Página 1 de 1

Enviado:
8/2/2008 3:00
por Kugumelo
Tenho acompanhado este excelente forum com regularidade embora apenas como espectador passivo.A bolsa é uma das minhas paixões. Desta vez resolvi intervir de uma forma mais activa visto ser uma área(meio agrícola) em que estou inserido. Como directo interessado, tenho visto estes bens agrícolas ( trigo, milho, soja e quase toda a generalidade destes bens) subirem de forma exponencial.No entanto, essa grande subida não é de agora. Essa subida começou já á muitos meses atrás e agora já alcançou o limite do razoável. Estamos agora numa fase meramente especulativa. Não sei quando vai parar, mas a bolha vai rebentar e não demorará muito tempo. É verdade que os mercados emergentes estão a ter necessidades de consumo maiores, tal como é verdade o uso dos mesmos para biocombustíveis. Verdade será também que neste momento a procura é superior á oferta. No entanto, essa têndencia está a começar a reverter-se com um aumento na produção deste tipo de matérias , que se vai obviamente reflectir no preço a médio prazo.Se os preços continuassem esta subida vertiginosa os bens alimentares iriam reflectir esse mesmo aumento em quase todas as áreas( pois muitos produtos são feitos directamente com cereais e outros reflectem indirectamente os custos dos mesmos. Como exemplo temos a carne ou o leite, visto os animais alimentaram se de raçoes, que sao maioritariamente compostas por cereais). Um grande aumentos do preço destes cereais em que investe este/s fundos também não iria favorecer os produtores de biocombústives pois deixariam de obter preços competitivos para o seu produto final.Esses biocombústiveis podem ser produzidos com outros produtos vegetais ( cana de açucar como exemplo). Outros factor importante será as condições meteriológicas nos principais países produtores destes produtos. Mas isso já é um factor aleatório e completamente imprevisivel. Em suma, a minha opinião é de que esta súbida já está acima dos valores razoáveis. A partir de agora é o entusiasmo e a especulação que estão a fazer subir este tipo de bens. Estamos claramente numa bolha especulativa, e quem SÓ agora entrar neste tipo de produto só vejo ser possível num investimento de curto prazo e mesmo assim será quase como jogar no casino...mas é óbvio que isto é apenas a minha opinião pessoal! Não sei se concordam comigo ou não. Caso não concordem fundamentem as vossas respostas. Cumprimentos a todos os participantes no forum

Enviado:
8/2/2008 0:14
por tatanka
Obrigado pelo artigo Bullion.
No fundo alerta para a volatilidade das mercadorias agricolas, e para o facto de ser um sector ciclico.
Concordo perfeitamente, e não vejo este investimento para o longo prazo.
No curto prazo, as perspectivas parecem-me positivas. Mas quando achar que o ciclo terminou, serei rapido a apertar o gatilho.

Enviado:
7/2/2008 21:03
por Bart Simpson
Obrigado pelo Link. É sempre bom ver outras idéias.É o que este mercado global tem de bom é haver idéias diferentes que o fazem funcionar.Há de reparar que eu não falo em commodities, fundos,ETFs, etc.Falo numa específica commodity agrícola e é para investir directamente nela. De qualquer modo obrigado pelas oportunidades que me tem proporcionado de aprender mais (por ex. o QuoteTracker que não conhecia).
Jeab

Enviado:
7/2/2008 20:37
por Bullion
jeab Escreveu:Bullion, compreendo a sua preocupação na queda das cotações e que o mercado tenha ainda muito para cair.
Não é verdade que eu esteja preocupado com a queda das cotações.
Não fique pois com a ideia que estou "entalado".
Tenho duas posições residuais, e participei muito pouco (infelizmente...)deste Bull Market.
Os títulos foram escolhidos ao acaso.
È verdade que as
commodities são algo que é diferente das acções,mas ainda assim têm o seu ciclo.
Mas atente que as
commodities não são só as ligadas aos produtos usados na cadeia alimentar.
Mas se um investidor (ou um trader...), tiver a sua alocação primária definida, pois sim senhor, arrisque.
Se tem facilidade em ler inglês dê uma vista de olhos aqui:
http://www.fundadvice.com/articles/inve ... ities.html

