Análise mental??
23 mensagens
|Página 1 de 1
Ulisses, tudo o que disseste é verdade, mas no meu entender é uma parte do todo que é o mercado. E ainda bem que todos podemos olhar o mercado de diferentes angulos. Eu por falta de tempo e por já ter verificado os resultados de muitas carteiras que actuam na área da especulação(não quer dizer que não hajam bons exemplos), apoiadas nas ferramentas que bem entendem, assumo uma postura de mais longo prazo olhando para os mercados como um reflexo dos ciclos económicos. Não necessito de tanto tempo para acompanhar os mercados, não existe imposto de mais valias para o Min. das Finanças e a rentabilidade tem sido extremamente interessante. Estou curtissimo, diria mais, estou livre de acções desde Agosto e aguardo com serenidade que as noticias das eleições americanas tragam sentimentos de confiança, que permita o regresso do fluxo de capital aos mercados accionistas, e que a economia possa recuperar desta situação em que se encontra.
Bons negocios a todos
Bons negocios a todos
- Registado: 30/1/2008 21:36
Sajo, óptima reflexão. Mas há um pressuposto de que partes que me parece incorrecto.
Eu sou um analista técnico. Mas posso chegar a conclusões completamente opostas de outro analistas técnico perante a mesma situação. Com os analistas fundamentais passa-se a mesma coisa: Há alturas em que um analista coloca uma recomendação "sell" e outro "buy", com os mesmos dados.
Há ópticas diferentes e nenhuma análise é uma ciência exacta. Por isso é que muitas das vezes a contra-parte de um negócio é alguém que utiliza meios e modelos semelhantes...
Ou seja, a AT ou a AF como um conceito abstracto não aconselha comprar/vender ninguém. Uma determinada AT ou AF é que o pode fazer. E isso faz toda a diferença.
Um abraço,
Ulisses
Eu sou um analista técnico. Mas posso chegar a conclusões completamente opostas de outro analistas técnico perante a mesma situação. Com os analistas fundamentais passa-se a mesma coisa: Há alturas em que um analista coloca uma recomendação "sell" e outro "buy", com os mesmos dados.
Há ópticas diferentes e nenhuma análise é uma ciência exacta. Por isso é que muitas das vezes a contra-parte de um negócio é alguém que utiliza meios e modelos semelhantes...
Ou seja, a AT ou a AF como um conceito abstracto não aconselha comprar/vender ninguém. Uma determinada AT ou AF é que o pode fazer. E isso faz toda a diferença.
Um abraço,
Ulisses
Também confesso a minha ignorância em análise mental.
Mas não será redutor olhar para o mercado com uma lente AT e outra AF? Quem compra as acções quando a análise tecnica aconselha vender? Serão sempre os que perdem todos os dias? Ainda não se cansaram? E quem vende quando a análise fundamental nos aconselha comprar? São os mesmos que compraram alto e agora vão vender a perder? Se for assim tenho pena dos próximos sem abrigo.
Os media na divulgação que fazem de informação financeira e empresarial, podem gerar fluxos de capital para os mercados ou saída dos mesmos?
Qual o papel dos Fundos de Investimento e dos grandes investidores no mercado? Eles regulam-se por AT ou AF? E se for análise fundamental, os dados são divulgados simultaneamente para todos? Então os Bancos e as grandes Casas de Investimento estariam dispender grandes somas em analistas e visitas a empresas, sem retirarem daí algum proveito.
A mim sobram-me perguntas, falta-me dinheiro, mas como já ouvi dizer parece-me que existe mais mercado para além da AT e da AF.
Aceito respostas e criticas construtivas.
Bons investimentos a todos.
Mas não será redutor olhar para o mercado com uma lente AT e outra AF? Quem compra as acções quando a análise tecnica aconselha vender? Serão sempre os que perdem todos os dias? Ainda não se cansaram? E quem vende quando a análise fundamental nos aconselha comprar? São os mesmos que compraram alto e agora vão vender a perder? Se for assim tenho pena dos próximos sem abrigo.
Os media na divulgação que fazem de informação financeira e empresarial, podem gerar fluxos de capital para os mercados ou saída dos mesmos?
Qual o papel dos Fundos de Investimento e dos grandes investidores no mercado? Eles regulam-se por AT ou AF? E se for análise fundamental, os dados são divulgados simultaneamente para todos? Então os Bancos e as grandes Casas de Investimento estariam dispender grandes somas em analistas e visitas a empresas, sem retirarem daí algum proveito.
A mim sobram-me perguntas, falta-me dinheiro, mas como já ouvi dizer parece-me que existe mais mercado para além da AT e da AF.
Aceito respostas e criticas construtivas.
