Cubriclas Escreveu:Apesar de já ser quase veterano surgiu ontem uma duvida que eu nao contava e que nao soube responder. Tenho um amigo que tem acções da colonial que comprou a 1,45. Ele disse que queria colocar stop-loss a 1.60 pois penso que elas estao actualmente na zona dos 1.70.
A pergunta é esta: se colocar o stop-loss a 1.60 e no dia seguinte houver uma queda brutal e ela abrir a 1.20? a posição é fechada a 1.60 que é o va,lor do stop-loss ou fecha ao preço de abertura que é 1.20?
Como raramente uso stop-loss surgiu esta duvida e eu disse-lhe que ia saber no caldeirao.
Abraço e obrigado.
Depende do gap (salto).
Embora os stops triggers geralmente são definidos com um valor inferior ao valor de compra da acção, os trailing stops levam em conta o valor actual.
A maioria dos sistemas "dispara" quando o valor é o definido para o trigger do stop (neste caso, 1.60). Alguns (presumo) podem não testar se é inferior, não dando ordem de venda.
Ou seja, em alguns sistemas pode acontecer não disparar o stop porque o valor nunca foi "1.60", não existiu esse "tick".
Isto porque é a plataforma que "envia a ordem" para a Bolsa, não é a Bolsa que fica logo com a ordem à espera do trigger - portanto depende da plataforma em que se negoceia se dá ordem a igual ou menor, ou apenas no tick e "já foste" (não depende da Bolsa, que só recebe a ordem quando o sistema envia).
Em teoria assumo a possibilidade que seja disparada a ordem se o valor for "inferior", mas também as iria vender na mesma a "1.20" devido ao "gap", porque o preço de mercado nunca foi "1.60", tipo: alguém vendeu a 1.20, e alguém comprou, quando elas estavam acima de 1.60... e assim ficou. Há o risco de nunca vender (se o trigger não for accionado e a acção não subir ao tick 1.60), e a esperança de vender a 1.60 quando lá chegar... depende do sistema, da plataforma em que se negoceia, do "quando" decide enviar a ordem.
(É um exemplo simplista).
Trailing stops (em % do valor máximo) é mais o meu género... Embora não seja muito de "stopar".
Dos "gaps" ninguém se safa, embora em Bull e em títulos com muita liquidez sejam raros (excepto entre fecho e abertura, que é o caso), em Bear a malta arrisca-se...
Às vezes os stop's acabam por ter um efeito benéfico, é certo, mas perverso no mercado, porque nota-se uma avalanche de venda e percebe-se que são os "stop's" todos a abrir... e alguns mais experientes podem e devem prever o efeito e aproveitá-lo para, eventualmente, comprar.
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com