A Internet é uma coisa maravilhosa...
Estava para começar aqui a escrever a resposta e a pensar: "Mas será que pesquisaram no Google?". Pesquisei por "Beta de uma acção" e abri a segunda página que é a definição que está no Finbolsa.
Às vezes, basta procurar...
"O Coeficiente Beta calcula-se como a covariância entre as rentabilidades da acção ou valor estudado e do Índice de Referência. Se for maior que 1, a acção tende a subir mais que o índice quando este sobe e a descer mais quando este desce, ou seja, é mais "nervosa" ou "agressiva". Se for menor que 1, tende a subir ou descer menos que o índice em cada lanço de subida ou descida deste, logo temos uma acção "defensiva". Um Beta negativo (muito raro) indica uma acção "contra-ciclo", sobe quando o índice desce e vice-versa.
Se você deseja investir num bear market à espera de um rebound, escolha acções de Beta alto, poderá obter ganhos acima da média se houver esse rebound. Poderá também usar o Beta para estratégias de segurança. Faça a sua própria lista de acções defensivas e agressivas, com base nos Betas. Num mercado altista mantenha-se investido em acções agressivas, usufruindo das mais-valias. Se o mercado subir muito e temer uma correcção, mas não desejar tomar a decisão drástica de ficar de fora, tome uma meia medida: venda as acções agressivas e substitua-as por acções defensivas. Assim, se houver correcção, a sua carteira cairá menos que o mercado, se não houver continuará a ter ganhos; terá sido uma forma de segurar a carteira."
(in
www.finbolsa.com)
Se bem que aquela parte de tentar apanhar ressaltos em "Bear Markets"...
Um abraço,
Ulisses