Caldeirão da Bolsa

OFF TOPIC - A carteira de um nabo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Woodhare » 8/2/2008 9:41

Olá não sei se isto pode ajudar para a tua mudança de estratégia, mas sendo eu um rookie que já fez algumas asneiras:

- Vender imediatamente acções de um sector no qual se avizinha uma crise. Exemplo: Bancos

- Comprar em momentos de péssimismo e com um PER baixo vender nos momentos de optimismo. O que pelo menos evita perdas de maior.

-Outra coisa é ter um objectivo. Eu comprei BPI a 3,34 mas pelo meus cálculos ainda pode cair até perto dos 2,5. Eu não sei se vai cair ou não mas pelo menos já estou preparado para a perda e com a intenção de reforçar se tal acontecer e manter-me a longo prazo.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Sky » 8/2/2008 5:10

Ulisses Pereira Escreveu:Repare que quem comprou BCP, por exemplo há 9 anos atrás está a perder quase 70%. E neste caso, também era fácil de ver?

O que eu quero desmistificar é a ideia de que, no longo prazo, o investimento em Bolsa é sempre bom. Esta é uma ideia boa para muitos venderem mas que nem sempre é correcta.
Pessoalmente considero que um investidor "pacifico" pensa sempre que a longo prazo ganha na Bolsa. Essa ideia só é válida (para quase todos os títulos) quando se sabe comprar. Quando não se sabe comprar (como no exemplo BCP dado pelo Ulisses ou nos exemplos do user que iniciou este tópico), a ideia de que a longo prazo se ganha é FALSA. Para além de ser um disparate (ter o dinheiro tanto tempo parado só porque está em perca e há que esperar que chegue o momento em que a cotação volta a ser o que era), essa ideia quando levada ao extremo é ruinosa.

O meu conselho: se é um investidor "pacifico" de longo prazo, que só vê as cotações uma vez por mês, etc.... nunca compre acções quentes, nos máximos ou indo na onda da euforia. Compre acções frias, nos mínimos (de pelo menos 2 anos e desde que esses mínimos tenham uma lógica associada e seja claramente fruto de conjunturas reversiveis) e mesmo assim coloque stop-loss (tipo 10%).

Registado: 7/11/2006 1:41

por Zroof » 8/2/2008 3:37

Só é nabo quem investe aquilo que não pode, as percentagens da carteira, em si , não significam nada!
Tudo depende do que se pode arriscar, ou seja ,depende da carteira de cada investidor. Para começar 500€, 5000€, 50000€...., é só acrescentar zeros.
Quando o Ulisses Pereira fala 9 anos, eu sei que isso é longo prazo, mas 90 anos também é , para os nossos bisnetos...(já agora alguém me consegue defenir fundamentalmente o curto , médio , longo prazo ).E o jogo positivo do Dr. Braga de Matos?
Em Bolsa ,quem não se sente seguro, só deve arriscar aquilo de que confortavelmente pode dispor. É confortável e viciante “arriscar”com mais valias , isto é ,com o dinheiro dos outros....Depois é tentar ser um peixinho no meio do cardume, a fugir dos Tubarões. Só que no meio da confusão não se vê muito bem.. Para isso temos a análise Técnica , ou seja, nós sabemos que vocês querem que a gente não saiba.

Registado: 30/1/2008 1:50

se tens $$$ espera,senão safa-te

por mapaman » 7/2/2008 0:19

Boas,a questão é saber se tem $$$ para aguentar as perdas e continuar por ai como o Santana Lopes ou precisa do $$$ para outra coisa qualquer e ai foi infringida a regra nº1.Se servir de exemplo para alguem deixo uma pequena estória:Quando tinha 18 anos comprei acções do BPA (alguem se lembra??) depois de ler um artigo de jornal!Passados uns meses tive a sorte do Eng.Jardim Gonçalves(deste já se lembram! :lol: ) lançar uma OPA que esteve na base daquilo que foi um grande banco e hoje é uma espécie de banco,e fiz a minha estreia a ganhar $$$.Foi lição para o resto da vida.A sorte não mora aqui! e com essa carteira o que o meu amigo precisa é de muita sorte mesmo...
Se me permite, tente construir outra carteira com aquilo que já aprendeu e com os seus erros e concentre-se nos novos titulos(blue chips,pq não?) e vá esperando que apareça por ai alguma alma caridosa, e tente manter algum distanciamento daquilo que lê,ouve e vê.
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: majomo

por fosgass » 6/2/2008 20:47

fosgass Escreveu:
sopa de beldroegas Escreveu:O medo está presente como nunca o tinha visto.

