
Ulisses Pereira Escreveu:Eu que tenho andado bastante pessimista nos últimos tempos, acho um disparate afirmar coisas deste género. Alguém pode achar-se capaz de prever o que se vai passar nos próximos 30 anos no mercado? Sinceramente...
Um abraço,
Ulisses
Boas!
Ora bem...pegando aqui nestas palavras, parece-me que o disparate é mais o espaço temporal a que se refere a "previsão".
Saber o que os mercados vão "preçar" ao longo de uma geração é um objectivo um bocado audacioso.
Outra coisa seria afirmar, com razão e apoio de varios pares, que o actual modelo de crescimento nas mais variadas vertentes da sociedade, quer economica ou outra, não é sustentavel.
Partindo deste presuposto, pouco contestatdo ( penso eu ), será de alguma forma obvio que, para se alterarem as actuais circunstancias não sustentaveis, uma inevitavel agitação mundial terá de ocorrer, abanando todo um sistema que terá de definir novos padrões de sustentabilidade, os quais irão alterar o valor de muitos dos produtos actualmente transaccionados em bolsa....quem sabe o seu desaparecimento. O que hoje é muito valioso, como p.ex. o petroleo, poderá ser despresivel e sujo daqui por uns anos....( esperemos que sim ou estaremos mesmo tramados

Para que isso possa acontecer, e parece inevitavel, ainda terá de haver uma grande crise.
Portanto, dizer que "se calhar" não virão anos tão escandalosos em altos lucros como os que acabaram de terminar, não deve estar assim tão longe da verdade.
CUMPS!