PSI20 e a percepção tuga...
24 mensagens
|Página 1 de 1
Cá vai mais um update, mais a propósito do que nunca dado que agora os índices por lá fora até têm estado em queda e o nosso impávido e sereno praticamente nos máximos (relativos, claro está!). A essência deste tópico é esta, recordo:
O nosso índice NÃO É um pobre coitado que cai quando os outros caiem e não sobe quando os outros sobem.
PSI +13%
CAC +8%
DAX +7%
S&P +6%
O nosso índice NÃO É um pobre coitado que cai quando os outros caiem e não sobe quando os outros sobem.
PSI +13%
CAC +8%
DAX +7%
S&P +6%
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aproveito para actualizar este tópico com os valores arredondados das recuperações desde os mínimos nos principais índices e no PSI20:
CAC +10%
PSI +9%
DAX +9%
S&P +8%
Entretanto, relativamente a outra questão entretanto abordada no tópico, temos o S&P na iminência de realizar um higher-high após o down swing de três sessões. A verificar-se será a confirmação de uma nova tendência ascendente de curto-prazo.
CAC +10%
PSI +9%
DAX +9%
S&P +8%
Entretanto, relativamente a outra questão entretanto abordada no tópico, temos o S&P na iminência de realizar um higher-high após o down swing de três sessões. A verificar-se será a confirmação de uma nova tendência ascendente de curto-prazo.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O BCE parece uma média móvel do FED.
lol
lol
TP1 Escreveu:Marco,
Olhando para o teu gráfico, só me apetece dizer: "bear, onde?"
Parece uma simples correcção de um tremendo BULL.
Não te esqueças que "mais de metade" da subida deve-se à inflacção (os cerca de 60 pontos iniciais significam actualmente cerca de 400 pontos).
Além disso, os índices tendem sempre a dar uma visão p'ro optimista da economia dado que "filtram" as más empresas que tendem a cair fora do índice mais cedo ou mais tarde, para serem substituidas por outras de maior sucesso.
O ideal era apresentar o gráfico pelo menos corrigido com a inflacção mas não tenho esse gráfico à mão.
TP1 Escreveu:De qq maneira, a minha pergunta era, se o tempo do BEAR em 2000 não foi directamente proporcional, á velocidade das descidas das taxas de juro? Fazendo uma analogia com o tempo actual e, a velocidade da descida da taxa, poderiamos estar perante o (eventual) bear mais rápido da historia.
Cumps
Eu acho que o Bear pós 2000 foi "proporcional" à bolha (bull) que o antecedeu.
Olha que os cortes durante o Bear pós 2000 também foram bastante rápidos. Não tão rapidos quanto estes mas ainda assim bastante rápidos: passaram de 6.5% e Jan/2001 para 2.0% em Dez/2001. Depois disso ainda continuaram com cortes mas neste período que indiquei os cortes foram a uma média de perto de 0.5% por mês.
Uma média que não é assim muito diferente da actual (entre Set/2007 e Mar/2007 caiu dos 5.25% para os 2.25%), uns 0.5% por mês.
A diferença está até mais na "altura" em que foram feitos do que propriamente no pronunciamento dos cortes: desta vez começaram a actuar mais cedo. Mas nota que pegando nesse Bear por comparação, o Bear ainda continuou por mais cerca de 1 ano após a fase violenta dos cortes. Curiosamente foi também a fase mais violenta do Bear (e os cortes continuaram mas claro, mais suaves).
Já agora deixo um gráfico com a evolução da taxa de juro.
Digamos que eu não estou assim tão optimista quanto tu. Creio que estás a olhar para o Bear anterior e a tentar procurar justificações para este já ter terminado, pelo menos é a percepção com que eu fico.
- Anexos
-
- ratecharts.gif (4.75 KiB) Visualizado 1443 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Sitting Bull Escreveu:O nosso PSI 20, hoje teve um comportamento espectacular, com os pesos pesados em grande destaque!