Se isso é bom sinal, se isto facilita uma recuperação, não sei, mas alguma coisa não está a correr bem a muita gente, aliás, à maioria das pessoas que investem.

Se for mesmo isto que está a acontecer, agarrem-se às cadeiras que a besta vai ter um dia negro, não tarda nada! :|

Estamos a passar uma fase nova que nunca se tinha vivido que tem a ver com a incapacidade dos EUA de darem a volta à economia moribunda. No passado, os EUA inventavam uma guerra "à pressa" e, com as sinergiar criadas, conseguiam evitar a recessão. Hoje em dia, são demasiados os olhos em cima do enganador EUA e a malta já não vai nas cantigas que de lá possam...

Resta-nos esperar para ver se isto acalma. Primeiro o monetário e depois é que vem o resto... entretanto, está num momento espetacular para as empresas europeias tomarem conta das americanas... tá tudo a desconto (por via das quedas e por via do preço do dólar).

Para aqueles mais desatentos, aí fica um artigo do Geoff Colvin, da Fortune, com a devida vénia (ele telefonou-me antes de fazer o artigo :lol: )

<b>America for sale</b>
It's not just Wall Street bailouts. Foreign ownership of U.S. assets is accelerating - and that's a worrisome trend.
By Geoff Colvin, senior editor-at-large

(Fortune Magazine) -- The big foreign-money purchases of stakes in Citigroup, Merrill Lynch, and Morgan Stanley are merely a hint of what's ahead in 2008. Foreign buyers, such as sovereign wealth funds from countries like Kuwait and Singapore, will continue to make headlines by grabbing major U.S. assets this year, and the trend is much broader than investments in Wall Street firms that need a capital infusion. What's important to understand is why this is happening - the reasons go beyond what most people realize - and why it may be even more worrisome than it seems.

Such deals were hot even before the bank bailouts. Foreign buyers set a record last year by purchasing $414 billion of U.S. assets - even more than they bought in the wonder year of 2000. The usual explanation is that the dollar was cheap, which was certainly an important factor. But more had to be going on. Many of the biggest deals were done by Asian or Middle Eastern buyers who already hold much of their wealth in dollars. Those investors didn't get a discount because of the dollar's declining value. In addition, U.S. stocks were hitting record highs through much of last year, so it's hard to say that American businesses in general were bargains. Why, then, were foreign buyers so busy?

The overlooked part of the answer goes back a decade to when Americans started buying a whole lot more from other countries than they were buying from us. We'd been running a trade deficit since the 1970s, but it took off in the late 1990s and has been galloping ever since. All those dollars we send into the world come back to us - some as purchases of our goods and services, and the rest, equal to the trade deficit, as investments. For many years those investments have been mostly in U.S. bonds, which is the usual pattern in these situations. After a while, though, foreigners who hold tons of another country's bonds start to get nervous. They realize that the government might be tempted to make its debt a little less burdensome by inflating the currency, rendering the foreigners' holdings less valuable. So the foreign creditors hedge their bets by buying direct ownership stakes of the debtor country's assets (see, for example, much of Argentina's history).

That's what is happening in America today, and we can expect much more of it for two reasons. First, the Fed's rate cuts - four since September - are inflationary and will spook foreign creditors further, spurring more equity buying. Second, our trade deficit remains massive, probably exceeding $700 billion last year; that's money that will have to come back as investment in the U.S.

It isn't necessarily bad when foreigners buy chunks of U.S. businesses. Those ailing Wall Street banks certainly needed the capital. More broadly, the many lower-profile investments by foreign entities that happen every day are votes of confidence in the U.S. economy, and they create thousands of jobs for Americans.

