a mesma coisa... Se no dia a seguir elas estiverem a 5 euros é completamente irrelevante qual das duas vendes. Não interessa para absolutamente nada!
Claro que se quiseres podes organizar as acções em duas gavetas, mantê-las separadas e no momemto de vender dizeres "para ti" que vendeste uma ou outra (até podes escolher qual das duas "vendeste") porque é algo que só vale para ti e como te digo não interessa para nadinha de nada.
É uma questão de organização. A matemática dos factos muda zero...
Se comprares uma corrente de ouro e a colocares em casa numa gaveta, não interessa em que gaveta a colocas, será sempre uma corrente de ouro.
Se no dia a seguir voltares a comprar outra corrente de ouro exactamente igual (mas a um preço diferente) passas a ter duas correntes exactamente iguais e não interessa como as arrumas em casa.
Se ao terceiro dia te aparecer um comprador para uma corrente de ouro dessas, é completamente indiferente qual a vendes e o comprador paga-te o mesmo por qualquer uma delas (se lhe mostrares as duas, sendo elas exactamente iguais ele provavelmente responde-te que é indiferente qual lhe vendes e ele paga-te o mesmíssimo quer lhe entregues a A ou a B).
Organizar serve (ou deveria servir) para facilitar mas estas questões de organização quer-me parecer que acabam por servir apenas para gerar confusão onde não devia existir nenhuma e este tópico é um bom exemplo disso. As acções são todas iguais e valem todas o mesmo, não interessa o dia em que as compraste nem o valor a que as compraste, depois de compradas são todas iguais...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se achas importante separar as carteiras de curto e longo prazo, abre uma 2ª conta no mesmo banco. Assim as acções nunca se misturam. De outro modo, de nada interessa teres várias carteiras na mesma conta. Quando venderes serão as que compraste a 2€, por regra da FIFO (First In, First Out), mesmo que andes a separar as 30.000 para outra "gaveta".
abraço
abraço
scpnuno Escreveu:De qualquer forma, se não estou em erro, estando as duas carteiras adstritas ao mesmo numero de contribuinte, quando essas acções forem vendidas vai ser aplicada a regra FIFO, logo as primeiras a sairem serão as 6000 - pelo menos, esta é a minha interpretação.
Abraços
Então afinal o que acaba de referir a scpnuno faz com que já não seja a mesma coisa como disse o Marco António...
Independentemente disso, vou transferir 30.000 títulos para a carteira de curto prazo e assumir que os 30.000 títulos na carteira de curto prazo são efectivamente os 30.000 que comprei hoje e que não houve nenhuma mistura com títulos antigos e mandar o FIFO "à fava".
Acabo de tentar fazer a transferência e aparece-me o seguinte aviso (lá vou ter que esperar não sei quantos dias...) :
- Anexos
-
- ovo estrelado.JPG (20.75 KiB) Visualizado 1165 vezes
De qualquer forma, se não estou em erro, estando as duas carteiras adstritas ao mesmo numero de contribuinte, quando essas acções forem vendidas vai ser aplicada a regra FIFO, logo as primeiras a sairem serão as 6000 - pelo menos, esta é a minha interpretação.
Abraços
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Acho que é possível transferir de uma carteira para outra.
No entanto, não vais ficar com o preço médio que tu queres...
O preço médio se alterou. Se fazes agora uma transferência para outro dossier, deve assumir o preço médio actual, acho eu...
Fibo
No entanto, não vais ficar com o preço médio que tu queres...
O preço médio se alterou. Se fazes agora uma transferência para outro dossier, deve assumir o preço médio actual, acho eu...
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Sonasol Escreveu:msoares36, infelizmente não entendi a tua resposta. Talvez quem esteja confuso sejas tu...
Tenho uma carteira em que mexo pouco os títulos (longo prazo) e uma em que mexo semanalmente (curto-prazo).
