Página 1 de 1

MensagemEnviado: 18/3/2008 16:08
por Semitela
Boas ,

Não querendo atribuir culpa ou razão à ninguem , vou aqui expôr os principais factores enunciados por um senhor que não me recordo o mome numa entrevista na TV :

1. - factor especulativo
2. - fraqueza do dolar
3. - Maior escassez à menores profundidades
4. - Maiores custos para profundidades superiores
5. - Custos com a protecção dos trabalhadores (Nigeria e outros sitios do planeta onde as petroliferas sofrem imensos ataques ).
6. - Aumentos exponenciais do consumo de paises como a china e a India .
7. - falta de investimento em decadas anteriores levam à que os actuais investimentos tenham que ser amortizados agora .
8. - A propria China neste momento está a criar um super deposito para reservas - aumenta a pressão no Curto prazo .
9. - Factores de instabilidade tais como os vividos na Venezuela com as petroliferas a terem que vender as suas plataformas .


E deverá haver muitos outros .

A logica passa por encontrar-mos ( Humanidade ) uma fonte de energia limpa ( temos muitas ) mas que em que a substituição da actual primeira fonte seja feita de forma simples e eficiente .

Convenhamos que a energia eolica e solar tal como a conhecemos hoje jamais poderiam substituir o consumo de crude .

Outra atitude seria a diminuição drastica do consumo por via do seu uso racional e eficiente .

Abraços

MensagemEnviado: 18/3/2008 15:28
por MarcoAntonio
Ainda há poucos dias o Arnie colocou um gráfico com a conversão feita. Pesquisa aí no histórico dele que foi mesmo há poucos dias (ou então pesquisa pelos topicos sobre o petróleo, é um dos últimos).

MensagemEnviado: 18/3/2008 15:28
por Fibonacci
Deixo em anexo o gráfico do Petróleo em EUR.

Mas reafirmo que tal não poderá ser a base das petrolíferas. Estas têm que assegurar a cobertura do risco cambial.

Ou arriscamo-nos a um novo mail, daqui a uns anos, a dizer que o petróleo cai nos mercados internacionais mas a gasolina está mais cara para nós (devido à hipotética subida do USD).

Fibo

MensagemEnviado: 18/3/2008 15:17
por majomo
Onde é que se pode ver um gráfico com as cotações do petróleo em euros...

MensagemEnviado: 18/3/2008 15:12
por MarcoAntonio
Ulisses Pereira Escreveu:Este é um exemplo claro de um mail completamente errado, com valores errados mas, decerto, muitos portugueses já o deram como certo e nas suas "conversas de café" o utilizarão como argumento.


Sem dúvida.

Ainda ontem comentava com alguém estes mitos urbanos que se espalham pela net à velocidade da luz e nos quais a maior parte das pessoas tende a acreditar.

A principal razão porque as pessoas acreditam (e eu não tenho dúvidas que uns 80% ou mais das pessoas que lêm assumem como sendo verdade) é porque as pessoas querem acreditar que é verdade.

Há outras razões também por certo. É um pouco como o efeito dos livros: está num livro, é verdade. Se se apresenta uma história destas e se coloca um gráfico (que por acaso está errado!), quem lê tende a acreditar porque está fundamentado. Está lá o gráfico e tudo, portanto é verdade. Pouquíssimas pessoas se dão ao trabalho de ir verificar a veracidade das histórias...

Para mim é um dos lados negros da net porque se é verdade que é um tremendo veículo de informação também consegue ser um colossal veículo de desinformação.

É que não vai haver um mail em massa a desmentir esta barbaridade e muito boa gente vai andar por aí a dizer: "eles" andam-se a encher à custa do petróleo...

MensagemEnviado: 18/3/2008 14:11
por nunofaustino
o problema é que as pessoas n se apercebem que 99% da informação recebida através de cadeias de email é falsa... e depois é complicado tirar isso da cabeça e explicar que essa informação é completamente errada, pois até receberam essa informação de várias pessoas (fontes) diferentes...

Neste caso é simples, pois basta ver o histórico da cotação do EURUSD para ver que não tem pés nem cabeça, mas há casos bem mais complicados de explicar que a informação é errada...

Um abr
Nuno

MensagemEnviado: 18/3/2008 13:39
por Ulisses Pereira
Ehehhe isto espalha-se. Já é o terceiro tópico igual. Uma das coisas que me assusta hoje em dia é que as pessoas recebem um daqueles mails colectivos com uma história aparentemente bem contada e se assume logo que é verdade. Este é um exemplo claro de um mail completamente errado, com valores errados mas, decerto, muitos portugueses já o deram como certo e nas suas "conversas de café" o utilizarão como argumento.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 18/3/2008 13:15
por TP1
Já li algures, que tinha a ver com as margens de refinação(!?). Não percebi, mas a mensagem, era, que não havia qq fraude(?)

MensagemEnviado: 18/3/2008 12:23
por Fibonacci

Preço dos combustíveis vs USDollar

MensagemEnviado: 18/3/2008 12:20
por mandachuva
Recebi este mail. Será que é assim ou esta análise é demasiado simplista?

A verdade da Mentira - a «escalada» do preço do petróleo
Todas as semanas quando metemos combustível no carro e de cada vez são necessários mais euros para comprar os mesmos litros de combustível.
Dizem que é por causa da escalada do preço do petróleo.
Os industriais de panificação ameaçam com uma subida do preço do pão em cerca de 50% devido à subida do preço dos cereais e do petróleo... e em espanha a farinha custa praticamente metade do preço....

Na internet podemos encontrar umas tabelas/imagens e podemos a fazer umas contas.


Câmbio EUR/USD, desde 1999 a 2008:

(imagem)


Evolução do preço do petróleo desde 1994 (preços em USD):

(imagem)


Então concluimos que
- Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=0.90USD).
- Em 2008, um barril de petróleo custa 98USD, ou seja, 70.00EUR (1.00Eur=1.40USD).


Neste momento, em Março 2008, o Euro atingiu 1,53 USD e o preço do petróleo atingiu os 100 USD, mantendo-se a proporção de custo do barril em Euros.

Portanto, a tão apregoada subida do preço do petróleo é UMA GRANDE treta!

Estamos é a ser DESCARADAMENTE roubados pelas petrolíferas e pela associação de padeiros com o beneplácito do governo