Professores contratados
Como já é habitual quando se discute o problema dos professores, o tópico vai ser trancado. É incrível como se consegue ser agressivo e perder a noção do que é um debater com um mínimo de nível. O facto das opiniões se extremarem não quer dizer que não se possa discutir com elevação.
E fica desde já o aviso que num futuro próximo qualquer post sobre esta matéria será apagado logo à nascença. Se não se consegue discutir civilizadamente, temos que tomar medidas.
Os anos passam e há coisas que nunca mudam.
Só mais uma nota para alguns... antes de escreverem alguma coisa no Caldeirão pensem se não estão a pisar o risco da agressividade e boa educação.
E fica desde já o aviso que num futuro próximo qualquer post sobre esta matéria será apagado logo à nascença. Se não se consegue discutir civilizadamente, temos que tomar medidas.
Os anos passam e há coisas que nunca mudam.
Só mais uma nota para alguns... antes de escreverem alguma coisa no Caldeirão pensem se não estão a pisar o risco da agressividade e boa educação.
Subscrevo em grande parte o que o sopa de beldroegas disse.
Já agora para lançar mais uma acha para a fogueira: não sei porque é que são os professores de filosofia a deter o monopólio da psicologia no secundário quando os licenciados em psicologia têm mais habilitações para o fazer mas estão interditos de o fazer.
Já agora para lançar mais uma acha para a fogueira: não sei porque é que são os professores de filosofia a deter o monopólio da psicologia no secundário quando os licenciados em psicologia têm mais habilitações para o fazer mas estão interditos de o fazer.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Re: Peço desculpa
Pedro73 Escreveu:sopa de beldroegas Escreveu:
Gente mal formada a formal mal as sucessivas gerações.
Não sei se foi pela sua própria experiência pessoal que chegou essa conclusão. O que lhe posso garantir é que a classe docente actual é originária dos mais diversos extractos sociais/culturais e possui as mais diversas formações académicas, muitos nem sequer têm uma formação de base na área do ensino. Como tal, não concebo como pode fazer uma afirmação dessas, colocando todos num mesmo saco!
Acredite que não existem profissionais endemicamente melhores ou piores, essa seria uma ideia absurda ! Agora se me disser que a organização do trabalho na função pública é deformadora, estimulando a regressão e o demérito aí já é outra conversa!
Se a classe docente tem características comuns é pq as adquiriu no exercício da profissão e não na formação obviamente. Por outro lado, como o exercício dessa actividade é rigidamente regulado/legislado e gerido pelo Ministério da Educação, as conclusões são obvias: os mais responsáveis são aqueles que se encontram no topo da hierarquia, que têm mais poder mais responsabilidade e tb mais proveitos pessoais diga-se .
Esta ladaínha dos srs professores já tresanda... façam o que entenderem. Façam greves, digam mal da ministra, do governo, dos alunos (essas pestes imbecis que não têm a capacidade de aprender porque são pretos/brancos de 2ª/filhos de gente pobre, etc...)
Até parece que estamos a falar de uma classe de gente muito inteligente, quando a maioria dos srs professores do secundário, eles próprios foram parar a essas licenciaturas de m... porque tinham média de 12 (ou seja não podiam ir para medicina, nem para engenharia, nem para direito e zás foram para matemática de ensino) e depois é claro, a vocação para a coisa era pouca, mas como se tinham umas férias baris a coisa ainda podia ser uma profissão com futuro. Depois é claro, 400 licenciados em matemática por ano, 200 em física, 500 em história, 200 em educação visual, e por aí fora...
Se não gostam da profissão ainda vão a tempo de fazer um curso profissional que para canalizadores e electricistas há trabalho de certeza. Só tem 1 mês de férias é verdade, mas ganha-se bem.
Isto o pessoal em Portugal só se lembra dos direitos, deveres é só para os outros.
E se a vocação existe para ensinar, é dar umas explicações que é coisa que eu já fiz na vida e ajudei vários casos perdidos (matemática) a terminar cursos (sociologia) que o sistema de ensino em vários anos fez menos por essas pessoas que eu em 3 meses. Tem a vantagem de não se declarar ao fisco, como os srs professores bem sabem.
BN
- Registado: 7/3/2007 19:42
sopa de beldroegas Escreveu:
Quando andei na escola secundária lembro-me bem de ficar meses sem aulas da disciplina A e B e cheguei a ter em feriados centenas num ano.