But here's why the trend is troublesome, and more so now than ever. According to the Bureau of Economic Analysis, the rest of the world currently owns way more of America (stocks, bonds, real estate, etc.) than America owns of the rest of the world, by a margin of $2.6 trillion (as of year-end 2006; a 2007 figure is due in July and will be larger). Net foreign ownership is increasing very rapidly; it has multiplied by a factor of five in just the past decade. As it grows, we must send more dividends and interest to foreign owners, giving them more money with which to buy more U.S. assets, earning more dividends, and so on.

This compounding effect is small when net foreign ownership is low, but at today's levels the effect is becoming significant and ever harder to reverse. Where it leads is grim: As a nation we eventually cease to be capitalists and become simply wage earners. As Warren Buffett put it in a prophetic Fortune article more than four years ago, a country that goes too far down this road can be "colonized by purchase rather than conquest."

That isn't inevitable. We can turn our situation around by saving more and spending less, and market forces, such as a weakening dollar, will help us do that. But every day we don't, the hole we have to climb out of gets a little deeper.

Registado: 13/7/2007 13:18

Gasparov

por Rasputine1973 » 6/2/2008 17:02

Viva

Eis um tema interessante e que me parece não ter uma única resposta correcta.
Posso dar o meu exemplo pessoal: entrei com as quedas, cedo de mais, e agora tenho algumas menos valias potenciais.
Que fazer?
Para mim a questão é: as razões porque comprei mantém-se?
Se sim, continuo o mercado (é o caso).
Se não, vendo.

Um abraço

Rasputine
KISS: Keep It Short and Simple

Registado: 14/2/2003 13:07

por mendes-v » 6/2/2008 13:10

Se pensas que és o único nabo por aqui, desengana-te.....(pelo menos da minha parte)
Estou a dar os 1ºs passos na bolsa e este forum tem sido uma fonte inesgotável de informação.
Tive 3 posições (SONI; REN e SONAE sgps) e (felizmente) só mantenho a Sonae sgps que foi adquirida a semana passada.
Se não tivesse vendido com perdas a SONAEI teria mais de 50% de desvalorização.... assim perdi 10% mas tenho liquidez para voltar a entrar no título quando estiver em melhores dias.

Registado: 29/11/2007 10:28

por habanero04 » 6/2/2008 12:49

Concordo com as opiniões do Paionense, do Ulisses e do Deepblue. Outros exemplos, além da PTM, de “excelentes” investimentos a longo prazo têm sido a Impresa, a Sonae.com, e claro, a Pararede…

Fosgass, tens uma estratégia interessante...

O tempo é de muitas incertezas e como não me está a apetecer dar tiros nos pés estou neste momento com 100% de liquidez e à espera de melhores dias. Já estive para dar alguns tiros para ver se apanhava alguma coisa mas isto está um bocado impróprio para consumo. Até já pensei em estar uns tempos sem olhar para os mercados, mas para já vou acompanhando porque sempre dá para ir percebendo como estes reagem.

Registado: 8/11/2007 17:14

por gasparov » 6/2/2008 11:12

Agradeço a ajuda e a participação de todos.

PSI com mais umas subidazitas :mrgreen: (pelo menos ate os EUA abribrem)

Registado: 23/12/2007 13:12

por Deepblue » 6/2/2008 9:42

e por isso não escreve Deus com maíuscula! [list=]

Escrevi deus com letra minuscula como escreveria zorro e super homem em letras minusculas. Foi apenas uma expressão usada comummente. :twisted:

De qualquer forma e o que interessa é que o concelho que estás a dar é praticamente um tiro no escuro, na incerteza e na esperança e para quem já está cheio de dúvidas não melhora a sua situação.

Relativamente à Proteste, essa é para rir de certeza caro turcio, não?

A Proteste no dia que a lisnave encerrou as portas ainda estava a aconcelhar a compra deste título.

