Página 1 de 3

MensagemEnviado: 21/4/2008 23:32
por bolo
Prós e Contras na RTP1 com Ângelo Correia, Zita Seabra, Pedro Passos Coelho e Patinho Então!

Ouvem-se algumas coisas interessantes, pelo menos são as coisas que vão na cabeça dos cabecilhas.

No ar, neste momento,...

MensagemEnviado: 20/4/2008 11:15
por lutav

Portugal

MensagemEnviado: 20/4/2008 0:44
por tarzan tchetcheno
O grande tratamento de choque de que precisamos enquanto país é do fim dos fundos de coesão em 2013.

Aí sim teremos que estar a gerir o país como um relógio suiço. Se o País nessa fase for para às mãos deste PSD que em 30 anos ainda não descobriu uma identidade ideológica, estaremos tramados. Pelo menos uma coisa será ''porreira, pá'' já não se gastará a massa dos fundos em Jeep's pois já não haverá fundos.

Quanto à 2ª maioria do Sócrates, alguém ainda duvida??? Quem conhece um bocadinho da história eleitoral do pós-CEE sabe que o povão gosta de votar em quem vai ganhar e como se sabe de antemão que será o PS novamente lá irá o pessoal votar ou botar se preferirem no MEO que está com o comando na mão.

Quanto a uma segunda legislatura ser habitualmente um desastre esperemos que não pois então estaremos tramados. Espero que a política seja novamente de aperto de cinto e de ataque continuado às corporações e ao próprio estado pois a despesa tem que diminuir ainda muito.

Educação: será que são necessárias 30 Universidades e 20 Politécnicos.

Saúde: Porque se gasta tanto nesta área e um gajo vai a uma urgência e fica horas à espera??? Um gajo precisa de uma cirurgia banal e tem que esperar 4 meses???

Porque se paga 25% de um estádio a fundo perdido e passados 4 anos o clube faliu ???

O país precisa de parar para reflectir e tomar decisões sem olhar para trás, garantindo ao mesmo tempo uma vida digna de preferência a toda a população.

É claro que meter os bancos a pagar menos IRC que os pequenos empresários tem que acabar, pagar os juros mais altos da europa também, os telefones, a gasolina, a internet...

O país tem a tarefa gigantesca pela frente de se tornar mais eficiente e mais justo. Vai acontecer isso??? Sinceramente acho que não nem com o PS nem com o PSD. São a mão direita e a mão esquerda do mesmo sistema que nos suga até ao tutano sem qualquer tipo de pudor. O tuga que se lixe.

Se conhecem alguém que possa mudar o estado da coisa avisem que eu até faço campanha, mas por favor mais do mesmo não!

MensagemEnviado: 19/4/2008 22:32
por arnie
não há ninguém no PSD que possa levar o partido sequer a sonhar a governar o país nos proximos 4 anos

são sempre os mesmos e o país está farto deles

o prof Marcelo é de longe o mais famoso e fala muito bem cá fora, mas depois de estar "lá dentro" é "obrigado" a seguir o trajecto em que este país anda à mais de 30 anos

Portugal não tem direita, ou melhor, tem uma direita que possuiu vincos demasiado esquerdistas

A Manuela parece-me ter pulso forte e é de um politico assim que Portugal precisa mas outros politicos aparentavam ter também esse pulso e depois foi o que se viu

Portugal precisa de alguns tratamentos de choque e para isso necessita de um primeiro ministro de pulso forte e com maioria absoluta.
Socrates surpreendeu-me, iniciou alguns processos importantes mas é necessário mais. Historicamente, o 2º mandato é sempre desastroso o que nos deixa antever um 2011 complicado pois é a partir do 2º ano que as coisas começam a descarrilar, principalmente se ele não conseguir maioria absoluta.

MensagemEnviado: 19/4/2008 21:55
por lutav
Ulisses Pereira Escreveu:lutav, confesso que se há coisa que não gosto é de ver alguém que diz que discorda de tudo o que alguém diz e não apresenta um único argumento para isso. Seria importante que o fizesses, mesmo sendo um off-topic.

Imagina naqueles posts em que escreveste um post com conteúdo e com argumentos e alguém te responde: "Não concordo com nada.". Tenho a certeza que levaria uma resposta torta da tua parte...

Um abraço,
Ulisses


O argumento, está nas entrelinhas daquilo que... o Karnuss escreveu :wink:

e as entrelinha sao: eu nao sou PSD, nao conheço o partido, tenho orientacao politica vincada (neste caso, PS), e portanto, vou aproveitar para marcar uns pontos (sem ofensa Karnuss).

