Ui..., este tipo de tópico demonstra bem que, entre as mais valias, também se podem discutir assuntos acutilantes e onde as opiniões divergem em todas as direccções, mais do que em relação ao destino, esse magafeu, das resistências do PSI20, etc, etc.
Só o tema da mestrina dava pano para mangas, mas lá entrámos nós pelo Petro a dentro, pelos anjos e demónios, artísticos e políticos, maldade e bondade colectiva até Deus!
Daqui a pouco estamos a discutir o que é que andamos cá a fazer, qurem ver!
Mas antes disso, quero perguntar à Pata se concorda com o autor do artigo que referiu.
A mim parece-me que já foi mais assim, uma vez que isso está ligado à educação e cultura das pessoas. Ainda se faz muito esterco, mas acho que hoje já vamos pondo uns papeis no lixo, já se vê menos lixo pela janela do carro a fora, por entre cigarrettes e escarros, já vamos sensurando quem não paga os seus impostos, e isto mudou em poucos anos, já nos prontificamos a agredir violentamente quem, por ventura, pense em passar à frente na fila, mesmo que bem vestido e bem falante, por isso, podemos estar na direcção e sentido certos. Vamos é devagarinho, por causa, sobretudo agora, da falta de valores humanistas, onde o "hi-tec", nos pode mesmo substituir no tempo. Pode, não deve e espero que qualquer crise nestes valores essenciais possam fazer com que regressem reforçados num futuro qualquer. Pura futurologia ao acaso!
O que acha, já que lançou esta bagunça?!
Já agora, os exemplos que deu são muito bons: os lugares na fila já vão sendo dificeis de não respeitar mas quanto aos lugares de estacionamento, ui, com a crise que há, não é fácil resistir a uma aproveitadelazita! O mesmo para a propriedade privada, essa então, só dentro de cofres e fechada a sete chaves. Nem os multibancos resistem a escavadoras desnorteadas! Bom, não vale a pena irmos para os orgãos corporais ou escravatura. Isso seria demasiado cruel!
Até eu, que estou a defender estes valores, já fui multado por estacionar num lugar para deficientes! Por isso vejam como é!!! Estou a brincar! Não vi o sinal!

Foi mesmo! Cua pressa, como é óbvio! Ainda por cima era de noite, mas o lugar lá estava reservado, prontinho! Chamei-lhe um figo. Quando cheguei já tinha sido pesado o quilo e era a 60€! Ainda não paguei a factura e esta, como acho que não devo pagar, só se me penhorarem um jogo de pequeno almoço de barro que lá tenho em casa!
Quanto a donativos, não resisto a participar depois de ouvir a cantiga, espero que inspirada em factos reais que me cantam, algumas são autênticos Fados. No entanto, tenho limites psicológicos, por isso, depois de uma contribuição, costumo entrar numa fase de nojo, onde durante um determinado espaço de tempo não me sinto obrigado a fazê-lo, senão estaria a por o mundo em cima dos meus ombros (coitados) e só gosto de pegar na minha parte. Ainda bem!
É curioso como não sou capaz de ficar indiferente a estes pedidos dos outros.
A última foi para uma associação de recuperação de toxicodependentes onde depois de uma longa e incrivelmente franca conversa com um, depois dois e depois três elementos da associação, ex, declaradamente e supostamente, toxicodependentes, me falaram das suas experiências, contribui com gosto e fiquei a bater mal com a intensidade desta experiência. O humano está onde o quisermos ver!
pvg80713 Escreveu:pata,
doeu. mas ajudar outras pessoas parece-me um puzzle sem soluções simples...
cumprimentos
pvg
Boa!
rsacramento Escreveu:não é mal exclusivamente luso
a dissolução dos valores (referidos neste tópico) é difundida pelos impérios, e progressivamente absorvida pelos bárbaros
Se bem entendi, esta é profunda! Tem autor?
Woodhare Escreveu:Eu curto o Bush e prefiro-o ao Clinton. Prefiro a politica de confrontação do que a politica de tensão. E além disso pondo de lado a megalomania messianica dos primeiros tempos curto a doutrina neo-conservadora e curto a maioria dos principios que o Bush defende publicamente. O free-trade, a politica de confrontação, o conservadorismo compassivo, a ajuda monetária apenas a países que dão mostras de querer evoluir e ter chamado ditadores aos ditadores.
Eles não começaram a guerra por causa do escândalo se bem me lembro mas ordenaram o bombardeamento para mudar o assunto.
Tenho dificuldade em aceitar a guerra e os motivos que enumeram para as fazer! A luta entre seres humanos começa no berço entre irmãos, portanto faz parte da nossa natureza! No entanto, começar uma guerra onde se sabe que se vai matar milhares e milhares de pessoas, 98% provavelmente nos seus lares, corrijo, 90% nos seus lares, 8% são enviadas mesmo para a frente de batalha não é algo propriamente humano.
Há uma coisa da qual gostava de saber mais e que é o comportamente em grupo, pois nesta área o homem consegue fazer coisas gigantescas, nem sempre boas e muitas vezes mesmo muito más.
O orçamento diário com a guerra do Iraque, por exemplo, é um número certamente provacatório, mas pronto, o homem em grupo lá o decidiu! Se fosse um contador de água ou luz a contar euros, certamente seria mais rápido do que uma rebarbadora! E como tal, até faz bem o seu trabalho! Não se pode dizer asneiras, pois não! Também não é preciso, neste tópico estamos a falar de boa educação!
Vou ali e já venho e já estou melhor!
Por outro lado não é o Bush ou o Clinton que, como simples cidadãos, matam milhares, mas sim como liíeres de um grupo! e voltamos nós à análise que é preciso fazer sobre o comportamento de grupos, desde os mais básicos elementos até aos seus líderes.
Claro que a personalidade do líder é fundamental na orientação do grupo. Se for louco, deslumbra os seus subditos ignorantes e pode ser que reine!
Cito, não importa quem:
"And when you kill a man, you're a murderer
Kill many, and youre a conqueror
Kill them all...ooh...oh youre a god!"
Por outro lado, não nos esqueçamos do nível de intriga, contra-informação, tendência, luta pelo poder, falta de valores, que se irradiam na vivênvia do grupo e na interacção com outro.
Poucos líderes chegam a Deus e se não o fizerem ou desistem ou serão crucificados. A não ser que eduquem os seus subditos entretanto. E isso pode levar milénios. Enquanto eles não passam, alguns grandes líderes vão desistindo ou sendo crucificados.
No entanto, já se fez um caminho engraçado mesmo assim! Desde o início! Não podemos reclamar de tudo!
O problema agora são os canhões e os tomohawks que com um clique matam aleatoriamente às dúzias e em directo pela TV, mudando um pouco a ordem de grandeza dos factos.
Gostei bastante deste tópico, até aqui!