Caldeirão da Bolsa

Porque comprei prata?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sulla » 3/4/2008 13:05

Porque comprei prata ontem.
Além de todas as razões fundamentais e de money management explicadas pelo Branco surgiram alguns factores de ordem técnica que me levaram à compra:
- O aparente final de um ciclo correctivo de 3 ondas A-B-C.
- A divergência do MACD e RSI (a-b-c)neste ciclo correctivo.
- O metal está muito vendido.
A linha que passa em C (vermelho) parece um bom suporte e constitui a minha zona de saída pois se for quebrada o movimento previsto fica invalidado.
A linha que passa em B (verde) será uma zona de confirmação, se quebrada, do novo ciclo de subidas. Aqui poderá haver reforço da posição.
Os dados estão lançados. Hoje teremos volatilidade mas quem manda são os stops (nunca saia de casa sem eles :wink: )

Cumprimentos
Anexos
Prata.JPG
Prata.JPG (121.94 KiB) Visualizado 1003 vezes
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por ltelesster » 21/3/2008 2:04

Aqui vou deixar o gráfico do indice....

No curto prazo o indice, após um duplo topo entrou numa queda muito acentuada,tendo quebrado as mm20 e mm50 e ainda a LTA de médio prazo que vinha de Dezembro.

Apesar das das grandes quebras desta semana, a LTA de longo prazo mantem-se intacta.

Na minha opinião julgo que o valor da prata deverá vir testar a LTA de longo prazo e fazer um rebound em alta que poderá ser violento se o timming for coincidente com uma quebra do USD.

Neste momento não estou exposto á prata, hoje fechei o trade que tinha em aberto.
Anexos
silver.bmp
silver.bmp (1.37 MiB) Visualizado 1163 vezes

Registado: 29/11/2007 9:51

Excelente trabalho !

por bboniek33 » 20/3/2008 21:54

Obrigado Branc0. :clap:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Branc0 » 20/3/2008 19:50

Bom, deixo aqui o gráfico que tinha falado.

Como se pode ver o canal ascendente que tinha em mente (e até reforcei quando lá chegou) nem sequer serviu de ponto de rebound.

Estamos agora por cima de um suporte nos 17 USD que não me parece que queira aguentar e os dois suportes relevantes a seguir serão nos 15,50 e nos 13,50

Entradas longas nesta altura... falling knives.
Anexos
prata-20080320.JPG
prata-20080320.JPG (96.53 KiB) Visualizado 1259 vezes
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 20/3/2008 16:28

ltelesster Escreveu:Branco,

Olhando para o gráfico hoje da prata, constata-se que a mesma já quebrou a LTA de médio prazo (a que de Dezembro), já quebrou a mm20 e a mm50 tambem já ficou para trás......

Estará a prata a inverter este bull de médio prazo?

estou a ver se consigo colocar aqui o gráfico mas estou a ter algumas dificuldades.

cumprimentos,
ltelesster

Agora também não tenho aqui grafico e depois posto. Pelos vistos fiz asneira e agora estou em damage control :x

Logo à noite deixarei por aqui a análise desta semana (enquanto escrevo os 17 USD parecem querer ser o ponto de bonce back desta quebra de 20% em dois dias :shock:)

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por MNFV » 20/3/2008 12:58

Vi na TV uma reportagem em que os ourives, com o preço do ouro em alta, diziam que andavam a trabalhar só prata pq os clientes não compravam ouro.

Portanto, qd o ouro descer, a prata tb deve. Deve haver alguma correlação nos preços.

Registado: 28/12/2007 17:02

por ltelesster » 20/3/2008 12:21

Branco,

Olhando para o gráfico hoje da prata, constata-se que a mesma já quebrou a LTA de médio prazo (a que de Dezembro), já quebrou a mm20 e a mm50 tambem já ficou para trás......