Gasparov, faz um apanhado do que aqui foi dito, aproveita a opinião que achares melhor, em todo o caso e porque dizes que existe muita divergência (e está à vista, não fosse a bolsa um tema escaldante) baseia e fundamenta a tua opinião como se de uma monografia se tratasse: Lê uns livros que te ajudem a proceder da melhor forma.
[/list]
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por Ulisses Pereira » 6/2/2008 1:17

O problema é que a mesma defesa que hoje está a defender em relação a outras acções, outros faziam nessa altura em relação à PTM. À posteriori, é sempre mais fácil...

Repare que quem comprou BCP, por exemplo há 9 anos atrás está a perder quase 70%. E neste caso, também era fácil de ver?

O que eu quero desmistificar é a ideia de que, no longo prazo, o investimento em Bolsa é sempre bom. Esta é uma ideia boa para muitos venderem mas que nem sempre é correcta.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Turcio Vedras » 6/2/2008 1:16

sopa de beldroegas Escreveu:o gajo que entalou não sei quantos biliões do banco francês também tinha uma estratégia (e era um profissional da área). O problema é que nos mercados há estratégias que funcionam e há estratégias que ainda que muito bem intencionadas, correm mal...

O longo prazo como estratégia é uma treta, funciona a seguir a um fundo e é uma desgraça a seguir a um topo. O resto são teorias da treta. Senão ganhava toda a gente e isso não acontece.

Quando alguém compra alguém vende e logo aqui há 2 estratégias opostas. Quando há um negócio ninguém sabe que fica a ganhar na semana seguinte, um mês depois, um ano a seguir. Cometer erros de avaliação (de estratégia) é o pão nosso de cada dia nos mercados.

O berardo achou que isto andava tudo a subir à maluca e tinha razão mas entretanto, surge o mercado actual em que nada se segurou. Basta olhar para os gráficos dos índices e ver os estragos. Basta ver as carteiras do pessoal, basta ver que os últimos meses estão a ser penosos para os bancos. Ou será que o City, a UBS, o commerzbank, e por aí fora não tinham uma estratégia??? Todos os intervenientes no mercado tem a sua. Se funciona ou não e que factores escondidos condicionam o sucesso ou não é que é mais difícil apurar.

Uma coisa é certa, estamos a ter o pior arranque de ano de que há memória e ninguém nos garante que as quedas tenham parado por aqui.

Nunca como agora uma notícia fez cair um índice 4% num dia. Nos últimos anos só quando houve um atentado (EUA, MADRID e LONDRES) os mercados reagiram com o medo a que agora se reage por qualquer indicador económico nos EUA.

O medo está presente como nunca o tinha visto.

Se isso é bom sinal, se isto facilita uma recuperação, não sei, mas alguma coisa não está a correr bem a muita gente, aliás, à maioria das pessoas que investem.

"os mercados reagiram com o medo a que agora se reage por qualquer indicador económico nos EUA.

O medo está presente como nunca o tinha visto."

Mas no caso desta notícia e atendendo a todos os antecedentes a reacção de VENDER é justificada ou seja, é um medo racional porque o sector dos serviços representa nada mais, nada menos do que mais de 70% da economia americana. A coisa tem lógica, não?

Registado: 29/11/2007 14:02

por Turcio Vedras » 6/2/2008 1:06

Ulisses Pereira Escreveu:
SÓ SE PERDE E SÓ SE GANHA QUANDO SE VENDE

Caro Túrcio, o problema é que os investidores refugiam-se nesta frase para esconder os erros de curto prazo e deixar ali o capital enterrado. Quantos investidores compram uma acção para a vender passado umas semanas e depois, em virtude da acção ter caido, dizem que afinal a acção é para o longo prazo? Tantos... E este é um erro tão grande.

É que, por esse andar, quem comprou PTM a valores 7 vezes mais alto do que está agora fez bem? Não. Cometeu um erro enorme ao mantê-las em carteira durante estes 7 anos.

Mas continuam a dizer essa frase que tão bem serve para esconder os erros cometidos.