De facto fui um dos tais da “percepção tuga” e como é óbvio, hoje não tenho razões para me queixar, pelo contrário…mas quando se está dentro e com menos valias, não se tem tanta paciência para o tal “lag” das inversões de mercado!
Espero que esta recuperação seja para continuar nos próximos dias.
Cumprimentos.
TP1, dá uma olhada no gráfico anexo que penso que ajudará a ter uma melhor percepção da recente correcção e como ela se compara com outros bears no passado.
No gráfico só assinalei os bear market tipicos (têm uma duração média de uns 2 anos e representam uma desvalorização de 30~50% no S&P). Ignorei algumas correcções muito bruscas mas igualmente muito curtas no tempo, a maior parte foram crashes (como os 87 e 97 por exemplo) mas o mercado prontamente voltou às subidas.
Como se pode ver, o bear pós-2000 é dos mais importantes.
Também podes ver que o movimento actual embora bastante brusco e mais violento que os outros bear markets também não se enquadra naqueles outros movimentos que eu ignorei. Dito assim, nem é um crash nem é um bear...
Penso que isto ajuda a perceber um meu post de ontem em que que eu dizia que não era líquido se estavamos num bear market ou não. Não creio que se possa dizer com toda a certeza que se está num bear market típico (e que assim sendo ainda estará numa fase relativamente inicial) e também não se pode dizer que se trata apenas de uma mera correcção (e que assim sendo provavelmente já acabou).
Há uma certa dificuldade, pelo menos na minha perspectiva, em compará-lo com outros movimentos correctivos do passado pois não o vejo como sendo um crash (precisava de ser bastante mais rapido e brusco para eu considera-lo um crash) e para um bear market, começou rápido demais (como penso que é visível no gráfico os bears até tendem para começar com um ritmo mais lento e no final é que tendem a acelerar, numa fase que dá pelo nome de 'capitulação').
Marco,
Olhando para o teu gráfico, só me apetece dizer: "bear, onde?"
Parece uma simples correcção de um tremendo BULL.
De qq maneira, a minha pergunta era, se o tempo do BEAR em 2000 não foi directamente proporcional, á velocidade das descidas das taxas de juro? Fazendo uma analogia com o tempo actual e, a velocidade da descida da taxa, poderiamos estar perante o (eventual) bear mais rápido da historia.
Cumps
DOW Escreveu:habanero04 Escreveu:O problema é que ninguém sabe que notícias estão para vir, podem ser boas mas também podem ser más. Ainda me lembro de nos anos seguintes a 2000 quando parecia que tudo já estava a normalizar lá aparecia mais uma má notícia ou mais um profit-warning. Neste momento estou sentado à espera para ver o que acontece...
Não é só as que estão para vir, mas também as que já vieram e que entre outras coisas diz-se que esta é uma das maiores crises financeiras de que há memória, com Bancos a falir e cortes agressivos de taxas de juro nos EUA, o que não augura nada de bom...
Pois, ao que parece em termos económicos a coisa está preta e só tem tendência para piorar. É só começarem a sair mais números que demonstrem a crise nos States e aqui na Europa os que comprovem o abrandamento da economia.
habanero04 Escreveu:O problema é que ninguém sabe que notícias estão para vir, podem ser boas mas também podem ser más. Ainda me lembro de nos anos seguintes a 2000 quando parecia que tudo já estava a normalizar lá aparecia mais uma má notícia ou mais um profit-warning. Neste momento estou sentado à espera para ver o que acontece...
Não é só as que estão para vir, mas também as que já vieram e que entre outras coisas diz-se que esta é uma das maiores crises financeiras de que há memória, com Bancos a falir e cortes agressivos de taxas de juro nos EUA, o que não augura nada de bom...