Eu, por norma evito o "conflito", porque quando NAO o evito, entro a matar... e portanto, a minha justificao (para discordar), tambem foi "light": "memoria curta ou apenas falta de informacao?"

eu podia ter dito, aquilo que disse agora: ele é PS, sempre foi, e gosta (nada contra, tambem gosto), de marcar pontos e de alguma dialectica/confrotacao. Mas a forma como aborda a questao, e os nomes todos assim ao monte, é relativamente demagogica (minha opiniao, sem querer ofender), e nao disfarça (suficientemente bem) o objectivo de (grosso modo) fazer politica.

Tinha de dizer isso, porque ja tenho a responsabilidade de ser conhecido pessoalmente por alguns de vós (nós!) :mrgreen: e nao gosto da carapuça de quem nao se justifica: geralmente (e é quase sempre em offtopics), nao o faço, para evitar precipitar situacoes que sao facilemte previsiveis (e/ou dizer coisas que possam ser mal interpretadas, independentemente da minha intuicao sobre elas)... peço desculpa se as entrelinhas sao muito nubladas :)

beijos e abraços

MensagemEnviado: 19/4/2008 17:22
por bolo
TP1 Escreveu::lol:

Não, não sou professor!!

Quanto ao infra-estrutura, sendo infra um adverbio e não prefixo, logo, tem hífen... digo eu

Aplicando a forma verbal será: infra-estruturar


PS: Corrigi adjectivo por adverbio


Não és prof?!!! :shock:
Bom... então deixa-me que te diga que disfarças muito muito bem! :mrgreen:

De certeza que não está a dizer isso com medo que o Sócrates ande por aqui?!

MensagemEnviado: 19/4/2008 17:07
por lutav
karnuss Escreveu:Lutav, a ordenação da lista foi feita tendo como base os seguintes critérios:

1. Pessoas que, na linha da actuação que Meneses teve para com a presidência de Marques Mendes, foram criticando regularmente o presidente do PSD, e (secretamente?) desejando um resultado miserável do Partido vs. o PS de Sócrates em 2009. Após o desaire eleitora e a consequente saída de Meneses, avançariam então para preparar as legislativas de 2013. Saiu-lhes o tiro pela culatra pois vão ter de se chegar à frente caso estejam realmente interessados em liderar o PSD.

2. Santana Lopes ambiciona a liderança do partido desde que se tornou líder parlamentar, e se lhe derem a oportunidade quererá certamente "vingar-se" daquelees que lhe retiraram a liderança governativa

3. Candidatos com pouca ou nenhuma expressão eleitoral entre as bases (que são quem realmente conta nas directas)

4. Não consigo perceber a fixação de alguns pelo António Borges, que insiste em manter a sua aparência Messiânica...

No fundo, nenhum dos proto-candidatos me parece ser o sangue novo que o partido precisa para se tornar uma alternativa verdadeiramente credivel a este PS de Sócrates. Para mais do mesmo, ficamos com o original que me parece melhor. Já expliquei as minhas razões. Agora fico à espera das tuas :)

PS- em termos políticos, embora não ache que seja relevante, estou situado um pouco mais à esquerda do PSD ;)


a questao é, até que ponto conheces as bases do PSD?

nao leves a mal, eu só acho que tu (efectivamente), nao sabes bem do que estás a falar... quer ao nivel da interpretacao das bases, quer ao nivel da interpretacao de algumas das figuras do PSD.

e acho que LFM arrisca mesmo muito com esta brincadeira: Marcelo e Ferreira Leite, recolhem muitaaaa simpatia, e mesmo "retirados", conhecem muito bem o partido :wink:

problema do Borges, é que está no pais errado; num pais nordico, onde houvesse a hipotese de um candidato a lider, e UM OUTRO candidato a PM, talvez as coisas se compusessem; o Aguiar Branco nao é do "aparelho", nao é "conhecido", e nao entra bem, aí concordo ctg.

em relacao ao Santana, ele nao se quer vingar de ninguem; ele ja se vingou, quando se aliou ao Menezes... estas coisas nao é só dar, e Menezes percebeu isso agora: talvez ainda nao lhe tenham feito metade, do que ele fez ao Marques Mendes; diferença, é que os gajos que acertaram as contas (Pachecos, Marcelos, Ferreiras Leite), tem todos um reconhecimento nacional (nos varios eleitorado), que ele nao tem...