Um abraço,
Ulisses

Boa noite Ulisses Pereira!
Desculpe a minha discordância mas o que aconteceu com a PTM é um caso à parte. As pessoas quando querem investir em títulos de empresas na bolsa têm que ter noções, informações e percepções necessárias para saberem o que vão fazer. O caso da PTM é bem mais um exemplo de como a ganância pode comandar a mente e por isso houve pessoas que a pagaram a preços completamente irracionais. Por outro lado, o contexto era de uma bolha altamente especulativa que temos que perceber quando ela se começa a formar. Só um tolo é que poderia acreditar que os fundamentais da PTM nessa altura justificariam os preços que atingiu. Ou tolo ou muito ganancioso. Não me parece que esse seja o melhor exemplo para provar que a estratégia de longo prazo não é a mais correcta em bolsa. É claro que se eu souber através dos variadíssimos indicadores económicos que a conjuntura global é altamente desfavorável ao investimento em bolsa e que os fundamentais das empresas dos diversos sectores são maus, então eu serei louco se num clima desses fôr por o meu dinheiro na bolsa. Mas se a informação à qual todos nós de uma maneira ou de outra temos acesso hoje em dia fôr uma informação confirmada de que a saúde da economia é positiva para um período de vários anos, então eu irei investir. O que infelizmente acontece por parte da maioria dos "investidores" é que querem fazer surf nas ondas dos touros e não sabem ou não querem surfar nas ondas dos ursos e depois passam a vida a engolir pirolitos. Para mim, para o meu perfil de investidor a postura é LP. No entanto respeito as outras estratégias e aceito que em alguns casos especiais (como a PTM) o melhor será sair o que não me parece ser o caso desta pessoa em questão que abriu este tópico. Eu no lugar dele, SE EU NÃO NECESSITASSE DO DINHEIRO, não saia.
Um abraço tb,
T.V. :)

LEIAM OS ARTIGOS DESTE HOMEM!!! (Ben Stein)
Anexos
Don't Buy the Panic.pdf
(79.33 KiB) Transferido 242 Vezes
No Pain, No Gain.pdf
(129.25 KiB) Transferido 256 Vezes
Rethinking the Recession.pdf
(199.32 KiB) Transferido 244 Vezes
Editado pela última vez por Turcio Vedras em 6/2/2008 2:19, num total de 1 vez.

por fosgass » 6/2/2008 1:04

sopa de beldroegas Escreveu:O medo está presente como nunca o tinha visto.

Se for mesmo isto que está a acontecer, agarrem-se às cadeiras que a besta vai ter um dia negro, não tarda nada! :|

Estamos a passar uma fase nova que nunca se tinha vivido que tem a ver com a incapacidade dos EUA de darem a volta à economia moribunda. No passado, os EUA inventavam uma guerra "à pressa" e, com as sinergiar criadas, conseguiam evitar a recessão. Hoje em dia, são demasiados os olhos em cima do enganador EUA e a malta já não vai nas cantigas que de lá possam...

Resta-nos esperar para ver se isto acalma. Primeiro o monetário e depois é que vem o resto... entretanto, está num momento espetacular para as empresas europeias tomarem conta das americanas... tá tudo a desconto (por via das quedas e por via do preço do dólar).

Registado: 13/7/2007 13:18

majomo

por JUKIMSUNG » 6/2/2008 0:36

o gajo que entalou não sei quantos biliões do banco francês também tinha uma estratégia (e era um profissional da área). O problema é que nos mercados há estratégias que funcionam e há estratégias que ainda que muito bem intencionadas, correm mal...

O longo prazo como estratégia é uma treta, funciona a seguir a um fundo e é uma desgraça a seguir a um topo. O resto são teorias da treta. Senão ganhava toda a gente e isso não acontece.

Quando alguém compra alguém vende e logo aqui há 2 estratégias opostas. Quando há um negócio ninguém sabe que fica a ganhar na semana seguinte, um mês depois, um ano a seguir. Cometer erros de avaliação (de estratégia) é o pão nosso de cada dia nos mercados.