AFACTURAR Escreveu:Tanta gente comenta estas subidas de forma estranha, a mim não admira grande coisa, será que já pararam para pensar se de facto os mercados já descontaram os valores destas, das anteriores e de noticias que possam surgir relacionadas com o subprime, não acho mesmo nada estranho..., dizem que o mercado não inverte assim tão rápidamente..., então o que aconteçeu quando terminou o ciclo Bull em Agosto para iniciar este ciclo Bear, não foi também muito repentino??? Comparam tantas vezes com a crise do inicio desta decada, eu não vejo tantas semelhanças assim, nessa altura, se não estou em erro, a queda foi lenta, penso que cerca de ano e meio a dois anos e a recuperação a mesma coisa, nesta a queda foi rápida por isso ninguem se admire que a recuperação também o seja. Na minha humilde opinião, penso que a "cegueira dos touros" que muitos colegas forenses falam existe de facto, mas não só para os touros como também para os ursos, os touros até á data porque não aceitavam nem acreditavam nesta queda, agora estou com a impressão que a cegueira passou também para o lado dos ursos porque não querem aceitar que o momento de queda possa ter terminado ou estar a terminar, não há duas crises iguais, nem na forma, nem no tempo, como em tudo na vida, se tanto poderão ter um ou outro ponto que se assemelhe...
O problema é que ninguém sabe que notícias estão para vir, podem ser boas mas também podem ser más. Ainda me lembro de nos anos seguintes a 2000 quando parecia que tudo já estava a normalizar lá aparecia mais uma má notícia ou mais um profit-warning. Neste momento estou sentado à espera para ver o que acontece...
Ai querem internet de banda larga e home bank? Já pensaram o tempo (poucos anos atras) que demorava para dar uma simples ordem? E o tempo que levava para tomar uma decisão? O Caldeirão não existia!
Neste caso, lamento que a velocidade de comunicação seja na actualidade um cancro para os mercados. Fico doido em dias de alguns dados importantes "se tornarem publicos" ver as cotadas 1º a subirem 3% e passado 10 segundos a descerem 6%... Até ouço aqui em casa os "estouros"!
Não será por esta razão tecnologica esta mutação do comportamento dos mercados?
As maquinas são mais rapidas que nós, e errar vai ser cada vez mais humano.

Neste caso, lamento que a velocidade de comunicação seja na actualidade um cancro para os mercados. Fico doido em dias de alguns dados importantes "se tornarem publicos" ver as cotadas 1º a subirem 3% e passado 10 segundos a descerem 6%... Até ouço aqui em casa os "estouros"!
Não será por esta razão tecnologica esta mutação do comportamento dos mercados?
As maquinas são mais rapidas que nós, e errar vai ser cada vez mais humano.

Olá Amigos,
Eu, Adin
gosto de caminhar devagar pelos mercados
emociono-me o cheiro de um Bull,
e com as garras de um Bear.
Das minhas mãos rudes broto emoções
e a bolsa é a minha Grande paixão.
Dos meus antepassados,
herdo o Talmud.
...um sonho que me ocupa quase todos os momentos do quotidiano...
Não perder dinheiro e recuperar o animo em fases de crise,
não esquecendo pois,
os bons negócios estão ao virar da esquina.
Para realizar este sonho
Eu disponho de uma riqueza inestimável:
A Bolsa de Valores.
Eu, Adin
gosto de caminhar devagar pelos mercados
emociono-me o cheiro de um Bull,
e com as garras de um Bear.
Das minhas mãos rudes broto emoções
e a bolsa é a minha Grande paixão.
Dos meus antepassados,
herdo o Talmud.
...um sonho que me ocupa quase todos os momentos do quotidiano...
Não perder dinheiro e recuperar o animo em fases de crise,
não esquecendo pois,
os bons negócios estão ao virar da esquina.
Para realizar este sonho
Eu disponho de uma riqueza inestimável:
A Bolsa de Valores.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
De facto também não sei que nome se poderá dar a este movimento, mas se reparar-mos entre meados de 87 e inicios de 88 existe um movimento em tudo semelhante, a meu ver, com o que se está a passar agora, uma queda de cerca de 4 a 6 meses e de seguida uma recuperação...