Ílhavo, 11 de Fevereiro de 2008
Senhor Procurador-Geral da República
Excelência:
Temos assistido, nos últimos tempos, a uma campanha de desmoralização, desautorização e humilhação dos professores.
Esta tentativa de "diabolização" dos professores assenta em duas mentiras:
Primeira - sendo funcionários públicos são gastadores dos impostos de todos os cidadãos (como se eles os não pagassem também);
Segunda - não fazem nada, trabalham pouco, têm muitas férias e os alunos não aprendem.
Debrucemo-nos sobre a segunda porque a primeira não merece a atenção de ninguém minimamente inteligente.
A - Aposentei-me no dia 1 de Novembro do ano passado e só no dia 21 de Janeiro deste ano entrou ao serviço um novo professor para me substituir.
Isto quer dizer que as cinco turmas que eu tinha (quatro do 1º ano dos Cursos de Educação e Formação - CEF e uma do segundo ano dos mesmos cursos) estiveram mais de oito semanas sem aulas de Ciências Físico-Químicas (quatro semanas em Novembro, duas em Dezembro e duas semanas e dois dias em Janeiro).
Isto significa que, no primeiro ano, os alunos perderam, no mínimo, 24 tempos lectivos de 45 minutos cada (três por semana) e no segundo ano perderam, no mínimo, 16 tempos lectivos de 45 minutos cada (dois por semana).
Acresce o facto de no segundo ano a parte lectiva terminar no dia 31 de Maio para os alunos entrarem em estágio no dia 1 de Junho. Como terá de ser cumprido um número fixo de horas predeterminado o novo professor terá de dar aulas na Páscoa, aos sábados e, provavelmente, também aos domingos. Afinal, os professores nem são assim tão maus já que deles até se espera que façam milagres… No fim os alunos passam na mesma e foram quase três meses de vencimento que o governo poupou.
Mas desta falta de respeito que o governo mostra pelos professores, alunos e suas famílias o povo não sabe porque não convém que saiba para não estragar a imagem de sucesso tão querida dos governantes.
Quem pede contas ao governo por mais de oito semanas de aulas perdidas e por mais de dois meses e meio para a substituição de um professor? Quem é responsável por tamanha incompetência? Em que normas, regras, procedimentos, directivas, despachos e portarias esteve retida a simples substituição de um professor? Na classificação do desempenho do governo que nota lhe seria atribuída?
B - Quando os professores começarem a exigir cumprir as 35 horas de trabalho na escola, as escolas ficarão bloqueadas.
De facto, onde está escrito no contrato de trabalho entre o governo e um professor que o seu escritório será uma extensão da escola sem que receba pagamento pelo aluguer? Onde está escrito que terá de usar o seu computador, o seu tinteiro, a sua impressora e outro material ao serviço da escola?
Quando os professores começarem a exigir gabinetes para preparem aulas, corrigirem testes, computadores para planeamento de aulas e elaboração de testes e relatórios onde estará o espaço para os albergar?
C - Se a progressão dos professores na sua carreira passar a depender, também, das classificações obtidas pelos alunos, Portugal correrá o sério risco de se transformar na aberração de ser um país só de génios com um QI, no mínimo, igual ao de Einstein.
De facto, qual será o professor que correrá o risco de dizer que, dos seus alunos, cinco, três, ou mesmo um só, não conseguiram transitar de ano? Um professor, tal como qualquer outro mortal, tem uma casa para pagar e uma família para sustentar e se o governo quer que o aluno passe mesmo sem saber, assim será feito.
Cairemos, então, no poço sem fundo da maior mentira e da maior vergonha do ensino público.
Se actualmente, nos CEFs, os alunos podem fazer o que lhes apetecer porque nem as faltas disciplinares assentes em participações relatando os comportamentos impróprios dos alunos aparecem registadas nas pautas, como se nada tivesse acontecido, para que é que hão-de estar com atenção e esforçarem-se nas aulas para aprenderem e assimilarem comportamentos sociais correctos se, no final do ano, o professor irá vender a sua assinatura a troco de pão na mesa? E quem lho poderá levar a mal já que é o governo que para isso o empurra encostando-lhe a faca ao peito?