O berardo achou que isto andava tudo a subir à maluca e tinha razão mas entretanto, surge o mercado actual em que nada se segurou. Basta olhar para os gráficos dos índices e ver os estragos. Basta ver as carteiras do pessoal, basta ver que os últimos meses estão a ser penosos para os bancos. Ou será que o City, a UBS, o commerzbank, e por aí fora não tinham uma estratégia??? Todos os intervenientes no mercado tem a sua. Se funciona ou não e que factores escondidos condicionam o sucesso ou não é que é mais difícil apurar.

Uma coisa é certa, estamos a ter o pior arranque de ano de que há memória e ninguém nos garante que as quedas tenham parado por aqui.

Nunca como agora uma notícia fez cair um índice 4% num dia. Nos últimos anos só quando houve um atentado (EUA, MADRID e LONDRES) os mercados reagiram com o medo a que agora se reage por qualquer indicador económico nos EUA.

O medo está presente como nunca o tinha visto.

Registado: 7/3/2007 19:42

por Turcio Vedras » 6/2/2008 0:31

gasparov Escreveu:Que é um assunto em que há bastantes divergencias lá isso é.

Pois que continuo sem saber o que fazer|! Hoje tenho uma certeza, vai continuar a descer e com esta convicção que tenho julgo que o mais acertado era ficar com alguma liquidez, vou aguardar para ver, bpi e bcp vão continuar com as quedas, semapa, soni e martifer a opinião da maioria é que também eu tenho esperança que não!

Só para saber: Nas pouquíssimas recomendações de compra que a Deco faz na Poupança Proteste incluem-se 2 dos títulos da sua carteira: BPI e Semapa.
Não venda! Saber esperar para comprar e para vender é uma grande virtude.
:wink:
Editado pela última vez por Turcio Vedras em 6/2/2008 1:20, num total de 1 vez.

Re: Vê a carteira do Berardo

por majomo » 6/2/2008 0:18

sopa de beldroegas Escreveu:Só no BCP onde ele meteu 1000 M de Euros já está a perder 400 M €, mas como não vendeu ainda não perdeu nada, o problema é se vier a precisar de vender aí o gajo vai notar que quem o aconselhou fo algum perfeito anormal... que ainda por cima deve ter recebido umas coroas.

Os Melo que venderam o BCP a 4 eur podem agora comprar o dobro da posição a metade do preço e esses sim podem esperar que volta a valer 4 eur.

Nessa altura o berardo vai estar em casa oos Melo terão quadriplicado a massa.

Quem achas que se ficará a rir no final da estória.

Neste momento gostava de ser Jornalista e de receber o Berardo numa entrevista.

A 1ª pergunta seria logo: Sr Comendador, como se sente agora depois de ter perdido 80M de contos no BCP??? Sabe que com essa massa podia ter feito um CC Belém só para si onde podia por a sua colecção em exposição sem ter que aturar o Estado Português???

E já agora diga-me quem foram os seus conselheiros na operação BCP??? Deixe-me adivinhar foi à CGD e o private banker de serviço disse-lhe que era uma excelente ideia, foi isso??

Mas, o Berardo está no BCP sem estratégia?
Claro que nem sempre as coisas correm como se pensa, mas neste caso não tenho pena nenhuma...

Aliás, da fortuna dele, qual a percentagem que veio da bolsa?

Eu não me importo de arriscar numa acção se já tiver ganho muito na bolsa.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Vê a carteira do Berardo

por JUKIMSUNG » 6/2/2008 0:06

Só no BCP onde ele meteu 1000 M de Euros já está a perder 400 M €, mas como não vendeu ainda não perdeu nada, o problema é se vier a precisar de vender aí o gajo vai notar que quem o aconselhou fo algum perfeito anormal... que ainda por cima deve ter recebido umas coroas.

Os Melo que venderam o BCP a 4 eur podem agora comprar o dobro da posição a metade do preço e esses sim podem esperar que volta a valer 4 eur.

Nessa altura o berardo vai estar em casa oos Melo terão quadriplicado a massa.

Quem achas que se ficará a rir no final da estória.

Neste momento gostava de ser Jornalista e de receber o Berardo numa entrevista.