Tudo truques de gestao de poder: novas directas, prazos curtos, tudo, para apenas os mandatos coinciderem melhor com o timming das eleicoes... a ver se pega :)

o ponto 1 é completamente absurdo (achas mesmo que estavam a pensar para daqui a CINCO anos?): Menezes faz isto, para garantir que vai a eleicoes em 2009; ideia, era deixa-lo em lume brando, e pegar no partido, meio anito antes das eleicoes. é como qdo remodelas um governo antes de eleicoes: as vezes, cria-se elan de vitoria. nas lideranças partidárias, é igual! :wink:

edit: isso do "sangue novo", é uma velha questao, que eu acho que se abusa de... ou seja, pegando no PS: por essa ordem de ideias, Socrates nao seria PM; afinal, ele esta comprometido com o "pântano", tem experiencia ministerial, e nao é efectivamente "sangue novo". é preciso nao ser mais papista que o papa, e pensar, perceber, que nós portugueses, gostamos de seguir gajos que dao murros na mesa, e nos convencem, sem falar muito (nao é o caso do LFM, e acho que tinha obrigacao de fazer melhor)...

:)

(GO NELINHA GO!!!)

MensagemEnviado: 19/4/2008 15:03
por Woodhare
Eu curtia as ideias que o Marques Mendes defendia nos jornais financeiros, pena que fossem diferentes das que defendia em frente às cameras de tv.

Quem quer que seja espero que seja alguem com mais vontade de fazer algo à direita do que de dizer.

MensagemEnviado: 19/4/2008 14:58
por Woodhare
Para mim mim o problema da direita em Portugal é que é demasiado socialista e quando não o é cheira a requentado salazarista. E depois há todos aqueles liberais que na prática são o oposto.

Re: Luis Filipe Menezes demite-se

MensagemEnviado: 19/4/2008 14:53
por Woodhare
Talvez pudessem tentar convencer o Paulo Portas a candidatar-se à liderança do PSD.

MensagemEnviado: 18/4/2008 23:29
por TP1
:lol:

Não, não sou professor!!

Quanto ao infra-estrutura, sendo infra um adverbio e não prefixo, logo, tem hífen... digo eu

Aplicando a forma verbal será: infra-estruturar


PS: Corrigi adjectivo por adverbio

MensagemEnviado: 18/4/2008 23:01
por bolo
TP1 Escreveu:
bolo Escreveu: as mais bem (ou melhor?) informadas


Bem - Superlativo relativo de superioridade é mais bem

Bom - Comparativo é melhor

Tá porreiro pá



Obrigado TP1, Obrigado! Salvaste-me de uma dúvida que me começou a atormentar de repente, do género de uma unha que está bem e, de repente, pronto, encrava!

É isso!

Já agora se eu quiser escrever sobre o ministério das Obras Públicas, posso dizer: "O Mário infraestruturou!"? :lol:

É a dúvida do hífen!
Se infra-estrutura tem hífen, o mesmo não me soa bem com a forma verval! Que te parece, pois já estou recordado que és prof! Maravilha!

MensagemEnviado: 18/4/2008 22:48
por TP1
bolo Escreveu: as mais bem (ou melhor?) informadas


Bem - Superlativo relativo de superioridade é mais bem

Bom - Comparativo é melhor

Tá porreiro pá

MensagemEnviado: 18/4/2008 22:29
por tigstav
Respeito as opiniões de todos, mas tenho a minha. Não tenho fé nenhuma nos nossos políticos. A opinião que tenho do Menezes é muito semelhante à que tenho da maioria dos políticos dos 2 principais partidos.
É por eles que temos o país que temos.
Em relação ao facto de o Menezes ser um populista, alguém acredita que seria eleito se não fosse pelas bases do partido?

Em relação a ser Médico... até podia ser carpinteiro ou padeiro, não é isso que mostra o carácter e capacidade de uma pessoa.

Um abraço

MensagemEnviado: 18/4/2008 22:29
por bolo
Concordo plenamente com o post do Karnuss!

karnuss Escreveu:Lutav, a ordenação da lista foi feita tendo como base os seguintes critérios:

1. Pessoas que, na linha da actuação que Meneses teve para com a presidência de Marques Mendes, foram criticando regularmente o presidente do PSD, e (secretamente?) desejando um resultado miserável do Partido vs. o PS de Sócrates em 2009. Após o desaire eleitora e a consequente saída de Meneses, avançariam então para preparar as legislativas de 2013. Saiu-lhes o tiro pela culatra pois vão ter de se chegar à frente caso estejam realmente interessados em liderar o PSD.