Tanta gente comenta estas subidas de forma estranha, a mim não admira grande coisa, será que já pararam para pensar se de facto os mercados já descontaram os valores destas, das anteriores e de noticias que possam surgir relacionadas com o subprime, não acho mesmo nada estranho..., dizem que o mercado não inverte assim tão rápidamente..., então o que aconteçeu quando terminou o ciclo Bull em Agosto para iniciar este ciclo Bear, não foi também muito repentino??? Comparam tantas vezes com a crise do inicio desta decada, eu não vejo tantas semelhanças assim, nessa altura, se não estou em erro, a queda foi lenta, penso que cerca de ano e meio a dois anos e a recuperação a mesma coisa, nesta a queda foi rápida por isso ninguem se admire que a recuperação também o seja. Na minha humilde opinião, penso que a "cegueira dos touros" que muitos colegas forenses falam existe de facto, mas não só para os touros como também para os ursos, os touros até á data porque não aceitavam nem acreditavam nesta queda, agora estou com a impressão que a cegueira passou também para o lado dos ursos porque não querem aceitar que o momento de queda possa ter terminado ou estar a terminar, não há duas crises iguais, nem na forma, nem no tempo, como em tudo na vida, se tanto poderão ter um ou outro ponto que se assemelhe...
Veremos...
Excelentes negocios
Tanta gente comenta estas subidas de forma estranha, a mim não admira grande coisa, será que já pararam para pensar se de facto os mercados já descontaram os valores destas, das anteriores e de noticias que possam surgir relacionadas com o subprime, não acho mesmo nada estranho..., dizem que o mercado não inverte assim tão rápidamente..., então o que aconteçeu quando terminou o ciclo Bull em Agosto para iniciar este ciclo Bear, não foi também muito repentino??? Comparam tantas vezes com a crise do inicio desta decada, eu não vejo tantas semelhanças assim, nessa altura, se não estou em erro, a queda foi lenta, penso que cerca de ano e meio a dois anos e a recuperação a mesma coisa, nesta a queda foi rápida por isso ninguem se admire que a recuperação também o seja. Na minha humilde opinião, penso que a "cegueira dos touros" que muitos colegas forenses falam existe de facto, mas não só para os touros como também para os ursos, os touros até á data porque não aceitavam nem acreditavam nesta queda, agora estou com a impressão que a cegueira passou também para o lado dos ursos porque não querem aceitar que o momento de queda possa ter terminado ou estar a terminar, não há duas crises iguais, nem na forma, nem no tempo, como em tudo na vida, se tanto poderão ter um ou outro ponto que se assemelhe...

Excelentes negocios
- Registado: 29/11/2007 2:04
Sitting Bull Escreveu:O nosso PSI 20, hoje teve um comportamento espectacular, com os pesos pesados em grande destaque!
De facto fui um dos tais da “percepção tuga” e como é óbvio, hoje não tenho razões para me queixar, pelo contrário…mas quando se está dentro e com menos valias, não se tem tanta paciência para o tal “lag” das inversões de mercado!
Cumprimentos.
TP1, dá uma olhada no gráfico anexo que penso que ajudará a ter uma melhor percepção da recente correcção e como ela se compara com outros bears no passado.
No gráfico só assinalei os bear market tipicos (têm uma duração média de uns 2 anos e representam uma desvalorização de 30~50% no S&P). Ignorei algumas correcções muito bruscas mas igualmente muito curtas no tempo, a maior parte foram crashes (como os 87 e 97 por exemplo) mas o mercado prontamente voltou às subidas.
Como se pode ver, o bear pós-2000 é dos mais importantes.
Também podes ver que o movimento actual embora bastante brusco e mais violento que os outros bear markets também não se enquadra naqueles outros movimentos que eu ignorei. Dito assim, nem é um crash nem é um bear...