Quem quer acabar com a dignidade dos professores? Quem quer destruir o ensino público? Quem anda a brincar com os professores, os alunos e as famílias? Quem anda a hipotecar o futuro do País?
Os professores não são, de certeza.
Agradeço que mande alguém investigar.
Grato pela atenção
Domingos Freire Cardoso
Professor aposentado de Ciências Físico-Químicas
Rua José António Vidal, nº 25 C
3830 - 203 ÍLHAVO
Tel. 234 185 375 / 93 847 11 04
E-mail: dfcardos@gmail.com
sopa de beldroegas Escreveu:
Não sei se foi pela sua própria experiência pessoal que chegou essa conclusão. O que lhe posso garantir é que a classe docente actual é originária dos mais diversos extractos sociais/culturais e possui as mais diversas formações académicas, muitos nem sequer têm uma formação de base na área do ensino. Como tal, não concebo como pode fazer uma afirmação dessas, colocando todos num mesmo saco!
Acredite que não existem profissionais endemicamente melhores ou piores, essa seria uma ideia absurda ! Agora se me disser que a organização do trabalho na função pública é deformadora, estimulando a regressão e o demérito aí já é outra conversa!
Se a classe docente tem características comuns é pq as adquiriu no exercício da profissão e não na formação obviamente. Por outro lado, como o exercício dessa actividade é rigidamente regulado/legislado e gerido pelo Ministério da Educação, as conclusões são obvias: os mais responsáveis são aqueles que se encontram no topo da hierarquia, que têm mais poder mais responsabilidade e tb mais proveitos pessoais diga-se .
sopa de beldroegas Escreveu:Há pessoas que chegam ao Ensino Superior a escrever mal português (a dar erros e pontapés na gramática), com lacunas gravíssimas na Matemática e isto só é possível graças à desgraça que por aí vai.
O meu amigo não se preocupe que isso vai acabar: os alunos que entrarem nas Faculdades e nas Universidades vão ter grandes notas, tanto a Matemática como a Português!
Pena é que junto com as notas vão continuar as calinadas e pontapés na gramática e não só...

Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
sopa de beldroegas Escreveu:Mas desde sempre a classe dos Srs Professores foi uma das que mais absentismo apresentou na F. PÚblica.
É uma afirmação grave! e que nem sequer é verdadeira, tens como a provar?! Em que te baseias para afirmar isso?!
sopa de beldroegas Escreveu:Gente mal formada a formal mal as sucessivas gerações.
Quando andei na escola secundária lembro-me bem de ficar meses sem aulas da disciplina A e B e cheguei a ter em feriados centenas num ano.
Mais uma, mas quem é que é mal formado?! mas do que falas? Mandar para o ar sem justificar nada é fácil!
Já agora a culpa de não haver aulas da disciplina A ou B é de quem? sabes? e os feriados não são os mesmos para todos?
sopa de beldroegas Escreveu:Alguma coisa terá que se fazer e avaliar parece-me bem, e parece-me muito bem que um professor que nos últimos 5 anos tenha faltado 12 meses fique impedido de progredir na carreira que eu em 10 anos de trabalho devo ter faltado 5 dias por doença se tanto. Quem está sempre doente deve ser convidado a tratar-se (Júlio de Matos está aberto 365 dias por ano e apesar de ser hospital público, consta que todos são atendidos e não há fila de espera).
A avaliação não são só faltas aliás isso é apensa uma pequena parte, muito pequena mesmo...
Quanto ao resto que não citei revela que não conheces minimamente a realidade das escolas... o grande problema está nas famílias, se um aluno não tem educação em casa (alguns nem família têm) como é que se lhes pode pedir para irem para a escola aprender a ler e escrever, eles não estão motivados para isso e é impossível um professor, com 27 ou 28 alunos numa sala, conseguir resolver esse problema crescente...
Tenho uma turma do 10º ano de Expressão Plástica em que os alunos não sabiam quanto eram 4x3 (estou a falar a sério)... o que é que se pode fazer com alunos assim?! e o que este governo quer fazer não é resolver estes problemas crescentes que resultam de muitos problemas na nossa sociedade, quer é obrigar os professores a baixarem ainda mais a fasquia para que os alunos passem mesmo que cada vez tenham menos conhecimentos...