Estará a prata a inverter este bull de médio prazo?

estou a ver se consigo colocar aqui o gráfico mas estou a ter algumas dificuldades.

cumprimentos,
ltelesster

por Branc0 » 18/3/2008 23:25

Djovarius,

Gosto do teu ponto de vista, apenas quis fazer ver que além das propriedades do ouro que tem a prata esta é consumida. Quero eu dizer com isto não que seja melhor ou pior mas que está sujeita a uma dinâmica oferta/procura bastante diferente daquela do ouro.

Queria apenas comentar esta parte:
O padrão Ouro só se revelou ineficaz devido ao cambio quase fixo de todas as divisas entre vigente até 1971. Nesse caso, quem alimentava um défice comercial ou em conta corrente, acabaria sem Ouro nos cofres do BC, quando o correcto seria a depreciação relativa da divisa do país do défice, correspondente à perda de reservas do Ouro. O mercado encarregar-se-ia de corrigir as disparidades.

Isto já é mais discutir história que outra coisa, mas gosto muito e tenho muita pena que não vás ao almoço pois adorava trocar impressões contigo sobre este tema num almoço bem regado :)

No entanto, o que eu ia dizer, é que para mim o padrão ouro morreu muito antes de 1971 (penso que te estejas a referir a Bretton Woods). Acabou na 1ª guerra mundial quando a Inglaterra, por razões da guerra, ter declarado que as notas deixavam de ser redimíveis em ouro.

Ora aqui está uma coisa que vale a pena pensar... o padrão ouro foi ao ar porque com ele não havia flexibilidade financeira para fazer guerras caras ... hoje é tudo mais fácil, invadimos um país qualquer, pagamos com o VISA e prometemos que os nossos filhos e os nossos netos estarão cá para pagar a factura.

Vamos a ver se o Sr. do Fraque não bate à porta mais cedo (duvido... nem quero imaginar o que seria preciso acontecer para levar o poder político a isso).

por Branc0 » 18/3/2008 23:13

Fica aqui o gráfico que tinha falado durante a tarde. Como podem ver o price action não é nada famoso e precisamos de um fecho acima dos 21 para mudar a imagem da coisa.

No entanto há a considerar que existem vários indicadores em overbought e que não se importam destes ultimos dias para poderem respirar um pouco.

Se vier visitar a LTA que tracei (vem de Dezembro) teremos valores perto dos 18,50.

Já agora queria deixar aqui uma pergunta... alguém sabe onde se pode comprar prata física? Sejam barras ou sejam moedas 99.9% prata?

Os bancos parece que só vendem ouro...
Anexos
prata-20080318.JPG
prata-20080318.JPG (117.81 KiB) Visualizado 1504 vezes

por djovarius » 18/3/2008 16:49

Compraste Prata porque és um investidor inteligente :)

Mas não concordo com algumas passagens do texto de abertura.
O Ouro foi a única "moeda" ao longo de milhares de anos de história que nunca perdeu o seu valor face aos artigos de que servia de moeda de troca.

Dizes que ele não serve praticamente para nada, mas isso também se pode dizer do papel em que se imprimem notas. Se fosse papel em branco ainda servia para agenda, mas já o imprimiram com uns números que dizem 20 ou 50, etc... e uns motivos bonitos !!

Assim se vê que as notas só são aceites porque os Estados "dizem" que têm valor.
Mas com o Ouro poderia acontecer o mesmo, como já sucedeu.
Mas para facilitar a vida, criou-se o papel moeda padrão Ouro. As notas representavam o Ouro existente, tinham essa qualidade adicional que hoje não têm e livravam do peso das moedas de Ouro no bolso com todos os seus inconvenientes.

A grande diferença a favor do Ouro era e é a estabilidade dos preços, condição essencial para evitar que os mais ricos confisquem o valor dos mais pobres, via inflação.

No padrão Ouro, a estabilidade monetária estaria garantida, até porque a quantidade de Ouro no mundo só aumenta anualmente 3 a 4%, o que é consistente com um crescimento monetário saudável, bem como com um crescimento económico sustentado.

