Passado um ano ca estou eu
Bem mais esclarecido. Obrigado por todos os contributos que deram.
O meu caso real é o seguinte:
Terreno urbano prédio rústico.
As informações que me deram em 3 departamento das finanças foram todas contraditórias mas la cheguei a conclusão com o que esta na lei(ambíguo para muita gente) se tenho um terreno ou tinha não posso reinvestir o dinheiro na compra de um imóvel, para não pagar mais valias caso o preço fosse superior ou igual a venda.
No meu caso tenho mesmo de pagar.
O meu terreno foi me doado pelos meus pais(sorte eu sei) e estava avaliado em 10 000 Euros vendi por 95 000 Euros tendo feito uma mais valia de 85 000 Euros.
Entretanto sabendo que ia levar uma cacetada de IRS tentei saber todas as formas legais de reduzir o IRS na minha carteira.
Foi então que pedi a reavaliação do meu terreno reavaliado em 60 000 e como na lei diz que conta a ultima avaliação e o terreno foi vendido nesse ano ou seja o ano passado fica a mais valia de 45 000 Euros.
Juntando a isto as despesas de venda mais os 5% da remax.
Será esta a única forma que tenho de reduzir ao máximo o peso fiscal na minha carteira sobre a mais valia...
existe mais alguma variável que me seja abonatória?
pormenor vivo fora de Portugal e não tenho mais valias(rendimentos) ai declaradas sem ser o venda do terreno.
Vai pesar na formula? 45 000 * 0,5 (50%) e depois aplico 40% (more or less) sobre isso e será a volta de 7200 Euros que terei de pagar ...claro mais as variáveis de despesa.
Alguma coisa me esta a falhar?
Obrigado mais uma vez e claro tenho de declarar agora em Maio pois tem de ser passado um ano...tendo de pagar IRS no final de 2009.
PS: tenho accoes GALP, REN, MARTIFER realizando mais valias com a MARTIFER mas as outras ainda estou dentro. depende do que a GALP sobe nestes dois meses.