Página 1 de 1

Enviado:
5/5/2008 15:38
por enologo
Pergunta para quem lhe aconteceu isto:

Como estão a fazer declarações de IRS no que toca às mais-valias?

Enviado:
31/3/2008 18:54
por habanero04
enologo Escreveu:habanero04 Escreveu:crg Escreveu:Eu também fiz uma venda no dia 31 de Dezembro e o movimento está registado nesse mesmo dia na declaração do banco (BIG). Quanto à carta do banco, neste caso, não envia qualquer carta, disponibilizou no site do banco a referida declaração, penso que por volta desse dia 20 de Janeiro, com data de 16 de Janeiro.
Pelos vistos há Bancos que fazem de uma maneira e outros de outra.
Enólogo, por acaso o teu Banco não é o BES?
É da família... é o BEST!!!
Eu estou a pensar colocar as operações do dia 31... até porque se as não considerar pago bastante em imposto. Para tal, e se o banco não me alterar a declaração, já tenho impressas as ordens efectuadas para uma possível fiscalização do fisco!
Pois, logo vi... A minha situação é idêntica e vou fazer o mesmo. Eu recebo os documentos com os detalhes das operações por correio e já os tenho lá em casa guardadinhos para o que der e vier.

Enviado:
31/3/2008 18:27
por enologo
habanero04 Escreveu:crg Escreveu:Eu também fiz uma venda no dia 31 de Dezembro e o movimento está registado nesse mesmo dia na declaração do banco (BIG). Quanto à carta do banco, neste caso, não envia qualquer carta, disponibilizou no site do banco a referida declaração, penso que por volta desse dia 20 de Janeiro, com data de 16 de Janeiro.
Pelos vistos há Bancos que fazem de uma maneira e outros de outra.
Enólogo, por acaso o teu Banco não é o BES?
É da família... é o BEST!!!
Eu estou a pensar colocar as operações do dia 31... até porque se as não considerar pago bastante em imposto. Para tal, e se o banco não me alterar a declaração, já tenho impressas as ordens efectuadas para uma possível fiscalização do fisco!

Enviado:
31/3/2008 18:21
por habanero04
crg Escreveu:Eu também fiz uma venda no dia 31 de Dezembro e o movimento está registado nesse mesmo dia na declaração do banco (BIG). Quanto à carta do banco, neste caso, não envia qualquer carta, disponibilizou no site do banco a referida declaração, penso que por volta desse dia 20 de Janeiro, com data de 16 de Janeiro.
Pelos vistos há Bancos que fazem de uma maneira e outros de outra.
Enólogo, por acaso o teu Banco não é o BES?

Enviado:
31/3/2008 18:17
por crg
Eu também fiz uma venda no dia 31 de Dezembro e o movimento está registado nesse mesmo dia na declaração do banco (BIG). Quanto à carta do banco, neste caso, não envia qualquer carta, disponibilizou no site do banco a referida declaração, penso que por volta desse dia 20 de Janeiro, com data de 16 de Janeiro.

Enviado:
31/3/2008 17:58
por habanero04
Eu sei que dá chatice e se perde tempo, mas não acho que deva aceitar os valores que o Banco apresenta porque também eles não estão isentos de enganos. Além disso, vendi as acções para aproveitar a menos-valia daí resultante. Se for fiscalizado depois logo se vê.

Enviado:
31/3/2008 17:42
por amcvieira
o problema não é haver nada na lei que diga o contrário, o que pode muito bem acontecer, é existir discrepância entre os valores declarados pelos bancos, e os valores por nós declarados, e quem cabe o ônus da prova é a nós contribuintes e não aos bancos, e isso dá sempre chatice, quanto mais não seja pelo tempo dispendido.
Abraços

Enviado:
31/3/2008 17:35
por habanero04
Eu já tinha aqui colocado esta questão há uns tempos, também a mim me falta uma venda que fiz a 28 de Dezembro e que não aparece na declaração do Banco. Eu vou considerá-la na minha declaração porque não me parece fazer sentido não o fazer, e além disso ainda não descobri nada na lei que diga o contrário.