Olha, lanço-te daqui um repto, vens à minha escola dar uma aula a um 7º ano, arranja-se uma forma de puderes intervir em alguma coisa! Depois podes falar com mais conhecimento de causa... agora a lançar poeira para o ar, isso não!!!
Boa semana para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Peço desculpa
Mas desde sempre a classe dos Srs Professores foi uma das que mais absentismo apresentou na F. PÚblica.
O panorama não se deve ter alterado e provavelmente piorou nos últimos 20 anos.
No ensino superior então o escândalo ainda consegue ser maior. Uma coisa é certa a qualidade do ensino é má e não me venham com a cantiga de que a culpa é dos governos. A culpa principal é da classe, não haja dúvidas.
Há concerteza professores muito bons mas há em grande escala professores verdadeiramente maus. Como destinguir o Trigo do Joio??? Não tenho resposta para isto mas sei que esta escola que temos é a principal responsável de termos abandono escolar até ao 9º ano, até ao 12º acima de todos os parceiros europeus.
Esta semana recebi alguns alunos Polacos programa Erasmus, todos falam um inglês bastante bom, acreditam que os Srs professores Portugueses que os estão a acolher manifestamente falam muito mal e porcamente, com erros constantes (simplesmente uma vergonha, estou a falar de licencados, mestres e doutorados), palavras inventadas, frases sem nexo. O meu inglês é bonzinho e aquilo envergonha-me, sinceramente. Sabem onde aprendi o meu inglês, posso dizer-vos que foi numa explicação quando tinha 12/13 anos e que em 2 anos me preparou para aprender mais que os 7 anos que tive na escola. Esta é que é a verdade nua e crua sobre o nosso ensino.
Tenho na minha família directa vários professores e sei que na classe há gente com grande valor mas há muita gente que sinceramente é um fardo pesado para o País, quer em termos financeiros (isso ainda é o menos) quer nas marcas que deixa aos alunos que tem o azar de os apanhar.
Há pessoas que chegam ao Ensino Superior a escrever mal português (a dar erros e pontapés na gramática), com lacunas gravíssimas na Matemática e isto só é possível graças à desgraça que por aí vai.
Alguma coisa terá que se fazer e avaliar parece-me bem, e parece-me muito bem que um professor que nos últimos 5 anos tenha faltado 12 meses fique impedido de progredir na carreira que eu em 10 anos de trabalho devo ter faltado 5 dias por doença se tanto. Quem está sempre doente deve ser convidado a tratar-se (Júlio de Matos está aberto 365 dias por ano e apesar de ser hospital público, consta que todos são atendidos e não há fila de espera).
BN
O panorama não se deve ter alterado e provavelmente piorou nos últimos 20 anos.
No ensino superior então o escândalo ainda consegue ser maior. Uma coisa é certa a qualidade do ensino é má e não me venham com a cantiga de que a culpa é dos governos. A culpa principal é da classe, não haja dúvidas.
Há concerteza professores muito bons mas há em grande escala professores verdadeiramente maus. Como destinguir o Trigo do Joio??? Não tenho resposta para isto mas sei que esta escola que temos é a principal responsável de termos abandono escolar até ao 9º ano, até ao 12º acima de todos os parceiros europeus.
Esta semana recebi alguns alunos Polacos programa Erasmus, todos falam um inglês bastante bom, acreditam que os Srs professores Portugueses que os estão a acolher manifestamente falam muito mal e porcamente, com erros constantes (simplesmente uma vergonha, estou a falar de licencados, mestres e doutorados), palavras inventadas, frases sem nexo. O meu inglês é bonzinho e aquilo envergonha-me, sinceramente. Sabem onde aprendi o meu inglês, posso dizer-vos que foi numa explicação quando tinha 12/13 anos e que em 2 anos me preparou para aprender mais que os 7 anos que tive na escola. Esta é que é a verdade nua e crua sobre o nosso ensino.
Tenho na minha família directa vários professores e sei que na classe há gente com grande valor mas há muita gente que sinceramente é um fardo pesado para o País, quer em termos financeiros (isso ainda é o menos) quer nas marcas que deixa aos alunos que tem o azar de os apanhar.
Há pessoas que chegam ao Ensino Superior a escrever mal português (a dar erros e pontapés na gramática), com lacunas gravíssimas na Matemática e isto só é possível graças à desgraça que por aí vai.