Penso que isto ajuda a perceber um meu post de ontem em que que eu dizia que não era líquido se estavamos num bear market ou não. Não creio que se possa dizer com toda a certeza que se está num bear market típico (e que assim sendo ainda estará numa fase relativamente inicial) e também não se pode dizer que se trata apenas de uma mera correcção (e que assim sendo provavelmente já acabou).
Há uma certa dificuldade, pelo menos na minha perspectiva, em compará-lo com outros movimentos correctivos do passado pois não o vejo como sendo um crash (precisava de ser bastante mais rapido e brusco para eu considera-lo um crash) e para um bear market, começou rápido demais (como penso que é visível no gráfico os bears até tendem para começar com um ritmo mais lento e no final é que tendem a acelerar, numa fase que dá pelo nome de 'capitulação').
- Anexos
-
- SPX-bears.PNG (52.35 KiB) Visualizado 2064 vezes
A minha opinião é que ainda assim se podemos presenciar uma pequena valorização a curto prazo até final de Maio, imaginemos se a América continuar a cair para lá de Setembro(antes das eleições), o "nosso" PSI20 vai atrás.
E esses Pesos Pesados que dizem que hoje valorizaram (Galpe, EDP, Portucel) como se sabe terão que encanalizar grande capital na compra de licenças para emitir CO2, e isso é uma menos valia nessas empresas, ou então terão sujeitas a multas pesadas.
O mercado tem sempre razão.
A crise não termina de um momento para o outro e como se sabe, houvimos Mr. Greenspan dizer que enquanto o preço das casas e terrenos não estabilizar vai ter uma influência negativa na bolsa. A final as bolsas da América apenas ainda vão com uma correcção de mais ou menos de -10% em relação ao último máximo.
Por outro lado sabemos dos anos anteriores que quando o preço do crude estava no auge, as bolsas cairam durante bons meses.
Ainda é cedo!
E esses Pesos Pesados que dizem que hoje valorizaram (Galpe, EDP, Portucel) como se sabe terão que encanalizar grande capital na compra de licenças para emitir CO2, e isso é uma menos valia nessas empresas, ou então terão sujeitas a multas pesadas.
O mercado tem sempre razão.
A crise não termina de um momento para o outro e como se sabe, houvimos Mr. Greenspan dizer que enquanto o preço das casas e terrenos não estabilizar vai ter uma influência negativa na bolsa. A final as bolsas da América apenas ainda vão com uma correcção de mais ou menos de -10% em relação ao último máximo.
Por outro lado sabemos dos anos anteriores que quando o preço do crude estava no auge, as bolsas cairam durante bons meses.
Ainda é cedo!
TP1 Escreveu:Marco,
Fazendo um paralelo com a recessão de 2001.....
....Quase como uma proporcionalidade directa...
PS: com a esperada recuperação ecomomica.
Ohhh TP1 - politica, agora? Já nao chega o Sporting e a educação para criar "estalo"? Agora é o PS com a "esperada recuperação economica"? espera que apareça o pessoal do bloco de esquerda e já vais ver com quantas facas se fatia um lagarto...
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
O nosso PSI 20, hoje teve um comportamento espectacular, com os pesos pesados em grande destaque!
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Power to the people
Marco,
Fazendo um paralelo com a recessão de 2001, as quedas foram lentas ( acompanhando os cortes na taxa ) e prolongaram-se por 2 anos (bear). Nos dias de hoje, as quedas foram muito rápidas ( acompanhando os cortes na taxa ). Não é de esperar que possamos retomar o BULL também rapidamente? Quase como uma proporcionalidade directa...
Fazendo um paralelo com a recessão de 2001, as quedas foram lentas ( acompanhando os cortes na taxa ) e prolongaram-se por 2 anos (bear). Nos dias de hoje, as quedas foram muito rápidas ( acompanhando os cortes na taxa ). Não é de esperar que possamos retomar o BULL também rapidamente? Quase como uma proporcionalidade directa...