A 1ª pergunta seria logo: Sr Comendador, como se sente agora depois de ter perdido 80M de contos no BCP??? Sabe que com essa massa podia ter feito um CC Belém só para si onde podia por a sua colecção em exposição sem ter que aturar o Estado Português???

E já agora diga-me quem foram os seus conselheiros na operação BCP??? Deixe-me adivinhar foi à CGD e o private banker de serviço disse-lhe que era uma excelente ideia, foi isso??

Registado: 7/3/2007 19:42

por Ulisses Pereira » 6/2/2008 0:04

SÓ SE PERDE E SÓ SE GANHA QUANDO SE VENDE

Caro Túrcio, o problema é que os investidores refugiam-se nesta frase para esconder os erros de curto prazo e deixar ali o capital enterrado. Quantos investidores compram uma acção para a vender passado umas semanas e depois, em virtude da acção ter caido, dizem que afinal a acção é para o longo prazo? Tantos... E este é um erro tão grande.

É que, por esse andar, quem comprou PTM a valores 7 vezes mais alto do que está agora fez bem? Não. Cometeu um erro enorme ao mantê-las em carteira durante estes 7 anos.

Mas continuam a dizer essa frase que tão bem serve para esconder os erros cometidos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Deepblue » 5/2/2008 23:59

Os papeis que tens são bons a meu ver, especialmente semapa, soni e bpi. O problema é que a envolvência é péssima. Quanto ao bpi, acho que, caso o AC não se realize pode ajustar em alta um pouco, mas a curto/médio prazo é dificil atingir valores mais altos e o que tu queres para já é não perder mais penso eu e para isso neste mercado há que fechar posições e não abrir.

É a minha opinião se calhar estou errado, mas é sincera. Já realizei algumas menos valias que me custaram mas o que é que se vai fazer. Tenta-se aprender e seguir em frente. Agora, algumas coisas são básicas e uma delas é que, investir em mercados bear com posições longas dá mau resultado.

por Turcio Vedras » 5/2/2008 23:55

Deepblue Escreveu:
Só perde ou ganha quando vende!
Tb já passei por isso e safei-me
.

Por amor de deus, então só se perde quando se vende?

Se em vez de acções virem dinheiro e se ao verem o vosso saldo todos os dias a diminuir porque vos dá a ilusão que só se venderem os activos é que perdem, a ilusão pode sair bem caro e geralmente sai.

Por vezes uns safam-se claro, o mercado inverte e muda de tendência a curto prazo mal seria. Agora, há que ter em conta os valores das compras que são altissimos. Poderás no entanto trocar de papeis por alguns mais atractivos e esquecer outros mas no fundo pensa nisto:

Se não venderes o que tens ficas com x
Se venderes tudo o que tens ficas exactamente com o mesmo x, só que com a vantagem de:

1º Veres o mercado descer e apanhares as acções mais abaixo;

2º Deixares de continuar a perder e teres a oportunidade de estar liquido para investir em papeis "melhores"

Isto claro, tendo em conta a tendência de mercado bear que se vai, para já prolongar.

[/list][list=][/list]

"Por amor de deus, então só se perde quando se vende"

Boa noite!
A maior certeza em bolsa é a de que em bolsa não há certezas. Mas há sempre uma excepção à regra como em tudo. E aqui na bolsa a única é MESMO essa: SÓ SE PERDE E SÓ SE GANHA QUANDO SE VENDE". É um princípio universal em qualquer espécie de mercado e quem não entender isto deve ainda estar no DARK SIDE
e por isso não escreve Deus com maíuscula! :)
Cumpts.,
T.V.
Editado pela última vez por Turcio Vedras em 6/2/2008 0:13, num total de 1 vez.

por Paionense » 5/2/2008 23:52

Para mim estás a cometer um erro fundamental. Estás a ficar agarrado a uma posição sem estratégia definida. Só tens uma coisa esperança. Esperança que chegue ao valor a que compraste para vender.