2. Santana Lopes ambiciona a liderança do partido desde que se tornou líder parlamentar, e se lhe derem a oportunidade quererá certamente "vingar-se" daquelees que lhe retiraram a liderança governativa

3. Candidatos com pouca ou nenhuma expressão eleitoral entre as bases (que são quem realmente conta nas directas)

4. Não consigo perceber a fixação de alguns pelo António Borges, que insiste em manter a sua aparência Messiânica...

No fundo, nenhum dos proto-candidatos me parece ser o sangue novo que o partido precisa para se tornar uma alternativa verdadeiramente credivel a este PS de Sócrates. Para mais do mesmo, ficamos com o original que me parece melhor. Já expliquei as minhas razões. Agora fico à espera das tuas :)

PS- em termos políticos, embora não ache que seja relevante, estou situado um pouco mais à esquerda do PSD ;)


Basicamente agora temos o Menezes fora de caminho, o que é uma maravilha para quem o tinha, sempre à perna, a dizer: que isto e que aquilo e que a dele é que era e que a dos outros era muito pequena!

É assim que isto funciona! Depois, quando se sentam com o rabo na cadeira é têm que mostrar os seus dotes é que é O Delas e que o estalido dos dedos era só uma brincadeira!

Para ser presidente, mesmo de um partido da Oposição, é coisa para ser puchadita! É preciso levantar cedo da cama, de preferência com a cabeça fresca e algumas ideias alinhadas umas com as outras e ter os pés bem assentes na terra.

Uma coisa que não ajudará nada certamente será andar por aí aos tiros para o ar, pior se for sozinho, no meio de um descampado! Foi isso que o ex.mo presidente, agora a ver a carroça passar, fez, duas ou três vezes em 6 meses! Pelo menos era cada estrondo que deixava o pessoal a olhar para ver de onde vinha o fumo! Dou como exemplo, as rompantes e afinadíssimas saídas, onde de repente, num país onde até há temas profundos e infelizmente actuais, o senhor acorda, possivelmente também numa manhã de nevoeiro, e diz: "povo meu, a rtp não terá mais publicidade! ...hein?!!!".
O povo, para além de ficar confuso, vira-se irremiavelmente para os seus problemas e esquece-o, ainda com o dedo no ar! Claro está!
Isto a somar à sua maravilhosa aliança com o mais amado dos mal sucedidos, para a bancada parlamentar, parece mais que esperado. Afinal, tudo fica bem quando acaba bem!

Quanto ao Borges, não me parece que seja candidato! Há cá muitos borges, já!

Quanto ao Passos Coelho, julgo que ainda lhe falta algum trabalhinho para ser líder, no entanto dizem as boas línguas, não necessariamente as mais bem (ou melhor?) informadas que o ilustre senhor, que antes apoiou Menezes, lhe anda a dar a mão. Cuidado, ele que veja qual é a mão! Se for a mesma, o melhor é pensar 3 vezes!

Basicamente, na minha opinião, e como dizia também este ilustre senhor, o que falta ao PSD é cultura de base do partido, que terá estado no espírito daqueles que o fundaram e que teria sido perdida, segundo este, em 1986 com a entrada de Cavaco no poder. Se a perdeu com Cavaco ou não, não sei, mas que não a tem neste momento, não tem! Qual é a fábula onde todos andam à pancada à procura de um líder?! Se não há nenhuma, passa a ser a Fábula do PSD!


Entretanto, o Sócrates passeia-se!

MensagemEnviado: 18/4/2008 22:20
por TP1
tigstav Escreveu:Tristeza termos tipos como o LFM à frente do "principal" partido da oposição. Só sai demagogia daquela boca. Nem consigo imaginar como poderia ser aquele senhor 1º ministro. Eram maquinas de lavar para toda a gente. Populista da treta!!!


Demagogia? Calma! O Menezes não é de facto o meu preferido, mas posso dizer-te que como morador no concelho de V.N. Gaia, que este tem feito um excelente trabalho... haaaa devo dizer-te tb, que o Menezes tem uma licenciatura em medicina que não tirou com certeza, por fax...

MensagemEnviado: 18/4/2008 22:12
por tigstav
Tristeza termos tipos como o LFM à frente do "principal" partido da oposição. Só sai demagogia daquela boca. Nem consigo imaginar como poderia ser aquele senhor 1º ministro. Eram maquinas de lavar para toda a gente. Populista da treta!!!

MensagemEnviado: 18/4/2008 21:53
por LS
Muito interessante e sobretudo muito esclarecedora a entrevista do LFM ao Mário Crespo, esta noite na SIC Noticias. Um retrato muito claro sobre a situação do partido, sobre o comportamento de alguns dos barões dos partidos e também da baronesa Teixeira da Cruz.

