Caldeirão da Bolsa

Ordens de bolsa, como os tempos mudam...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 27/3/2008 15:15

.. sem efeito :|
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 27/3/2008 13:02

Não esquecer quando se comprava acções em lotes e não à unidade :lol: , até já houve quem dissesse a alguem do forum "tu não tens pinta para ter acções da ...." :mrgreen:, o que está errado, naquela altura é que nem todos tinham cash suficiente para comprar certos titulos por serem em lotes, hoje em dia qq "pobre" pode comprar acções de qq empresa :mrgreen:

Abraço e BN
Editado pela última vez por charles em 27/3/2008 15:18, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por goncalonr » 27/3/2008 12:33

Eh, eh, eh... eu ainda me lembro de dar as ordens ao balcão do banco na minha hora de almoço e ter de ensinar aos funcionários como se introduzia as ordens no software deles porque nenhum sabia...

Também me recordo de um dia, há já alguns anitos, do meu Gestor de Balcão me perguntar como é que funcionavam os warrants porque ele tinha faltado á acção de formação do banco!!!

E anda esta gente a aconselhar fundos e outros investimentos...

Abraço a todos.
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por Jiboia Cega » 27/3/2008 2:39

charles,

a tua história tambémestá bem caçada. Por estas e por outras é que me dá tanto gozo a bolsa.Há sempre alguém que já passou pelos mesmos momentos que eu e o dia a dia da bolsa ao fim e ao cabo é história, nem que mais não seja económico-financeira :lol:

Um abraço
Jibóia Cegaaaaaaa :wink:

Registado: 21/3/2006 10:46

por Sulla » 23/3/2008 22:07

Boas

Adoro estas historias.
Curioso pensar que agora quem comeca apanha com accoes forex, cfd, futuros warrants, etc.
Ordens e intervencao imediata no mercado...
(peco desculpa mas nao estou em terras da nossa amada Republica, como tal nao ha acentos, cedilhas etc nestes computadores)

Saudosos Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

Re: Ordens de bolsa, como os tempos mudam...

por V. » 23/3/2008 6:34

Jiboia Cega Escreveu:Fez esta semana 8 anos que dei a minha primeira ordem de compra nos mercados de acções.

Nessa altura andava eu na faculdade e começava a ouvir falar do que era a bolsa e de como se podia ganhar muito dinheiro! (quanta ingenuidade...) Estavamos no apogeu da bolha das .com e os mercados eram a fonte de todas as alegrias. Não sabia o que significavam os 100 e tal euros da PTM nem as arrancadas da PAD, mas sabia que se ganhava muito dinheiro na bolsa.

Um colega de Coimbra (Nuno, alguma vez vieste aqui ao Caldeirão?) que morava na mesma residência universitária que eu, era "o líder espiritual" dos estudantes e dava-nos dicas "boas p'a caraças"! A certa altura o rapaz desapareceu, porque tinha a missão de duplicar a fortuna de um investidor e nós começamos a ficar preocupados, pois não sabiamos qual e quando teria lugar o próximo grande negócio, aquele que nos iria garantir mais umas quantas jantaradas e umas noites nos bares e discotecas de Lisboa sem que os pais reclamassem do rombo na mesada.

Este trader muito jovem começou a ter um sucesso assinalável e o burburinho à volta do assunto era grande. Jovens de 20-22 anos faziam da bolsa o principal tema das suas conversas.

Comecei a reparar que as dicas eram quase sempre certas e certo dia resolvi telefonar ao meu pai para ir ao banco dar uma ordem de compra para 50 contos de acções da Semapa. Como não percebia nada do que era aquilo e no banco perguntaram se queria a ordem ao melhor preço ou a um preço fixo, demonstrando conhecer os mercados como ninguém, apenas respondi: "ao melhor preço, claro!" Apenas dois dias depois me apercebi que não tinha sido ao melhor preço, porque durante a sessão tinha havido um momento em que a cotação estava mais baixa e para mim esse é que era o melhor preço! Vai daí tive que ir refilar com os coitados dos senhores do BPI, numa agência de uma vila do interior de Portugal... :lol:

As coisas foram correndo "benzito" e tirar 3 ou 4 contos de lucro em cada trade era um sucesso fantástico! Algum tempo depois, os senhores do banco, quiçá já fartos de tanta esperteza, aconselharam-me a utilizar o "netbanking", pois era mais rápido e mais barato. Foi nessa altura que me tornei um trader quase profissional, pois estar na faculdade a dar ordens de bolsa pela internet era absolutamente o último grito! :)
Também comecei a acompanhar algumas sugestões de outros traders ainda melhores que eu no portaldebolsa.com (já não existe)

Dos meus colegas e amigos, quase todos ganhavam alguma coisa que nos dias ou noites seguintes era gasto nos jantares, nas noitadas ou em prendas às namoradas que ficavam deveras impressionadas. :mrgreen:

Começamos a "papar" tudo o que era IPO: Impresa, Sonae.com, Novabase, etc. Os senhores dos bancos começaram a tratar-nos também por senhor e éramos cada vez mais importantes e obtinhamos cada vez mais "sucesso".

A derrocada veio com o rebentamento da bolha. Tudo o que era empresa tecnológica teve o destino que conhecemos e ainda hoje guardo heroicamente as 200 PAD compradas a 6,18€ em Julho de 2000!! (ah valente!!) :mrgreen:

Tempos que jamais esquecerei e que recordo com nostalgia, pois o glamour dos mercados era uma coisa fora de série para um principiante. Foram experiências muito enriquecedoras para a minha aprendizagem e das quais continuo a tirar conclusões hoje em dia.

Abraço
Jibóia

A essência do mercado é sempre a mesma e as reacções sempre iguais, as pessoas é que mudam.

Registado: 3/12/2007 11:13

por jm4330 » 22/3/2008 20:25

Se me permitem dois comentários;

Grande sabedoria a sua, é nos nossos erros que vamos buscar a perfeição.
Como tudo na vida, Há altos e baixos, temos que estar preparados para isto, e tentar minimizar/maximizar estas duas situações.
Para mim, os títulos podem atingiros € 0,01, e sabem porquê, neste momento, em jogo só tenho as mais valias geradas na bolsa. No entanto, espero, que todos tenhamos no futuro próximo grandes ganhos neste jogo (Bolsa)-
Agradecimentos da minha parte a todos os participentes, que nos proporcionam grndes análise temáticas e financeiras, por mim, o meu agradecimento.

Registado: 31/12/2007 18:58

por charles » 22/3/2008 20:15

Jiboia, que bela historia, fazes-me lembrar o charles, a fazer a sua primeira incursão bolsista, no final de 99 a dar uma ordem de compra de 500 contos em JMT, atraves de um balcão do BES, lololo, a Dna Manuela ficou muito espantada, dizendo olhe que isto da bolsa não é bem assim e tal, e pode dar ordens pelo BESDIRECTO ou pela Internet

eu quiz lá saber a ordem tinha de ser naquele dia e naquele momento era o inicio do meu processo de independência financeira, eu até tinha lido no jornal de negocios uma estatistica sobre vários titulos,e até acompanhava as cotações por teletexto todos os dias, lia inclusive todas as noticias, no teletexto claro, mas alto lá eu comprava sempre o negocios e o diario economico, andava muito bem informado

ele era mapas e estudos elaborados por mim até às tantas da noite, aquilo só podia bater certo, era tudo "artesanal", embora já tivesse me aventurado na net, a minha internet era ainda muito lenta e o computador pior ainda

entre eles saltou-me à vista a JMT que na altura estava com uma descida anual de perto de 30 ou 40 % (já não recordo ao certo), a minha conclusão foi logo se isto desceu isto tudo vai ter de subir e ai vou ganhar uma pipa de massa, lololololo santa ignorância :twisted:

