Re: Off topic -ECONOMIA-Gestores ganham 30 X +......

Martins_Braz Escreveu:Elias Escreveu:charles Escreveu:Na tradicional mensagem de Ano Novo, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, interrogou-se se «os rendimentos auferidos por altos dirigentes de empresas não serão, muitas vezes, injustificados e desproporcionados, face aos salários médios dos seus trabalhadores».
O Senhor Presidente deveria, na minha opinião, começar por questionar os rendimentos auferidos por altos dirigentes de empresas PÚBLICAS.
Isto porque as empresas PRIVADAS podem decidir remunerar os seus quadros e administradores como muito bem entendem. Goste-se ou não, são livres de o fazer e aliás estão a contribuir para desenvolver a economia. Os accionistas têm a última palavra e se quiserem dar um milhão ao presidente da empresa, pois que dêem.
Já as remunerações nas empresas PÚBLICAS (que em grande parte são deficitárias) são pagas pelos contribuintes. A regra de que nenhum funcionário do Estado pode receber mais que o PM deveria aplicar-se também às empresas públicas...
Quais são as empresas públicas a que te referes?
Não te esqueças que empresas públicas e empresas de capitais maioritariamente públicos são coisas diferentes e encontram-se sujeitos a regimes legais diferentes (legislação nacional e comunitária).
Mas uma coisa te digo... pelo salário que ganha o Primeiro-Ministro ou o Presidente da República nunca me apanhariam a trabalhar numa empresa pública/capital maioritariamente público.
Ora isso e' um dos problemas que o Socrates tem vindo a enfrentar. Sei de fonte segura que ele bem tenta ir buscar as melhores cabeças, etc... mas que quase ninguem aceita porque nao estao para as dores de cabeça e sobretudo para arriscar a sua reputação.