Caldeirão da Bolsa

Pedido de opinião: faziam-se ao mar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 26/3/2008 20:25

queria agradecer a todos, pois ajudaram-me a fazer-se luz sobre alguns pontos interessantes

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 26/3/2008 19:59

nunofaustino Escreveu:qual é a tua definição de swing trade? O que te leva a entrar numa acção?

Olhando para o ano de 2006 (se quiseres podes colocar aqui o gráfico de 2007 com as tuas entradas assinaladas) penso que a melhor estratégia seria negociar com base no canal em que a acção está (compra nos 150 e venda nos 180 - valores arredondados).

Não sei se isso entra na tua definição de swing trade...

Um abr
Nuno

swing trade é apanhar subidas curtas e sair (2,3 a 8 dias, vá lá..)

para entrar, espero que alguns indicadores se ponham de acordo: resumidamente - macd com ema13 (a subir) no diário e macd ou ema13 a subirem, no semanal

aqui ficam as trades:
Anexos
entradasSaidas.jpg
entradasSaidas.jpg (159.66 KiB) Visualizado 955 vezes

por MarcoAntonio » 26/3/2008 19:53

Como bottom line, olhar para o gráfico todo desenhado cria a ilusão de que se podiam fazer xis trades ganhadores com relativa facilidade. Essa facilidade não existe quando o gráfico se está a formar. Isso é particularmente notório em swing trade, depois termos os swings definidos ou um trading range definido ao longo de xis tempo é fácil...

Quando o gráfico se está a produzir, é bastante diferente porque não sabemos ainda que estamos num trading range ou se temos a ideia que estamos, podemos ainda não ter os suporte e resistência bem definidos.

Isto cria a ilusão de que determinado tipo de trading pode funcionar bem em determinado activo. Mas baseia-se em trades que não são realistas...

Por isso, como disse atrás, o gráfico para trás até podia ser todo lindinho que chegavas a 2007 e tentavas fazer swing trading e ter problemas na mesma.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 26/3/2008 19:47

Eu não sou grande adepto de swing trade, como já disse atrás (acho uma forma de trading muito traiçoeira, com diversas desvantagens e que se baseia essencialmente num conceito apelativo mas pouco prático ou realista).

E numa análise assim em retrospectiva ainda é mais traiçoeiro.

Por exemplo, olha-se para aquele trading range e diz-se que era vender na resistência e comprar no suporte. Aquele trading range é particularmente longo e mesmo assim, só a cerca de meio é que alguém teria o trading range bem definido. Na maior parte dos casos, quando o trading range está definido está para acabar e quando se vai tentar negocia-lo ele quebra/termina e gera-se um trade perdedor. Ou então numa perspectiva mais optimista faz-se ainda um trade ganhador ou dois seguido de um perdedor após a quebra do trading range. E pelo meio luta-se com spreads e comissões...

E quanto ao 2007, sei lá como o título se está a comportar... Pode já estar a ter um comportamento completamente diferente.

Swing trading exige uma enorme adaptabilidade e uma constante mutação pois os activos não se comportam sempre da mesma forma.

Pessoalmente prefiro muito mais uma abordagem que se centre em tendências.

Aí, podem-se fazer muitas asneiras, mas quando finalmente se apanha um título com uma boa tendência, esse trade ganhador cobre várias asneiras. É por exemplo olhar para activos como a Brisa durante o Bear Market anterior ou a Sonae durante este Bull Market. É comprar e ficar sentado à espera que a tendência seja quebrada. Esse ganho vai cobrir várias asneira em tentativas falhadas de apanhar tendências e quanto às comissões e spreads deixam de ser um problema porque passam a ser virtualmente insignificantes.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por nunofaustino » 26/3/2008 19:44

qual é a tua definição de swing trade? O que te leva a entrar numa acção?

Olhando para o ano de 2006 (se quiseres podes colocar aqui o gráfico de 2007 com as tuas entradas assinaladas) penso que a melhor estratégia seria negociar com base no canal em que a acção está (compra nos 150 e venda nos 180 - valores arredondados).

Não sei se isso entra na tua definição de swing trade...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por rsacramento » 26/3/2008 19:42

MarcoAntonio Escreveu:
rsacramento Escreveu:o meu paper trade começa onde acaba o gráfico: em janeiro de 2007

Pois isso era o que eu tinha deduzido (ou era isso ou tinha sido lapso). Mas assim não se vê o que está na base das tuas dúvidas...

Repara, podias ter um gráfico todo lindinho para swing trading até 2006 e depois em 2007 teres duvidas na mesma.
:wink:

os conselhos que tenho lido falam de ver se uma qualquer acção tem vindo a desenvolver boas oscilações - o que me parece é que neste caso há oscilações sim, mas muita volatilidade também, o que inviabiliza entradas/saídas muito rápidas
ou seja, foi uma escolha pouco acertada?

por rsacramento » 26/3/2008 19:38

nunofaustino Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Eu até respondia se percebesse a pergunta, mas acabei por não perceber bem qual era a questão no meio de tanto post e tanto gráfico...

Falas de 2007 e de uma dúvida a meio do ano mas depois o gráfico mostra 2006.

Se era se o título era bom ou não para swing trade (é a questão que aparece no primeiro post), eu não gosto de swing trade e já nem me lembro da última vez que tentei fazer swing trading por isso não vou responder.