E as 30.000 acções que comprei da Sonae.sgps, que deviam ir para a carteira de curto-prazo, foram misturar-se com os 6.000 títulos existentes na carteira de longo prazo.
Se tens essa hipótese na ferramenta do BEST, pegas nelas e deslocas para a outra carteira.
Isso de agrupar em carteiras é pura cosmética. Como já expliquei atrás não muda nada como é óbvio. É só uma forma de tu organizares as tuas coisas, como arrumar coisas diferentes em gavetas diferentes em casa...
Se te enganas a colocar uns papéis na gaveta errada, passas para a gaveta correcta!
Nada, mas absolutamente nada, se altera...
Re: Questão sobre 2 carteiras de títulos distintas
msoares36 Escreveu:A minha questão agora é: o BEST possui uma função para transferência de títulos para carteiras distintas. Se eu transferir os 30.000 títulos que comprei e que cairam na carteira de longo prazo para a carteira de curto-prazo, será que isto equivale a eu ter comprado os títulos e tê-los colocado na carteira de curto-prazo ?
É claro que sim.
Isso de "várias carteiras" é pura cosmética. Não interessa para nada em termos práticos, o que interessa é quando e a que valores compras as acções...
Se depois de comprares as movimentares entre carteiras não muda absolutamente nada em relação à realidade dos factos: compraste m acções a x e n acções a y.
Ja experimentaste fazer essa pergunta ao BEST?
Tens X acções, são tuas, compras mais X da mesma empresa, tuas são. Independentemente de as teres em bancos diferentes, em dossiers diferentes e por ai a fora, continuam a ser tuas e, quer queiras quer não queiras, tens agora um preço médio nas acções que detens dessa empresa.
Tens X acções, são tuas, compras mais X da mesma empresa, tuas são. Independentemente de as teres em bancos diferentes, em dossiers diferentes e por ai a fora, continuam a ser tuas e, quer queiras quer não queiras, tens agora um preço médio nas acções que detens dessa empresa.
msoares36, infelizmente não entendi a tua resposta. Talvez quem esteja confuso sejas tu...
Re: Questão sobre 2 carteiras de títulos distintas
Sonasol Escreveu:Viva,
Tenho duas carteiras de títulos: uma de curto prazo e uma de longo prazo.
na carteira de longo prazo, tenho 6000 acções da Sonae.sgps a 2,00 Euros.
Hoje comprei 30.000 acções a 1,16 Euros, contudo, enganei-me e os títulos foram parar à carteira de longo prazo, onde já estavam os 6.000 títulos, baixando o preço médio.
A minha intenção era contudo estarem na carteira de curto-prazo, para não baixarem preços médios e para vendê-los a curto prazo.
A minha questão agora é: o BEST possui uma função para transferência de títulos para carteiras distintas. Se eu transferir os 30.000 títulos que comprei e que cairam na carteira de longo prazo para a carteira de curto-prazo, será que isto equivale a eu ter comprado os títulos e tê-los colocado na carteira de curto-prazo ?
Cumps.
Estás um bocadão confuso...
O timing que tu escolhes para vendê-las, é que está subjacente a considerares um investimento de curto ou longo prazo, independentemente do bolso onde tu as coloques...
Cumprimentos.
- Registado: 3/12/2002 19:50
Questão sobre 2 carteiras de títulos distintas
Viva,
Hoje comprei 30.000 acções a 1,16 Euros, contudo, enganei-me e os títulos foram parar à carteira de longo prazo, onde já estavam os 6.000 títulos, baixando o preço médio.
A minha intenção era contudo estarem na carteira de curto-prazo, para não baixarem preços médios e para vendê-los a curto prazo.
A minha questão agora é: o BEST possui uma função para transferência de títulos para carteiras distintas. Se eu transferir os 30.000 títulos que comprei e que cairam na carteira de longo prazo para a carteira de curto-prazo, será que isto equivale a eu ter comprado os títulos e tê-los colocado na carteira de curto-prazo ?
Cumps.
Cumps.
19 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 83 visitantes