Enviado:
7/2/2008 20:11
por Bart Simpson
Bullion, compreendo a sua preocupação na queda das cotações e que o mercado tenha ainda muito para cair.
Só que gostaria de lembrar-lhe que uma acção representa um pouco da posse de uma empresa, como o BPI, BCP, PTM etc., mas uma commodity agrícola representa uma porção da mesma e esse mesmo bocado é aquele que o padeiro precisa para fazer o pão.
Com as alterações climáticas, que já ninguém põe em dúvida, a cada vez maior escassez de terrenos agrícolas e o aumento exponencial da população c/ Poder de Compra, a "comida" vai aumentar e muito de preço.
Jeab

Enviado:
7/2/2008 20:10
por tatanka
O Manel, espeta-lhe um stoploss 10% abaixo, do pico atingido na sua posse, e resolve o problema


Enviado:
7/2/2008 17:41
por Bullion
="Crómio Lá vai o Manel comprar umas arrobas de trigo... hehehe
Historicamente, as commodities não apresentam correlação( ou esta é mesmo negativa), com as acções.
Contudo , só espero que este MANEL não seja o mesmo que comprava BPI a 7 euros, BCP a 4, PTM a 12 e tantas outras..

Enviado:
7/2/2008 17:11
por Crómio
Trigo atinge novo máximo com queda nas reservas
(07-02-2008 - 16:00)
O trigo atingiu um novo máximo na bolsa de matérias-primas de Chicago, animado com as notícias de que as reservas de várias variedades do cereal usadas para o pão e massas diminuíram na América do Norte.
Já ontem o cereal havia negociado no valor mais elevado de sempre e esta valorização reforça os receios quanto aos aumentos dos preços de produtos alimentares em cuja composição entra o trigo.
Segundo a agência Lusa, o preço do trigo tem subido regularmente desde Setembro de 2006, entre 60 e 100%, acompanhando a tendência internacional dos demais cereais. Contudo, em 2008 a situação poderá ficar "mais equilibrada", pois é esperado um aumento da área de cultivo, afirmou hoje um responsável do sector contacto pela agência de notícias nacional.
Bernardo Albino, presidente da Associação Nacional de Produtores de Cereais, frisou que a evolução do mercado está sempre dependente das condições climatéricas nos maiores produtores do mundo.
Nas últimas sessões, a cotação do trigo tem estado suportada nos receios com a escassez das reservas, sendo que os "stocks" nos EUA deverão cair 25% para os 88 milhões de alqueires no ano fiscal terminado a 31 de Maio, de acordo com as previsões do Departamento de Agricultura do país anunciadas no mês passado. Também o instituto de estatísticas do Canadá afirmou, esta semana, que as reservas do cereal no país recuaram 30% no último ano.
O trigo para entrega em Março valorizou o máximo de 30 cêntimos permitido na negociação diária pelo quarto dia consecutivo para os 10,63 dólares por alqueire (7,26 euros). Os futuros do cereal negociados em Chicago mais do que duplicaram no último ano, parcialmente devido às condições atmosféricas adversas que afectaram a produção no Canadá, na Austrália e nos EUA.
Também em máximos negociou o cobre que tocou no valor mais alto em três meses, em Londres, a beneficiar de uma quebra nas reservas que podem indicar que a procura estará a expandir, enquanto todos os outros metais recuavam.
O cobre para entrega a três meses subiu 0,2% para os 7.345 dólares a tonelada (5018,76 euros) , na bolsa de metais de Londres, depois de ter tocado nos 7.465 dólares (5100,75 euros), o preço mais alto desde 7 de Novembro.
Lá vai o Manel comprar umas arrobas de trigo... hehehe

Enviado:
7/2/2008 15:58
por Bullion
jeab Escreveu:Sinceramente a barriga, o mau tempo, o aumento do poder de compra dos milhões de Chinos que querem comer melhor tem a ver com o MANEL que investe meia dúzia de eurozitos numa commodity agrícola?
Jeab
Já li o seu post várias vezes, e não entendo se me põe uma questão ou faz só um reparo...
Quer esclaecer ou acha que já não vale a pena?

Enviado:
7/2/2008 15:56
por redhot
redhot Escreveu:O.Próprio Escreveu:Redhot, que tal este ETF?
POWERSHARES DB AGRICULTURE F
Tem bom aspecto pelo nome (não foi assim que o subprime começou? um conjunto de parvos com dinheiro que apostaram em fundos com nomes bonitos mas que representávam investimentos em pessoas com créditos imobiliários que não podiam pagar?...

