PSI-20 avança 2,56%
Bolsa nacional sobe pela primeira vez em nove sessões
Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
A bolsa fechou a valorizar pela primeira vez em nove sessões, impulsionada pela recuperação da PT e da Galp que registaram ontem fortes quedas. O PSI-20 avançou 2,56% numa sessão em que a Jerónimo Martins, única acção a cair, travou maiores ganhos. Lisboa acompanhou o sentimento positivo vivido hoje pelas praças mundiais.
O principal índice da bolsa nacional fechou nos 10.066,53 pontos, recuperando assim de mínimos de Agosto de 2006. Na Europa, aliás a nível mundial, o dia também foi de fortes ganhos depois dos resultados acima das expectativas apresentados pela Goldman Sachs e a Lehman Brothers.
Ou seja, os mercados recuperaram depois de terem ontem vivido um dia negro com os investidores a reflectirem no mercado as suas preocupações com a crise no mercado de crédito imobiliário dos EUA, na sequência da Reserva Federal (Fed) se ter reunido de emergência no fim-de-semana para cortar a sua taxa de desconto
Este corte coincidiu com as expectativas de que novas instituições financeiras entrem em colapso, depois da JPMorgan ter anunciado uma oferta de compra sobre o Bear Stearns, após este ter anunciado que a sua situação de liquidez se deteriorou "significativamente" e se ter visto obrigado a recorrer a um fundo de emergência.
Hoje os bons resultados apresentados por dois bancos norte-americanos deram um novo alento às bolsas e Portugal não foi excepção.
O PSI-20 iniciou a sessão subir bem como restantes índices também iniciaram em terreno positovo com o mercado a aguardar que a Reserva Federal dos EUA efectue o corte de juros mais agressivo desde 1984, para evitar uma recessão na maior economia do mundo. As mesmas bolsas encerraram ontem com perdas entre 3% e 4% após a reunião de emergência da Reserva Federal nos EUA, no fim-de-semana, que culminou num corte na taxa de desconto.
PSI-20 regista maior subida desde o dia 24 de Janeiro
Ao longo da sessão, todas as bolsas acentuaram os ganhos e o PSI-20 acabou mesmo por registar a maior subida desde o dia 24 de Janeiro.
A impulsionar fechou a Galp Energia [Cot], que corrigiu parte das quedas ontem registadas (superiores a 8%), com um ganho de 5,26% para os 14,61 euros. A petrolífera beneficiou ainda do facto de Ferreira de Oliveira ter dito que ambiciona chegar às 800 estações de serviço para superar a BP no mercado espanhol.
A Portugal Telecom [Cot], que perdia há oito sessões consecutivas e que foi hoje alvo de uma descida de preço-alvo de 8,70 para 7,40 euros por parte do Credit Suisse, regressou hoje aos ganhos, com uma valorização de 1,54% para os 7,25 euros.
A contribuir para a tendência fecharam ainda a Energias de Portugal [Cot] e o Banco Comercial Português [Cot], com ganhos de 2,35% para os 3,70 euros e de 3,16% para os 1,795 euros, respectivamente.
A restante banca acompanhou com Banco BPI [Cot] e Banco Espírito Santo [Cot] a subirem 3,34% para os 3,25 euros e 1,86% para os 10,98 euros, respectivamente.
Nas subidas de sublinhar a da Cimpor [Cot] (de 3,82% para os 5,295 euros) no dia em que o BPI considera que o seu investimento em Moçambique, ontem anunciado, é "positivo" e admite rever a avaliação da empresa.
A Semapa [Cot] também avançou 2,68% para os 7,67 euros no dia em que a Bestinver Gestión, gestora de fundos espanhola, reforçou no capital da Semapa e controla já mais de 5% do capital da "holding" liderada por Queiroz Pereira.
Família Sonae recupera e JM regista única queda do PSI-20
Em destaque estiveram ainda as acções da família Sonae que recuperaram das fortes quedas das últimas sessões. A Sonaecom avançou 2,38% para os 2,15 euros, a Sonae Indústria [Cot] subiu 3,37% para os 4,30 euros e a Sonae Capital ganhou 4,62% para os 1,36 euros. A empresa-mãe, a Sonae SGPS [Cot] que, apresentou os seus resultados anuais antes da abertura do mercado, somou 1,27% para os 1,20 euros. A empresa liderada por Paulo Azevedo, que também agendou para hoje o seu "Dia do Investidor" anunciou uma subida nos lucros para os 284 milhões de euros.
Do lado das desvalorizações, negociou apenas um título. A Jerónimo Martins [Cot] que foi ontem o único título a encerrar em alta, desceu 0,42% para os 4,70 euros.
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=313639