e assim foi, fui de cabeça sempre com a Dna Manuela com ar de desconfiada, como quem diz este tipo não sabe o que está a fazer,eu aqui cheia de trabalho e este vem comprar acçoes atraves do balcão, obviamente ela estava correcta,mas lá fiz a compra com papeis assinados e tudo, na JMT espalhei-me ao comprido, pois a seguir à compra perto dos 2,500$00, nem me lembro se perdi muito mas vendi a perder e reformulei a carteira com mais umas massas, isto ainda antes de rebentar a bolha

mas devo dizer que as minhas compras seguinte foram de lucros monumentais quase diarios, ia a todas, ele era CIN com trades a ganhar aos 200 contos de cada vez, ele era finibanco,ainda comprei umas edps com ganhos de 50 contos na privatização,ainda tive umas acções do banco Atlântico (já não me recordo bem se era este o nome mas era aquele banco que havia nos pingos doces) mais tarde incorporado em acções do BCP no qual tambem levei uma tareia e perdi

mas bom bom, foi a Pad, estive a ganhar perto de 900 contos, claro nesta ultima como era a galinha dos ovos de ouro "todos" pensavamos que aquilo iria subir sempre, era um deixa andar

o pior foi depois, mesmo com vários avisos, de um familiar Bancário que me telefonava quase todos os dias a dizer que tinha rebentado a bolha

eu cá para mim... bolha qual bolha, lolololo este tipo tá doido, alguma vez a Pad que me chegou a triplicar e julgo que ainda a tive a 10 contos ou perto disso, podia baixar tanto de valor, lololo

sinceramente já nem sei quanto perdi na PAD mas foram uns milhares de contos, de nada me valeu os grandes trades a ganhar aos 200 contos por dia :? l,na CIN no FINIBANCO na Cofina etc...

depois ainda tentei umas sonaes e novamente umas pads a 0, 30 com vendas a 0,45 isto já perto de 2003 2004, mas tudo isto foi infrutifero, mesmo já melhor preparado, só saiu asneira novamente

mais tarde e já mais recentemente com a descoberta do caldeirão e de sites dedicados à bolsa, ai sim começa-se a ter uma pequena noção do que é este mundo, isto tem muito de AT e muito de analise fundamental, para se poder ter sucesso é preciso muita dose de paciência, algum fundo de maneioc(cash), muita AT e muita AF, á mistura uma boa capacidade de ler estas duas, e fundamental, duas regras de ouro saber sair a perder e saber sair a ganhar , cuirosamente nestes ultimos anos só consegui a primeira, aprendi a sair a perder, ainda me falta alcançar a sabedoria de sair a ganhar

daqui a uns tempos talvez possa sair vencedor de toda esta luta, quem muito quer uma coisa acaba por alcança-la :wink:
Editado pela última vez por charles em 27/3/2008 12:52, num total de 6 vezes.
Cumpt

por Pata-Hari » 22/3/2008 18:19

Lindo, hehe! era um modo de argumentar que não valia a pena discutires porque com sorte, tinham mesmo sido compradas "ao melhor" :D
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Jiboia Cega » 22/3/2008 18:06

Pata-Hari Escreveu:Hehehe, muito gira essa da ordem ao melhor preço ser o melhor preço do dia :D. O que foi que te disseram na agência :D?

Coitado, acho que ele ainda sabia menos que eu! Disse-me qualquer coisa como, você só vai saber o preço a que lhas venderam daqui a dois dias que é quando lhe retiram o dinheiro da conta! :shock:

ehehehehe :lol:

por Pata-Hari » 22/3/2008 17:50

Hehehe, muito gira essa da ordem ao melhor preço ser o melhor preço do dia :D. O que foi que te disseram na agência :D?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Silverwolf » 22/3/2008 17:37

Tenho alguma pena realmente de não ter começado a investir antes dessa bolha e de ter feito uns bons trocos nesse periodo :)

por outro lado, epa tb era capaz de ter levado uma boa tareia com algumas stocks como conheço malta que levou forte em PTM.

Comecei a investir uns 2 meses antes desta crise do subprime estalar, estava a fazer uma bela mais valia até levar 16% num dia em teixeira, mais uns qts em sonae sgps...

Acho que daqui a uns belos anos vamos estar aqui a falar desta crise, e do que aprendemos com ela tal como falas da crise de 2001...

