Fundamentalist Escreveu:rollingsnowball Escreveu:maturidade Escreveu:Bom dia.
esta menina apresenta resultados na próxima semana.
já à projecção de valores?
obrigados
Deixo a minha "projecção":
Resultado líquido 3T2016: 18M
Resultado líquido recorrente: 14.9M
Aumento do resultado líquido isolado do trimestre versus 1 ano antes:+80% (9.2M vs 4.2M)
Resultado líquido isolado 4T2015: 1,5M
Efeito One Out: mês de Dezembro
EBITDA conjunto 2015: 49M
O aumento dos resultados no ultimo trimestre deverá ser superior (em percentagem) ao do 3ºT por o aumento de vendas ter mais efeito (em percentagem) nos trimestres mais fracos. O mesmo deverá acontecer nos 1T e 2T2017 que não incluiram o efeito IVA. Para além disso há o efeito crescimento da economia e descida do desemprego que deverá ter um efeito crescente quer em Portugal quer em Espanha (quem é que enche os centros comerciais?).
Assim, as minhas estimativas
resultado líquido 2016: 21M-22M
resultado liquido 2016 ajustado (sem anualizar o EOG): 18-19M
Estimativa EBITDA conjunto 2016 (excluindo os não recorrentes): 59M
Estimativa EBITDA conjunto 2017: 65M
Estimativa resultado líquido 2017: 29M
Market cap (excluindo acções proprias): 310M
forward P/E 2017: 10,6x
disclaimer: a Ibersol é neste momento a minha maior posição
Um PER de 10.6x num ano bom não quer dizer (por si) que a Ibersol está barata... Queres explicar porque achas é esse o caso? Sinergias com a Eat Out?
Não acho que seja um ano bom, mas normal. Nem me meto grandes sinergias. Basicamente
1- a Ibersol é uma empresa de restauração que, por força possivelmente das marcas que opera, consegue retornos bons sobre os capitais investidos.
2- o problema da restauração em Portugal é que compete com quem não paga impostos (não pagam IVA, e consequentemente IRC, impostos sobre os dividendos e, se for preciso, parte dos salários acaba por vir de gorjetas isentas de impostos)
3- A descida do IVA diminuiu a diferença para a concorrência no ponto anterior. Para além disso eles escolhem localizações e tipologias em que não concorram diretamente com essas empresas.
4- Os resultados aumentaram automaticamente ao subir o IVA, visto terem-se tornado mais competitivos.
5- Se contarmos com o efeito da descida do IVA na competitividade da empresa nos trimestres que faltam automaticamente temos uma subida dos lucros.
6- A Eat Out também deverá ter subido qualquer coisa em relação ao ano anterior com o crescimento da economia espanhola
7- Os lucros de 2017 que pus acima não implicam nenhuma melhoria significativa dos resultados, vejo-os como o ano médio neste momento - Com desempregos de 18.7% em Espanha e 10% em Portugal e com uma dinâmica de descida mantida dificilmente se podem considerar como um ano bom. Talvez nem se possa considerar um ano normal, tudo vai depender de a dinâmica de queda do desemprego se manter ou não. O Governo em Espanha parece ter algum juízo e nós andamos sempre um pouco a reboque, portanto acredito que se mantenha. Os desempregados não gastam muito dinheiro em shopings, mas não é preciso ganhar-se muito mais que o salário mínimo para ir ao shoping. Qualquer crescimento das vendas tem um efeito percentual bastante superior nos resultados.
8- O acordo com a SONAE poderá dar um ligeiro empurrão, até porque o lógico é que distribuam essas promoções mais na época baixa. Poderá originar algumas contas a receber que não eram habituais mas fora isso o efeito deverá ser favorável
9- Eles estão a começar a abrir mais unidades. Pode resultar ou não, mas historicamente quando não funciona eles fecham por isso o risco não é assim tão grande.
10- Maior risco foi terem ido para Angola começar tudo do início, mas aquilo deve dar algum rendimento porque continuam a abrir unidades (ainda poucas, mas desde que aquilo não coma muito dinheiro é uma experiência que ganham para o caso de futuramente terem oportunidade de se expandir mais a sério...o terem 100% das vendas protegidas para euros implica que já aprenderam que a desvalorização lá os come (coisa que muitos não aprenderam)... se aquilo mesmo com os custos de protecção cambial der lucro é óptimo, se não der lucro eles vão-se aperceber também.
11-O efeito Eat Out. A parte boa é que eles já tinham a concessão da Pans em Portugal. No entanto, só abriam lojas se desse para pagar o investimento da Ibersol e a comissão da Eat out. Isso implica, sem sair de Portugal, que lojas que não eram rentáveis de abrir ou que pudessem estar próximas de ser fechadas possam agora gerar o lucro da Ibersol (sem ser preciso pagar a comissão Eat Out, ou seja, em vez de ter que dar 10 à Ibersol e 3 à Eat Out - números inventados- só precisa de dar 10 À Ibersol)
12- A Eat Out não parece estar tão vocacionada à abertura de lojas próprias como a Ibersol. Apesar de tudo eram uma empresa bem mais pequena que a Ibersol apesar de terem bastantes marcas próprias. Isto significa que a expansão em Espanha pode acontecer agora pela Ibersol. Por outro lado a Ibersol já estava em Espanha com outras marcas e portanto já conhece o mercado e não se mete em expansões se achar que não consegue competir
13- O potencial das restantes marcas Eat Out em Portugal é mais duvidoso. Apesar disso há muitos portugueses que têm qualquer coisa pelas coisas espanholas e portanto não era impossível as tapas funcionarem. A Ibersol nunca avançou com um franchise (ao contrário da pans), o que pode ter sido por não ver oportunidade (e aí é para manter de fora) ou por achar que não dava rendimento para pagar a parte das duas empresas (e aí podem avançar agora).
14- Para além destes negócios, salvo erro também garantiram recentemente a concessão da Pizza Hut para Espanha. Embora seja concorrência para a sua marca própria Pizza Movil, a verdade é que é provável que em algumas áreas consigam mais lucros com o franchise da Pizza Hut do que a marca própria Pizza Movil (e a haver concorrência que seja deles próprios).
Basicamente são muitos pontos que somados podem fazer disto um veículo razoável. Para além disso 10,6x os lucros (se for um ano normal) é um preço barato para uma empresa com retornos razoáveis sobre os capitais próprios (não é uma empresa com um retorno sobre os capitais investidos de 2 ou 3% como algumas). Mas sim, há o risco de eu estar enganado na fase do ciclo em que o mercado está, acho que não estou.