Página 1 de 1

MensagemEnviado: 20/2/2008 3:26
por atomez
kpt Escreveu:No entanto, essa redução deve-se ao abrandamento económico e consequente diminuição da procura, logo um ajustamento da oferta face à procura, ou seja, subida abrupta de preços não mas sim uma manutenção.

Pois, essa é a explicação "oficial".

Outra é que a OPEP (e os outros todos) vai reduzir a produção porque ... não tem capacidade de extração para mais e têm que fazer render o peixe.

A capacidade de extração global está no seu ponto máximo, exceptuando talvez a Arábia Saudita, e é por isso que qualquer pequeno corte ou ameaça de corte na produção tem logo o efeito que tem porque não pode ser compensado por um aumento noutro lado.

Peak Oil anyone?

«A escassez do petróleo é um problema muito mais grave e imediato que o aquecimento global»

MensagemEnviado: 20/2/2008 0:22
por kpt
``Prices are primarily up because OPEC will more than likely cut production in two weeks,'' said Richard Chimblo, manager of global business development at Calgary-based Genoil Inc. ``OPEC is concerned about the outlook for a slowing global economy and demand.''>


``My short-term target is $105 to $110,'' said Rob Kurzatkowski, a futures analyst at OptionsXpress Holdings Inc., a Chicago-based online brokerage. Prices won't breach $110 because ``OPEC will back off and give dovish statements if prices rise much further. They don't want prices much higher, destroying demand for their product.''>


``The reaction to the shutdown of such a small refinery shows how nervous people are,'' McGillian said.


Primeiro dizem que o crude subiu devido à especulação de que a OPEP vai reduzir a produção. No entanto, essa redução deve-se ao abrandamento económico e consequente diminuição da procura, logo um ajustamento da oferta face à procura, ou seja, subida abrupta de preços não mas sim uma manutenção.

Depois uns que têm como target os 105/110, outros que acham que não porque isso iria certamente atingir a procura e a OPEP interviria.

Por fim, a última afirmação mostra bem o que disse: "Panic Buying" -> À mínima coisa todos põem crude ao bolso de uma forma alucinante.

Nota: Excertos retirados do bloomberg.com

MensagemEnviado: 19/2/2008 22:01
por kpt
Para mim há muito que o petróleo se tornou no "Panic Buying"... Ao contrário dos metais preciosos que são usados como hedge face à inflação e como refúgio face a momentos menos bons em termos macro-económicos e em termos de mercado de capitais, o petróleo não tem neste momento, e na minha opinião já há muito tempo que não tem, fundamentos para subir da maneira que sobe.

Com a crise desde Agosto e com o abrandamento económico, o petróleo só teve razões para subir devido à desvalorização do dólar. Em termos de procura apesar de outros países emergentes continuarem a consumir em larga escala e a aumentar mês a mês, ano a ano esse consumo, será que as condições essenciais de procura e oferta se alteraram significativamente desde o inicio do ano? Parece que não houve alterações significativas para assistirmos a um movimento deste género.

Para mim o petróleo é o símbolo da especulação ao seu mais alto nível e vem existindo já há algum tempo um grande efeito psicológico que amplifica de forma significativa cada movimento do crude.

MensagemEnviado: 19/2/2008 21:15
por Branc0
Curiosamente os mercados reagiram mal... alguma coisa não bate certo ... Vamos a ver se é o petroleo que desce quando passarem as noticas da OPEP ou se é as acções que sobem quando passar o choque dos 100 USD

A medio prazo não me parece que seja possível manter o petroleo a subir e os índices a descerem.

Oil crosses the $100 a barrel mark

MensagemEnviado: 19/2/2008 20:43
por atomez
Oil crosses the $100 a barrel mark near the close of trade at the NYMEX; 1st time since Jan. 3rd.

There will be blood ...