É aproveitarmos para aprender, ir fazendo uns trades, para quem não shorta como eu (por enquanto) ir mantendo liquidez para depois conseguir aproveitar o bull que há-de aparecer sooner or later :)

Abraço

Registado: 15/1/2008 17:43

Ordens de bolsa, como os tempos mudam...

por Jiboia Cega » 22/3/2008 16:46

Fez esta semana 8 anos que dei a minha primeira ordem de compra nos mercados de acções.

Nessa altura andava eu na faculdade e começava a ouvir falar do que era a bolsa e de como se podia ganhar muito dinheiro! (quanta ingenuidade...) Estavamos no apogeu da bolha das .com e os mercados eram a fonte de todas as alegrias. Não sabia o que significavam os 100 e tal euros da PTM nem as arrancadas da PAD, mas sabia que se ganhava muito dinheiro na bolsa.

Um colega de Coimbra (Nuno, alguma vez vieste aqui ao Caldeirão?) que morava na mesma residência universitária que eu, era "o líder espiritual" dos estudantes e dava-nos dicas "boas p'a caraças"! A certa altura o rapaz desapareceu, porque tinha a missão de duplicar a fortuna de um investidor e nós começamos a ficar preocupados, pois não sabiamos qual e quando teria lugar o próximo grande negócio, aquele que nos iria garantir mais umas quantas jantaradas e umas noites nos bares e discotecas de Lisboa sem que os pais reclamassem do rombo na mesada.

Este trader muito jovem começou a ter um sucesso assinalável e o burburinho à volta do assunto era grande. Jovens de 20-22 anos faziam da bolsa o principal tema das suas conversas.

Comecei a reparar que as dicas eram quase sempre certas e certo dia resolvi telefonar ao meu pai para ir ao banco dar uma ordem de compra para 50 contos de acções da Semapa. Como não percebia nada do que era aquilo e no banco perguntaram se queria a ordem ao melhor preço ou a um preço fixo, demonstrando conhecer os mercados como ninguém, apenas respondi: "ao melhor preço, claro!" Apenas dois dias depois me apercebi que não tinha sido ao melhor preço, porque durante a sessão tinha havido um momento em que a cotação estava mais baixa e para mim esse é que era o melhor preço! Vai daí tive que ir refilar com os coitados dos senhores do BPI, numa agência de uma vila do interior de Portugal... :lol:

As coisas foram correndo "benzito" e tirar 3 ou 4 contos de lucro em cada trade era um sucesso fantástico! Algum tempo depois, os senhores do banco, quiçá já fartos de tanta esperteza, aconselharam-me a utilizar o "netbanking", pois era mais rápido e mais barato. Foi nessa altura que me tornei um trader quase profissional, pois estar na faculdade a dar ordens de bolsa pela internet era absolutamente o último grito! :)
Também comecei a acompanhar algumas sugestões de outros traders ainda melhores que eu no portaldebolsa.com (já não existe)

Dos meus colegas e amigos, quase todos ganhavam alguma coisa que nos dias ou noites seguintes era gasto nos jantares, nas noitadas ou em prendas às namoradas que ficavam deveras impressionadas. :mrgreen:

Começamos a "papar" tudo o que era IPO: Impresa, Sonae.com, Novabase, etc. Os senhores dos bancos começaram a tratar-nos também por senhor e éramos cada vez mais importantes e obtinhamos cada vez mais "sucesso".

A derrocada veio com o rebentamento da bolha. Tudo o que era empresa tecnológica teve o destino que conhecemos e ainda hoje guardo heroicamente as 200 PAD compradas a 6,18€ em Julho de 2000!! (ah valente!!) :mrgreen:

Tempos que jamais esquecerei e que recordo com nostalgia, pois o glamour dos mercados era uma coisa fora de série para um principiante. Foram experiências muito enriquecedoras para a minha aprendizagem e das quais continuo a tirar conclusões hoje em dia.

Abraço
Jibóia
Editado pela última vez por Jiboia Cega em 22/3/2008 18:04, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], navaldoc, nickforum e 109 visitantes