Caldeirão da Bolsa

O porquê de dar dicas sobre investimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Adrox » 4/3/2008 1:37

Sempre ouvi dizer que tentando explicar um certo assunto/matéria aos outros, fazia com que nós proprios evoluissemos. Porque temos de formular/verbalizar as nossas ideias de diversas maneiras, para sermos percebidos por todos.

Ao verbalizarmos as ideais estamos também a organiza-las na nossa cabeça e por isso também benefeciamos.

Acho que é por isto, porque também ganhamos kk coisa por isso.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por djovarius » 4/3/2008 1:28

Boa noite,

Fazer comentários, análises, dissertações sobre os mercados, este e aquele activo são uma necessidade intrinseca de muitos investidores / especuladores. Dado que esta "ocupação" é muito individualizada, solitária, por vezes de uma forma atroz, toda esta comunicação que se gera nos espaços da internet serve para colmatar esse "vazio", embora seja verdade que para uns aquilo que é uma companhia, para outros poderá ser uma feira de vaidades. Não há opiniões unânimes sobre isto.

A realidade é que muitos se juntavam antigamente nas casas bancárias, corretoras e até nas próprias "salas" de mercado. Hoje, é na Net.

E para que todos possam exercer, assumir uma dada postura nestes espaços, nada como partilhar opiniões, trabalho, estatisticas, etc... portanto, tudo o que aparece no Caldeirão e noutros espaços congéneres.

Na verdade, quem produz estes conteúdos nem sequer vê esse trabalho como "dicas sobre investimentos".
Para quem não tem uma visão global sobre esta temática pode achar que são dicas poderosas. Mas essas pessoas ainda estão num estado em que não conseguiriam ganhar nada por si só. Nem tão pouco vão ganhar muito com essas dicas, pois, qualquer de nós que produz as ditas "dicas" não é um suprasumo nem consegue ganhar dinheiro a toda a hora. E nem o facto de serem produzidas boas análises, opiniões e tudo o mais garante por si só uma boa "estada" no mundo dos mercados financeiros.
Dá apenas uma possibilidade maior de se ganhar, o que já é muitíssimo bom.
Então, o primeiro objectivo é sempre o de aprender bem para bem se fazer.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por urukai » 3/3/2008 18:20

Eu não estou a falar nesse tipo de dicas (que normalmente não considero fidedigno).

Estou a falar no tipo de dicas (quase formação) que o Ulisses e o Marco António dão, mencionando suportes, LTs, resistências. Sentimentos bear ou bull.

Registado: 11/5/2007 14:09

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 18:18

Havia em 1920, em 1950, em 1980 e haverá, certamente, em 2010.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Auditor » 3/3/2008 18:14

Ulisses Pereira Escreveu:
Mas se não analiso "small caps" é porque, para além de duvidar da eficácia da análise técnica aplicada a esse género de acções, sei que uma análise aqui feita poderia fazer disparar ou afundar uma dessas acções como acontecia no passado.

Achas que em 2008 ainda há pessoas a comprar acções baseada no que os outros dizem? Na minha óptica se alguém faz isso é um grave erro.
Nunca comprei, não compro nem nunca comprarei acções baseado na opinião de outros.
Se eu não souber estar e agir no mercado o que faço aqui?

Registado: 28/6/2007 13:25

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 18:13

Apenas mais uma nota. É por isso que, a bem da transparência, sempre que detenho posições no mercado sobre acções que analiso, no final do post/artigo deixo essa menção clara...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 18:05

Olá urukai.

A razão fundamental pela qual eu escrevo aqui análises é pelo Caldeirão. Criámos este fórum há mais de 5 anos, é como se fosse um "filho" nosso e temos um carinho enorme por ele. Contribuir com análises para ele é essencial para que ele continue a ser como todos gostamos. Nem sempre tenho o tempo necessário para deixar tantas análises como gostaria, mas estamos a tentar que, através da rentabilização do Caldeirão, possa dedicar ainda mais tempo ao fórum.

Assim sendo, ao continuamente nos darem dicas aqui no fórum (as quais eu infinitamente agradeço), essas pessoas a prejudicam-se a si próprias e ás decisões que tomam, não?

Eu negoceio 99% das vezes no mercado norte-americano. O mercado é tão grande que aquilo que eu disser, não terá impacto nenhum.

Mesmo no mercado português, a maior parte das empresas nacionais têm já uma liquidez apreciável e não acredito que as minhas palavras tenham um peso tão forte assim.

Mas se não analiso "small caps" é porque, para além de duvidar da eficácia da análise técnica aplicada a esse género de acções, sei que uma análise aqui feita poderia fazer disparar ou afundar uma dessas acções como acontecia no passado.

Mas também não podemos ser ingénuos. Imagina que, por exemplo, a EDP me dá um sinal de compra claro e eu vou tentar, nas próximas horas, abrir várias posições longas sobre a acção. Não vou colocar de imediato uma análise a dizer que a EDP está perfeita. Naturalmente que primeiro vou tentar abrir as minhas posições todas, sob pena de prejudicar as últimas posições que vou abrir.

Mas, de uma forma geral, o que aqui analiso não interfere em nada com os meus negócios porque a esmagadora maioria dos meus comentários e análises são sobre títulos que não negoceio.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

O porquê de dar dicas sobre investimentos

por urukai » 3/3/2008 17:54

Disclaimer: tenho uma dúvida que me assola há algum tempo. Por ser uma questão complicada, hoje, decidi expô-la por pm ao Ulisses. No entanto, o próprio Ulisses pediu-me para abrir um post sobre isto para que ele possa responder e se discuta saudavelmente o tema.

Boa tarde a todos,

Partindo do príncipio que os diferentes níveis de acesso ao mercado (quer em termos de informação, de conhecimentos, de formação etc...) é que o fazem funcionar e seguir um determinado rumo (lateralizar, subir ou descer),porque é que alguns entendidos (o exemplo será o Ulisses) prestam tantos avisos, recomendações, dicas, conselhos etc...?

Se todos soubermos o mesmo as reacções seriam as mesmas e as decisões consonantes e o mercado estagnaria, não?

Assim sendo, ao continuamente nos darem dicas aqui no fórum (as quais eu infinitamente agradeço), essas pessoas a prejudicam-se a si próprias e ás decisões que tomam, não?

Esta questão é mais conceptual que prática e não quero, nem por sombras, que essas pessoas mudem essa postura de entre-ajuda e aconselhamento.

Também não quero com isto dizer que essas pessoas deviam enviar informações erradas para enganar mais uns quantos e lucrar mais mas parece-me que para alguém que vive disto (como penso que seja o caso do Ulisses e mais uns quantos) uma posição neutra seria o expectável.

Um abraço.

ps- tenho uma hipótese para esta teoria. Estas pessoas ao participarem activamente no fórum tb vão aprendendo e talvez o mercado seja grande demais e haja sempre alguém a comprar quando não deve e a vender quando não sabe. icon_cool.gif

Registado: 11/5/2007 14:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PMP69, rg7803 e 70 visitantes