Alguma coisa terá que se fazer e avaliar parece-me bem, e parece-me muito bem que um professor que nos últimos 5 anos tenha faltado 12 meses fique impedido de progredir na carreira que eu em 10 anos de trabalho devo ter faltado 5 dias por doença se tanto. Quem está sempre doente deve ser convidado a tratar-se (Júlio de Matos está aberto 365 dias por ano e apesar de ser hospital público, consta que todos são atendidos e não há fila de espera).
BN
- Registado: 7/3/2007 19:42
Bem visto
Concordo com o Buzzo.
Trata-se acima de tudo de um problema de falta de ética .
Este governo diz-se a reformar o ensino mas n está , o que faz é degradá-lo. E fá-lo retirando direitos para que eles próprios mantenham privilégios.
Ao mesmo tempo engana quem está fora do assunto, fazendo passar mensagens como :
“Os professores nunca foram avaliados e não o querem ser !”
Para que se esclareça a opinião pública os professores são avaliados desde a década de 80, pelos vistos com um mau sistema de avaliação, que agora se substitui por outro ainda pior.
“Os professores não querem dar aulas de substituição ! “
Para que se esclareça a opinião pública, o governo obriga os professores a fazerem horas de substituição em acréscimo ao seu horário normal de trabalho. De seguida chama a esse serviço componente “não lectiva” para não ter que lhes pagar as respectivas horas extraordinárias. Mas se por um lado chama componente não lectiva pede-lhes que façam exactamente o mesmo que fazem na componente lectiva, isto é que dêem aulas em turmas onde determinado prof. faltou. Este é o foco do problema, que infelizmente ninguém esclarece.
No entanto para além disso existe ainda um outro problema que é o facto de raramente a escola ter disponível (àquela hora) um professor da mesma disciplina daquele que faltou , previamente informado deste seu serviço e da matéria que deverá leccionar, para que possa preparar e dar uma aula em termos.
Que fique claro que não existem verdadeiras aulas de substituição em Portugal, o que existe na maioria das vezes são aulas de entretenimento de alunos que resultam dos factos expostos em cima !!! Perguntem aos vossos filhos !!!
Trata-se acima de tudo de um problema de falta de ética .
Este governo diz-se a reformar o ensino mas n está , o que faz é degradá-lo. E fá-lo retirando direitos para que eles próprios mantenham privilégios.
Ao mesmo tempo engana quem está fora do assunto, fazendo passar mensagens como :
“Os professores nunca foram avaliados e não o querem ser !”
Para que se esclareça a opinião pública os professores são avaliados desde a década de 80, pelos vistos com um mau sistema de avaliação, que agora se substitui por outro ainda pior.
“Os professores não querem dar aulas de substituição ! “
Para que se esclareça a opinião pública, o governo obriga os professores a fazerem horas de substituição em acréscimo ao seu horário normal de trabalho. De seguida chama a esse serviço componente “não lectiva” para não ter que lhes pagar as respectivas horas extraordinárias. Mas se por um lado chama componente não lectiva pede-lhes que façam exactamente o mesmo que fazem na componente lectiva, isto é que dêem aulas em turmas onde determinado prof. faltou. Este é o foco do problema, que infelizmente ninguém esclarece.
No entanto para além disso existe ainda um outro problema que é o facto de raramente a escola ter disponível (àquela hora) um professor da mesma disciplina daquele que faltou , previamente informado deste seu serviço e da matéria que deverá leccionar, para que possa preparar e dar uma aula em termos.
Que fique claro que não existem verdadeiras aulas de substituição em Portugal, o que existe na maioria das vezes são aulas de entretenimento de alunos que resultam dos factos expostos em cima !!! Perguntem aos vossos filhos !!!
essa dos politicos faz-me lembrar um condenado que so tenha a escolha para comer "codeas de pao queimadas" ou "codeas de pao cheias de bolor"!:shock:
pois esta claro que se escolhe uma das opçoes entao é porque gosta nao é!?:lol:
quando estiver cheio de "codeas de pao queimadas" troca para " codeas de pao com bolor".
..e se entao durante toda a sua vida lhe for incutido que o melhor alimento para ele sao umas boas "codeas de pao", entao é uma festança!!!...para os fabricadores de codeas, pois esta claro!!!