)
Obrigado, vou ver. Eu agora quero é comprar milho e trigo. Apetece-me comer pipocas....
Aqui vai o gráfico deste ETF (reparem no brutal aumento de volume desde o início deste ano):

Enviado:
7/2/2008 11:03
por gabrielfrmartins
Boas,
Recomendava a leitura da revista carteira desta semana, trás um excelente artigo sobre todo o tipo de fundos disponíveis em Portugal, e quais as entidades que os comercializam.
Cumps

Enviado:
7/2/2008 10:59
por Bart Simpson
Bullion Escreveu:Muito sinceramente, este interesse dos pequenos investidores pelas commodities, é para mim um contrary indicator , ou seja uma indicação de que as commodities vão dar um valente tombo.
Take care
Sinceramente a barriga, o mau tempo, o aumento do poder de compra dos milhões de Chinos que querem comer melhor tem a ver com o MANEL que investe meia dúzia de eurozitos numa commodity agrícola?
Jeab

Enviado:
7/2/2008 1:36
por tatanka
Realmente, já não é a 1ª pessoa que me diz isso.
Mas por outro lembro-me dos mercados emergentes. Que tiverem anos a dar bom dinheiro, "apesar" do grande interesse dos pequenos investidores....

Enviado:
7/2/2008 1:02
por Bullion
Muito sinceramente, este interesse dos pequenos investidores pelas commodities, é para mim um contrary indicator , ou seja uma indicação de que as commodities vão dar um valente tombo.
Take care
Fundo BPI Milho e trigo

Enviado:
6/2/2008 21:07
por Luis19
Sr. MACACOS,
Eu sei que as rendibilidades passadas não movem moinhos, mas veja as rendibilidades do milho e do trigo nos últimos 3 meses... e leia as ultimas previsões (todas coincidentes) sobre a evolução das commodities agrícolas nos proximos tempos...
Não o estou a criticar por ter investido nesse fundo, longe disso!
Pelo menos nesse fundo o capital investido está garantido... mesmo que as previsões saiam completamente furadas...
Bons negócios!

Enviado:
6/2/2008 15:54
por Crómio
Sr. MACACOS,
Ainda não sabe que escrever em letra maiúscula é equivalente a gritar e é considerado falta de educação?
Anda aqui já há algum tempo e ainda não percebeu as
regras?
Vai subir?
Será que amanhã vai descer?
Irá subir?
Digam!!!
Digaaaaaam!!! Vai subir ou não?
Eu comprei mas agora quero saber se ainda vai descer mais ou se guardo para quando subir?
Digam-me, digam-me!!
Bons negócios

Enviado:
6/2/2008 15:45
por MACACOS
COMPREI HOJE NO BPI OBRIGAÇOES MILHO E TRIGO 8% 3ANOS,SE PASSAR OS 8% AO FIM DE 18 MESES,FAZEM UM REEMBOLSO ANTECIPADO DE 16%.

Enviado:
6/2/2008 15:33
por redhot
O.Próprio Escreveu:Redhot, que tal este ETF?
POWERSHARES DB AGRICULTURE F
Tem bom aspecto pelo nome (não foi assim que o subprime começou? um conjunto de parvos com dinheiro que apostaram em fundos com nomes bonitos mas que representávam investimentos em pessoas com créditos imobiliários que não podiam pagar?...

)
Obrigado, vou ver. Eu agora quero é comprar milho e trigo. Apetece-me comer pipocas....

Enviado:
6/2/2008 2:17
por O.Próprio
Redhot, que tal este ETF?
POWERSHARES DB AGRICULTURE F

Enviado:
6/2/2008 0:01
por redhot
marijon Escreveu:Redhot,
No BIG não te sei responder, mas no AB7 existe:
Parworld Agriculture C, do BNP Paribas. O fundo tem pouco tempo de vida, mas desde o lançamento já ganhou 30,28%.
Bjs e BN
Maria João
Obrigado pela ajuda.
No Best também já descobri. No Big é que não. E eu tenho conta no BIG.

Enviado:
5/2/2008 21:08
por marijon2
Redhot,
No BIG não te sei responder, mas no AB7 existe:
Parworld Agriculture C, do BNP Paribas. O fundo tem pouco tempo de vida, mas desde o lançamento já ganhou 30,28%.
Bjs e BN
Maria João
Fundo de commodities agrícolas (trigo, milho, etc.) no BIG.

Enviado:
5/2/2008 19:29
por redhot
Existe algum fundo sobre este tipo de produtos no BIG?
Isto sem ter de negociar directamente com futuros.