Bons investimentos a todos.
- Registado: 30/1/2008 21:36
Análise Mental? Será que é o que um trader deve fazer a si próprio antes de entrar em qualquer negócio nestes dias?
Por outro lado, se for algo a ver com pensar, esquece, "penso, logo exausto", logo escolhe antes AT ou AF, não compliques!!!
Abraço e bons trades...
O Bala

Por outro lado, se for algo a ver com pensar, esquece, "penso, logo exausto", logo escolhe antes AT ou AF, não compliques!!!
Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Re: Análise mental??
mapaman Escreveu:Boas a todos,
Tenho o "vicio" da bolsa vai para quase 20 anos e ainda cá estou à custa de muitas pequenas alegrias e umas quantas tristezas,mas quem não as têm?
Possuo conhecimentos minimos de análise técnica e sou um zero em fundamental,no entanto,recentemente consultei bibliografia que referia a existência de uma terceira "via",a análise mental como forma de abordagem aos mercados.A minha questão é sobre a validade deste tipo de abordagem e sendo credível agradeço desde já sugestões bibliográficas sobre o tema.
cumps
Há algum tempo recebi um mail giríssimo. Uma rádio ligou para o PROFESSOR BAMBO(o tal que tem 40 anos de experiência), para pedir ajuda para um problema com um virus no computador. O homem num português arrevesado, disse que ia fazer uma "análise mental" do computador e resolver o problema.
Certamente que o PROFESSOR, numa altura em que a AF e a AT são inúteis,não vai deixar de dar uma ajudinha...
Mas não estarás a falar de Análise de Sentimento de Mercado?
O termo Análise Mental confesso que desconheço e o que tens referido parece enquadrar-se na Análise de Sentimento de Mercado, que não é propriamente uma novidade e é bastante utilizada inclusiamente no ambito (em conjunto com) a Análise Técnica.
Existem inclusivamente indicadores e uma teoria (a Teoria Contrária) enquadrados na Sentimento de Mercado e que tem sido aqui bastante abordado no Caldeirão.
O termo Análise Mental confesso que desconheço e o que tens referido parece enquadrar-se na Análise de Sentimento de Mercado, que não é propriamente uma novidade e é bastante utilizada inclusiamente no ambito (em conjunto com) a Análise Técnica.
Existem inclusivamente indicadores e uma teoria (a Teoria Contrária) enquadrados na Sentimento de Mercado e que tem sido aqui bastante abordado no Caldeirão.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu li no divertido livro do Braga de Matos a seguinte frase (aqui em reprodução livre, o BM tem mais jeito que eu para a escrita;-) ) que tem o seu quê de análise comportamental: "se à tua volta toda a gente entrar em pânico de venda e tu manténs-te calmo, é melhor começares a preocupar-te porque te está a passar alguma coisa ao lado" :-)
A bolsa, no seu limite é um jogo de análise socio-comportamental. O mesmo Braga de Matos refere-a, mais uma vez em citação livre, como "um concurso de beleza em que o objectivo não é avaliar a beleza das concorrentes, mas sim o que o juri irá pensar sobre elas"
A bolsa, no seu limite é um jogo de análise socio-comportamental. O mesmo Braga de Matos refere-a, mais uma vez em citação livre, como "um concurso de beleza em que o objectivo não é avaliar a beleza das concorrentes, mas sim o que o juri irá pensar sobre elas"
Este paper do Eugene Fama (que não tem nada que ver com análise mental, confesso que não sei bem o que é a Análise Mental embora me incline para o que a Pata-Hari referiu... será Análise de Sentimento de Mercado?) já está um bocado ultrapassado.
A Teoria do Random Walk teve alguma força na década de 70, essencialmente através de Fama e Malkiel, mas hoje é amplamente aceite como um modelo incorrecto (ou não totalmente correcto) do mercado.
A Teoria do Random Walk teve alguma força na década de 70, essencialmente através de Fama e Malkiel, mas hoje é amplamente aceite como um modelo incorrecto (ou não totalmente correcto) do mercado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mapaman Escreveu:http://www.chicagogsb.edu/faculty/selectedpapers/sp16.pdf
Random Walk... o nirvana dos estudiosos das universidades...
Mas vamos por partes. Segundo a teoria da Random Walk, o mercado é eficiente. Hum... custa-me a acreditar... o mercado é um conjunto de sentimentos, dos quais se destacam o medo e a ganância. Segundo esta teoria, os intervenientes do mercado são racionais, onde não existe informação assimétrica... isto é verdade? Se assim fosse, não havia mercado. Apenas um segmento de pontos, que apenas se alteravam com nova informação... O mercado não é racional. São tomadas decisões em cada segundo muito diferentes por cada interveniente. A mesma informação pode despoletar reacções totalmente diferentes em vários intervenientes. Por outro lado, existem diferentes perspectivas e time frames de investimento.