O problema do retorno ao padrão-Ouro é político. Como a estabilidade da massa monetária é uma política tendencialmente recessiva (não há injecções de liquidez artificial permanentes), nenhum Governo aceita tal situação porque é preciso manter a populaça com empregos (mesmo mal pagos, mas a inflação é amiga do pleno emprego) e dar-lhes pão e circo. E essas coisas precisam de mais e mais "dinheiro".

A solução para o fim das crises da actualidade era pousar o Helicóptero Ben.
Devolver às moedas um estatuto misto. 50% da quantidade da massa monetária poderia ser "garantida" à mesma pelo "boa vontade" do Estado e o restante por um misto de metais preciosos com relevo para o Ouro e Prata.

O padrão Ouro só se revelou ineficaz devido ao cambio quase fixo de todas as divisas entre vigente até 1971. Nesse caso, quem alimentava um défice comercial ou em conta corrente, acabaria sem Ouro nos cofres do BC, quando o correcto seria a depreciação relativa da divisa do país do défice, correspondente à perda de reservas do Ouro. O mercado encarregar-se-ia de corrigir as disparidades.

Os EUA foram radicais: acabou-se o padrão Ouro, monetizaram as "crises" desde então, gerando mais e mais crises de tipo novo.
E se isto não é verdade, porque é que um USD comprava 4 Francos Suiços em 1971 e agora só compra um?

O Ouro não é inflacionável, nem perde propriedades, daí que é algo com valor. Seria bom pagarmos o mesmo preço pelas coisas anos a fio. Por muito pouco que aumentassem os salários, não ficariamos a perder, como hoje se verifica !!

Há alguns anos eu seria abertamente contra isto que afirmo, mas verificando que as crises financeiras são cada vez mais perigosas para o sistema, há que pôr cobro a isto rapidamente, sob pena de assistirmos ao fim dos mercados livres e ao regresso de Estados proteccionistas, totalmente na contra-mão das perspectivas de desenvolvimento individual e social a que historicamente sempre a humanidade aspirou.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Branc0 » 18/3/2008 14:56

O roll over parece-me bastante suportável e se o FED voltar a cortar a taxa de juro deve ficar ainda mais suportável.

Estamos a falar de cerca de 0,0025 centimos por dia, inferior a 2 centimos por semana. Dava a volatilidade com que a menina anda não acho que seja pelo rollover que o gato vai às fiozes.

No entanto uma simples AT (não tenho aqui grafico para mostrar de momento) sugere que vamos encontrar um topo de curto prazo nos 21 USD e um fundo de curto prazo nos 19 USD não me admirava que viesse visitar a LTA de medio prazo por volta dos 18 USD ou que se a crise obrigue alguém a liquidar posições que venha aos 15 USD de maneira que se estás para o longo prazo não sei se preferes entrar já ou aguardar melhores pontos.

por Sulla » 18/3/2008 14:21

Boas Branco

Se bem me lembro usamos a mesma ferramenta(gobulling).
Já fiz várias entrada no spot xauusd mas o meu actual moneymanagement ( e saúde mental)não mo permite.
Na Ag já é diferente. A minha pergunta é o rollover é suportável para que prazo?
Estou à espera de correcção ou breakout para entrar.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Branc0 » 17/3/2008 19:06

Esperemos que não venha aos 10 antes de ir aos 100... ;)

O dia de hoje foi com muita volatilidade e os 21 USD parece que vão dar luta. Neste momento não me admirava de ver uma correcção até aos 18 USD.

por Semitela » 17/3/2008 19:00

Boas Branco .

Espero que corra tudo bem com esse investimento .

Para quem se inicia na bolsa não é de todo apropriado pela enorme volatilidade e pressão que exerce sobre a margem da nossa conta e na nossa cabeça . :mrgreen:

Não tenho qualquer duvida que o potencial da Prata é varias vezes superior ao do Ouro por todas as razões e enunciastes e por a oferta ser cada vez mais insuficiente para a crescente procura .

Este tipo de investimentos deve ser encarado como um investimento de longo prazo .

Se o target do Ouro era 1000 e agora passou a ser 2500 . Na prata temos os 50 e depois 100 .

Aguenta até aos 100 , Branco . :P

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por Branc0 » 17/3/2008 18:34

Eu não posso ajudar muito. Uso apenas o mercado spot porque é ao que estou habituado no mercado cambial.

por bráscubas » 17/3/2008 17:58

Boas tardes a todos
Na v. opinião qual será o veículo mais adequado para um "amador" ( invisto habitual e maioritáriamente em TW e warrants ) investir nestes activos : prata e ouro, a médio prazo ( meses... ). Os Futuros parecem-me arriscados,...Serão os ETF,s adequados para um perfil moderadamente agressivo? Já agora, os ETF,s têm ou podem ter algum tipo de alavancagem ?
Branco, Kpt, gostaria de ter a v. opinião.
Obrigado

Registado: 15/12/2004 16:02

por kpt » 17/3/2008 17:03

ltelesster: Futuros será o mais usual...

Registado: 11/5/2007 23:19

por ltelesster » 17/3/2008 10:25

Antes de mais parabéns pela boa exposição efectuada a qual permitiu consolidar alguma informação.

Tambem andei a ler alguma literatura sobre metais preciosos, e tambem me expus á prata através de ETF de um trust.

Gostaria de saber, caso soubessem, que instrumentos existem para exposição ás commodities sem ser via acções?

Cumprimentos,
ltelesster

por tiagopt2 » 17/3/2008 2:22

E assim aprendi mais umas coisas antes de ir dormir :lol:

Excelente texto, esclareceu pelo menos umas mil dúvidas que eu tinha... Parabéns e obrigado :)

Registado: 24/11/2007 23:02

por Branc0 » 17/3/2008 1:38

Deixo aqui o grafico do racio ouro/prata.

A análise não é minha mas é interessante. No entanto se chegarmos aqueles valores referidos (14) penso que será a altura de vender pois a bolha andará perto de fazer pop.
Anexos
prata-ouro.jpg
prata-ouro.jpg (73.96 KiB) Visualizado 2245 vezes

Porque comprei prata?

por Branc0 » 17/3/2008 1:37

Já estava para escrever este texto, mesmo como nota pessoal, há alguns dias e decidi termina-lo hoje e partilhar aqui com o Caldeirão até porque tem havido algum interesse demonstrado nos metais preciosos.

Aqueles que seguem a minha carteira sabem que adquiri recentemente uma posição longa em prata, isto após uma ou duas tentativas falhadas no ouro (mercado spot). Uma vez que a razão de entrada não foi apenas de acordo com os meus sinais técnicos (que também deram sinal de entrada) achei que valia a pena partilhar.

1)Metais preciosos: Bull Market ou Bolha?

Foi a minha primeira pergunta antes de comprar uns kilos de prata. Pesquisei bastante pela internet a tentar apanhar a opinião mainstream e até li por aqui alguns comentadores como o Fogueiro e outros de nós que costumam olhar bastante para o mercado cambial (que estará sempre relacionado com os metais preciosos) e a opinião não é consensual. Alguns acham que é uma bolha outros acham que é o inicio de um bull market que no caso dos metais precisos costuma operar em ciclos de 20 anos.

É difícil ter uma opinião própria quando estamos a entrar em tópicos que não dominamos fluentemente apesar de depois de lida toda a informação que me chegou fiquei mais convencido com a tese do Bull do que com a tese da bolha.

No entanto a pergunta é mais filosófica que outra coisa pois quando estamos nos mercados para ganhar dinheiro e estamos longos o que interessa é que o preço suba, se houver uma bolha não acho que devemos ficar a olhar para ela mas sim aproveitar o máximo possível e saber devolver parte dos lucros quando ela rebentar... tudo isto fazendo sempre figas para que não tenhamos sido nós os ultimos a comprar.

Assim sendo, não tenho resposta conclusiva para esta pergunta mas investi à mesma visto que a resposta indicará em qualquer dos casos que o caminho é para cima.

2)Porquê a prata e não ouro?

Bom, gostava de dar uma resposta bastante filosófica sobre isto mas não posso. Eu preferia comprar ouro mas os contratos mínimos no mercado spot em ouro implicariam uma alavancagem demasiado grande para suportar qualquer tipo de “dor” que o mercado quisesse inflingir na minha posição.

Para termos dados concretos no mercado spot a posição mínima em ouro seria de 50.000 USD enquanto que na prata estamos a falar de 2.000 USD. Numa carteira pequena como a minha se faz parte do plano suportar alguns retraces não pode haver duvidas sobre que instumento utilizar :)

3)Então investir em ouro ou prata é a mesma coisa?

De maneira alguma e os fundamentais que os suportam são diferentes. Há apenas uma semelhança entre eles: ambos foram usados no passado em sistemas monetários e estão associados com a “preservação de valor”.

Neste sentido, o ouro não é um investimento “per se”. Não dá dividendos, não tem retorno de capital, não faz nada. O que faz é preservar o valor de compra: se hoje uma onça de ouro consegue comprar 500Kg de arroz é natural que daqui a 100 anos o continue a conseguir. No entanto se 1000 USD hoje conseguem comprar essa quantidade de arroz é duvidoso que daqui a 100 anos consiga comprar 50Kg

Convém notar que o ouro é uma aberração. Não serve para praticamente nada à excepção de joalharia. O que realmente podemos fazer com ele é vendê-lo para comprar produtos que façam falta: umas batatas, uns bifes, uma mota, etc. No entanto, como foi moeda de troca durante séculos há toda uma cultura que reconhece valor ao ouro e lhe garante um estatuto de moeda-mãe toda poderosa e capaz de manter a estabilidade dos preços é por isso que o ouro é visto como um refugio da inflacção.

A prata é diferente. Apesar de ser tão boa como o ouro culturas mais antigas que nem acesso a ouro tinham, depois da descoberta das Américas e da abundância de prata existente nas colónias esta baixou bastante de valor nos mercados europeus. Era usada basicamente para dar o troco quando alguém pagasse em ouro. O verdadeiro padrão sempre foi o ouro.

No entanto e como tem uma história directamente ligada ao padrão ouro também é vista como “preservador de valor” apesar de a um nível muito mais baixo. Para se ter uma ideia, segundo a wikipedia menos de 10% das aquisições de prata no ultimo ano estiveram relacionadas como investimento estando os restantes 90% relacionados com implicações industriais.

É que ao contrário do ouro a prata serve para várias coisas. Desde filmes fotográficos (em desuso agora com as cãmeras digitas) a sistemas de som e novas ideias que surgem agora como colocar prata nos tecidos tradicionais das roupas para manter isolamento térmico (don't ask...). Isto significa que a prata está sujeita a uma maior volatilidade e a regras mais duras da procura/oferta do que o ouro.

Acontece também que, ao contrário do ouro, existiam muitas fabricas de prata encerradas devido aos baixos preços que havia no mercado que estava a sofrer um dumping das empresas mineiras que procuravam extrair cobre e zinco mas que apanhavam com prata como o que se chama um by-product. Como o negócio dessas empresas eram outros metais não se importavam de largar a prata no mercado ao preço que fosse para se verem livres dela. Isso levou aos preços historicamente baixos da decada de 90. Acontece que o consumo tem vindo a aumentar e a esvaziar os stocks, com o preço a estes valores têm sido feitos investimentos para abrir fábricas abandonadas anteriormente e portanto estima-se que a oferta venha a subir até ao final do ano.

O ouro, ao que sei, já está a ser explorado em toda a força. Se houver mais procura não vai ser possível abrir novas minas... o preço sobe e ponto final.