Por isso comprendo o "amor e intençao" que os "fazedores de codeas" tem pelo "ensinar e educar"!
Nota- apenas estou a salientar a falta de moral,de etica e falta de altruismo e bem querer aos outros por parte de quem, em todo o mundo, usa o poder apenas para beneficio proprio!!
buzzzo

pois esta claro que se escolhe uma das opçoes entao é porque gosta nao é!?:lol:
quando estiver cheio de "codeas de pao queimadas" troca para " codeas de pao com bolor".

..e se entao durante toda a sua vida lhe for incutido que o melhor alimento para ele sao umas boas "codeas de pao", entao é uma festança!!!...para os fabricadores de codeas, pois esta claro!!!
Por isso comprendo o "amor e intençao" que os "fazedores de codeas" tem pelo "ensinar e educar"!
Nota- apenas estou a salientar a falta de moral,de etica e falta de altruismo e bem querer aos outros por parte de quem, em todo o mundo, usa o poder apenas para beneficio proprio!!
buzzzo
- Registado: 16/12/2007 3:51
ftomas Escreveu:
Acho que é unânime que os professores devem ser avaliados? ou não?
Devem haver aulas de substituição? ou não?
Para mim devem... se é desta forma, não sei.
Não sei se é necessária a avaliação, mas esta de certeza que não leva a lado nenhum, acho mais produtivo e lógico avaliar os trabalhos e competências dos alunos e dai retirar o que os professores conseguiram fazer porque esta avaliação tem, pelo menos, dois grandes problemas:
1. Objectivamente servirá para melhorar o sucesso, ou melhor as notas, dos alunos que tenderão no entanto a ser piores porque os professores terão menos tempo para eles porque estarão preocupados em conseguir uma boa nota e isso obrigará a perder muito tempo com muitas burocracias...
2. Esta avaliação serve na prática apenas para haver menos progressões na carreira e poupar bastante, eu até concordo que tenha que se poupar, mas como os politicos não querem dizer que é por isso inventam esta avaliação que é, como dizem os outro, estúpida... arranjem um sistema diferente, em que não progridam todos, mas que não retire os professores daquilo que é realmente importante...
Eu até falo um pouco de fora porque, como já disse, nem sou profissionalizado (ou seja estou no grupo daqueles que o Sócrates diz que "não são professore" mas já é o 10º ano que dou aulas!!!!!???) nem estou na carreira docente, mas também é importante ver que há muita gente que lhe estão a ser retiradas espectativas legitimas, entraram para o ensino há 10, 15 ou 20 anos pensando que quando chegassem a determinada idade teriam um determinado rendimento e isso mão acontecerá, sobretudo para os que estão há menos anos!!! É legitimo fazer-se isso tendo como pretexto a necessidade de poupança?? não sei? é uma pergunta que fica, os políticos cortaram nas regalias deles? e também vão ser avaliados?!
Bom Domingo para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
...
...
A história do costume, A EDUCAÇÃO?????
Constato ao fim de alguns anos de docencia que a educação tem piorado "a olhos vistos", devido ao facilitismo que impera nas escolas. As novas medidas deste governo, novo estatuto do aluno, novo estatuto do professor, nova avaliação de desempenho de professores e novo regime admnistrativo das escolas só vêm piorar a situação. Só espero que estejamos todos por aqui dentro de alguns anos para comentar-mos a bandalheira que já se começa a verificar nas escolas.
Quanto às notas dos vossos educandos não se preocupem , pois essas sim vão melhorar de forma significativa.
A história do costume, A EDUCAÇÃO?????
Constato ao fim de alguns anos de docencia que a educação tem piorado "a olhos vistos", devido ao facilitismo que impera nas escolas. As novas medidas deste governo, novo estatuto do aluno, novo estatuto do professor, nova avaliação de desempenho de professores e novo regime admnistrativo das escolas só vêm piorar a situação. Só espero que estejamos todos por aqui dentro de alguns anos para comentar-mos a bandalheira que já se começa a verificar nas escolas.
Quanto às notas dos vossos educandos não se preocupem , pois essas sim vão melhorar de forma significativa.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Quem disse que os titulares tem de ser do 9.º escalao?
. Porque é que obrigatóriamente tem que ser alguem que esteja no 9º escalão. Eu não sei como é que funciona uma empresa mas, deve ser escolhido para director de uma secção ou para chefe alguém que está a mostrar competencia e não alguem que atingiu os 50 anos de idade.