Enviado:
31/3/2008 16:04
por amcvieira
spcnuno, concordo plenamente
mas a que ter atenção os que os bancos informam agora nas finanças, é que aqui hà uns anos não havia grande controlo, mas agora começa a haver, e se delarar-mos a mais ou a menos do que as finanças lá tem, mais tarde quem está lixado é o contribuinte, pois é ele que deverá provar as divergências.
Abraços

Enviado:
31/3/2008 15:46
por scpnuno
Pergunto eu:
E quem comprou e vendeu determinada acção no dia 31 de Dezembro, com uma maior ou menor valia?
(Para mim a data é a do dia da negociação, que se pode comprovar pelas ordens de compra / venda, mas não sou especialista. Devo dizer no entanto que não em 2007, mas emanos anteriores negociei a 31 de Dezembro e declarei como relativo ao ano em causa)
Abraços

Enviado:
31/3/2008 15:42
por amcvieira
Olá pessoal, dois "esclarecimentos", em primeiro lugar as declarações tem a data de 20 de Janeiro, pois é esta data que a lei dita como limite para informar os contribuintes de todos os tipos de rendimento, sejam, mais valis ou não, até a simples carta da n/entidade patronal para IRS deveria ser-nos entregue até dia 20 de Janeiro.
Em relação às acções, pois eu também não concordo com isso, mas penso que os bancos estão a considerar que as acções são nossas até à data de liquidação, e não até à data de venda efectiva das mesmas. Mas o que podem fazer é deslocarem-se junto dos V/Bancos e informarem-se à cerca disso.
Um abraço

Enviado:
31/3/2008 14:05
por andren
fui verificar as minhas, pois também tinha vendido a 31 com menos valias e no meu caso consideraram.
Consideram a venda sempre no dia em que é vendido em bolsa e não no dia de liquidação.
O banco é o bpionline.
Abraço

Enviado:
31/3/2008 10:43
por enologo
Fibonacci, obrigado!
Mais ninguém movimentou acções nesse dia? Ou ainda não receberam a declaração (a tal de 20 de Janeiro)


Enviado:
29/3/2008 18:57
por Fibonacci
enologo,
Segundo a minha interpretação, efectivamente as acções apenas deixaram de ser legalmente da tua posse, 3 dias úteis depois da venda...
Apesar de não as veres na tua carteira, elas continuam a estar registadas em teu nome até que sejam liquidadas financeiramente no sistema central...
Mas espera que talvez alguém te possa elucidar melhor sobre este tema...
Quanto à carta do banco, fiquei curioso... também apenas recebi esta semana e, efectivamente, também me enviaram com data de 20/Janeiro...
Fibo
Acções no dia 31 de Dezembro de 2007... alguém movimentou?

Enviado:
29/3/2008 17:52
por enologo
No dia
31 de Dezembro vendi umas acções com menos-valias, de modo, pensava eu, a abater mais-valias que estavam feitas durante o ano de 2007!
Acontece que esta semana recebi a Declaração de Movimentos de Registo/Depósito de valores Mobiliários, por parte do meu banco, e para meu espanto não me aparecem estas vendas...

e pelo que me apercebi, todas as datas de movimentos estão diferentes das efectivas (penso que serão as datas da liquidação financeira). Ora, os movimentos são de acções, e as acções saíram no dia da venda, e não no dia da liquidação financeira...
A minha questão para os restantes visitantes é:
- O que aconteceu com o vossos negócios nos últimos dias do ano?
Apesar de ser obrigatório entregar até dia 20 de Janeiro de cada ano uma declaração onde constem os movimentos de registo efectuados no ano anterior, o meu banco só mo enviou agora. Mas colocaram da data do documento como dia 20 de Janeiro...

(será que fizeram o documento nesse dia e o guardaram durante 2 meses??