Sobre a procura e a oferta do ouro e da prata quero apenas acrescentar mais um ponto. Os bancos centrais têm hoje reservas de ouro como sempre tiveram (se bem que nos EUA e na Europa são cada vez mais pequenas) e podem usar essas reservas para refrear o preço do ouro despejando as suas reservas no mercado. No caso da prata também foi assim no passado mas hoje em dia já nenhum banco central tem reservas de prata e portanto, se houver uma bolha, será mais dificil aqui haver uma intervenção estatal.

4)Como é que a inflacção afecta o preço dos metais preciosos?

Quando o preço das coisas sobe constantemente (avaliado em euros por exemplo) não faz sentido termos dinheiro se podemos ter bens. Não faz sentido hoje em dia meter 5 ou 10 euros de gasóleo como fazia há uns anos atrás porque a probabilidade de quando voltarmos à bomba de gasolina o preço vai estar mais caro. O nosso objectivo passará sempre por atestar o depósito e esperar que quando acabe e seja necessário voltar a encher ainda não tenha sido aumentada novamente.

Se sentissemos o mesmo por exemplo na carne de vaca o raciocínio será o mesmo. Faria mais sentido investir numa arca congeladora e comprar carne para o ano inteiro de uma só vez do que estar todos os meses a comprar carne sabendo que ela irá estar mais cara da próxima vez que visitarmos o Engenheiro Belmiro :)

É isto que está a despoletar a corrida ao ouro (e à prata) neste momento. Se 50 Euros ontem atestavam o depósito hoje já preciso de 55 Euros... medido em prata (para conveniência) ontem eram 2 gramas e hoje continuarão a ser 2 gramas... mesmo quando o barril de petróleo estava a 10 dolares também eram 2 gramas (a prata estava mais barata).

É também isto que me faz inclinar mais para a teoria do bull market do que da bolha. Uma bolha implica que um bem está avaliado muito acima do seu valor mas o que vemos neste momento é que existem razões fundamentais para o preço dos metais subirem, não estão apenas a subir baseados em factores de análise técnica (que obviamente são sempre importantes e devemos acompanhar para não sermos surpreendidos).

Como deixei no tópico do Fogueiro as pressões inflaccionistas estão adormecidas há mais de 20 anos apesar das politicas monetárias de todo o mundo terem sido bastante laxistas neste período de tempo. Deixei lá as razões porque acho que estas forças vão novamente entrar em acção podendo obviamente estar errado mas é o que em acredito.

Sobre a inflacção, quero apenas a adicionar que se espalhar à economia em geral (actualmente estamos apenas a falar de energia e comida) é obviamente natural que os custos de extracção de minérios também subam elevando assim o preço dos metais mas prejudicando as empresas extractoras que não conseguirão assim ter ganhos tão espectaculares como as matérias primas.

5)Conclusões

O ouro e a prata são, hoje em dia, avaliados pelas condições monetárias dos varios bancos centrais e das pressões inflaccionistas presentes (reais ou percepcionadas pelo mercado). Num ambiente monetário laxista em que a inflacção é relegada para segundo plano para aliviar excessos financeiros o mercado tende a refugiar-se nos metais e acho que ainda estamos a tempo de nos refugiarmos se acreditarmos que as coisas vão piorar (não me refiro aos índices accionistas).

A globalização trouxe muitas coisas boas a todos os habitantes deste planeta. Países onde antes se passava fome de repente passaram a ter empregos para sustentar uma familia... no Ocidente passámos a ter produtos mais baratos porque os grandes produtores passaram as fábricas para zonas do globo onde a produção é mais barata.

Enquanto isto tudo se passava a mão invisível foi ajustando os mercados que criaram uma tendência deflaccionária nunca vista no mundo Ocidental. Para quem acreditar que esta tendência terminou o ouro e a prata serão bons motivos de refugio.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 449 visitantes