Os testes realizados com base nos dados de mercado podem, de facto, apontar para uma distribuição quasi-Normal da evolução diária dos mercados. Mas é facilmente observável que existem diversos factores (incluindo a propria inflação, que por si só, justifica a subida dos mercados no longo prazo) que levam a que exista uma não simetria dos preços.
Destaco esta frase do texto:
"In an uncertain world, however, no
amount of empirical testing is sufficient to
establish the validity of a hypothesis beyond
any shadow of doubt."
Saliento outra coisa, que me parece muito importante:
"There probably are not many analysts (in
fact, I know of none) who would willingly
concede that they are no better than the
“average” analyst."
O meu modelo actual está aplicado com base no pior cenário possível, ou seja, a Random Walk existe... Assim, por muito que lute, só consigo obter uma rendibilidade de alguma forma extraordinária se conseguir ter um money management bem sucedido.
Cumps,
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
The Mechanic Escreveu:Eu acho que não é isso .
Eu já li muito sobre "análise mental" e é uma corrente não muito conhecida mas muito sedutora, no que me toca, pois foca aspectos muito importantes e proporcina de facto oportunidades interessantes de investimento . Funciona básicamente em 2 passos . Primeiro, consulta-se os Foruns de Bolsa e vê-se o que os outros escrevem . Depois , faz-se a tal "análise mental " diz-se pra sí próprio : " ... este gajo tá doido ... " ...e não se compra ; vái outro " ...este gajo parece ter razão.."...e tau !compra !! ; depois vem outro" ...eeeeena , como es-te ga-jo táááá´....! ...ganda maluco !! "...e não compra .E por aí adiante , sempre seguindo esta linha de pensamento, sempre analisando a parte mental dos outros.
Muito bom.
Um abraço ,
The Mechanic
Explicada a AM.

O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Fibonacci,
Pois , não me admira nada .A malta apega-se aos Gurus e nem dão conta que os Gurus, embora com mais experiência, são simples Traders como eles e tambem estão sujeitos às "leis do Mercado ".
Um abraço ,
The Mechanic
Pois , não me admira nada .A malta apega-se aos Gurus e nem dão conta que os Gurus, embora com mais experiência, são simples Traders como eles e tambem estão sujeitos às "leis do Mercado ".
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
Re: Análise mental??
mapaman Escreveu:Boas a todos,
Tenho o "vicio" da bolsa vai para quase 20 anos e ainda cá estou à custa de muitas pequenas alegrias e umas quantas tristezas,mas quem não as têm?
Possuo conhecimentos minimos de análise técnica e sou um zero em fundamental,no entanto,recentemente consultei bibliografia que referia a existência de uma terceira "via",a análise mental como forma de abordagem aos mercados.A minha questão é sobre a validade deste tipo de abordagem e sendo credível agradeço desde já sugestões bibliográficas sobre o tema.
cumps
Isso soa mais a uma aplicação de "teoria dos jogos" (algoritmos/matemática/empirismo) à malta nos mercados. Um muito comum é o dilema do prisioneiro, que serve de exemplo:
Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?
Dados estatísticos (personalidade, ambiente, motivantes, etc.) repartidos inteligentemente por muitas variáveis podem permitir criar algoritmos (ou formas de adivinhar) surpreendentemente certeiros - modelos de previsão mais ou menos fiáveis.
De notar que sou dos que acredita que o mais importante numa colecção de dados que permitem uma estatística não está naquilo que esta revela descaradamente, mas no que oculta subtilmente.
De qualquer forma, entrando com demasiados imponderáveis, de nada serve sem se estar na posse da maior quantidade fiável de dados possível... o que nos leva aos "jogos de poder", sugestão, histeria, erro humano, psicologia de massas e tal - ie - teoria dos jogos no seu melhor.
"Análise mental" parece-me um termo que soa a "pouco", visto ser um "jogo" que a confunde de forma a ser ainda mais imprevisível a reacção em circunstâncias extremas (como as actuais).
Diria que a malta corre toda na direcção da manada, mas tal não é verdade - a malta não está a correr sequer, nem sequer há malta... er...
... a divagar se vai ao longe, e já me estiquei nas metáforas, para não variar...

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
Esse caso pontual da REN não considero que fosse sorte. Foi uma interpretação correcta do sentimento dos intervenientes. Tudo o que vinha para o mercado subia 30% no primeiro dia, face à euforia que se vivia... se a OPV fosse hoje, parece-me que já não seria bem assim...
