Quico Escreveu:Está "bullish", sim senhor!
Como estou farto de pregar, uma figura de AT só existe e é válida quando activada.
Na minha maneira de ver, parece-me que a AT é a analise duma formação gráfica e pretende objectivamente interpretar o movimento dum qualquer activo, em qualquer «time frame». Ora quando dizemos que a IBM subiu porque os resultados foram bons, isto é óbvio depois de resultados, claro que diríamos que teria caído se os resultados tivessem sido maus. É difícil (mas acontece) saírem maus resultados e o activo subir e vice-versa saem bons e o activo desce (por acaso parece-me ser mais frequente). No entanto no mercado está tudo incorporado no preço, e isto quer simplesmente dizer que o preço é sempre o preço certo. O desenho gráfico que se obtém do movimento dos preços passados, normalmente incorpora duas possibilidades e isto é sempre, subida e ou descida. Ora, no caso da IBM tínhamos um triangulo ascendente que só quebrou e confirmou a figura porque os resultados foram bons e o preço antes de resultados já incorporava a possibilidade de os resultados serem bons e o tal triangulo estava lá pronto a ser partido nesse caso. Se os resultados tivessem sido maus teríamos verificado que o triângulo não teria quebrado, e a figura não teria sido validada.
Salvador (citação): Tao mas os resultados não é o que motivam as cotações ? Os analistas e o mercado esperam um EPS X, se houver um surprise factor positivo como resultados acima a cotação sobe. O que é uma acção subir constantement a longo prazo ?
Na minha opinião nada mais é do que a "quebra" das expectativas de resultados do mercado...
Logo em geral se os EPS forem acima dos esperados a acção tera tendencia a subir... na proxima divulgacao de resultados os analistas e o mercado esperam novamente um resultado X se a empresa conseguir apresentar consistentemente melhores resultados, a acção vai valorizando de uma forma sustentavel...é a minha opiniao
digo eu: Mas agora suponham que por qualquer carga de água, sei lá, muito maus resultados da Cat e sei lá uns biliões muita acima do esperado de prejuízos do City, (estou a inventar é claro) e a esta onda de força Bull (temporária) sobreviesse de imediato uma onda de maus resultados e medo e sell-off como já aconteceu este ano duas vezes pelo menos, e então ficássemos à espera que o SP voltasse aos 1250 e fizesse um triple bottom, certamente que a IBM também seria afectada por essa situação e nem os bons resultados a livravam de cair como o mercado todo em geral cairia. E então sabiamente diríamos que foi um falso breakout, que afinal a figura que se veio a activar foi uma cunha bearish (que são as desenhadas a subir).
Manicospic: citação
Não esquecer que a acção teve o comportamento que teve devido à boa apresentação de resultados, se os resultados tivessem sido diferentes (leia-se maus) teria vindo para baixo, com isto o que quero dizer é que o comportamento dela deu-se não devido a nenhuma figura que ela estivesse estado a desenhar em AT mas sim a bons resultados financeiros que a impulsionaram.
A AT é um pouco assim pretende ser o mais objectiva possível mas tem implícita toda a carga de subjectividade do homem por trás do analista. Eu tento fazer AT para me auxiliar a tomar decisões com um maior índice de probabilidades de acerto, ter um stop-loss colocado debaixo do valor fundamental em longos ou acima em curtos, e tentar estar na trend com uma pequena antecipação. Mas tento, tento, e não consigo, muitas vezes vi os meus stops a partirem e a servirem de suporte a grandes subidas e a servirem de resistência a grandes descidas quando estou a shortar um activo. Aliás eu até acho que tenho uma especial propensão para pôr os stops precisamente nos níveis em que o mercado inverte, digo eu cá para mim quando isso acontece, os stops estão feitos para eu perder aos poucos.
Só uma coisa tenho a certeza: eu nunca consigo enganar o mercado, o mercado é que consegue sempre enganar-me a mim. E eu encontro sempre meio de justificar o meu engano, na minha argumentação comigo mesmo.