Caldeirão da Bolsa

Don't expect another bull market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RRikota » 3/3/2008 17:51

Ulisses Pereira Escreveu:Eu que tenho andado bastante pessimista nos últimos tempos, acho um disparate afirmar coisas deste género. Alguém pode achar-se capaz de prever o que se vai passar nos próximos 30 anos no mercado? Sinceramente...

Um abraço,
Ulisses

Boas!

Ora bem...pegando aqui nestas palavras, parece-me que o disparate é mais o espaço temporal a que se refere a "previsão".

Saber o que os mercados vão "preçar" ao longo de uma geração é um objectivo um bocado audacioso.
Outra coisa seria afirmar, com razão e apoio de varios pares, que o actual modelo de crescimento nas mais variadas vertentes da sociedade, quer economica ou outra, não é sustentavel.
Partindo deste presuposto, pouco contestatdo ( penso eu ), será de alguma forma obvio que, para se alterarem as actuais circunstancias não sustentaveis, uma inevitavel agitação mundial terá de ocorrer, abanando todo um sistema que terá de definir novos padrões de sustentabilidade, os quais irão alterar o valor de muitos dos produtos actualmente transaccionados em bolsa....quem sabe o seu desaparecimento. O que hoje é muito valioso, como p.ex. o petroleo, poderá ser despresivel e sujo daqui por uns anos....( esperemos que sim ou estaremos mesmo tramados :lol: ).
Para que isso possa acontecer, e parece inevitavel, ainda terá de haver uma grande crise.
Portanto, dizer que "se calhar" não virão anos tão escandalosos em altos lucros como os que acabaram de terminar, não deve estar assim tão longe da verdade.

CUMPS!

Registado: 11/7/2007 11:18

por TP1 » 3/3/2008 17:14

Mania que tenho em ser do contra....

Mercados 2008-03-03 11:18
Barclays Capital prevê subida das bolsas em Março
O Barclays Capital (BarCap), banco de investimento do Grupo Barclays, aponta para uma subida das bolsas no mês de Março, estimando ainda que a maioria das matérias-primas deverá continuar a valorizar nos mercados internacionais.

Mafalda Aguilar

Numa nota de análise hoje emitida, os responsáveis de análise técnica do BarCap calculam que, entre as 15 praças mundiais analisadas, apenas duas bolsas deverão ter tendência negativa em Março. As restantes têm fortes hipóteses de fechar o mês em valores mais elevados do que o começaram. O índice chinês Shanghai Composite e francês Cac 40 deverão liderar os ganhos com 77% e 70% de hipóteses de valorizar. O norte-americano S&P 500 aparece em terceiro, com 67% de hipóteses de subida.

Quanto às matérias-primas, à excepção do alumínio, o Barclays Capital estima que a maioria das 'commodities' deverá continuar a bater máximos históricos durante este mês. O petróleo e o gás são as matérias-primas com maior hipótese de valorização, acrescenta.

http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 96229.html

Registado: 30/11/2007 21:13

Disparate?!

por joao4702 » 3/3/2008 16:30

Eu acho uma calamidade esse comentário...

Enfim, é óbvio que só vindo de alguém néscio. É de uma ignorância tal...enfim.

Apenas que este esteja a prever guerras, fomes, pestes, etc.

:roll:

Abraço.

Registado: 21/9/2006 10:04

por James Wheat » 3/3/2008 16:19

Eu até acho piada a este tipo de artigos... Devo confessar que estive 100% liquido até há coisa de 3 semanas e resolvi então começar a re-entrar pelo alarmismo e unanimidade (pessimismo) que se gerou nos mercados.

Foi assim no passado e será assim no futuro: os mercados só vão recomeçar a subir, quando todos estiverem convencidos de que vão continuar a descer e de que não existe mais remédio para a cura do actual sistema financeiro mundial.

Nesse caso estará dado o sinal de que o vendedor ganhou a luta após muitas batalhas de desgaste e tendo-se esgotado a queda (já todos ou quase todos venderam tudo o que tinham), vai começar a subida lenta e sustentada dos indices.

Este ano os indices desceram entre 15% e 17% em 2 meses. A continuar assim vão cair... 90% até final do ano ?!? Tá certo.

Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por acintra » 3/3/2008 15:39

Neste momento que invisto muito menos ou nada devido á volatilidade, passei a ler muito mais artigos de opinião.
O pior é a liberdade com que se escreve e que pode influenciar investridores menos experientes ou indecisos.
Neste momento os mercados andam á volta das noticias dos bancos, petroleo, dolar...outros emitem opiniões ou comunicados conforme lhes dá mais jeito. Apesar de estar quase 100% liquido e apenas entrar quando se gera o panico, tenho aprendido bastante com a leitura assidua de opiniões e researchs. Pelo menos estas descidas tem servido para alguma coisa.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por djovarius » 3/3/2008 15:26

De facto é provável que o mercado accionista (e não só), tenha grandes dificuldades nos tempos mais próximos, como já se sabe e não vale a pena reafirmar, mas quando começa a se generalizar a ideia de que não haverá grandes retornos no espaço de uma geração, talvez o mercado se encarregue de provar o contrário, como quase sempre sucede.

E com a liquidez que existe por aí, quem sabe se os mercados accionistas não acabarão por ser de novo dos maiores beneficiários ?

Mas concordo que não se deve esperar retornos de grande monta na soma dos próximos dois a três anos. Não estou a ver a Economia mundial a crescer com a mesma força que se verificou nos últimos 4 anos.

Enfim, melhores dias virão... :roll:

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:17

Eu que tenho andado bastante pessimista nos últimos tempos, acho um disparate afirmar coisas deste género. Alguém pode achar-se capaz de prever o que se vai passar nos próximos 30 anos no mercado? Sinceramente...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por filipe1970 » 3/3/2008 15:10

Stock returns may never be the same - at least for this generation of investors

:shock: :lol:

Registado: 29/2/2008 16:48

Don't expect another bull market

por acintra » 3/3/2008 15:06

March 3 2008: 3:38 AM ESTEmail

Stock returns may never be the same - at least for this generation of investors.
By Allan Sloan, senior editor

FORTUNE 500
Current Issue
Subscribe to Fortune

(Fortune) -- Although you won't find it listed on your calendar, we're approaching the anniversary of an epochal event. No, it has nothing to do with the NCAA basketball tournament. It's a different kind of March Madness: The end of the bull market that lasted for a generation and changed the way that Americans think about stocks.

When the greatest bull market in U.S. history started in the summer of 1982, only a relative handful of people owned stocks, which were cheap because they were considered highly risky. But by the time the Standard & Poor's 500 peaked in March 2000 amid a fully inflated stock bubble, the masses were in the market. Stocks were magical, a supposedly can't-miss way to pay for your kids' college, save for retirement, enrich employees by giving them options, and regrow hair. (Just kidding about the hair. Alas.)

Stocks might go down in any given year, the mantra went, but in the long term they'd produce double-digit returns. However, one of the lessons of the past eight years is that the long run can be ... really long. As I write this in late February, the U.S. market - which I'm defining as the Standard & Poor's 500 - is well below the high that it set on March 24, 2000. Even after you include dividends, which have run a bit below 2% a year, you've barely broken even, according to calculations for Fortune by Aronson & Johnson & Ortiz, a Philadelphia money manager.

Hello? Eight years of dead money in the broad stock market? How can that be, given that Ibbotson Associates says the S&P has returned an average of 10.3% a year, compounded, since 1926? Think of it as a six-foot man drowning in a pond with an average water level of six inches - if you step in at the wrong place, the water can be eight feet deep.

To be sure (the favorite phrase of us journalistic hedgers), this has been a flukishly bad period. Ted Aronson says that it's in the bottom 2% of the almost 900 different 96-month periods in the Ibbotson statistical universe. Nevertheless, it's the return we have.

Barring a miracle - or the creation of a New Math of the market variety - there's no way we'll ever see a bull market along the lines of what so many of us grew up with. During that enchanted period, the boring old S&P returned more than 19% a year. When you include compounding, your money more than doubled every four years. Pretty slick.

That was more than twice what stocks earned in the previous 56 years, when they returned about 9%. More than half of that was from dividends, which were almost triple their current level.

Roger Ibbotson points out that my eight-years-of-barely-breaking-even number comes from starting at an artificially high point. He's right, of course. Had I had begun with October 2002 - when the S&P bottomed some 49% below its peak - I'd have about doubled my money in less than six years. He predicts total returns of 8% to 9% over the long term, somewhat less than the 9.3% he forecast in Fortune in late 2005. But of course no one knows what stocks will do - other than fluctuate.

I'm reasonably sure, though, that stocks are likely to outperform high-quality bonds in the long term - not much of an accomplishment in a world where 30-year Treasuries yield about 4.5%. However, I don't expect to be able to earn almost 20% a year for 18 years owning an S&P index fund. The long bull market was great. But it's not coming back- at least for this generation of investors. Get used to it.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], PMP69, rg7803 e 70 visitantes