Eu sou prof. titular não que concorde com o sistema, mas concorri para tal. Também tenho muita coisa como lic. especializaçao, mestrado e estou no final do doutoramento. Quanto à idade e ao acesso ao topo no privado por vezes o mérito é uma treta
, se não vejamos o caso do BCP com Paulo T. da Cruz e do compromisso Portugal de ficarem os centros de decisão em Portugal e depois a Somague vendeu-se logo aos espanhois. E esta eih! Não confundam o sector público essencial para a coesão social com o capitalismo selvagem do sector privado que só se preocupa em gerar lucro do lucro! 
Eu sou prof. titular não que concorde com o sistema, mas concorri para tal. Também tenho muita coisa como lic. especializaçao, mestrado e estou no final do doutoramento. Quanto à idade e ao acesso ao topo no privado por vezes o mérito é uma treta

- Registado: 29/11/2007 9:26
Pata-Hari Escreveu:artista, mas investir infinitamente não é possivel sobretudo quando uma muito, muito boa fatia do nosso pib já vai para a educação. É preciso fazer mais com o que se tem, redistribuindo melhor. Como é que se faz? vocês melhor que ninguém devem poder avaliar onde estão os excessos e porquê que outros paises conseguem resultados com menores percentagens do PIB.
Muitos dos que estão de fora do sistema (onde eu me enquadro) é exactamente isto que pensam...na educação, como na saúde...
Agora muitas vezes o que se vê e ouve? Isto está mau.. não devia ser assim.. o Governo é mau... o Ministro é do pior. Desde que me lembro nunca houve um ministro que fosse na óptica dos sindicatos, pelo menos, mediano, sempre mau. Propostas raramente as ouço, ou então não passam para o público.
Acho que é unânime que os professores devem ser avaliados? ou não?
Devem haver aulas de substituição? ou não?
Para mim devem... se é desta forma, não sei.
- Registado: 28/6/2004 14:25
artista, mas investir infinitamente não é possivel sobretudo quando uma muito, muito boa fatia do nosso pib já vai para a educação. É preciso fazer mais com o que se tem, redistribuindo melhor. Como é que se faz? vocês melhor que ninguém devem poder avaliar onde estão os excessos e porquê que outros paises conseguem resultados com menores percentagens do PIB.
Pata-Hari Escreveu:pois... isso é absolutamente horrivel. Sabes o que me faz pena? que exactamente os professores que conhecem profundamente o sistema não sejam os primeiros a propor e exigir melhorias qualitativas no sistema. Só vocês é que podem avaliar e propor medidas para que aconteçam duas coisas: que os alunos efectivamente aprendam mais coisas e para que as notas correspondam à aquisição efectiva de conhecimentos. Estou certa que teriam apoio de muita, muita gente.
Eu acho que isso é feito permanentemente, só que muitas das medidas obrigavam a maior investimento... ora o governo quer é gastar menos!!
Além disso, este e outros governos, mandam as novas legislações para as escolas não para as reformular mas para dizerem que as escolas foram consultadas...
Beijos
Ainda mais frustante é verificar que só professores a poucos anos da reforma é que podem ser titulares. Será que não existem professores com 10 ou mais anos de serviço, competentes para desempenharem o papel de professor titular. Porque é que obrigatóriamente tem que ser alguem que esteja no 9º escalão. Eu não sei como é que funciona uma empresa mas, deve ser escolhido para director de uma secção ou para chefe alguém que está a mostrar competencia e não alguem que atingiu os 50 anos de idade.Não me importo de ser avaliado mas por este sistema não. Imaginem o que é ter uma licenciatura em Fisica e Quimica, ter um mestrado em astrofisica a meio de um doutoramento. Agora imaginem o que é serem avaliados por colegas que eram engenheiros, que tiraram a profissionalização em serviço, e que por decreto lei são professores titulares
- Registado: 13/1/2007 23:03
pois... isso é absolutamente horrivel. Sabes o que me faz pena? que exactamente os professores que conhecem profundamente o sistema não sejam os primeiros a propor e exigir melhorias qualitativas no sistema. Só vocês é que podem avaliar e propor medidas para que aconteçam duas coisas: que os alunos efectivamente aprendam mais coisas e para que as notas correspondam à aquisição efectiva de conhecimentos. Estou certa que teriam apoio de muita, muita gente.
