Caldeirão da Bolsa

Inundações na Área Metropolitana de Lisboa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AMR » 19/2/2008 18:30

Navete Escreveu:O mau urbanismo está patente às nossas portas


Na zona do Parque das Nações, entre o Casino e a FIL, chovia a cântaros de madrugada, eram visíveis os relâmpagos mesmo perto, e que saiba, mesmo com o Tejo ao lado, em maré alta (não confirmo), e dezenas de pisos subterrâneos, não houve, que saiba, algum problema.

Presumo que seja uma zona bem planeada, e mantida (pelo menos, por ora), pois estamos a falar de 18 km cúbicos (calculo retórico) maciços de água mesmo aos pés...

Lamento imenso os incidentes, mas acho que qualquer engenheiro (até tipo o Sócrates) consegue passear numa zona e perceber o grau de risco! Mais gritante ainda, é não o perceber, mesmo quando já tal aconteceu antes...

... E é absolutamente incrível que, não havendo responsáveis - até dou de barato, é a república DOS bananas - é incrível que nada seja o que se continue a fazer - o que é, deveras, criminoso.

Famílias que já viviam com muitas dificuldades, ficam sem nada, sem sustento, sem casa, com dívidas... e queres ver que é do aquecimento global?

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 186
Registado: 5/9/2007 8:28
Localização: Lisboa, Portugal... normalmente.

por Navete » 19/2/2008 15:44

Realmente o aquecimento global está na moda, mas existem habitações antigas, que fazer? O mau urbanismo está patente às nossas portas, o bombeiro quando culpou o ambiente, não tinha mais assunto a desenvolver na altura... :wink:

As autarquias culpam o Governo. Ora bolas, o Governo é que sabe se a sargeta "a" está mais sujeita a entupir do que a "b", o Governo não contacta com as populações, daí não saber que uma simples manilha pode partir em determinado sitio e causar o derrame de milhares de m3 de água para consumo.

Culpa do Governo, pois, deveria ter um plano por parte da Protecção Civil, periódico, de limpeza de afluentes, e rios, esgotos.

Das populações, pois a vivenda fica bem ao pé do rio... É como uma habitação rodeada por pinhal, e depois não limpam...
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por RJCP » 19/2/2008 15:30

Acho que faltou um culpado...

Ontem ouvi um bombeiro a dizer que a culpa das cheias era o aquecimento global!

A culpa é de todos, das autarquias pois não fazem as limpezas necessarias, apenas depois dos acidentes é que andam por aí feitos baratas tontas a limpar e desentupir. Permitem a construção em zonas de cheias, bem como impermeabilização dos solos sem tentarem atenuar convenientemente essas situações.

Das populações quando sabem dos riscos e mesmo assim voluntariamente os ignoram. De encherem valas, ribeiros e afins de entulho.

Dos Governos por não tomarem medidas crediveis e praticaveis de modo a prevenir estas situações.

Do aquecimento global... porque sim e está na moda.
 
Mensagens: 66
Registado: 30/10/2007 18:04

Inundações na Área Metropolitana de Lisboa

por Navete » 19/2/2008 14:24

Caros Caldeiros, penso ser interesante o debate deste assunto. A tragédia que se abateu sobre as populações, as consequências na economia dessas regiões, os eventuais culpados, Autarquias, Governo ou mesmo populações?
À vossa consideração.
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 51 visitantes