Muita pena que tenha recusado ir à RTP e à SIC.

Pareceu-me bastante convincente sobre a sua recusa em se candidatar. Vamos ver se vai conseguir resistir à vaga de apoio que vai surgir inevitavelmente, creio eu.

Mais que "rato de água",

MensagemEnviado: 18/4/2008 20:18
por JOCK
é necessario uma reforma nos partidos...sangue novo...

MensagemEnviado: 18/4/2008 19:55
por TP1
Se Marcelo, Antonio Borges e Manuela avançarem juntos, será extraodinário. Se alguma destas figuras se candidatar, eu como militante vou votar.

MensagemEnviado: 18/4/2008 19:38
por karnuss
Para ajudar á festa, o Secretário-Geral do PSD Ribau Esteves veio admitir a possibilidade de uma recandidatura de Luís Filipe Menezes e também explicar porque é que as directas foram marcadas já para daqui a 1 mês, um prazo manifestamente curto para o surgimento de candidaturas alternativas. Destaco esta pérola:

(...)«É preciso um equilíbrio (...) para não gastarmos tempo de mais, porque o partido está numa situação em que tem de arrumar [a situação] bem e o mais depressa possível. Não podemos deixar que se arraste o tempo. Em Junho queremos estar todos a apoiar solidariamente a selecção nacional de futebol».[/u]

MensagemEnviado: 18/4/2008 16:06
por karnuss
Lutav, a ordenação da lista foi feita tendo como base os seguintes critérios:

1. Pessoas que, na linha da actuação que Meneses teve para com a presidência de Marques Mendes, foram criticando regularmente o presidente do PSD, e (secretamente?) desejando um resultado miserável do Partido vs. o PS de Sócrates em 2009. Após o desaire eleitora e a consequente saída de Meneses, avançariam então para preparar as legislativas de 2013. Saiu-lhes o tiro pela culatra pois vão ter de se chegar à frente caso estejam realmente interessados em liderar o PSD.

2. Santana Lopes ambiciona a liderança do partido desde que se tornou líder parlamentar, e se lhe derem a oportunidade quererá certamente "vingar-se" daquelees que lhe retiraram a liderança governativa

3. Candidatos com pouca ou nenhuma expressão eleitoral entre as bases (que são quem realmente conta nas directas)

4. Não consigo perceber a fixação de alguns pelo António Borges, que insiste em manter a sua aparência Messiânica...

No fundo, nenhum dos proto-candidatos me parece ser o sangue novo que o partido precisa para se tornar uma alternativa verdadeiramente credivel a este PS de Sócrates. Para mais do mesmo, ficamos com o original que me parece melhor. Já expliquei as minhas razões. Agora fico à espera das tuas :)

PS- em termos políticos, embora não ache que seja relevante, estou situado um pouco mais à esquerda do PSD ;)

MensagemEnviado: 18/4/2008 16:04
por maverick
Não tenho partido político(embora nunca votasse pelo BE e PCP), mas tenho pena de não haver uma oposição em condições. O país perde muito com isso.

MensagemEnviado: 18/4/2008 15:52
por Jiboia Cega
petar Escreveu:Será que isto não passa duma jogada dos dois para tomarem o País?

Põem o Pestana a Ministro do Turismo, o treinador do Nacional a Min Neg Estrangeiros, o Joe no Desporto e Finanças, o gajo que anda sempre ao cacete quando o PSD encontra o PS na rua a Min Admin Interna, O Cristiano a Ministro do Desporto e Juventude e a Fatima Lopes a Ministra da Cultura e do JetSet e quase que tinhamos governo...


petar, não há ministério do Turismo mas sim uma secretaria integrada no Ministério da Economia e Inovação. E aliás o Secretário de Estado do Turismo é bem Madeirense e concorrente do Pestana. Já agora este Sec. do Turismo, Bernardo Trindade, tem feito um bom trabalho.

Abraço
Jibóia

MensagemEnviado: 18/4/2008 15:47
por Ulisses Pereira
lutav, confesso que se há coisa que não gosto é de ver alguém que diz que discorda de tudo o que alguém diz e não apresenta um único argumento para isso. Seria importante que o fizesses, mesmo sendo um off-topic.

Imagina naqueles posts em que escreveste um post com conteúdo e com argumentos e alguém te responde: "Não concordo com nada.". Tenho a certeza que levaria uma resposta torta da tua parte...

Um abraço,
Ulisses