O processo de avaliação dos professores é no mínimo patético. Como podem comparar professores que trabalham com alunos diferentes, capacidades diferentes, condições diferentes, circunstancias diferentes, educações diferentes, ambientes sociais diferentes, etc e, dizer prof A é melhor que Prof B, logo, este terá progressão?
A minha irmã diz-me, que está a sofrer enorme pressão para passar todos os alunos, pois, caso contrário terá a carreira em causa. Isto é normal? Sucesso mascarado? Mais tarde ou mais cedo a M$% vem ao de cima. Que capacidade terão os alunos no ensino superior ou no mercado de trabalho, se as bases não existirem?
A minha irmã diz-me, que está a sofrer enorme pressão para passar todos os alunos, pois, caso contrário terá a carreira em causa. Isto é normal? Sucesso mascarado? Mais tarde ou mais cedo a M$% vem ao de cima. Que capacidade terão os alunos no ensino superior ou no mercado de trabalho, se as bases não existirem?
Pata-Hari Escreveu:ftomas e obabela, apesar de eu concordar que a qualidade e os resultados vêm antes da poupança, o que os números mostram é que gastamos uma percentagem do pib bem na média (ou acima da média) relativamente aos resultados que temos (ou seja, há muitos paises com melhores resultados e menos gastos). No fundo, o que estou a dizer é que atirar dinheiro para o sistema de ensino infelizmente não resolve os seus problemas, é muito mais complexo que isso, é preciso saber gerir os recursos de melhor modo.
Sem dúvida, e eu sou o primeiro a achas que se desperdiçaram muitos recursos na educação, sou o primeiro a achar que houve e há muitos professores que se encostam (como em todas as profissões) mas o caminho que estão a seguir está longe de ser solução, pelo contrário vai piorar muita coisa... os que são bons já não vão poder ser tão bons e os maus continuaram a encostar-se...
Também concordo que nem todos podem chegar ao topo de carreira mas este sistema de avaliação e, anteriormente a criação dos "professores titulares", é uma palhaçada que não resolve os problemas e vai criar na escola um clima pouco saudável entre os professores, algo que me parece extremamente contraproducente... Além disto, como já disse, vai obrigar os professores a disponibilizarem bastante do seu tempo para burocracias que não têm qualquer proveito...
Bom fim de semana para todos
ftomas e obabela, apesar de eu concordar que a qualidade e os resultados vêm antes da poupança, o que os números mostram é que gastamos uma percentagem do pib bem na média (ou acima da média) relativamente aos resultados que temos (ou seja, há muitos paises com melhores resultados e menos gastos). No fundo, o que estou a dizer é que atirar dinheiro para o sistema de ensino infelizmente não resolve os seus problemas, é muito mais complexo que isso, é preciso saber gerir os recursos de melhor modo.
A profissão do professor há muito tempo que é bem mais do que ensinar, ainda hoje estive numa reunião por causa de alguns alunos com problemas, um dos quais já se contactou a protecção de menores... há cada vez mais exigências a esse nível, e o papel dos professores será importante em muitas áreas, regular isso parece-me bem mais importante que esta palhaçada da avaliação...
Haverá melhor avaliação dos professores que a avaliação das competências dos seus alunos, do trabalho que estes produzem?! acho que não...
Bom fim de semana
Haverá melhor avaliação dos professores que a avaliação das competências dos seus alunos, do trabalho que estes produzem?! acho que não...
Bom fim de semana
ftomas Escreveu:Quanto ao estado poupar, não é obrigação dele, canalizar bem os recursos que todos nós lhe concedemos?
Ora cá está, alguém clarividente...
Então não foi para poupar que se votou PS?

O que ninguém diz, até que não é muito surpreendente porque o pessoal das FENPROF, FNE, e outras que tais, tem outro tipo de preocupações, congressos da CGTP e afins, é que os professores vão estar com as progressões congeladas aindas mais 2 (dois) anos.
Com uma fatia tão grande da função pública que não contribui para o aumento da despesa pública esta continua, apesar de todas as medidas anunciadas, a crescer ano após ano.
Não é um pouco estranho?

Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 33 visitantes