Penso que ele está a testar a sua capacidade de fazer swing trading em gráficos antigos. e queria saber se o facto de ter escolhido este gráfico, em que a cotação está a oscilar entre dois valores bem definidos, é uma escolha correcta ou não.

No fundo está a avaliar a sua capacidade de escolha de gráficos e de negociação de swing trade.

Um abr
Nuno

nem mais

por rsacramento » 26/3/2008 19:35

MarcoAntonio Escreveu:Eu até respondia se percebesse a pergunta, mas acabei por não perceber bem qual era a questão no meio de tanto post e tanto gráfico...

Se era se o título era bom ou não para swing trade (é a questão que aparece no primeiro post), eu não gosto de swing trade e já nem me lembro da última vez que tentei fazer swing trading por isso não vou responder.

bom, a ideia é fazer paper trade
para isso escolhi esta acção
o paper trade começou em jan/07
a minha questão de fundo é: este seria um papel prometedor para se fazer swing trading?

por MarcoAntonio » 26/3/2008 19:35

rsacramento Escreveu:o meu paper trade começa onde acaba o gráfico: em janeiro de 2007

Pois isso era o que eu tinha deduzido (ou era isso ou tinha sido lapso). Mas assim não se vê o que está na base das tuas dúvidas...

Repara, podias ter um gráfico todo lindinho para swing trading até 2006 e depois em 2007 teres duvidas na mesma.
:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/3/2008 19:36, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por nunofaustino » 26/3/2008 19:34

Penso que ele está a testar a sua capacidade de fazer swing trading em gráficos antigos. e queria saber se o facto de ter escolhido este gráfico, em que a cotação está a oscilar entre dois valores bem definidos, é uma escolha correcta ou não.

No fundo está a avaliar a sua capacidade de escolha de gráficos e de negociação de swing trade.

Um abr
Nuno

por rsacramento » 26/3/2008 19:33

o faroleiro Escreveu:Não percebi, no final de Maio(2006) era sinal de Compra e não de venda, e ela começa a subir, porque sais? :-k

o meu paper trade começa onde acaba o gráfico: em janeiro de 2007

por MarcoAntonio » 26/3/2008 19:29

Eu até respondia se percebesse a pergunta, mas acabei por não perceber bem qual era a questão no meio de tanto post e tanto gráfico...

Imagem

Administrador Fórum

por o faroleiro » 26/3/2008 19:28

Não percebi, no final de Maio(2006) era sinal de Compra e não de venda, e ela começa a subir, porque sais? :-k
Editado pela última vez por o faroleiro em 26/3/2008 19:31, num total de 2 vezes.
Ave Caesar! Morituri te salutamus.

Registado: 11/4/2007 15:13

por nunofaustino » 26/3/2008 19:24

a acção parece estar num canal bem definido... a melhor estratégia seria vender na resistência e comprar no suporte.

Um abr
Nuno

por rsacramento » 26/3/2008 19:21

mais alguém quer comentar?

por DMS » 26/3/2008 17:02

Obrigado. Penso que a resistência não foi quebrada e nesse contexto eu não entrava no título. A relação rentabilidade/risco não é muito favorável.

AB+BN

Registado: 20/9/2006 21:02

por rsacramento » 26/3/2008 16:53

6 anos diário:
Anexos
6anosdiário.jpg
6anosdiário.jpg (100.41 KiB) Visualizado 1174 vezes

por DMS » 26/3/2008 16:47

:lol: :lol: . Peço desculpa não me expliquei bem, mas o The Mechanic esteve muito bem. Gosto de usar os últimos 5 ou 6 anos mesmo nos gráficos diários. Como o gráfico nao ficou muito grande, não percebi se a resistência tinha ou não sido quebrada, e penso que a tua pergunta tenha esse objectivo.

AB+BN

por The Mechanic » 26/3/2008 16:35

...mas podias pôr um gráfico de oitenta anos que via-se melhor . O rapaz tem razão !

...parece ele que te está a pedir um gráfico desde a Idade das Trevas .Não ! ..era só de 80 anitos . Ou 100 ...prá gente ver melhor...

Senão, depois há duvidas !

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por rsacramento » 26/3/2008 16:31

mais sessões? tem 2 anos de sessões
ou queres ver mais para a frente? - é que é a partir de 2007 que faço o estudo, dia a dia...

por DMS » 26/3/2008 16:22

rsacramento:

Se puderes coloca um gráfico diário com mais sessões para podermos avaliar se a resistência foi quebrada. (atenção que eu não sigo a acção). :wink:

ABR+BN

DMS

Pedido de opinião: faziam-se ao mar?

por rsacramento » 26/3/2008 13:49

escolhi a Rentokil para testar swing trading, ao longo de 2007
ao chegar a fins de maio, estou farto de levar na cabeça: vejo um sinal de entrada, entro, ela começa a cair, saio, outro sinal, a mesma coisa, e não há maneira de passar o saldo a positivo
a minha questão é: perante estes gráficos, aconselhavam usar swing trading neste papel?
Anexos
rentokilSemanal.jpg
Rentokil semanal
rentokilSemanal.jpg (115.96 KiB) Visualizado 1451 vezes
rentokilDiario.jpg
Rentokil diário
rentokilDiario.jpg (130.13 KiB) Visualizado 1452 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Majestic-12 [Bot], navaldoc, nickforum e 94 visitantes