Eu sei que custa aceitar as menos-valias, (acredita que sei mesmo!), mas pensa... será que não era melhor ires largando as tuas posições para depois fazeres investimentos com mais ponderação e com uma estratégia mais definida?

Falo isto no caso de a tua entrada ter sido a curto/médio prazo, pois estás a cometer um erro perigoso. Estás a transformar uma posição de médio prazo em longo prazo.

Quanto ao facto de só perderes se venderes, isso é muito lindo para quem tem muito capital disponivel e com aquele ou outro continua investido. Quem costuma dizer isso é o Warren Buffet, e tu deves ter uma liquidez ligeiramente inferior :D Imagina quem tenha acções da PTM desde o ultimo bear market, ainda não vendeu... achas que está a perder ou a ganhar ou a ganhar teias de aranha até conseguir lucrar alguma coisa com elas?

Abraço

JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por gasparov » 5/2/2008 23:39

Que é um assunto em que há bastantes divergencias lá isso é.

Pois que continuo sem saber o que fazer|! Hoje tenho uma certeza, vai continuar a descer e com esta convicção que tenho julgo que o mais acertado era ficar com alguma liquidez, vou aguardar para ver, bpi e bcp vão continuar com as quedas, semapa, soni e martifer a opinião da maioria é que também eu tenho esperança que não!

Registado: 23/12/2007 13:12

por Deepblue » 5/2/2008 22:57

Só perde ou ganha quando vende!
Tb já passei por isso e safei-me
.

Por amor de deus, então só se perde quando se vende?

Se em vez de acções virem dinheiro e se ao verem o vosso saldo todos os dias a diminuir porque vos dá a ilusão que só se venderem os activos é que perdem, a ilusão pode sair bem caro e geralmente sai.

Por vezes uns safam-se claro, o mercado inverte e muda de tendência a curto prazo mal seria. Agora, há que ter em conta os valores das compras que são altissimos. Poderás no entanto trocar de papeis por alguns mais atractivos e esquecer outros mas no fundo pensa nisto:

Se não venderes o que tens ficas com x
Se venderes tudo o que tens ficas exactamente com o mesmo x, só que com a vantagem de:

1º Veres o mercado descer e apanhares as acções mais abaixo;

2º Deixares de continuar a perder e teres a oportunidade de estar liquido para investir em papeis "melhores"

Isto claro, tendo em conta a tendência de mercado bear que se vai, para já prolongar.

[/list][list=][/list]

Re: OFF TOPIC - A carteira de um nabo

por Turcio Vedras » 5/2/2008 22:01

gasparov Escreveu:Considero este post como um "off-topic" porque é quase uma brincadeira. Brincadeira que envolve dinheiro é verdade, mas é uma brincadeira. Mas sendo eu um "zarolho" (como já se vão aperceber) a minha carteira dá mesmo vontade de rir tendo em conta o que estou a perder.

Eis a minha carteira de titulos, sem contar com o meu fundo de investimento gerido pelo BPI:

29% na SON I - preço médio 7,19€
26% no BPI - preço médio 5,83
23% no BCP - preço médio 3,31
14% na Semapa - preço médio 9,16
8% na Martifer - a 8,33

Sim estou mal eu sei, por isso aceita-se ajuda:) Embora nao perca o entusiasmo para o futuro.

Opiniões??

Cumprimentos para todos e bons negócios

Se esse dinheiro não lhe estiver a fazer falta não caia na asneira de vender! LONGO PRAZO! Talvez 2 ou 3 anos de espera mas acaba por não perder. Só perde ou ganha quando vende!
Tb já passei por isso e safei-me bem com essa estratégia. Deixe-me dar-lhe um parecer (é apenas o meu parecer!)
A minha percepção e intuição (sublinho "minha") dizem-me que as bolsas vão libertar-se dos ursos lá para perto do Verão. Nessa altura apanhe a onda, reforce posições e faça um bom "surf". Até lá é mesmo melhor "guardar o entusiasmo para o futuro".
Um ab!
T.V.
Editado pela última vez por Turcio Vedras em 5/2/2008 23:23, num total de 1 vez.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803, trend=friend e 52 visitantes