No plano empirico-intuitivo e numa perspectiva de curto-prazo, inclino-me para uma recuperação dos mercados agora. A queda foi bastante rápida e violenta, praticamente insustentável para um prazo mais alargado...
Convém notar que um sinal técnico convincente ainda está por dar e que o Bull Market pós 2002/2003 foi tecnicamente interrompido. Uma perspectiva de investimentos longos não tem agora a segurança de um Bull Market consistente por detrás a sustentá-los.
Convém notar que um sinal técnico convincente ainda está por dar e que o Bull Market pós 2002/2003 foi tecnicamente interrompido. Uma perspectiva de investimentos longos não tem agora a segurança de um Bull Market consistente por detrás a sustentá-los.
PSI20 e a percepção tuga...
Ao longo das últimas semanas foi-se ouvindo inúmeras reclamações do tipo: "quando é para descer, cai bem... quando é para subir, PSI20 nem vê-lo".
Pois bem, hoje o PSI20 foi dos índices que mais subiu tendo já recuperado 6.5% desde os mínimos no conjunto de 4 sessões.
O nosso índice não é um pobre coitado que cai quando os outros caiem e não sobe quando os outros sobem, imagem que é passada inúmeras vezes mas que não passa de um mecanismo psicológico utilizado com frequência quando as coisas não correm bem. A culpa é sempre de algo exterior, neste caso... a culpa é do índice.
Hoje ninguém se "queixa" que o PSI20 subiu mais que a generalidade dos outros índices.
Esta percepção que não avalia todas as sessões com o mesmo peso - sessões onde não faz o desejado são sobrevalorizadas, sessões onde faz o desejado são ignoradas - é o mecanismo que está na base da construção dessa imagem de «parente pobre» e provavelmente utilizado por muito boa gente por esse mundo fora noutros tantos índices. Apesar do título, este não é por certo um comportamento dos tugas em particular.
Não é uma visão realista. Como já tive oportunidade de mostrar, durante os Bull Markets (ou fases de subida em geral) o PSI20 sobe bem. À parte de um certo lag que tende a surgir por vezes durante as grandes inversões levando-o a reagir mais tarde (há quem argumente que se deve a tratar-se de um índice periférico) e de diferenças de volatilidade entre os indices...
Desde os mínimos do último Bear Market, o PSI20 é dos índices que ainda assim está a valorizar mais, não obstante a violenta correcção dos últimos meses.
Pois bem, hoje o PSI20 foi dos índices que mais subiu tendo já recuperado 6.5% desde os mínimos no conjunto de 4 sessões.
O nosso índice não é um pobre coitado que cai quando os outros caiem e não sobe quando os outros sobem, imagem que é passada inúmeras vezes mas que não passa de um mecanismo psicológico utilizado com frequência quando as coisas não correm bem. A culpa é sempre de algo exterior, neste caso... a culpa é do índice.
Hoje ninguém se "queixa" que o PSI20 subiu mais que a generalidade dos outros índices.
Esta percepção que não avalia todas as sessões com o mesmo peso - sessões onde não faz o desejado são sobrevalorizadas, sessões onde faz o desejado são ignoradas - é o mecanismo que está na base da construção dessa imagem de «parente pobre» e provavelmente utilizado por muito boa gente por esse mundo fora noutros tantos índices. Apesar do título, este não é por certo um comportamento dos tugas em particular.
Não é uma visão realista. Como já tive oportunidade de mostrar, durante os Bull Markets (ou fases de subida em geral) o PSI20 sobe bem. À parte de um certo lag que tende a surgir por vezes durante as grandes inversões levando-o a reagir mais tarde (há quem argumente que se deve a tratar-se de um índice periférico) e de diferenças de volatilidade entre os indices...
Desde os mínimos do último Bear Market, o PSI20 é dos índices que ainda assim está a valorizar mais, não obstante a violenta correcção dos últimos meses.
24 mensagens
|Página 1 de 1