Caldeirão da Bolsa

Banco de Inglaterra Corta juro para 5%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 10/4/2008 16:12

A economia precisa da inflação para avançar... coitados dos japoneses nos anos de deflacção...

Acho que deveria dar um estimulo à confiança dos agentes e baixar a euribor.

Registado: 1/4/2008 17:29

por nunofaustino » 10/4/2008 15:01

MarcoAntonio Escreveu:
Os 2% são uma meta mas não uma obrigação. Tanto mais que seria uma obrigação completamente impossível de cumprir a não ser "aldrabando" os números...

Olha que eu estou convencido que a principal função do BCE é a manutenção da inflação a níveis "confortáveis"... neste caso o nível de conforto anda nos 2%... por isso não é uma obrigação, mas quase...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por JimmyRogers » 10/4/2008 14:55

Uma descida por parte do BCE das taxas de juro neste momento seria excelente para os mercados.

Mas o Sr. Trichet, que a meu ver é muitas vezes injustiçado não está muito preocupado com isso. As preocupações dele são outras, mormente, o combate à inflação, que por sinal até anda elevada na zona euro.

Ele não o faz porque é masoquista, ele fá-lo porque as suas atribuições são essas, que aliás, foram definidas aquando da constituição da instituição a que preside e que se encontram definidas no próprio TCE.

A sua actuação não pode ser comparada, linearmente, como muitas vezes é feito, com a do Sr. Bernanke, porque as missões das instituições que lideram são diferentes.

Registado: 9/4/2008 11:51

por MarcoAntonio » 10/4/2008 14:52

O BCE tem ameaçado com subida de facto como o Nuno refere, para conter a inflacção, mas eu sinceramente não acredito que o cheguem a fazer e inclino-me para uma baixa, contida e atrasada em relação aos outros bancos centrais, mas uma baixa. Provavelmente 25 pontos base...

A inflacção é a prioridade para o BCE e existe um valor alvo para a inflacção: 2% (de preferência abaixo).

Não sou economista mas sinceramente a minha percepção e até olhando para o histórico da inflacção é que esse valor não é realista, parece-me virtualmente impossível manter a inflacção nesse valor por tempo indeterminado. Uma coisa é uma meta, algo para onde se aponta e que se pretende atingir; outra é o que realmente se consegue.

Os 2% são uma meta mas não uma obrigação. Tanto mais que seria uma obrigação completamente impossível de cumprir a não ser "aldrabando" os números...

Portanto, estou convencido que o BCE vai acabar por ir atrás dos outros bancos mas com uma actuação mais moderada e mais atrasada que é já o que tem acontecido noutras ocasiões, agindo sempre por forma a conter a inflacção mas sem fechar os olhos à economia da zona euro e às políticas monetárias dos outros bancos centrais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Buzzzo1 » 10/4/2008 14:43

Uma sugestao:

Para saber aquilo que "todos" esta a espera, de forma objectiva, basta ir acompanhado as varias taxas Libor, nos varios periodos disponiveis.

buzzzo

Registado: 16/12/2007 3:51

por nunofaustino » 10/4/2008 14:24

Trichet Says Market Turmoil May Have Broader Impact on Economy

By Christian Vits

April 10 (Bloomberg) -- European Central Bank President Jean- Claude Trichet said the credit squeeze may affect economic growth more than expected and inflation risks remain elevated, suggesting the bank won't change interest rates any time soon.

``We are experiencing a rather protracted period of temporarily high annual rates of inflation,'' Trichet said at a press conference in Frankfurt today after the ECB kept its key rate at 4 percent. Financial market ``tension may last longer than initially thought and have a broader than currently expected impact on the real economy.''

With inflation running at the fastest pace in almost 16 years, the ECB is reluctant to follow the U.S. Federal Reserve in cutting interest rates to shore up economic expansion. At the same time, record oil prices, higher credit costs and the euro's 18 percent gain against the dollar in the past year are threatening to slow growth in the 15-nation euro region.

``We believe that the current monetary policy stance will contribute'' to keeping inflation under control, Trichet said. ``The firm anchoring of medium- to longer-term inflation expectations is of the highest priority.''

To contact the reporter on this story: Christian Vits in Frankfurt cvits@bloomberg.net
Last Updated: April 10, 2008 09:05 EDT

por jetrudesdasilva » 10/4/2008 12:54

O trincheira não vai nessa..

Registado: 18/1/2008 23:22

por nunofaustino » 10/4/2008 12:53

olha que, pelo que eu sei do BCE, a haver novidades será a subida de juros e não a descida...

Mas já n sei nada... penso que a descida dos juros por parte do BCE em 0.25% teria um impacto maior no mercado e significaria que o problema é maior do que é assumido pelo mercado do que uma nova descida de 0.75% por parte do FED...

Um abr
Nuno

Banco de Inglaterra Corta juro para 5%

por Onorio » 10/4/2008 12:50

O Banco de Inglaterra decidiu reduzir a taxa de juro de 5,25% para os 5%, na reunião de hoje. Esta é a terceira descida de juros no Reino Unido desde que a crise de crédito se instalou nos mercados financeiros.

O Banco de Inglaterra, liderado por Mervyn King, anunciou uma descida de juros de 25 pontos para os 5 %, uma medida em linha com o esperado pelos economistas.

A autoridade monetária desce assim pela terceira vez os juros para tentar evitar que a economia do país abrande o ritmo de crescimento significativamente. Ainda ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiu as previsões económicas da Primavera e reviu em baixa as estimativas para o crescimento mundial. O Reino Unido não foi excepção.

As previsões do FMI apontam para que este ano a economia inglesa cresça a um ritmo anual de 1,6%, menos 0,2 pontos do que as estimativas de Outono, e quase metade do crescimento económico verificado em 2007 (3,1%).

A crise de crédito, que se instalou nos mercados no último Verão, é uma das principais responsáveis pelo abrandamento da economia mundial, com os EUA a destacarem-se.

Boas novas do BCE agradeciam-se hoje.
Se é que me faço entender.

Registado: 4/3/2008 23:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 100 visitantes