Mas continuo a achar que essa corrente é uma consequência de AF ou AT. As premissas por detrás da experiência de cada trader e os ciclos dos mercados têm como base a evolução passada dos preços e a situação actual da economia/empresas. Isso é mensurável pela AT ou AF.
Mech, e achas que não há muitos a seguir essa corrente de ver o que se recomenda no CdB? E depois a culpa, quando as coisas correm mal, não são deles: são do XPTO ou do ABC, que andam a mandar bitaites no forum e não percebem nada disto...
Mas continuo a achar que essa corrente é uma consequência de AF ou AT. As premissas por detrás da experiência de cada trader e os ciclos dos mercados têm como base a evolução passada dos preços e a situação actual da economia/empresas. Isso é mensurável pela AT ou AF.
Mech, e achas que não há muitos a seguir essa corrente de ver o que se recomenda no CdB? E depois a culpa, quando as coisas correm mal, não são deles: são do XPTO ou do ABC, que andam a mandar bitaites no forum e não percebem nada disto...
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Esta "corrente" não é suportada por dados técnicos,nem podia,mas sim em factores externos ao mercado,como por exemplo na experiencia de cada investidor e na certeza de que o mercado bolsista têm ciclos que se repetem.Um exemplo a título pessoal,sempre que aparece uma OPV do Estado,eu compro e consoante o grau de procura durante a fase de subscrição aproveito o primeiro dia de cotação para reforçar,pois a euforia dura uns dias.Com a REN foi até aos 4.04
Será que tive apenas e só sorte?
cumps

Será que tive apenas e só sorte?
cumps
Fibonacci
Eu acho que não é isso .
Eu já li muito sobre "análise mental" e é uma corrente não muito conhecida mas muito sedutora, no que me toca, pois foca aspectos muito importantes e proporcina de facto oportunidades interessantes de investimento . Funciona básicamente em 2 passos . Primeiro, consulta-se os Foruns de Bolsa e vê-se o que os outros escrevem . Depois , faz-se a tal "análise mental " diz-se pra sí próprio : " ... este gajo tá doido ... " ...e não se compra ; vái outro " ...este gajo parece ter razão.."...e tau !compra !! ; depois vem outro" ...eeeeena , como es-te ga-jo táááá´....! ...ganda maluco !! "...e não compra .E por aí adiante , sempre seguindo esta linha de pensamento, sempre analisando a parte mental dos outros.
Muito bom.
Um abraço ,
The Mechanic
O que seria essa "análise mental"? Estará relacionado com o comportamento dos intervenientes?
Se sim, considero que sim: é muito válida.
Eu acho que não é isso .
Muito bom.
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
mapaman,
Não estou a ver qual a base dessa "análise mental". O que indicava essa bibliografia? Quais os pilares dessa análise?
É que, tradicionalmente, há duas formas de olhar para o mercado:
1 - análise do estado da economia e das empresas (AF);
2 - análise das forças intervenientes no mercado, através da evolução dos preços (AT).
É claro que para investir pode seguir qualquer outro tipo de análise (até a "moeda ao ar" funciona, como foi comprovado com um estudo com macacos a escolher acções).
O que seria essa "análise mental"? Estará relacionado com o comportamento dos intervenientes?
Se sim, considero que sim: é muito válida. O comportamento dos intervenientes, nomeadamente a ganância e o medo são pilares importantíssimos para os mercados. Mas considero que isso ficará espelhado tanto na AF (indicadores de sentimento, confiança dos investidores e consumidores, vendas das empresas,...) como na AT (evolução dos preços a indicarem qual a reacção dos investidores em função do seu sentimento actual).
Cumps,
Fibo
Não estou a ver qual a base dessa "análise mental". O que indicava essa bibliografia? Quais os pilares dessa análise?
É que, tradicionalmente, há duas formas de olhar para o mercado:
1 - análise do estado da economia e das empresas (AF);
2 - análise das forças intervenientes no mercado, através da evolução dos preços (AT).
É claro que para investir pode seguir qualquer outro tipo de análise (até a "moeda ao ar" funciona, como foi comprovado com um estudo com macacos a escolher acções).
Se sim, considero que sim: é muito válida. O comportamento dos intervenientes, nomeadamente a ganância e o medo são pilares importantíssimos para os mercados. Mas considero que isso ficará espelhado tanto na AF (indicadores de sentimento, confiança dos investidores e consumidores, vendas das empresas,...) como na AT (evolução dos preços a indicarem qual a reacção dos investidores em função do seu sentimento actual).
Cumps,
Fibo
Análise mental??
Boas a todos,
cumps
cumps
23 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: