http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=348 ... =26&tema=4
Lançado concurso para o primeiro troço do TGV
O Governo lançou, em Évora, o concurso para a concessão, construção, financiamento e manutenção, por 40 anos, do primeiro troço da ligação ferroviária de alta velocidade. Trata-se do troço entre o Poceirão e Caia que prevê também a construção da futura estação do TGV em Évora.
A linha ferroviária de alta velocidade, que vai ligar Lisboa a Madrid a partir de 2013, representa um investimento de cerca de 3,3 milhões de euros, um valor que inclui a construção da terceira travessia do Tejo, entre Chelas e Barreiro, anunciada pelo Governo a 3 de Abril.
Além do componente de alta velocidade do troço Poceirão – Caia, com 167 quilómetros, o concurso incluirá também um componente da rede ferroviária convencional, com 62 quilómetros, entre Évora e Caia, que vai permitir uma nova ligação ferroviária ao Porto de Sines.
Infra-estrutura garante 36 mil postos de trabalho
Mário Lino, ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, garantiu que a construção da linha de alta velocidade vai permitir a construção de 36 mil novos postos de trabalho.
“Num período de 40 anos, nós vamos criar 36 mil postos de trabalho, ligados ao transporte de alta velocidade, nas várias actividades: transporte, conservação, manutenção, funcionamento e serviços de apoio”, afirmou o governante à RTP.
“Vamos também estimular o investimento privado, que estará associado ao transporte de alta velocidade. A linha Lisboa – Madrid é uma linha de transporte de passageiros e de mercadorias”, acrescentou.
TGV vai ligar Lisboa a Madrid em 2013
O lançamento do primeiro troço do comboio de alta velocidade que hoje é lançado tem em vista o cumprimento do calendário definido pelo Executivo português em 2005.
“Estamos a trabalhar para que os prazos sejam cumpridos. Na cimeira com Espanha de 2005, em Évora, fixámos essa meta em 2013. Portanto, estamos a cumprir esse calendário”, disse Mário Lino.
“O concurso que lançamos hoje é o primeiro para os eixos prioritários, Lisboa – Madrid, Lisboa – Porto e Porto Vigo, e tem em vista precisamente o cumprimento desse calendário”, acrescentou.
“Estamos a fazer esta rede porque consideramos que ela é estratégica para o desenvolvimento do país”, concluiu Mário Lino.
Bilhetes entre os 40 e os 100 euros
Os bilhetes do TGV entre Lisboa e Madrid deverão custar 100 euros e entre Lisboa e o Porto o valor previsto é de 40 euros.
Segundo Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, estes preços funcionarão como “tarifas de referência, uma vez que vai existir todo o tipo de tarifário, desde valores mais altos a valores mais baixos”, estando previsto que o tarifário variem em função dos “períodos horários, dos dias da semana e dos dias do mês”.
“Poderão existir bilhetes a 200 euros e também bilhetes a 10 euros. O preço vai variar em função do mercado, tal como acontece no transporte aéreo”, acrescentou.
Na entrevista à RTP, o ministro explicou como é que o Governo chegou a este valor. “Nas previsões de tráfego que estão considerados nos estudos de procura que foram feitos, apontam na linha Lisboa – Madrid para um tráfego de passageiros na ordem dos 6,1 milhões por ano, que poderá chegar a um pico de 9,5 milhões com o evoluir dos anos. E com os custos que estão associados à construção e exploração desta linha”.
Segundo Mário Lino, estes preços poderão baixar. “As previsões de utilização dos comboios de alta velocidade em Espanha têm superado as expectativas. E nós pensamos que isso também tem grandes possibilidades de acontecer em Portugal, e nesse contexto a tendência dos preços será para baixar”.
“Tudo vai depender do êxito da ligação e nós acreditamos que o futuro do transporte de passageiros, por ferrovia de alta velocidade, vai ocupar uma quota de mercado cada vez maior”, acrescentou.
Actualmente, a ligação entre Lisboa e Porto, no comboio Alfa, custa 39,50 euros. Entre Lisboa e Madrid os preços, no Lusitânia Comboio Hotel, variam entre os 57,50 euros e os 198 euros, dependendo da classe.
Cristina Sambado, RTP
2008-06-02 10:27:42
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=348 ... =26&tema=4
Cumprimentos.