
.. sem efeito 

Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=61544
Jiboia Cega Escreveu:Fez esta semana 8 anos que dei a minha primeira ordem de compra nos mercados de acções.
Nessa altura andava eu na faculdade e começava a ouvir falar do que era a bolsa e de como se podia ganhar muito dinheiro! (quanta ingenuidade...) Estavamos no apogeu da bolha das .com e os mercados eram a fonte de todas as alegrias. Não sabia o que significavam os 100 e tal euros da PTM nem as arrancadas da PAD, mas sabia que se ganhava muito dinheiro na bolsa.
Um colega de Coimbra (Nuno, alguma vez vieste aqui ao Caldeirão?) que morava na mesma residência universitária que eu, era "o líder espiritual" dos estudantes e dava-nos dicas "boas p'a caraças"! A certa altura o rapaz desapareceu, porque tinha a missão de duplicar a fortuna de um investidor e nós começamos a ficar preocupados, pois não sabiamos qual e quando teria lugar o próximo grande negócio, aquele que nos iria garantir mais umas quantas jantaradas e umas noites nos bares e discotecas de Lisboa sem que os pais reclamassem do rombo na mesada.
Este trader muito jovem começou a ter um sucesso assinalável e o burburinho à volta do assunto era grande. Jovens de 20-22 anos faziam da bolsa o principal tema das suas conversas.
Comecei a reparar que as dicas eram quase sempre certas e certo dia resolvi telefonar ao meu pai para ir ao banco dar uma ordem de compra para 50 contos de acções da Semapa. Como não percebia nada do que era aquilo e no banco perguntaram se queria a ordem ao melhor preço ou a um preço fixo, demonstrando conhecer os mercados como ninguém, apenas respondi: "ao melhor preço, claro!" Apenas dois dias depois me apercebi que não tinha sido ao melhor preço, porque durante a sessão tinha havido um momento em que a cotação estava mais baixa e para mim esse é que era o melhor preço! Vai daí tive que ir refilar com os coitados dos senhores do BPI, numa agência de uma vila do interior de Portugal...![]()
As coisas foram correndo "benzito" e tirar 3 ou 4 contos de lucro em cada trade era um sucesso fantástico! Algum tempo depois, os senhores do banco, quiçá já fartos de tanta esperteza, aconselharam-me a utilizar o "netbanking", pois era mais rápido e mais barato. Foi nessa altura que me tornei um trader quase profissional, pois estar na faculdade a dar ordens de bolsa pela internet era absolutamente o último grito!![]()
Também comecei a acompanhar algumas sugestões de outros traders ainda melhores que eu no portaldebolsa.com (já não existe)
Dos meus colegas e amigos, quase todos ganhavam alguma coisa que nos dias ou noites seguintes era gasto nos jantares, nas noitadas ou em prendas às namoradas que ficavam deveras impressionadas.![]()
Começamos a "papar" tudo o que era IPO: Impresa, Sonae.com, Novabase, etc. Os senhores dos bancos começaram a tratar-nos também por senhor e éramos cada vez mais importantes e obtinhamos cada vez mais "sucesso".
A derrocada veio com o rebentamento da bolha. Tudo o que era empresa tecnológica teve o destino que conhecemos e ainda hoje guardo heroicamente as 200 PAD compradas a 6,18€ em Julho de 2000!! (ah valente!!)![]()
Tempos que jamais esquecerei e que recordo com nostalgia, pois o glamour dos mercados era uma coisa fora de série para um principiante. Foram experiências muito enriquecedoras para a minha aprendizagem e das quais continuo a tirar conclusões hoje em dia.
Abraço
Jibóia
Pata-Hari Escreveu:Hehehe, muito gira essa da ordem ao melhor preço ser o melhor preço do dia. O que foi que te disseram na agência
?